Um anime para En En no Shoboutai
escrito por Diego Felipe
Ainda estou bem atrasado nas análises das edições, admito. Mas pretendo acelerar o tempo de publicação das análises em breve, pra ficar em dia o mais rápido possível. Mas esse não é o assunto mais importante que vim falar nesses parágrafo inicial… Aconteceu, galera! Finalmente anunciaram um anime para En En no Shoboutai, que teve que esperar uns 150 capítulos lançados pro anúncio ser feito. Mas parece que valeu a pena a espera… E falarei um pouco mais sobre isso no respectivo parágrafo do mangá na análise. Sem maiores delongas, eis os índices, seguidos das análises das posições.
TOC Weekly Shonen Magazine #42 (2018):
Yuuki Yoda (Capa Física)
Kanojo, Okarishimasu (Páginas Coloridas de Abertura) (capítulo 59)
01. En En no Shoboutai (capítulo 143)
Blue Lock (Pré-Rank) (capítulo 07)
02. Nanatsu no Taizai (capítulo 282)
03. Bakemonogatari (capítulo 24)
04. Seitokai Yakuindomo (capítulo 488)
05. Hajime no Ippo (capítulo 1236)
Fumetsu no Anata e (Página Colorida) (capítulo 79)
06. Danshi Koukokousei wo Yashinaitai Onee-san no Hanashi (capítulos 45 e 46)
07. Eden’s Zero (capítulo 12)
08. Tokyo Revengers (capítulo 79)
09. Hitman (capítulo 13)
10. Kishuku Gakkou no Juliet (capítulo 73)
11. Gotoubun no Hanayome (capítulo 54)
12. DAYS (capítulo 264)
13. Mako-san wa Shindemo Jiritsu Shinai (capítulo 56)
14. Domestic na Kanojo (capítulo 202)
15. Runway de Waratte (capítulo 64)
16. Yoru ni Naru to Boku Wa (capítulo 11)
17. Daiya no Ace – Act II (capítulo 139)
18. Orient (capítulo 16)
19. Senryuu Shoujo (capítulo 97)
20. This Man (capítulo 19)
21. Ahiru no Sora (capítulo 596)
TOC Weekly Shonen Magazine #43 (2018):
Yui Imaizumi (Capa Física)
Tokyo Revengers (Páginas Coloridas de Abertura, 26 p.) (capítulo 80)
01. DAYS (capítulo 265)
02. Gotoubun no Hanayome (capítulo 55)
03. Hajime no Ippo (capítulo 1237)
High & Low G-Sword (Capítulo Especial feito pela CLAMP)
DTC – Yukemuri Junjou-hen (de High & Low – por Akira Hamoto) (One-Shot, Primeira Parte)
04. Senryuu Shoujo (capítulo 98)
05. Nanatsu no Taizai (capítulo 283)
06. Kanojo, Okarishimasu (capítulo 60)
07. Eden’s Zero (capítulo 13)
08. Hitman (capítulo 14)
09. Runway de Waratte (capítulo 65)
10. Domestic na Kanojo (capítulo 203)
11. En En no Shoboutai (capítulo 144)
12. Danshi Koukousei wo Yashinaitai Onee-san no Hanashi (capítulos 47, 48 e 49)
13. Kishuku Gakkou no Juliet (capítulo 74)
14. Mako-san ha Shindemo Jiritsu Shinai (capítulo 57)
15. Blue Lock (capítulo 08)
16. Orient (capítulo 17)
17. Yoru ni Naru to Boku Wa (capítulo 12)
18. This Man (capítulo 20)
19. Seitokai Yakuindomo (capítulo 489)
20. Fumetsu no Anata e (capítulo 80)
21. Daiya no Ace – Act II (capítulo 140)
22. Ahiru no Sora (capítulo 597)
Bakemonogatari (Ausente) (pausado no capítulo 24)
Capa (edição #43): Yui Imaizumi
A capa física da edição #42 foi estampada pela jovem cantora Yuuki Yoda, que é mais uma das muitas integrantes do grupo de idols Nogizaka46. Já Yui Imaizumi foi a capa da edição #43. Ela é uma cantora e membro do grupo musical Keyakizaka46. Na edição #42, vemos Kanojo, Okarishimasu pegar as páginas coloridas de abertura, após ter ficado em primeiro entre os ranqueados da edição #41. Na edição #43, o mangá ficou em sexto. Nessas últimas edições, a obra ficou ranqueada sempre no Top 10. Quem diria? Nos meses anteriores o mangá era o novato que mais pegava posições medíocres, em comparação com Gotoubun no Hanayome e Runway de Waratte (embora seja indiscutível de Gotoubun está fazendo mais sucesso). Outra obra a ganhar página colorida na edição #43 foi Fumetsu no Anata e, que continua em situação estável na line-up, embora também pegue posições baixas eventualmente, como o vigésimo lugar, dentro do bottom, na edição #44.
