Longe da Monotonia
escrito por Diego Felipe
Enquanto a Weekly Shonen Sunday continua parada, sem grandes novidades, a Weekly Shonen Magazine, mesmo quando não surge nenhum acontecimento impactante, esteve longe de ser monótona ou parada nesses últimos tempos, ainda mais com os lançamentos dos primeiros volumes das grandes apostas da revista para esse ano. Isso sem falar nas obras que ganharam anime recentemente ou estão prestes a ganhar… Bem, sem mais delongas, eis os índices das edições #40 e #41 e, abaixo deles, a análise.
TOC Weekly Shounen Magazine #40 (2018):
Rena Takeda (Capa Física)
Domestic na Kanojo (Capa Digital, Página Colorida de Abertura) (capítulo 200)
01. En En no Shoboutai (capítulo 141)
Blue Lock (Pré-Rank) (capítulo 05)
02. Seitokai Yakuindomo (capítulo 487)
03. Daiya no Ace: Act II (capítulo 137)
04. Bakemonogatari (capítulo 22)
05. Nanatsu no Taizai (capítulo 280)
Hitman (Página Colorida) (capítulo 11)
06. DAYS (capítulo 262)
07. Eden’s Zero (capítulo 10)
08. Runway de Waratte (capítulo 62)
09. Mako-san wa Shindemo Jiritsu Shinai (capítulo 55)
10. Kanojo, Okarishimasu (capítulo 57)
11. Tokyo Revengers (capítulo 77)
12. Gotoubun no Hanayome (capítulo 52)
13. Yoru ni Naru to Boku Wa (capítulo 09)
14. Kishuku Gakkou no Juliet (capítulo 71)
15. This Man (capítulo 17)
16. Hajime no Ippo (capítulo 1234)
17. Senryuu Shoujo (capítulo 95)
18. Orient (capítulo 14)
19. Fumetsu no Anata e (capítulo 77)
20. Ahiru no Sora (capítulo 594)
21. Danshi Koukokousei wo Yashinaitai Onee-san no Hanashi (capítulos 41 e 42)
Weekly Shounen Magazine #41 (2018):
Moe Iori (Capa Física)
Eden’s Zero (Capa Digital, Páginas Coloridas de Abertura) (capítulo 11)
Blue Lock (Pré-Rank) (capítulo 06)
01. Kanojo, Okarishimasu (capítulo 58)
02. Hajime no Ippo (capítulo 1235)
03. Bakemonogatari (capítulo 23)
04. Daiya no Ace: Act II (capítulo 138)
05. Seitokai Yakuindomo (capítulo 487)
Kishuku Gakkou no Juliet (Página Colorida) (capítulo 72)
06. Fumetsu no Anata e (capítulo 78)
07. Gotoubun no Hanayome (capítulo 53)
08. DAYS (capítulo 263)
09. Senryuu Shoujo (capítulo 96)
10. Hitman (capítulo 12)
11. Tokyo Revengers (capítulo 78)
12. En En no Shoboutai (capítulo 142)
13. Orient (capítulo 15)
14. Domestic na Kanojo (capítulo 201)
15. This Man (capítulo 18)
16. Mako-san wa Shindemo Jiritsu Shinai (capítulo 56)
17. Nanatsu no Taizai (capítulo 281)
18. Runway de Waratte (capítulo 63)
19. Yoru ni Naru to Boku Wa (capítulo 10)
20. Danshi Koukokousei wo Yashinaitai Onee-san no Hanashi (capítulos 43 e 44)
21. Ahiru no Sora (capítulo 595)
Capa (edição #41): Moe Iori
As capas físicas das edições #40 e #41 foram estampadas pela atriz Rena Takeda e pela modelo Moe Iori, respectivamente. Rena Takeda já tinha estampado uma capa da Weekly Shonen Magazine anteriormente (edição #52/2016). Já Moe Iori está estampado uma capa da revista pela primeira vez. A página colorida de abertura da edição #40 foi para Domestic na Kanojo, que não só alcançou a marca de 200 capítulos publicados nessa edição como também continua sob a expectativa da chegada de seu anime anunciado, bem mais pra frente. Na edição #41, o mangá pegou uma posição mediana: a décima quarta colocação.
