A dupla cancelada e a troca quase equivalente
escrito por Diego Felipe
Dois mangás que tiveram pouco mais de um ano de publicação foram cancelados entre as edições #43 e #44: Shinobi no e K.O.I: King of Idol. Enquanto isso, Detective Conan entrou em hiato, mas deu lugar a Zero no Tea Time, seu spin-off que está fazendo bonito na revista. Bem, sem maiores delongas, vamos direto aos índices da vez e, em seguida, à análise das posições de cada mangá.
TOC Weekly Shounen Sunday #43 (2018):
Komi-san wa Komyushou Desu (Capa, Página Colorida do Décimo Volume)
01. Switch (capítulo 22)
02. Tantei Zeno to Nanatsu no Satsujin Misshitsu (capítulo 39)
03. Maiko-san chi no Makanai-san (capítulo 84)
Hatsukoi Zombie (Página Colorida) (capítulo 142)
04. Detective Conan (capítulo 1021)
05. Kimi wa 008 (capítulo 29)
06. Souboutei Kowasu Beshi (capítulo 118)
07. Soukyuu no Ariadne (capítulo 38)
08. Be Blues – Ao ni Nare (capítulo 347)
09. Amano Megumi wa Suki Darake! (capítulo 139)
Hoankan Evans no Uso ~Dead or Love~ (Página Colorida) (capítulo 71)
10. Aozakura: Bouei Daigakukou Monogatari (capítulo 104)
11. K.O.I: King of Idol (capítulo 60)
12. Memesis (capítulo 28)
13. Gopun Go no Sekai (capítulo 20)
14. Tonikaku Kawaii (capítulo 30)
15. Saike Mata Shite Mo (capítulo 128)
16. Maoujou de Oyasumi (capítulo 117)
17. Daiku no Hatou (capítulo 65)
18. Zettai Karen Children (capítulo 517)
19. Shinobi no (Capítulo Final) (capítulo 57)
20. Marry Grave (capítulo 37)
Youkai Giga (Nunca é Ranqueado) (capítulo 69)
Tokaichi Hitoribocchi Noen (Nunca é Ranqueado) (capítulo 39)
Major 2nd (Ausente) (pausado no capítulo 153)
Detective Conan: Zero no Tea Time (Em hiato, retornou na edição #44) (pausado no capítulo 14)
Gin no Saji (Em hiato) (pausado no capítulo 127)
Arata Kangatari (Em hiato) (pausado no capítulo 232)
TOC Weekly Shounen Sunday #44 (2018):
01. Detective Conan: Zero no Tea Time (Capa, Retorno do Hiato) (capítulo 15 e 16)
02. Komi-san wa Komyushou Desu (capítulo 165)
03. Souboutei Kowasu Beshi (capítulo 119)
04. Soukyuu no Ariadne (capítulo 39)
05. Major 2nd (capítulo 154)
06. Kimi wa 008 (capítulo 30)
07. Marry Grave (capítulo 38)
08. Maiko-san chi no Makanai-san (capítulo 85)
09. Tantei Zeno to Nanatsu no Satsujin Misshitsu (capítulo 40)
10. Amano Megumi wa Suki Darake! (capítulo 140)
11. Gopun Go no Sekai (capítulo 21)
12. Daiku no Hatou (capítulo 66)
13. Memesis (capítulo 29)
Birdmen (Mangá Mensal, Página Colorida) (capítulo 64)
14. Maoujou de Oyasumi (capítulo 118)
15. Be Blues – Ao ni Nare (capítulo 348)
16. Hoankan Evans no Uso ~Dead or Love~ (capítulo 72)
17. Aozakura: Bouei Daigakukou Monogatari (capítulo 105)
18. Hatsukoi Zombie (capítulo 143)
19. Switch (capítulo 23)
20. Tonikaku Kawaii (capítulo 31)
21. Saike Mata Shite Mo (capítulo 129)
22. K.O.I: King of Idol (Capítulo Final) (capítulo 61)
Youkai Giga (Nunca é Ranqueado) (capítulo 70)
Tokaichi Hitoribocchi Noen (Nunca é Ranqueado) (capítulo 40)