O novato Blue Lock ainda não estava sendo ranqueado na edição #42, mas na edição #43 foi ranqueado pela primeira vez, pegando a medíocre décima quinta colocação. Porém, em edições posteriores a obra conseguiu variar suas posições na ordem de leitura, sinalizando que ela segue na briga pela estabilidade. Na edição #44, tivemos um capítulo especial de High & Low G-Sword, feito pela CLAMP, além do lançamento da primeira parte do one-shot DTC- Yumekuri Junjou-hen, por Akira Hamoto. A Weekly Shonen Magazine realmente tende a apoiar bastante a franquia High & Low. Nenhuma obra esteve ausente na edição #42, mas Bakemonogatari fez uma pausa na edição #43.
E o primeiro ranqueado da vez (edição #42) é En En no Shoboutai, que pegou uma posição elevadíssima nessa edição. Na edição seguinte (#43) voltou a pegar uma colocação medíocre (11º lugar). Mas não é sobre isso que vocês querem ouvir, não é mesmo? Nos últimos dias veio a notícia de que um anime estava a caminho. Isso com certeza foi a grande novidade da semana (e da última edição lançada). E o estúdio escolhido pelo visto não parecer ser sinônimo de água no chope: trata-se do David Productions, o mesmo responsável pelas temporadas animadas de Jojo’s Bizarre Adventure, pelo anime recente de Captain Tsubasa e por Hataraku Saibou, que recebeu um baita boost nas vendas dos volumes do mangá graças ao anime. Ainda não se sabe, porém, qual será a staff, quais serão os dubladores ou se o anime será contínuo ou em temporadas – o que é até normal, pois essas coisas não são reveladas logo de cara. A meu ver a escolha do estúdio foi bem interessante, não só pelo histórico recente de produções como também porque escapei o receio que a obra caísse no colo da Diomedéa, estúdio que ao qual a Weekly Shonen Magazine confiou os animes de Fuuka (não deu certo) e o vindouro Domestic na Kanojo (que, apesar da aparente boa qualidade da animação vista no trailer que saiu recentemente, pode não trazer resultados impressionantes). Palpito que a estreia seja, no mínimo, na temporada de animes de abril de 2019 – embora eu não descarte que saia em julho.
Página Colorida de Abertura (edição #42): Kanojo, Okarishimasu
Depois de subir e descer intensamente entre as edições #38 e #41, Nanatsu no Taizai fica de vez no Top 10 nas edições #42 e #43, pegando a segunda e a quinta colocações, respectivamente. Aos poucos o mangá, que continua sendo um dos mais rentáveis da editora Kodansha, se apróxima da marca de 300 capítulos lançados. Continuando com seu sucesso habitual, o mangá de Bakemonogatari pegou a terceira colocação entre os ranqueados na edição #42. Mas na edição #43, como já falei acima, infelizmente ele ficou ausente. Mas não se preocupem, ele volta na edição #44, outra vez dando as caras no Top 10. Cada vez mais perto do 500º capítulo, o veterano Seitokai Yakuindomo brincou de gangorra, pegando uma posição elevadíssima na edição #42 (quarto lugar) e uma baixíssima na edição #43 (décimo nono lugar, dentro do bottom). Apesar de já não ser mais um dos principais destaques do plantel, Seitokai continua seguro.
