E vamos continuando o retorno…
escrito por Diego Felipe
É, pessoal, devido a problemas com meu notebook, outro tipo de análise que acabou atrasando foi as análises da Weekly Shonen Magazine. Mas agora que o problema foi resolvido, trago aqui uma análise que tentará refrescar um pouco a memória do público. Esta análise estará cheia de detalhes comerciais e específicos, mas passarei a ser mais sucinto nas próximas análises (que não demorarão a sair, garanto). Bom, sem mais delongas, eis os índices dessas edições.
TOC Weekly Shonen Magazine #38 (2018):
Mizuki Yamashita (Capa Física)
Orient (Páginas Coloridas de Abertura) (capítulo 12)
01. DAYS (capítulo 260)
02. Domestic na Kanojo (capítulo 198)
03. Daiya no Ace – Act II (capítulo 135)
04. Bakemonogatari (capítulo 20)
05. Nanatsu no Taizai (capítulo 278)
Yoru ni Naru to Boku wa (Pré-Rank, Página Colorida) (capítulo 07)
06. Eden’s Zero (capítulo 08)
07. Gotoubun no Hanayome (capítulo 50)
08. Seitokai Yakuindomo (capítulos 484 e 485)
09. Senryuu Shoujo (capítulos 93 e 94)
10. Danshi Koukokousei wo Yashinaitai Onee-san no Hanashi (capítulos 39 e 40)
11. Mako-san wa Shindemo Jiritsu Shinai (capítulos 52 e 53)
Blue Lock (Pré-Rank) (capítulo 03)
12. Tokyo Revengers (capítulo 75)
13. This Man (capítulo 15)
14. Kanojo, Okarishimasu (capítulo 55)
15. En En no Shoboutai (capítulo 139)
16. Runway de Waratte (capítulo 60)
17. Hitman (capítulo 09)
18. Fumetsu no Anata e (capítulo 76)
19. Kishuku Gakkou no Juliet (capítulo 69)
20. Ahiru no Sora (capítulo 593)
Hajime no Ippo (Ausente) (pausado no capítulo 1232)
TOC Weekly Shonen Magazine #39 (2018):
Shiori Satou (Capa Física)
Hajime no Ippo (Página Colorida de Abertura) (capítulo 1233)
01. Bakemonogatari (capítulo 21)
02. Kanojo, Okarishimasu (capítulo 56)
Kishuku Gakkou no Juliet (Página Colorida) (capítulo 70)
03. DAYS (capítulo 261)
04. Domestic na Kanojo (capítulo 199)
05. Mako-san wa Shindemo Jiritsu Shinai (capítulo 54)
Star Line (One-shot de Hikaru Katsuki – autor de Baby Steps, Página Colorida, 41 p.)
Blue Lock (Pré-Rank) (capítulo 04)
06. Eden’s Zero (capítulo 09)
07. Tokyo Revengers (capítulo 76)
08. Hitman (capítulo 10)
09. Gotoubun no Hanayome (capítulo 51)
10. Runway de Waratte (capítulo 61)
11. En En no Shoboutai (capítulo 140)
12. Orient (capítulo 13)
13. Seitokai Yakuindomo (capítulo 486)
14. This Man (capítulo 16)
15. Daiya no Ace – Act II (capítulo 136)
16. Yoru ni Naru to Boku wa (capítulo 08)
17. Nanatsu no Taizai (capítulo 279)
18. Danshi Koukokousei wo Yashinaitai Onee-san no Hanashi (capítulos 41 e 42)
Ahiru no Sora (Ausente) (pausado no capítulo 593)
Senryuu Shoujo (Ausente) (pausado no capítulo 94)
Fumetsu no Anata e (Ausente) (pausado no capítulo 76)
Weekly Shounen Magazine #40 (2018):
– Capa: Rena Takeda
– Páginas Coloridas de Abertura: Domestic na Kanojo
– Página Colorida: Hitman
Capa (edição #39): Shiori Satou
A capa física da edição #38 foi para Mizuki Yamashita, da 3ª geração do grupo Nogizaka46. Ela já tinha sido capa de algumas edições da Weekly Shonen Sunday desse ano. Já a capa física da edição #39, por sua vez, foi para Shiori Satou, do time B do grupo AKB48. Parece que é a primeira vez que ela estampa uma das capas da Weekly Shonen Magazine. As páginas coloridas de abertura da edição #38 foram para o novato Orient, que conseguiu achar rapidamente seu lugar ao sol no plantel. Seu primeiro volume já deve ter vendido pelo menos 80-85 mil cópias. Não chega a ser uma marca espetacular por enquanto, mas é mais do que suficiente para que a obra se mantenha por muitos anos na revista, se assim a autora quiser. E as coisas podem ficar ainda melhores se as vendas aumentarem nos próximos volumes. Em tempo: Orient pegou a medíocre 12ª posição na edição #39.
