Se preparando pros 60 anos!
escrito por Diego Felipe
Bem, galera, ainda não está fácil publicar as análises regularmente. Porém não pretendo desistir e colocarei as análises das edições da Weekly Shonen Magazine e da Weekly Shonen Sunday em breve. Mas o que importa é observar o que aconteceu na revista nessas duas edições analisadas, não é mesmo, pessoal? Bem, o ano editorial só está começando mas a tendência é que 2019 seja um ano relativamente movimentado – a dúvida que fica é se será mais movimentado que o ano editorial de 2018, que foi bem agitado. Bem, sem mais delongas, eis os índices das edições #02-03 e #04-05.
Weekly Shounen Magazine #02-03 (2019):
Saito Asuka (Capa)
Tokyo Revengers (Páginas Coloridas de Abertura) (capítulo 90)
01. Hitman (capítulo 25)
02. Blue Lock (capítulo 19)
03. Seitokai Yakuindomo (capítulo 501)
04. Fumetsu no Anata e (capítulo 87)
Ijiranaide, Nagatoro-san (Capítulos Especiais da Magazine Pocket)
05. Nanatsu no Taizai (capítulo 293)
Senryuu Shoujo (Página Colorida, Anúncio de Adaptação em Anime) (capítulo 109)
06. Runway de Waratte (capítulo 75)
07. Kanojo, Okarishimasu (capítulo 71)
Youko-san, Sugariyoru (Capítulo Especial da Magazine Pocket)
08. DAYS (capítulo 276)
09. Domestic na Kanojo (capítulo 212)
10. Orient (capítulo 27)
11. Kishuku Gakkou no Juliet (capítulo 85)
12. Eden’s Zero (capítulo 24)
13. Mako-san wa Shindemo Jiritsu Shinai (capítulo 67)
14. Enen no Shouboutai (capítulo 154)
15. Gotoubun no Hanayome (capítulo 66)
Shichi-wa-gojuroku (7×8=56) (Pré-Ranqueamento) (capítulo 07)
16. Gamblers Parade (capítulo 10)
17. Daiya no Ace: Act II (capítulo 149)
18. Bakemonogatari (capítulo 34)
19. Yoru ni naru to Boku wa (capítulo 23)
20. Danshi Koukokousei wo Yashinaitai Onee-san no Hanashi (capítulos 69 e 70)
21. Ahiru no Sora (capítulo 607)
Weekly Shounen Magazine #04-05 (2019):
Comemoração ao 60º Aniverário da Revista (Capa)
01. Daiya no Ace: Act II (capítulo 150)
02. Nanatsu no Taizai (capítulo 294)
Blue Lock (Página Colorida) (capítulo 20)
03. Tokyo Revengers (capítulo 91)
04. Domestic na Kanojo (capítulo 213)
05. Gotoubun no Hanayome (capítulo 67)
06. Runway de Waratte (capítulo 76)
07. Kanojo, Okarishimasu (capítulo 72)
08. Eden’s Zero (capítulo 25)
09. Kishuku Gakkou no Juliet (capítulo 86)
Ojou-sama no Shimobe (Página Colorida, Capítulo Especial da Magazine Pocket)
Bimyou ni Yasashii Ijime-kko (Capítulos Especiais da Magazine Pocket)
10. DAYS (capítulo 277)
11. Hitman (capítulo 26)
12. Enen no Shouboutai (capítulo 155)
13. Gamblers Parade (capítulo 11)
14. Orient (capítulo 28)
15. Seitokai Yakuindomo (capítulo 502)
16. Shichi-wa-gojuroku (7×8=56) (capítulo 08)
17. Mako-san wa Shindemo Jiritsu Shinai (capítulo 68)
18. Bakemonogatari (capítulo 35)
19. Yoru ni naru to Boku wa (capítulo 24)
20. Senryuu Shoujo (capítulo 110)
21. Danshi Koukokousei wo Yashinaitai Onee-san no Hanashi (capítulos 71 e 72)
22. Ahiru no Sora (capítulo 608)
Fumetsu no Anata e (Ausente) (pausado no capítulo 87)
ATENÇÃO #1: Infelizmente Hajime no Ippo não está aparecendo nos índices das TOCs que encontrei da revista, mas não encontrei nenhuma informação também indicando se ele está ausente ou em hiato dessas TOCs. Se tiver alguma informação, por favor, avise pelos comentários.
ATENÇÃO #2: Outra má notícia é que infelizmente é que não obtive acesso às páginas coloridas das edições #02-03 e #04-05. Felizmente, a partir das próximas edições, já devo voltar a colocar as páginas coloridas nas análises da Weekly Shonen Magazine.