O veterano Hajime no Ippo tinha saído do bottom na edição #40 pra ficar em segundo lugar na edição #41. Nas edições #42 e #43, não saiu das posições elevadas, sendo ranqueado em quinto e terceiro lugar, respectivamente. Ippo segue tranquilamente na revista, sem riscos e esperando o ano de 2019, quando completa 30 anos de publicação. Espero que a revista faça uma linda homenagem à longevidade da obra quando essa época chegar. Depois de ter ficado dentro do bottom nas edições #40 e #41, Danshi Koukokousei wo Yashinaitai Onee-san no Hanashi ficou bem distante dos cinco últimos colocados nas edições #42 (ficou em sexto, dentro do Top 10) e #43 (ficou na décima segunda posição). A obra, que teve cinco capítulos lançados nessas duas edições, continua aproveitando sua permanência garantida a curto prazo, com possibilidades de se estender a médio prazo.
O novo mangá de Hiro Mashima, Eden’s Zero, permaneceu na sétima colocação tanto na edição #42 quanto na edição #43. Já tinha sido o sétimo na edição #39 (na edição #40 ganhou página colorida). Bem, é interessante ver que Eden’s Zero está fazendo sucesso e muito barulho na Weekly Shonen Magazine logo de cara. É claro, isso já era esperado, dada a fama do autor e de sua obra anterior. Mas não deixa de ser algo importante a destacar. Anotem aí: Eden’s Zero tem um potencial gigantesco pra se tornar uma obra muito rentável – potencial esse que já está sendo aproveitado, pois a obra já é traduzida oficialmente para vários países diferentes. E se nas edições #40 e #41 Tokyo Revengers ficou na décima primeira posição, as coisas melhoraram nas duas edições seguintes. Na TOC #42 Revengers ficou em oitavo. Mas na edição #43 a obra ganhou páginas extras (o capítulo 80 contou com 26 páginas), além das duas páginas coloridas de abertura (aliás, foram as únicas dessa edição). Sem maiores surpresas, Revengers segue tranquilamente, sem riscos de cancelamento a médio-longo prazo.
Página Colorida de Abertura (edição #42): Kanojo, Okarishimasu
Antes de ganhar uma página colorida na edição #40, o novato Hitman chegou a variar suas posições na ordem de leitura. Mas entre as edições #41 e #43 o mangá chegou a aparecer três vezes seguidas no Top 10 dos ranqueados: foi o décimo na edição #41 (como já mostrei na análise anterior), nono na edição #42 e oitavo na edição #43. Como eu já expliquei na análise anterior, as vendas do primeiro volume foram razoáveis e podem ser suficientes para manter o novo mangá de Kouji Seo (autor de Fuuka, Suzuka e Kimi no Iru Machi). Mas, editorialmente falando, é melhor que o segundo volume apresente melhores resultados nas vendas físicas. Também vale lembrar que, apesar do apoio editorial, nas próximas edições será muito comum vermos Hitman pegar posições medianas ou baixas na ordem de leitura.
Depois da página colorida recebida na edição #41, Kishuku Gakkou no Juliet pegou a décima posição da edição #43, figurando no Top 10. Na edição #44, pegou apenas a décima quarta colocação. O mangá ainda está com seu anime em exibição e apesar de um leve aumento nas vendas do décimo volume, ainda não detectei nenhum progresso maior na exibição dessa adaptação. Mas vamos esperar o passar do tempo, não é mesmo? Não descarto uma leve melhora no próximo volume.
