I’m Back!
escrito por Diego Felipe
É, pessoal, devido a problemas com o notebook e outros contratempos pessoais, precisei ficar mais de um mês ausente. Sinto muito por isso, espero que eu consiga colocar as análises em dia, mas… Estou de volta! E, se tudo der certo, tô de volta pra valer. Bem, sem maiores delongas, eis os índices das edições #39 e #40 da Weekly Shonen Sunday (sei que já saiu a edição #45 recentemente mas ainda vou chegar lá…)
TOC Weekly Shonen Sunday #39 (2018):
Nogizaka46 (Capa)
Tonikaku Kawaii (Páginas Coloridas de Abertura) (capítulo 26)
01. Detective Conan: Zero no Tea Time (capítulo 14)
02. Major 2nd (capítulo 150)
03. Tantei Zeno to Nanatsu no Satsujin Misshitsu (capítulo 35)
Kimi wa 008 (Páginas Coloridas) (capítulo 25)
04. Komi-san wa, Komyushou Desu. (capítulo 155)
05. Soukyuu no Ariadne (capítulo 34)
06. Amano Megumi wa Suki Darake! (capítulo 135)
07. Souboutei Kowasu Beshi (capítulo 114)
Memesis (Página Colorida) (capítulo 24)
08. Saike Mata Shite Mo (capítulo 124)
Maoujou de Oyasumi (Página Colorida) (capítulo 113)
09. Switch (capítulo 18)
10. Hatsukoi Zombie (capítulo 138)
11. Aozakura: Bouei Daigakukou Monogatari (capítulo 100)
12. Be Blues! ~ Ao ni Nare (capítulo 344)
13. Maiko-san chi no Makanai-san (capítulo 80)
14. Gopun Go no Sekai (capítulo 16)
15. K.O.I: King of Idol (capítulo 56)
16. Daiku no Hatou (capítulo 61)
17. Hoankan Evans no Uso: Dead or Love (capítulo 67)
Yugami-kun ni wa Tomodachi ga Inai (Mangá Mensal, Nunca é Ranqueado) (capítulo 73)
18. Zettai Karen Children (capítulo 514)
19. Shinobi no (capítulo 53)
20. Marry Grave (capítulo 33)
Youkai Giga (Nunca é Ranqueado) (capítulo 65)
Tokaichi Hitoribocchi Noen (Nunca é Ranqueado) (capítulo 34)
Detective Conan (Em hiato) (pausado no capítulo 1017)
Gin no Saji (Em hiato) (pausado no capítulo 127)
Chrono Ma:gia Toki no Shoukanshi to Shiraha no Hanayome (Em hiato) (pausado no capítulo 09)
Arata Kangatari (Em hiato) (pausado no capítulo 232)
TOC Weekly Shonen Sunday #40 (2018):
Keyakizaka46 (Capa)
Aozakura: Bouei Daigakukou Monogatari (Páginas Coloridas de Abertura) (capítulo 101)
01. Detective Conan (capítulo 1018)
02. Komi-san wa Komyushou Desu. (capítulo 156)
03. Maoujou de Oyasumi (capítulo 114)
Be Blues! ~ Ao ni Nare (Página Colorida) (capítulo 345)
04. Gopun Go no Sekai (capítulo 17)
05. Maiko-san chi no Makanai-san (capítulo 81)
06. Switch (capítulo 19)
Hoankan Evans no Uso: Dead or Love (Página Colorida) (capítulo 68)
07. Kimi wa 008 (capítulo 26)
08. Major 2nd (capítulo 151)
09. Amano Megumi wa Suki Darake! (capítulo 136)
10. Soukyuu no Ariadne (capítulo 35)
11. Hatsukoi Zombie (capítulo 139)
12. Souboutei Kowasu Beshi (capítulo 115)
13. Tantei Zeno to Nanatsu no Satsujin Misshitsu (capítulo 36)
14. Tonikaku Kawaii (capítulo 27)
15. Daiku no Hatou (capítulo 62)
16. Memesis (capítulo 25)
17. Shinobi no (capítulo 54)
18. Marry Grave (capítulo 34)
19. K.O.I: King of Idol (capítulo 57)
Birdmen (Mangá Mensal, Nunca é Ranqueado) (capítulo 63)
20. Saike Mata Shite Mo (capítulo 125)
Youkai Giga (Nunca é Ranqueado) (capítulo 66)
Tokaichi Hitoribocchi Noen (Nunca é Ranqueado) (capítulo 35)
Zettai Karen Children (Ausente) (pausado no capítulo 514)
Detective Conan: Zero no Tea Time (Em hiato) (capítulo 14)
Gin no Saji (Em hiato) (pausado no capítulo 127)
Chrono Ma:gia Toki no Shoukanshi to Shiraha no Hanayome (Em hiato) (pausado no capítulo 09)
Arata Kangatari (Em hiato) (pausado no capítulo 232)
Capa da edição #40: Keyakizaka46
As capas dessas edições foram para para membros de dois grupos de idols criados pelo produtor musical Yasushi Akimoto. A edição #39 teve como a capa a jovem Yuuki Yoda, do grupo Nogizaka46 na capa, enquanto a edição #40 teve as meninas do Keyakizaka46. Ou seja, é o produtor musical Yasushi Akimoto (também criador do AKB48) emplacando meninas nas capas da Weekly Shonen Sunday, pra (não) variar. Enfim…
Já as páginas coloridas de abertura da edição #39 foram para Tonikaku Kawaii, que continua vendo acima da média da maioria dos mangás da revista, que costumam ter rendimento bem razoável. Porém, é válido lembrar que não é raro ver Tonikaku pegar posições medianas-baixas na ordem de leitura, mesmo apresentando bons resultados comerciais e estando em situação confortável. Foi o que aconteceu na edição #40, em que pegou apenas o décimo quarto lugar entre os ranqueados.