Outro a ganhar página colorida foi o novato Yoru ni Naru to Boku wa, que estava em seu sétimo capítulo na edição #38 e foi ranqueado pela primeira vez na edição #39, dando as caras no bottom ao pegar a décima sexta colocação. E o quase trintão Hajime no Ippo esteve ausente na edição #38 mas voltou com tudo na edição #39, recebendo as páginas coloridas de abertura. De quebra, seu 122º volume conseguiu vender 101.186 cópias em quase três semanas, desempenho muito bom para uma obra que lida com o desgaste de três décadas de publicação.
E o primeiro entre os ranqueados da edição #38 foi o mangá de futebol DAYS, que continua em boa fase. A recepção da obra continua sendo boa o bastante para que ela se mantenha pelo tempo que o autor quiser. E comercialmente falando as coisas também continuam tranquilas. Seu 29º volume vendeu 111.644 cópias nas primeiras três semanas de lançamento. Na edição #39, o mangá continuou em uma posição altíssima, sendo ranqueado na terceira colocação.
Página Colorida de Abertura (edição #38): Orient
Perto da marca de duzentos capítulos publicados, Domestic na Kanojo, que terá uma adaptação em anime (notícia velha!) pegou ótimos ranqueamentos nessas edições #38 e #39, pegando o segundo e o quarto lugar, respectivamente. O rendimento comercial é um pouco acima do razoável e fica a torcida para que tal rendimento aumente com essa adaptação (embora o histórico recente de animes da Weekly Shonen Magazine não seja otimista, vide Tsurezure Children, Yamada-kun to 7-nin no Majo e Fuuka).
O mangá de beisebol Daiya no Ace – Act II pegou a terceira posição na edição #38, mas despencou na edição #39, ficando na décima quinta posição, dentro do bottom. Mas essas variações (que não chegam a ser necessariamente raras) não afetam a estabilidade de Daiya, que continua sendo uma das obras de maior destaque da revista e a apresentar um bom rendimento. Nas três primeiras semanas de lançamento, seu 13º volume vendeu 219.337 cópias (nas semanas seguintes, provavelmente vendeu por volta de mais 35 mil cópias).
E a quarta colocação da TOC #38 foi para Bakemonogatari… é, pessoal, a adaptação em mangá dessa franquia, que existe desde 2005 e ainda faz um sucesso enorme, continua deixando os editores muito felizes, pois comercialmente falando o mangá se sai muito bem: o 2º volume vendeu 139.547 cópias em três semanas de agosto. De setembro pra cá, esse mesmo volume deve ter vendido mais 40 mil cópias. E na edição #39, pra ficar bonito, o mangá ainda foi ranqueado no primeiro lugar.
Página Colorida (edição #38): Yoru ni Naru to Boku wa
O grande pilar Nanatsu no Taizai, cada vez mais perto da marca de 300 capítulos lançados, foi o quinto colocado da edição #38. Não é tão comum vermos Nanatsu fora do Top 10, mas isso também não é raro. É o caso da edição #39, em que Nanatsu pegou a décima sétima e penúltima posição entre os ranqueados. Mas a fase de Nanatsu continua ótima e assim deve se manter por um bom tempo, até que o mangá seja finalizado.
Quem ficou ranqueado na sexta posição tanto na TOC #38 quanto na TOC #39 foi Eden’s Zero (que, aliás, passou a ser ranqueado a partir da edição #38). O novo mangá de Hiro Mashima recebeu muita divulgação e os editores tem muita confiança no sucesso do mangá. E, ainda que não seja um desempenho extraordinário, tanta divulgação valeu a pena: o primeiro volume vendeu 96.723 cópias em pouco menos de um mês de lançamento e deve conseguir vender pelo menos mais 20 mil cópias no segundo mês. Se as vendas do segundo volume aumentarem, a situação ficará ainda melhor para Eden’s Zero.