Zettai Karen Children (Ausente) (pausado no capítulo 517)
Detective Conan (Em hiato) (pausado no capítulo 1021)
Gin no Saji (Em hiato) (pausado no capítulo 127)
Arata Kangatari (Em hiato) (pausado no capítulo 232)
Capa (edição #44): Detective Conan – Zero no Tea Time
A capa e a página especial colorida da edição #43 foi pra Komi-san wa Komyushou Desu, que continua cheio de moral na revista. Na verdade, só não estou ranqueando o mangá porque estou contando essa “capa do décimo volume” que veio junto do capítulo como “página colorida”, mas teoricamente já faz muito tempo que o autor não faz uma página colorida original. Na edição #44, porém, sem páginas coloridas, o mangá da beldade com distúrbio de comunicação pegou o segundo lugar dos ranqueados. Apesar de as vezes ainda pegar algumas posições medíocres-baixas na ordem de leitura, geralmente é mais comum vermos o mangá lá no alto da ordem de leitura. A fase de Komi-san na revista ainda é muito boa e o mangá, mais pra frente, vai se aproximar de seu 200º capítulo lançado (não necessariamente da sua 200º semana de publicação, já que em algumas edições contaram com mais de um capítulo – a primeira semana de publicação contou com sete capítulos, por exemplo).
Uma das outras páginas coloridas da edição #43 foi pra Hatsukoi Zombie, que à época teve uma sequência de capítulos bem significativa para o enredo. No passado cheguei a acreditar que seria desafiador ver Zombie completar um ano de publicação. Bem, a obra chegou a três anos… Mas parando pra pensar, acho que, pra que o mangá seja encerrado de forma redonda, é melhor que chegue ao fim em 2019 ou, no máximo, até 2020, pois se a obra se prolongar na revista por muito mais tempo, isso pode prejudicar o desenvolvimento da obra caso ela passe a correr riscos de cancelamento mais pra frente. Na edição #44, o mangá de comédia romântica ecchi deu as caras no bottom, ficando em décimo oitavo.
Outro mangá a ganhar página colorida na TOC #43 foi Hoankan Evans no Uso ~Dead or Love~. Apesar de não ter um rendimento fantástico e de muitas vezes não pegar posições boas na ordem de leitura, Hoankan Evans ainda mantém um apoio editorial considerável, o que garante que ganhe páginas coloridas eventualmente e permite que o autor continue com o mangá tranquilamente. Na edição #44 a obra de faroeste ficou em décimo sexto. Os mangás Youkai Giga e Tokaichi Hitoribocchi Noen são ranqueados semanalmente, sempre na penúltima e na última posição da ordem de leitura, respectivamente. Nunca são ranqueados infelizmente, mas vão se mantendo na revista. Birdmen, que é publicado mensalmente e também não é ranqueado nunca, teve seu 64º capítulo lançado na edição #44, com direito a página colorida. Birdmen não chega a vender muito, mas alguns de seus volumes chegaram a aparecer no Ranking Oricon, uma façanha que não das mais fáceis para os mangás dessa revista. A obra será mantida pelo tempo que o autor, Yellow Tanabe, quiser.