Página Colorida de Abertura (edição #39): Tonikaku Kawaii
Mais três mangás ganharam página colorida na edição #39. Um deles foi Kimi wa 008, que continua apresentando um desempenho satisfatório na revista, o que faz com que os editores não vejam problema em manter e destacar o mangá. Kimi por ora tem uma vida tranquila a seguir. Lembrete: pegou a sétima posição dos ranqueados da TOC #40, ficando numa posição mais alta que nas duas edições anteriores (décimo quinto lugar na TOC #36, décimo lugar na TOC #37/38)
Outro a ganhar página colorida foi Memesis, que infelizmente não teve a mesma sorte de Kimi wa 008 e acabou ranqueado no bottom na edição #40, abrindo a zona dos cinco últimos. Nas edições seguintes não foi raro ver a obra pegar posições medíocres, mas falarei mais sobre isso nas próximas análises (me cobrem!). O mangá ainda vai sendo mantido mas não são pequenas as chances das coisas ficarem complicadas mais pra frente.
Página Colorida de Abertura (edição #39): Tonikaku Kawaii
E, por fim, o último a ser citado que ganhou páginas coloridas é Maoujou de Oyasumi, que continua com um nível de vendas acima do razoável pros padrões de um gag mangá. A bem da verdade, Maoujou já tem dois anos de publicação, um desempenho comercial estável e baixo risco de cancelamento. Na edição #40, foi ranqueado no terceiro lugar, posição bem elevada pra uma obra que andava em posições mais modestas na ordem de leitura de algumas edições anteriores.
Na edição #39, tivemos o lançamento do 73º capítulo de Yugami-kun ni wa Tomodachi ga Inai. Na edição #40, foi a vez do 63º capítulo de Birdmen. Como ambos são publicados mensalmente em uma revista semanal, eles não são ranqueados. Já Youkai Giga e Tokaichi Hitoribocchi Noen são publicados semanalmente, mas como sempre pegam a penúltima e a última posições na ordem de leitura, nunca são ranqueados.
Página Colorida (edição #39): Kimi wa 008
Na edição #39, Detective Conan ainda estava em hiato, mas retornou na edição #40, pegando o primeiro lugar entre os ranqueados e trocando de lugar com seu spin-off, Zero no Tea Time, que ficou no hiato em seu lugar e só retorna na edição #44. Gin no Saji e Arata Kangatari continuam no hiato e assim estarão nas próximas edições, já aviso que até a edição #44, pelo menos até onde estou sabendo, não surgiu nenhum grande novidade sobre um possível retorno das duas obras, só as informações que já tínhamos. Chrono Ma:gia Toki no Shoukanshi to Shiraha no Hanayome ainda estava em hiato devido as problemas de saúde da autora, mas nas próximas edições acabou cancelado. E sobre RYOKO… esse nem volta mais. Até o removi das TOCs da vez.
Como já citei acima, Detective Conan: Zero no Tea Time acabou entrando em hiato provisório na edição #40 com o retorno do grande pilar que o derivou. Mas ao menos Zero no Tea Time sai de cena com estilo, mantendo seu elevado nível de vendas e com o primeiro lugar entre os ranqueados da edição #39. É como disse no título da minha análise anterior da Weekly Shonen Sunday – Um spin-off de respeito. A segunda posição da TOC #39 foi para Major 2nd, que continua sendo um dos mangás com melhor rendimento comercial da line-up. O anime já saiu de exibição e os resultados não foram significativos, mas isso não deve afetar a estabilidade da continuação de Major. Na TOC #40, Major 2nd foi ranqueado na oitava colocação.