Com pouco mais de um ano de publicação e no aguardo do anime anunciado, Gotoubun no Hanayome segue subindo e descendo na ordem de leitura, sem porém aparecer no bottom. Ficou em décimo primeiro na edição #42, batendo na trave na tentativa de entrar no Top 10. Já na edição #43, ficou dentro do Top 10, só tendo batido na trave mesmo na hora de pegar o primeiro lugar (ficou em segundo). Fica a torcida pra que o mangá faça mais sucesso ainda e alcance uma boa expansão comercial. E, como é de se considerar a baixa frente de capítulos lançados, é quase impossível supor que o anime terá mais de um cour (quantidade entre 10-13 episódios). Depois de ter se mantido no Top 10 nas edições anteriores, na edição #42 o mangá de futebol DAYS ficou na medíocre décima segunda posição. Mas na edição #43 foi nada mais nada menos que o primeiro lugar entre os ranqueados. Bem, DAYS vai continuar nessa fase sossegada por um bom tempo ainda, talvez sem apresentar maiores novidades de bastidores.
Página Colorida (edição #42): Fumetsu no Anata e
Após quase ter ficado acima do bottom na edição #40, Mako-san wa Shindemo Jiritsu Shinai até subiu um pouco nas edições seguintes mas sem deixar de ficar na zona intermediária entre o Top 10 e os cinco últimos. Foi o décimo terceiro na edição #42 e o décimo quarto na edição #43. É a obra com pelo menos um ano de publicação com desempenho menos expressivo apresentado, o que faz com que as chances de permanecer na revista a médio-longo prazo não sejam tão grandes quanto o esperado. Mas parece que This Man e Yoru ni Naru to Boku Wa vão servir de almofadas por enquanto (isto é, This Man vai servir até a transferência). E tal como na edição #41, Domestic na Kanojo permaneceu na décima quarta colocação na edição #42. Na edição #43, deu uma subida e voltou ao Top 10. No começo do mês foi lançado o primeiro trailer do anime, que, ao menos visualmente, parece estar em boa qualidade. Por outro lado, minhas expectativas para que a obra ganhe um boost nas vendas ou que o anime seja um sucesso de vendas não são das mais altas, por isso espero ser surpreendido.
A décima quinta colocação da edição #42 foi pra Runway de Waratte. Na edição #43, ele deu as caras no Top 10, pegando o nono lugar. Porém, nas edições seguintes, foi possível reparar que o mangá pegou muitas posições medíocres-baixas, sem nem mesmo encostar no Top 10 dos ranqueados. Depois que Kanojo, Okarishimasu teve uma melhora em seu rendimento, sobrou pra Runway de Waratte pegar as posições medíocres com frequência. O mangá ainda apresenta um desempenho comercial satisfatório-bom, mas parece que isso não impediu o mangá de ficar um pouco mais pra escanteio, ao menos por enquanto. Pelo menos a obra ainda não corre riscos de cancelamento, embora seja bem provável que ela não permaneça por um prazo muito longo.
O novato Yoru ni Naru to Boku Wa pelo visto não vai ter vida fácil na revista. Ele ficou por duas vezes seguidas na porta do bottom, nas edições #42 (décimo sexto lugar) e #43 (décimo sétimo lugar). Com a transferência de This Man, Yoru ni Naru passa a ser o favorito do plantel pra ser transferido ou cancelado eventualmente, levando em conta que a empolgação dos editores com o mangá parece ser baixa, botando pouca fé no desempenho comercial que o primeiro volume pode trazer. E a surpresa negativa das duas edições analisadas dessa vez foi para Daiya no Ace – Act II, que apareceu no bottom tanto na edição #42 (abriu o bottom em 17º) quanto na edição #43 (foi o penúltimo do bottom, na 21ª posição). Apesar das posições baixas, não há motivos para preocupação. Daiya ainda é uma das obras mais rentáveis da revista e voltará a ter posições mais elevadas nas próximas edições. A situação ainda é bem segura.