A outra página colorida da edição #40 foi pra Hitman, que teria seu primeiro volume lançado no meio de outubro. O desempenho, por enquanto, se mostrou razoável: entre 30-35 mil cópias vendidas em duas semanas. É torcer pra que o segundo volume apresente um aumento de rendimento, embora a obra ainda tenha boas chances de encontrar o seu espaço na line-up. Na edição #41, Hitman pegou a décima posição. Enquanto isso, tanto na edição #40 quanto na edição #41, outro novato – Blue Lock – continuo em fase de pré-ranqueamento. A obra só passará a ser ranqueada a partir de sua oitava semana de lançamento (ou seja, no lançamento do capítulo 08).
Se nas edições #38 e #39 En En no Shouboutai teve que se contentar com posições medíocres, na edição #40 o mangá foi ranqueado em primeiríssimo lugar… mas depois voltou a pegar uma posição medíocre (décimo segundo lugar) na edição #41. A situação de En En continua tranquila e favorável, ainda mais levando em conta que a obra tem um apelo comercial que ainda pode ser explorado. Quem já teve seu apelo comercial explorado há tempos e ainda está em situação estável é Seitokai Yakuindomo. O mangá de comédia está muito perto da publicação do seu 500º capítulo, uma façanha rara. Apesar de ter perdido destaque com o passar dos anos, a obra ainda apresenta um bom rendimento, o que garante sua permanência sem maiores dificuldades.
Página Colorida de Abertura (edição #40): Domestic na Kanojo
O mangá de beisebol Daiya no Ace: Act II tinha dado as caras no bottom na edição #39, mas deu o pulo do puma na edição #40, ficando ranqueado em terceiro lugar. Na edição #41, sofreu uma queda minúscula, ficando em quarto lugar. Daiya segue como uma das obras mais fortes e rentáveis publicadas na Weekly Shonen Magazine, algo que dificilmente deve mudar a curto prazo. A obra continua estável, sem risco algum de cancelamento. E tal como aconteceu nas edições #38 e #39, Bakemonogatari continuou com posições muito elevadas na ordem de leitura das edições #40 (ranqueado em quarto lugar) e #41 (ranqueado em terceiro lugar). Já não é mais surpresa pra ninguém que o mangá de Bakemonogatari foi uma ótima ideia comercial. Nisio Isin e Oh! Great vão poder manter o mangá sem nenhum problema.
Assim como nas edições #38 e #39, em que foi do Top 10 ao bottom, Nanatsu no Taizai repete a dose nas edições #40 e #41, ficando em quinto e em décimo sétimo lugares, respectivamente. Nanatsu continua em ótima fase comercial, superando facilmente os demais mangás da revista nas vendas de volumes físicos. A obra deve ser finalizada em um prazo não muito longo, vale ressaltar. Os editores estão se esforçando pra encontrar obras promissoras que podem minimizar o impacto do eventual fim de Nanatsu, mais pra frente. Por ora, acredito que estão no caminho certo, considerando os bons desempenhos comerciais de Gotoubun, Eden’s Zero e Bakemonogatari.
O mangá de futebol DAYS se manteve no Top 10 dos ranqueados na edição #40 (em que pegou a sexta colocação) e na edição #41 (em que pegou a oitava colocação). DAYS continua apresentando um bom desempenho comercial e deve se manter na revista por um bom tempo. Até aí, sem maiores novidades, não é verdade? Passando a falar do próximo mangá ranqueado na ordem de leitura… No lançamento das edições #40 e #41, o primeiro volume de Eden’s Zero, que ficou em sétimo lugar na edição #40, ainda estava pra ser lançado. Não a toa, pra divulgar mais a obra, o novato de Hiro Mashima ganhou as páginas coloridas de abertura da edição #41. Deu resultado: o primeiro volume já conseguiu vender mais de 100 mil cópias. Agora é ver se o rendimento do segundo volume vai aumentar as vendas ou estagná-las. Pra todos os efeitos Hiro Mashima parece ter conseguido emplacar mais uma obra na Weekly Shonen Magazine.
Página Colorida (edição #40): Hitman
Continuando com a variação de posições que lhe é costumeira (aliás, que é costumeira a várias obras do plantel, até mesmo aos mais rentáveis), Runway de Waratte ficou em oitavo – no Top 10 – na edição #40 e em décimo oitavo – no bottom – na edição #41. Seu 7º volume teve 24.260 cópias vendidas em 5 dias. Presume-se que em duas semanas inteiras esse mesmo volume tenha vendido cerca de 40 mil cópias. Bem, sem trazer maiores novidades, só resta retificar que Waratte continua seguro, não é mesmo?