A capa da edição #02-03 foi estampada por Saito Asuka, que já estampou as capas da Weekly Shonen Magazine em outras ocasiões anteriores. Já a capa da edição #04-05 foi especial, pois tivemos duas versões: uma versão contendo todas as obras do plantel atual e outra contendo algumas das obras mais importantes da história da Weekly Shonen Magazine, tais como Ashita no Joe, GetBackers, Kindaichi Shounen no Jikenbo, Sayonara Zetsubou Sensei, Great Teacher Onizuka, Love Hina e Fairy Tail. Ambas estão relacionadas à comemoração da chegada de 2019, ano em que a revista completa 60 anos de publicação. As comemorações devem se intensificar em março, acredito eu. Quem recebeu as páginas coloridas de abertura da edição #02-03 foi Tokyo Revengers, que continua em boa fase na revista. Na edição #04-05 ele foi ranqueado na excelente terceira posição.
A outra página colorida foi para Senryuu Shoujo. Foi na edição #02-03 que sua adaptação em anime, prevista para abril, foi anunciada. Mas na edição #04-05 Senryuu (cuja situação na revista é tranquila) ficou apenas no vigésimo lugar, sendo o antepenúltimo entre os ranqueados. Na edição #02-03 tivemos um capítulo especial de Youko-san, Sugariyoru e dois capítulos especiais de Ijiranaide, Nagatoro-san. Já na edição #04-05 tivemos um capítulo especial – com direito a página colorida – de Ojou-sama no Shimobe e dois capítulos especiais de Bimyou ni Yasashii Ijime-kko. Ambos os mangás citados nesse parágrafo são lançados na Magazine Pocket.
O novato Shichi-wa-gojuroku (7×8=56) ainda estava em fase de pré-ranqueamento na edição #02-03, em seu sétimo capítulo. Mas já passou a ser ranqueado na edição #04-05 em que pegou a baixa décima sexta posição. Fica a torcida pra que consiga emplacar, mas não estou otimista com relação a isso. Mantendo um apoio editorial (ao menos por enquanto), Hitman se deu muito bem na edição #02-03, ficando com o primeiro lugar entre os ranqueados. Mas na edição #04-05 o mangá ficou apenas da décima primeira posição. O mangá ainda não tem permanência garantida na revista, mas ainda tem chances de se estabilizar, mesmo com um rendimento razoável.
Se na edição #01 vimos Blue Lock aparecer no meio do bottom, o novato de futebol teve melhor sorte nas edições seguintes: foi ranqueado na segunda posição na edição #02-03. E ganhou uma página colorida na edição #04-05. O mangá, como já disse na análise anterior, apresentou resultados modestos nas vendas do primeiro volume, mas, dependendo do aumento das vendas do segundo volume, pode permanecer na revista sem maiores problemas. Para todos os efeitos, Blue Lock ainda briga por sua permanência. Depois da comemoração dos 500 capítulos lançados na edição #01, com direito a páginas coloridas (algo raro para o mangá nos últimos anos), Seitokai Yakuindomo voltou a ser ranqueado e pegou a excelente terceira posição na edição #02-03. Já na edição #04-05 ficou em décimo quinto, pouco acima do bottom. A obra continua em situação estável e provavelmente só será finalizada quando o autor quiser.
Ausente na primeira edição do ano editorial de 2019, Fumetsu no Anata e voltou e foi ranqueado na quarta posição. Geralmente a obra varia suas posições, aparecendo com mais frequência em posições baixas. Nas vendas de volumes o desempenho é positivo: vende entre 55-60 mil cópias em um mês, números suficientes para que a obra não esteja ameaçada por enquanto. O ponto negativo fica pelo fato de que a obra voltou a ficar ausente na edição #04-05 (voltou na edição #06). Também vale lembrar que Fumetsu está cada vez mais perto da marca de cem capítulos lançados. A quinta posição da edição #02-03 foi para o pilar Nanatsu no Taizai, que continua na boa fase de sempre. Na edição #04-05 o mangá ficou em segundo lugar. De quebra, logo no começo do ano editorial de 2019 veremos Nanatsu chegar ao 300º capítulo publicado (informação que já comentei na análise da edição anterior).
Outro ausente na edição anterior, Runway voltou na edição #02-03, sendo ranqueado na sexta colocação tanto nessa edição quanto na edição seguinte (#04-05). O desempenho de Runway de Waratte está longe de ser fantástico, mas também está longe de ser pífio. Seu 8º volume vendeu 28.878 cópias em uma semana. Presume-se que o mangá vende em média entre 50-60 mil cópias em um mês, quantia suficiente para que a obra se mantenha na revista por um bom tempo sem riscos sérios de cancelamento, ainda mais considerando que Runway ainda apresenta desempenho comercial melhor que alguns colegas de plantel, tais como Orient, Senryuu Shoujo e Mako-san, por exemplo.