Página Colorida de Abertura (edição #43): Tokyo Revengers
Quem já não surpreende em pegar posições medíocres-baixas é Orient, novo mangá da autora de Magi. Ele estava no bottom na edição #42, em décimo oitavo e na edição #43 subiu só um pouquinho, ficando em décimo sexto. Comercialmente falando os dois primeiros volumes não chegaram a ter um mau desempenho. Ao contrário: é um rendimento suficiente pra obra ser mantida por um bom tempo. A obra até receberá uma página colorida nas próximas edições, mas já adianto: Orient só vai pegar posições medianas, não dando as caras nem no Top 10 nem no bottom. É uma situação bem peculiar, pra ser sincero. Orient está em situação parecida com Hitman, mas com duas diferenças: o primeiro volume de Hitman vendeu menos que o primeiro volume de Orient. Mas mesmo assim, nas próximas edições Hitman ganhará as páginas coloridas de abertura, ficando em primeiro na ordem de leitura, enquanto a de Orient vai ser uma página colorida normal em uma posição mediana da ordem de leitura.
E pelo visto o gag mangá Senryuu Shoujo continua variando suas posições na ordem de leitura. No caso das edições analisadas em questões, foi 8 ou 80: Senryuu foi o antepenúltimo da ordem de leitura na edição #42 e foi ranqueado em quarto na edição #43. Seu rendimento não chega a ser fenomenal, mas é mais do que razoável pra obra ser mantida na line-up por um bom tempo. Além disso, o mangá chegou a marca de 100 capítulos lançados na edição #45 – infelizmente sem ganhar nenhuma página colorida nessa ou nas edições seguintes por alcançar essa façanha. O vigésimo/penúltimo lugar da edição #42 ficou para This Man, que, como eu já disse na análise passada, foi transferido pra Magazine Pocket nas edições seguintes. Na edição #43 ele abriu o bottom na décima sexta posição. Como já explicado antes, esse novato não vingou, ao menos não nessa revista.
Depois que retornou de uma pausa na edição #39, Ahiru no Sora não saiu mais do bottom. Tanto na edição #42 e #43 ele apareceu fechando a ordem de leitura. Na verdade, até as edições mais recentes, ele só não ficou na revista quando esteve ausente. Me pergunto se a obra está em má fase, pois mesmo que apareça no bottom com frequência, antes ao menos pegava posições boas eventualmente. Cheguei a dizer na análise passada mesmo que a situação parecia tranquila, mas refletindo melhor isso soa muito estranho. Fica a torcida pra que seja só uma decisão editorial e não um mal sinal para a situação do mangá. Vale lembrar que a obra não recebeu nenhuma capa ou página colorida comemorando a publicação do 600º capítulo, na edição #47.
Página Colorida de Abertura (edição #43): Tokyo Revengers
SITUAÇÕES DOS MANGÁS
– Pilares: Daiya no Ace – Act II, Nanatsu no Taizai
– Seguros (Em Boa-Ótima Fase): Ahiru no Sora, Bakemonogatari, DAYS, Eden’s Zero, En En no Shouboutai, Gotoubun no Hanayome, Hajime no Ippo, Kishuku Gakkou no Juliet
– Seguros (Em Fase Razoável-Boa): Domestic na Kanojo, Fumetsu no Anata e, Kanojo、Okarishimasu, Orient, Real Account, Runway de Waratte, Seitokai Yakuindomo, Senryuu Shoujo, Tokyo Revengers
– Estabilização Provisória: Danshi Koukousei wo Yashinaitai Onee-san no Hanashi
– Risco Moderado de Cancelamento ou Transferência: Mako-san wa Shindemo Jiritsu Shinai
– Risco Grande de Cancelamento ou Transferência: Yoru ni Naru to Boku Wa
– Transferido para a Magazine Pocket nas próximas edições: This Man
Bem, galera, assim termino a análise das edições #42 e #43 da Weekly Shonen Magazine.
Até a próxima!