Após o quinto lugar entre os ranqueados da edição #39, Mako-san wa Shindemo Jiritsu Shinai continuou no Top 10 na edição #40, pegando o nono lugar. Mas na edição #41, ficou na porta do bottom, em décimo sexto. Mako-san vai conseguindo se manter na revista por enquanto, mas não está garantido que o manga se manterá em segurança, mesmo a médio prazo. Quem fecha o Top 10 da edição #40 é o estabilizado Kanojo, Okarishimasu. É comum ver esse mangá variar suas posições, mas também tem sido cada vez mais comum ver a obra pegar posições mais elevadas. Isso é ótimo, pois antes era mais comum vê-la pegar posições medíocres. Okarishimasu não chega a ser uma obra com desempenho acima da média, mas é rentável e tem boas chances de se manter a longo prazo.
E tanto na edição #40 quanto na edição #41 podemos ver Tokyo Revengers pegando o décimo primeiro lugar, bem no meio da tabela, abaixo de 10 mangás e acima de outros 10 mangás. Apesar de ter passado a pegar mais posições medíocres depois de aparecer tantas vezes no Top 10, Revengers continua em situação estável e não corre riscos de cancelamento a médio prazo. A longo prazo, é possível que os riscos não se mostrem muito grandes, dependendo de como a revista estiver.
Página Colorida de Abertura (edição #41): Eden’s Zero
Na décima segunda posição da edição #40, quem deu as caras foi o promissor Gotoubun no Hanayome, que continua em boa fase e esperando a chegada de seu anime, previsto pra janeiro.Na segunda metade do mês passado anunciaram alguns dos dubladores do anime, previsto pra janeiro do ano que vem: Inori Minase (Itsuki), Kana Hanazawa (Ichika), Miku Itou (dublará a sua xará, Miku), Ayana Taketatsu (Nino), Ayane Sakura (Nanako) e Yoshitsugu Matsuoka (Uesugi). Ou seja, um elenco muito bom, ao menos ao meu ver e ouvir. O estúdio será o Tezuka Productions – O nome não é coincidência: o estúdio foi mesmo fundado por Osamu Tezuka no fim da década de 1960 e foi responsável por vários animes de Astro Boy, Black Jack e pela segunda temporada de Dagashi Kashi. Fica a torcida para que o anime faça sucesso. Ao menos as imagens que tem saído me pareceram boas.
O novato Yoru ni Naru to Boku Wa saiu do bottom da edição #39 pra pegar a medíocre décima terceira colocação na edição #40… e voltar ao bottom na edição #41, onde ficou com o décimo nono/antepenúltimo lugar. A julgar pelos seus ranqueamentos seguintes, pode-se dizer que Yoru ni Naru to Boku Wa não tem grandes chances de se firmar na revista, pois muitas vezes ficou próximo a obras não muito populares ou que dificilmente contribuiriam para atrair mais leitores, salvo a edição #45, quando ganhou página colorida e ficou acima de Eden’s Zero e abaixo de Fumetsu no Anata e. Curiosamente, não foi raro ver Yoru ficar coladinho com This Man, novato do qual vou falar sobre seu destino no segundo parágrafo abaixo.
E vemos Kishuku Gakkou no Juliet pegar a décima quarta colocação da edição #40 e receber uma página colorida na edição #41 (a edição foi lançada em setembro e o anime estava perto de estrear).Um dado interessante é que o 10º volume conseguiu vender 83.630 cópias em 12 dias. Geralmente o mangá leva pouco mais do que 21 dias pra alcançar a marca. E é possível que, nesse ritmo, pelo tempo que Kishuku antes levava para vender 100 mil cópias, agora leve pra vender entre 115-120 mil, no mínimo. Ou seja, o boost, ao menos após um mês da estreia do anime, tem sido bem tímido. Vejamos como o 11º volume se sai e como serão as vendas dos DVDs e blu-rays.
Página Colorida de Abertura (edição #41): Eden’s Zero
O décimo quinto lugar da edição #40 foi para This Man, ficando ranqueado acima de seis mangás. Na edição #41, o mangá continuou na mesma posição e outra vez ficando acima de seis mangás. Pelas informações recentes que recebi, parece que a obra será transferida para a revista digital Magazine Pocket. É possível os editores da Weekly Shonen Magazine não ficaram satisfeitos com o desempenho alcançado pela obra e a transferiram. É esperar pra ver como a obra se sairá na Magazine Pocket.
Depois de se ausentar na edição #38 e de ganhar as páginas coloridas de abertura da edição #39, Hajime no Ippo deu as caras na porta do bottom, na décima sexta posição dos ranqueados da edição #40. Mas na edição #41, Ippo deu o pulo do puma e ficou em segundo lugar. A situação continua bem tranquila e assim deve permanecer por mais um tempão. É impressionante como George Morikawa continua com energia o bastante para manter uma obra por 29 anos de publicação.