E tivemos uma ausência notória na edição #43: Major 2nd – um dos maiores sucessos da Weekly Shonen Sunday atualmente – esteve ausente na edição #43, mas retornou na edição #44, pegando o quinto lugar entre os ranqueáveis. O spin-off de Detective Conan, Zero no Tea Time, estava em hiato na edição #43, mas trocou de lugar com a “filial” e voltou na edição #44 – e com estilo: ganhou capa, foi ranqueado em primeiro lugar e teve dois capítulos publicados nessa edição de retorno. Zero no Tea Time foi sem dúvida uma das melhores investidas da Shonen Sunday nos últimos anos, considerando o rendimento imenso que a obra tem (pros padrões da revista) e o fato da spin-off embarcar no grande sucesso que tem sido o último filme da franquia lançado nos cinemas. Os veteranos Gin no Saji e Arata Kangatari continuam em hiato, sem previsão alguma de retorno. A autora de Arata Kangatari chegou a comentar que pretendia retornar com o mangá, mas, considerando que ela ainda está superando seus problemas pessoais, isso não vai acontecer com rapidez – e é até melhor que seja assim, pois a saúde e o bem-estar são bem mais importantes.
Página Colorida de Volume (edição #43): Komi-san wa Komyushou Desu
O novato mangá de basquete Switch foi o primeirão ranqueados da edição #43, mas amargou o bottom na edição #44, em que foi o décimo nono colocado. A obra ainda vai variar suas posições nas próximas edições, mas por enquanto mantendo o apoio do grupo editorial. Outro mangá que conta com o apoio editorial é Tantei Zeno to Nanatsu no Satsujin Misshitsu, que embora tenha um rendimento apenas razoável comercialmente falando, ainda segue em situação tranquila, pegando posições elevadas ou dentro do Top 10 na maioria das edições (ficou em segundo na edição #43 e em nono na edição #44). Dificilmente a obra vai se mostrar um mangá rentável a longo prazo, mas enquanto agradar uma boa quantidade de leitores, ela será mantida. Inclusive, o mangá já deve ter completado um ano de publicação (ou está prestes a completar).
A terceira colocação da edição #43 foi pra Maiko-san chi no Makanai-san, que na edição #44 pegou a oitava colocação. Maiko-san continua na mesma, em fase bem tranquila, com um nível de vendas de volumes pouco acima do satisfatório e se aproximando aos poucos da marca de cem capítulos lançados. Maiko-san ainda vai alternar entre posições boas e medianas, mas já posso adiantar que ficará longe do bottom pelas próximas edições. E o grande pilar Detective Conan entrou em hiato na edição #44 – hiato esse do qual ainda não voltou (ao menos contando até a edição #50). Antes desse período, seu último ranqueamento foi um quarto lugar na edição #43. Enquanto Conan não volta, vamos acompanhando os ótimos resultados de Zero no Tea Time.
O novato Kimi wa 008 ficou em quinto na edição #43 e em sexto na edição #44. O novo mangá do autor de Kenichi não chega a ter um rendimento fenomenal, mas tem chances mais do que suficientes pra se manter na revista por um bom tempo se continuar com o bom rendimento (pros padrões da revista) que vêm mostrando. E não é que Souboutei Kowasu Beshi voltou a não largar o Top 10? O mangá ficou em sexto entre os ranqueados da edição #43 e subiu pro terceiro lugar na edição #44. É claro, Souboutei voltou a pegar posições medianas-baixas em algumas das edições seguintes, mas isso não afeta a estabilidade da obra, que ainda se sai bem comercialmente falando. O autor já deu a entender que não manterá a obra por um prazo muito longo, mas acho que as chances da obra continuar sendo publicada no fim de 2019 ainda são grandes.
Página Colorida (edição #43): Hatsukoi Zombie
Depois de pegar uma sequência de posições no Top 10, Soukyuu no Ariadne ficou em posições medíocres nas TOCs #41 e #42… Mas voltou ao Top 10 depois, ficando em sétimo na edição #43 e em quarto na edição #44. Ariadne ainda não apresenta um rendimento dos mais expressivos – e provavelmente não vai apresentar mais pra frente, mas os editores parecem satisfeitos com os resultados alcançados e continuarão apoiando a obra, que em não muito tempo vai completar um ano de publicação, mantendo-se estável a médio-longo prazo.