Página Colorida (edição #39): Kimi wa 008
A terceira posição da edição #39 foi para Tantei Zeno to Nanatsu no Satsujin Misshitsu, que apareceu no Top 10 pela terceira vez seguida. Porém, essa boa sequência seria interrompida na edição #40, quando pegou a medíocre décima terceira colocação. Embora não seja uma obra das mais rentáveis, por enquanto Tantei Zeno vai sobrevivendo sem maiores dificuldades. A falta de mangás com níveis elevados de desempenho comercial facilita bastante sua estadia.
Em quarto, quem deu as caras foi Komi-san wa, Komyushou Desu. , atualmente um dos mangás mais promissores da revista. Alguns leitores ficaram na expectativa pra que um anime fosse anunciado na edição #43, quando o mangá ganharia capa… é, não foi dessa vez. Mas pelo menos a obra continua numa ótima fase, seja na opinião dos leitores, seja no desempenho comercial.
Página Colorida (edição #39): Memesis
Se em algumas edições atrás era quase impossível ver Soukyuu no Ariadne pegar posições no Top 10, nas edições mais recentes passou a ser mais difícil vê-lo de fora. Com o quinto lugar na TOC #39 e o décima lugar da TOC #40, Ariadne apareceu no Top 10 por cinco edições seguidas (antes disso, ganhou página colorida na edição #34). Comercialmente falando, o desempenho não é tão elevado, mas o fato de ter um autor famoso por trás e pela boa recepção que a obra tem, dá pra dizer que o mangá não está ameaçado por ora.
Quem também está em fase tranquila é Amano Megumi wa Suki Darake!, que continua com seu bom desempenho. Na edição #39, pegou a sexta posição, se recuperando da edição #37/38, em que pegou seu pior ranqueamento na revista (vigésimo primeiro/penúltimo lugar). Na edição #40, o mangá ficou mais abaixo, em nono, ainda dentro do Top 10, de onde raramente sai.
Página Colorida (edição #39): Maoujou de Oyasumi
A sétima posição da edição #39 foi para Souboutei Kowasu Beshi, que continua em fase estável e sem grandes novidades. Na edição #40, Souboutei foi o décimo segundo colocado. Comercialmente falando, Souboutei ainda vende em média até 100 mil cópias por volume. O oitavo lugar foi pra Saike Mata Shite Mo, que surpreendeu com essa posição altíssima na edição #39. Na edição #40, porém, o mangá despencou e foi o último ranqueado. Mas essa variação em nada afeta a situação de Saike na revista. A obra, que é publicada irregularmente, não vende muito, mas mantém um desempenho satisfatório e o apoio dos editores.
O mangá de basquete Switch continua sendo apoiado pelos editores, pegando posições altas na ordem de leitura e páginas coloridas. Na edição #39, foi ranqueado em nono, enquanto na edição #40, foi o sexto. Na recente edição #45, ele ganhou página colorida dupla. Fica a torcida pra que o mangá, bem-recepcionado em seu início, consiga alcançar o sucesso, o que não será nada fácil, pois a revista parece ter uma dificuldade séria em emplacar obras que ao menos apareçam no Ranking Oricon, mesmo quando a temática é chamativa.
Página Colorida de Abertura (edição #40): Aozakura: Bouei Daigakukou Monogatari
E, após algumas posições baixas-medíocres recentes, Hatsukoi Zombie conseguiu ao menos fechar o Top 10 da edição #39. Na edição #40, porém, já pegou uma posição medíocre (décimo primeiro lugar). Bom, Zombie já está começando a sentir um pouco o peso de seu desenvolvimento arrastado, mas continua sendo apoiado pelo grupo editorial. Ryo Minenami ainda pode dar um fim redondo à obra, desde que comece a protelar cada vez menos com o desenvolvimento da história.
Com seu centésimo capítulo sendo lançado na edição #39, Aozakura: Bouei Daigakukou Monogatari foi ranqueado na décima primeira colocação. Com uma edição de “atraso”, Aozakura recebeu página colorida para comemorar a chegada aos 100 capítulos lançados na edição #40. O mangá não chega a ser um dos destaques da revista e muitas vezes nem recebe muito destaque (raramente ganha páginas coloridas, por exemplo), mas continua sem grandes dificuldades pra se manter. A décima segunda colocação foi para o mangá de futebol veterano Be Blues! ~ Ao ni Nare, que continua variando suas posições mas aparecendo com mais frequência no meio da ordem de leitura. Be Blues!, tal como Aozakura, ganhou página colorida na edição #40.