Sem nenhuma novidade ou surpresa, vemos Kanojo, Okarishimasu mais uma vez, ou melhor, mais duas vezes dando as caras no Top 10 dos ranqueados do plantel, ficando em sétimo lugar tanto na edição #02-03 quanto na edição #04-05. Okarishimasu continua com um rendimento positivo, sem correr nenhum risco de cancelamento a médio prazo e com chances aparentemente baixas possibilidades de ser cancelado a longo prazo. Se na edição #01 o mangá de futebol DAYS bateu na trave e não apareceu no Top 10 (ficou em 11º lugar), nas edições #02-03 e #04-05 ele conseguiu aparecer no G10, ficando em oitavo e décimo, respectivamente. Apesar do surgimento de novatos promissores estar deixando a sua estadia menos fácil, o rendimento do mangá ainda é positivo (apesar do risco de desgaste a longo prazo). E, se não tivermos nenhuma surpresa, no meio do ano editorial veremos DAYS chegar ao seu 300º capítulo lançado.
Também ausente na edição #01 (foram 3 ausentes, lembram?), Domestic na Kanojo permanece ranqueado no Top 10 nas edições #02-03 e #04-05, pegando a nona e a quarta colocações respectivamente. Infelizmente não acredito que o anime trará resultados comercialmente significativos para a obra. As vendas de volumes continuam variando entre 45-55 mil cópias em um mês (isso levando em conta os dados de dezembro). E, considerando o tempo relativamente longo de publicação, é possível que, após o fim do anime, não demore tanto tempo para que o mangá seja finalizado, considerando que seu rendimento, embora satisfatório, não é o bastante para garantir sua permanência por muito mais tempo (pelo menos não sem lidar com um desgaste sério). E como se não bastasse apresentar um rendimento comercial apenas satisfatório, as posições de Orient na ordem de leitura também se mostrado meramente satisfatórias. Na edição #02-03 o mangá até deu as caras no Top 10, ficando em décimo, mas na edição #04-05 teve de se contentar com o décimo quarto lugar. Já não é nenhuma novidade dizer que Orient até achou seu lugar ao sol, mas que está longe de ter um desempenho impressionante.
Mantendo-se com baixas oscilações meio da ordem de leitura, Kishuku Gakkou no Juliet ficou na décima primeira colocação na edição #02-03 e depois ficou em nono na edição #04-05. A má notícia é que parece que o anime não conseguiu um bom resultado comercial com as vendas de DVDs e BDs. A boa notícia é que pelo menos as vendas continuam boas para os padrões da revista – o 11º volume vendeu quase 100 mil cópias após um mês de lançamento. A situação do mangá segue estável, ao menos por ora. Após ter ficado em primeiro entre os ranqueados da edição #01, Eden’s Zero tem que se contentar com a medíocre décima segunda posição e a oitava posição nas edições #02-03 e #04-05, respectivamente. A situação de Eden’s na revista segue confortável, embora aos poucos os editores estejam começando a colocar esse novo mangá de Hiro Mashima em posições menos elevadas.
Em situação pouco confortável, Mako-san wa Shindemo Jiritsu Shinai pegou o décimo terceiro lugar na edição #02-03 e ficou na porta do bottom na edição #04-05, na décima sétima colocação. Acredito que Mako-san dificilmente será mantido na revista a longo prazo, ainda mais se em 2019 a revista encontrar um gag mangá que apresente um bom rendimento – como se o melhor rendimento de Danshi Koukousei não fosse suficiente para complicar um pouco mais a vida de Mako-san na line-up. E pelo visto Enen no Shouboutai continua pegando posições medianas a cada edição da Weekly Shonen Magazine. Diferente da edição #01, em que apareceu no Top 10, Enen teve de se contentar com uma décima quarta posição na edição #02-03 e com uma décima segunda colocação na edição #04-05. Com o anúncio do anime, fica a torcida para que a obra consiga expandir seu rendimento comercial, embora a curto prazo isso ainda não tenha acontecido.