Rumo ao 350º capítulo lançado, o mangá de futebol Be Blues – Ao ni Nare, que já tem sete anos de publicação nas costas, pegou a oitava posição na edição #43 e a medíocre décima quinta posição na edição #44. A fase continua bem tranquila pra Be Blues!, sem nenhuma novidade – nem mesmo um anime… mas a esperança é a última que morre. Em nono lugar na edição #43, quem deu as caras foi Amano Megumi wa Suki Darake!, que continua estável e livre de riscos. Não há muito mais o que dizer sobre Amano Megumi no momento, não é mesmo? Ah, sim, vale lembrar que ele ficou em décimo lugar entre os ranqueados da TOC #44. Mais nada a destacar além disso.
Obra que foi perdendo um pouco o seu espaço na revista, Aozakura: Bouei Daigakukou Monogatari está longe de viver uma fase esplêndida mas conseguiu se manter na revista durante esse ano editorial de 2018. O desafio será se manter vivo em 2019, o que não será fácil, dependendo das surpresas que podem aparecer. Na edição #43 pegou a décima colocação e na TOC #44 ficou na porta do bottom, em décimo sétimo. E, por incrível que pareça, vimos K.O.I: King of Idol ser o décimo primeiro colocado na edição #43. Mas de nada adianta essa subida na ordem de leitura, pois o mangá foi cancelado na edição #44. Encerramento mais melancólico impossível: ainda pegou o último/vigésimo segundo lugar. A obra começou se mostrando promissora mas caiu de produção rapidamente e de lá pra cá penou pra sobreviver. Já foi uma vitória completar um ano ou alcançar a marca de 60 capítulos (o mangá termina com 61). Fica o desejo de boa sorte ao autor em sua próxima tentativa – ele é experiente e acredito que ganhará uma nova chance futuramente, seja nessa ou em outra revista da editora Shogakukan.
Página Colorida (edição #43): Hoankan Evans no Uso ~Dead or Love~
Na edição #43 Memesis pegou o décimo segundo lugar, tendo depois pego o décimo terceiro lugar na edição #44. Essa é, a meu ver, uma das obras com mais risco de cancelamento a médio prazo. Raramente ganha destaque dos editores e raramente pega posições altas na ordem de leitura. Acredito que Memesis pode até completar um ano, mas terá problemas para completar dois anos de lançamento. O novato Gopun Go no Sekai ficou na mediana décima terceira posição na edição #43, mas deu uma subidinha na edição #44, ficando na décima primeira colocação, batendo na trave na tentativa de voltar ao Top 10. A obra ainda tenta encontrar seu espaço na revista, que talvez facilite sua vida já que ela não anda muito exigente.
Se na edição #41 Tonikaku Kawaii apareceu no Top 10 e na edição #42 pegou o primeiro lugar e a capa, nessa edição #43 o mangá de Kenjiro Hata fica apenas na décima quarta posição. Na edição #44, acaba indo parar quase no fundo do bottom (em vigésimo) , sendo ranqueado acima de apenas dois mangás. Tonikaku tende a variar suas posições e pegar muitas posições medianas-baixas. Mas a obra ainda está em fase tranquila, com um nível de vendas de volumes acima da média e ainda contanto com o apoio editorial, que eventualmente dá capas e/ou páginas coloridas ao mangá.
Obra que – como muitos já devem ter lido antes – está em arco final, Saike Mata Shite Mo conseguiu escapar do bottom na edição #43, ficando em décimo quinto, bem acima dos cinco últimos. Mas na edição #44 não teve jeito… afundou no bottom, ficando em vigésimo primeiro/penúltimo. As chances de Saike não terminar em 2019 são remotíssimas. Quem abre o bottom da edição #43 é Maoujou de Oyasumi, na décima sexta colocação. Na edição #44 o mangá deu só uma leve subida, pegando a décima quarta colocação. Nas próximas edições, não será surpreendente vermos o mangá da princesa dorminhoca subir e descer na ordem de leitura, em constraste com a situação do mangá na revista, que segue estável e tranquila.