Quem abriu o bottom na edição #40 – na décima sétima colocação – foi o gag mangá Senryuu Shoujo, que está pertinho da marca de 100 capítulos publicados. Na edição #41, Senryuu deu uma boa subida e ficou em nono, ou seja, dentro do Top 10. Senryuu, como já falei antes, não chega a ser encarado, ao menos por ora, como uma obra promissora, com a qual os editores tem grandes pretensões de expandir comercialmente. É claro, nada impede que isso venha a acontecer futuramente. Tsurezure Children é um exemplo de mangá que achava que não receberia anime – e acabou recebendo, ainda que não tenha sido bem-sucedido. Senryuu deve estar garantido na revisto a médio prazo, embora não estejam descartados os riscos de cancelamento a um prazo muito longo.
Página Colorida (edição #41): Kishuku Gakkou no Juliet
Já acostumado a posições medíocres-baixas mesmo mal tendo seu segundo volume lançado, Orient ficou na décima oitava colocação na edição #40 e na edição #41 ficou na medíocre décima terceira posição. A obra continua em fase tranquila, mas já mostrou que, embora seja promissor, não será um fenômeno de vendas por enquanto. Seu segundo volume vendeu 43.647 cópias em 12 dias. É uma quantidade boa para um novato, mas talvez esperava-se mais pela fama da autora Shinobu Ohtaka. Mas não há motivos para os fãs se preocuparem: a obra se estabilizou e não corre riscos de ser cancelada. Ausente na edição anterior, Fumetsu no Anata e retorna no bottom, pegando a décima nona posição da edição #40. Fumetsu vinha pegando posições baixas na ordem de leitura nas edições anteriores. Mas na edição #41, as coisas começaram a melhorar e o mangá foi ranqueado em sexto. Na edição #42, recebeu páginas coloridas. E a partir da edição #43, passou a pegar muitas posições boas-razoáveis. Apesar do surgimento de muitos novatos promissores, a situação de Fumetsu, ao menos por ora, não parece estar sendo afetada.
Também ausente na edição #39, Ahiru no Sora voltou na edição #40 e pegou a vigésima/antepenúltima colocação. Na edição #41, pegou o último (vigésimo primeiro) lugar. Na edição #38, o mangá de basquete já tinha pego o último lugar. Apesar dessas posições baixas, a verdade é que elas são rotineiras para Ahiru, que continua em situação tranquila. À época, faltava muito pouco pro mangá alcançar a marca de 600 capítulos publicados. Infelizmente, nem com a façanha saíram mais informações do anime, que foi anunciado em fevereiro mas que desde então não surgiram maiores novidades. Que fim terá levado esse anime?
O vigésimo primeiro/último lugar da edição #40 foi para o gag mangá Danshi Koukokousei wo Yashinaitai Onee-san no Hanashi, que subiu apenas uma posição na edição #41, sendo ranqueado na vigésima primeira/antepenúltima colocação, invertendo posições com Ahiru no Sora. Danshi Koukousei, a julgar pelas edições seguinte, é o tipo de obra que aparece bastante em posições medíocres ou no bottom, embora pegue posições elevadas eventualmente. Não chegou a vender muito em seu primeiro volume, mas seu desempenho é suficiente para que se mantenha na revista ao menos a médio prazo.
SITUAÇÕES DOS MANGÁS
– Pilares: Daiya no Ace – Act II, Nanatsu no Taizai
– Seguros (Em Boa-Ótima Fase): Ahiru no Sora, Bakemonogatari, DAYS, Eden’s Zero, En En no Shouboutai, Gotoubun no Hanayome, Hajime no Ippo, Kishuku Gakkou no Juliet
– Seguros (Em Fase Razoável-Boa): Domestic na Kanojo, Fumetsu no Anata e, Kanojo、Okarishimasu, Orient, Real Account, Runway de Waratte, Seitokai Yakuindomo, Senryuu Shoujo, Tokyo Revengers
– Estabilização Provisória: Danshi Koukousei wo Yashinaitai Onee-san no Hanashi
– Risco Moderado de Cancelamento ou Transferência: Mako-san wa Shindemo Jiritsu Shinai
– Risco Grande de Cancelamento ou Transferência: Yoru ni Naru to Boku Wa
– Transferido para a Magazine Pocket nas próximas edições: This Man
Bem, pessoal, assim termina a análise das edições #40 e #41 da Weekly Shonen Magazine.
Até a próxima!