Após ter ficado com o sétimo lugar entre os ranqueados da primeira edição, Gotoubun no Hanayome pegou a baixa décima quinta colocação na edição #02-03. Mas na edição #04-05 deu o pulo do gato e foi o quinto colocado. Se na ordem de leitura de cada edição o mangá varia entre posições no Top 10 e posições medíocres, no rendimento comercial a coisa só tem melhorado. Com a estreia do anime nesse mês de janeiro, o 7º volume conseguiu vender 151.820 cópias entre 3-4 semanas. Mas, não obstante, a melhor notícia foi ver o primeiro e o segundo volumes aparecerem no Ranking Oricon das vendas entre os dias 07 e 13 de janeiro. Isso é sinal de que o anime está gerando um boost nas vendas dos volumes do mangá. A tiragem do mangá após 7 volumes lançados é de 2 milhões de cópias circulando, segundo informação trazida pelo leitor Senkuu nos comentários da análise anterior.
O novato Gamblers Parade continua sem pegar ranqueamentos muito empolgantes. Ficou na décima sexta colocação, na porta do bottom, na edição #02-03. Na edição #04-05 até subiu um pouco mas continuou numa posição medíocre-baixa: décimo terceiro colocado. Bem, as chances de permanência desse novato dependerão dos resultados apresentados nas vendas do primeiro volume. Eles podem ser determinantes para o futuro de Gamblers na revista. Quem abre o bottom da edição #02-03 é Daiya no Ace: Act II, que é justamente uma das obras mais rentáveis da revista atualmente. Mesmo mantendo um bom rendimento, Daiya está começando a pegar cada vez mais posições medíocres ou baixas. Mas não se preocupem: isso é só uma questão de organizar a ordem de leitura de cada edição. Daiya segue confortável, com um anime chegando mais pra frente. Além disso, o mangá ainda pega ótimas posições, tanto que ficou em primeirão entre os ranqueados da edição #04-05.
Pelo visto a aparição de Bakemonogatari no bottom na edição #01 não foi temporária: o mangá permaneceu entre os cinco últimos nas edições #02-03 e #04-05, em ambos sendo o décimo colocado. Por um lado essas aparições no bottom não preocupam, pois a obra é uma adaptação de uma light novel e comercialmente falando segue obtendo ótimos resultados. Por outro lado, talvez essas aparições no bottom signifiquem que os editores não pretendem manter o mangá como destaque por muito tempo, o que também pode inferir que o mangá talvez não seja publicado na revista por um prazo muito longo. Afundando na line-up a cada da edição, o novato Yoru ni naru to Boku wa ficou na décima nona posição tanto na edição #02-03 quanto na edição #04-05. A diferença é que na edição #02-03 ele estava acima de dois mangás e na edição #04-05 estava acima de três. Mas o que importa é o seguinte: a obra provavelmente será cancelada em breve, devido aos pífios resultados apresentados até aqui. Eu já havia comentado sobre isso na análise passada, inclusive.
E por mais duas vezes vimos Danshi Koukokousei wo Yashinaitai Onee-san no Hanashi pegar posições baixas nas edições da revista. Foi o vigésimo na ediçaõ #02-03 e o vigésimo primeiro na edição #04-05. Em ambas só ficou acima de Ahiru no Sora na ordem de leitura. Felizmente as posições baixas não são sinônimo de um mau rendimento. Danshi Koukousei, que é uma adaptação de um web mangá, vende entre 50-60 mil cópias em até um mês. Não se sabe por quanto tempo a obra permanecerá na revista mas sabe-se que pelo menos por enquanto ela tem sido valorizada pelo grupo editorial da Weekly Shonen Magazine.
E, como é de praxe, Ahiru no Sora fechou a revista, sendo o último colocado das edições #02-03 e #04-05. No dia 05 de janeiro, o autor Takeshi Hinata havia anunciado no Twitter que o mangá de basquete tinha entrado em seu arco final. Ele também declarou que o anime de Ahiru será lançado em 2019. Embora eu já tenha dito isso trocentas vezes em análises anteriores, não custa lembrar que o anime de Ahiru foi anunciado há 11 meses e desde então não apareceu nenhuma novidade com relação ao mangá. Um ponto importante a observar é que a despedida de Ahiru se dá em uma situação relativamente melancólica: o mangá perdeu força nos últimos anos, suas vendas de volumes físicos foram diminuindo e a obra perdeu espaço para mangás mais recentes. Outro ponto triste é que mesmo que finalmente um anime esteja prestes a ser lançado, ele vem justo quando o mangá já não tem muitas probabilidades de gerar uma expansão comercial significativa. Mas não custa torcer para que as coisas deem certo… só o tempo dirá se o anime terá sido um bom negócio. Para todos os efeitos pode ser que Ahiru seja finalizado ainda em 2019.
Bem, pessoal, assim termino a análise das edições #02-03 e #04-05 da Weekly Shonen Magazine.
Até a próxima, galera!