Página Colorida de Abertura (edição #40): Aozakura: Bouei Daigakukou Monogatari
E, como é de praxe, Maiko-san chi no Makanai-san continua variando muito suas posições. Da edição #36 pra #37/38 já tinha saído do bottom pro oitavo lugar. No caso, do medíocre décimo terceiro lugar da edição #39, foi pro ótimo quinto lugar da edição #40. O ponto positivo de Maiko-san é que é uma das poucas obras com desempenho comercial acima do razoável pros padrões da revista (ou seja, é um dos não muitos mangás do plantel que dá as caras no Ranking Oricon). A décima quarta colocação da edição #39 foi para o novato Gopun Go no Sekai, que acabou dando o pulo do gato na edição #40 e ficou em quarto. Gopun Go ainda briga por mais espaço na revista. Não será fácil, mas as possibilidades disso acontecer também não chegam a ser pequenas.
De nada adianta K.O.I: King of Idol ter saído do bottom na edição #39, se ele já foi cancelado na edição #44. Há tempos King of Idol perdeu destaque, páginas coloridas, posições boas na ordem de leitura… o mangá não tinha mais apoio editorial devido ao seu desempenho baixo, que não foi melhorando. Em suma: King of Idol não fez sucesso e acaba sendo mais uma batida na trave do autor na tentativa de emplacar uma nova obra. Quem ainda não rodou mas precisa abrir o olho é Daiku no Hatou, que abriu o bottom da vez na décima sexta posição. A obra não só tem pegado muitas posições medíocres-baixas, como também não tem apresentado bom desempenho comercial. A obra conseguiu se manter por um ano e meio desde o seu lançamento, mas dificilmente se manterá por um prazo muito longo.
Página Colorida (edição #40): Be Blues! ~ Ao ni Nare
Nessa edição #39, outra vez vemos o mangá de faroeste Hoankan Evans no Uso: Dead or Love aparecer no bottom, assim como na edição anterior (#37/38). Hoankan Evans trata-se de uma obra com apoio editorial, que não chega a ter um nível de vendas considerável, mas vai agradando os leitores e os editores até onde dá. Na edição #40, Hoankan Evans ganhou página colorida. E vemos também o veterano Zettai Karen Children continuar sua reta final sem muitas novidades. Isto é, ele ficou com a décima oitava posição – não é surpreendente ver Zettai dar as caras no bottom. Também não é surpresa vê-lo se ausentar das edições – e é exatamente o que aconteceu na edição #40 (o mangá retornaria na edição #41).
A décima nona colocação foi para Shinobi no, que acabaria cancelado na edição #43 (como eu tô atrasado, hein?). A saída de Shinobi no da Weekly Shonen Sunday se mostrou bem melancólica, digamos assim. Vendas baixas, apoio de autores veteranos não surtindo efeito, autor reclamando de baixo destaque pro mangá na capa, dificuldades em sair do bottom (inclusive, foi o décimo sétimo colocado da edição #40)… boa sorte ao autor em sua próxima empreitada, porque pros editores Shinobi no já é página virada. E depois de duas posições seguidas no Top 10, Marry Grave acabou chafurdando no bottom nas edições #39 e #40, em que pegou o vigésimo (último) e décimo oitavo lugares, respectivamente. Marry Grave é mais uma obra com desempenho satisfatório que vai conseguindo aguentar o tranco por ora.
Página Colorida (edição #40): Honkan Evans no Uso: Dead or Love
SITUAÇÕES DOS MANGÁS
– Grande Pilar: Detective Conan (em hiato)
– Pilar: Major 2nd
– Muito Seguros: Gin no Saji (em hiato), Komi-san wa、Komyushou Desu。, Souboutei Kowasu Beshi
– Seguros e Estáveis: Amano Megumi wa Suki Darake!, Aozakura – Bouei Daigakkou Monogatari, Be Blues! – Ao ni Nare, Birdmen (mensal), Hatsukoi Zombie, Hoankan Evans no Uso 〜Dead or Love〜, Kimi wa 008, Maiko-san chi no Makanai-san, Maoujou de Oyasumi, Saike Mata Shite Mo, Tonikaku Kawwaii, Yugami-kun ni wa Tomodachi ga Inai (mensal), Zettai Karen Children (em seu arco final)
– Estabilização Provisória: Daiku no Hatou, Tantei Zeno to Nanatsu no Satsujin Misshitsu, Sokyuu no Ariadne, Youkai Giga, Tokachi Hitoribocchi Nouen, Marry Grave, Memesis
– Em Busca de Estabilização: Switch, Gopun Go no Sekai
– Cancelados: Chrono Ma:Gia, K・O・I – King of Idol, Shinobi no
– Não São Mais Lançados: Arata Kangatari (em hiato), Ryoko (em hiato)
Bem, galera, depois de praticamente um mês em hiato, enfim estou de volta. E ssa foi a análise das edições #39 e #40 da Weekly Shonen Sunday.
Até a próxima!