Página Colorida (edição #44): Birdmen
O décimo sétimo lugar da TOC #43 foi para Daiku no Hatou, que volta ao bottom após ter conseguido dar as caras no Top 10 na edição anterior (em que ficou em sétimo). Na edição #44, Daiku subiu um pouco e ficou na décima segunda posição. Chega a surpreender que, ao menos por ora, diferente de K.O.I e Shinobi no, Daiku tenha sido poupado e mantido. O rendimento da obra também é baixo e mesmo assim Daiku vai conseguir chegar ao ano editorial de 2019. Embora a revista esteja cheia de mangás com rendimento razoável, Daiku nem sequer se destaca na revista. Pois bem: ele chega vivo ao ano de 2019 mas as chances de chegar a 2020 são remotíssimas a meu ver.
Depois de ter pego uma posição medíocre na edição #42, o veterano Zettai Karen Children volta ao bottom na edição #43, pegando a décima oitava posição. Zettai – que esteve ausente da edição #44 – continua com seu arco final sendo desenvolvido. Me pergunto se o fim do mangá será mesmo em 2019 ou se o autor vai preferir protelar pra acabar em 2020. É mais provável que ocorra a primeira opção. A décima nona colocação da edição #43 foi pra Shinobi no, que não retornaria para a edição #44, pois seu último capítulo foi lançado justamente nessa edição #43. É, galera, Shinobi no já tava se segurando aos trancos e barrancos mas a situação não foi melhorando. Até foi o bastante pra obra completar um ano, mas só um milagre dos mais absurdos faria a obra se manter por mais tempo na revista. Não teve jeito… Fica o desejo de boa sorte ao autor.
E o último lugar da edição #43 foi para Marry Grave, que antes tinha pego uma posição medíocre na edição #41 e uma página colorida na edição #42. Na edição #44, a obra deu o pulo do puma e ficou com a sétima colocação, tranquilona no Top 10. Marry Grave é mais uma das inúmeras obras da Shonen Sunday que tem rendimento baixo-razoável comercialmente falando, mas que vão sendo mantidas até onde for possível. A julgar pelos ranqueamentos da obra nas edições seguintes, pode-se dizer que a obra varia bastante suas posições na ordem de leitura, mas parece ter seu lugar ao Sol, ao menos a médio prazo.
SITUAÇÕES DOS MANGÁS
– Grande Pilar: Detective Conan (entrou em hiato)
– Pilar: Major 2nd
– Muito Seguros: Gin no Saji (em hiato), Komi-san wa、Komyushou Desu。, Souboutei Kowasu Beshi, Detective Conan: Zero no Tea Time (saiu do hiato)
– Seguros e Estáveis (a Médio-Longo Prazo): Amano Megumi wa Suki Darake!, Aozakura – Bouei Daigakkou Monogatari, Be Blues! – Ao ni Nare, Birdmen (mensal), Hatsukoi Zombie, Hoankan Evans no Uso 〜Dead or Love〜, Kimi wa 008, Maiko-san chi no Makanai-san, Maoujou de Oyasumi, Saike Mata Shite Mo, Sokyuu no Ariadne, Tantei Zeno no Satsujin Misshitsu, Tonikaku Kawwaii, Yugami-kun ni wa Tomodachi ga Inai (mensal), Zettai Karen Children (em seu arco final)
– Estabilização Provisória: Gopun Go no Sekai, Switch, Youkai Giga, Tokachi Hitoribocchi Nouen, Marry Grave
– Sob Risco de Cancelamento: Daiku no Hatou, Memesis
– Cancelados: K・O・I – King of Idol, Shinobi no
– Não é Mais Lançado: Arata Kangatari (em hiato)
Bem, pessoal, assim termina a análise das edições #43 e #44 da Weekly Shonen Sunday.
Até a próxima!