A sétima colocação da edição #38 foi para um dos novatos mais promissores lançados recentemente: Gotoubun no Hanayome. A obra é um sucesso de crítica e de vendas de volumes (seu 6º volume vendeu 82.379 cópias em menos de duas semanas e já deve ter passado das 100 mil cópias). Gotoubun, de quebra, já tem anime anunciado e maiores detalhes desse anime serão revelados nos próximos dias.
Página Colorida (edição #38): Yoru ni Naru to Boku wa
E quatro mangás de comédia foram ranqueados seguidamente e cada um com dois capítulos sendo lançados nessa edição: Seitokai Yakuindomo (oitavo), Senryuu Shoujo (nono), Danshi Koukokousei wo Yashinaitai Onee-san no Hanashi (décimo) e Mako-san wa Shindemo Jiritsu Shinai (décimo primeiro). Seitokai (que ficou com o 13º lugar da edição #39, na porta do bottom) é o mais velho dos citados, tendo mais de 10 anos de lançamento e estando pertinho da marca de 500 capítulos lançados. Embora não receba muito destaque por parte dos editores, ainda mantém um bom rendimento comercial.
Senryuu Shoujo, que ficou de fora da TOC #39, já tem dois anos de publicação e está perto da marca de 100 capítulos lançados. A obra pega posições medíocres-baixas na ordem de leitura com frequência e seu desempenho comercial é razoável (seu 6º volume vendeu 29.931 cópias em duas semanas até o meio de setembro – atualmente já deve ter chegado a 45 mil cópias vendidas). A médio prazo a obra pode se manter mas a longo prazo não será fácil garantir sua manutenção.
Fechando o Top 10, Danshi Koukokousei (que pegou o décimo oitavo/último lugar da edição #39) vendeu 37.388 cópias de seu primeiro volume em duas semanas no mês de agosto. De lá pra cá, esse mesmo primeiro volume deve ter alcançando a marca de 60 mil cópias vendidas. O desempenho é bom para um gag mangá curto, mas fica a torcida pra que o segundo volume apresente uma melhora rendimento. E Mako-san (que foi o quinto colocado na TOC #39), dos citados, é o mangá com rendimento menos expressivo, dificilmente conseguindo dar as caras no Ranking Oricon. A recepção é positiva e os editores veem a obra com dois olhos. Mas a permanência da obra não está garantida nem mesmo a médio prazo.
Página Colorida de Abertura (edição #39): Hajime no Ippo
Obra que costuma dar mais as caras no Top 10 do que em posições medíocres ou no bottom, Tokyo Revengers acabou pegando uma posição medíocre na edição #38 (décimo segundo lugar) mas voltou ao Top 10 na edição seguinte (sétimo lugar). Revengers a princípio tinha um desempenho comercial tímido mas aos poucos começou até mesmo a dar as caras no Ranking Oricon, apresentando uma média de vendas entre 45-55 mil cópias. O oitavo volume de Tokyo Revengers, aliás, vendeu 33.075 cópias em duas semanas no meio de setembro (atualmente a marca de vendas desse volume deve estar na marca das 60 mil cópias).
E o novato This Man continua não desfrutando da melhor fase possível: pegou a medíocre décima terceira posição na edição #38 e foi pra décimo quarto na edição #39, abrindo o bottom. A recepção não é fraca, mas não inspira a confiança dos editores para fazer uma divulgação mais ampla. A estabilização da obra dependerá de seu rendimento comercial. Se conseguir a mesma façanha que Tokyo Revengers, as chances de se firmar aumentam.
Uma das obras que mais costuma variar de posição na ordem de leitura é Kanojo, Okarishimasu. E o que se viu nas edições #38 e #39 é um claro exemplo disso. A obra da medíocre décima quarta posição para a elevadíssima segunda colocação. Antes era mais comum vermos Okarishimasu pegar posições boas-medíocres, sendo relativamente preterida por outras obras relativamente mais rentáveis. Mas o importante é que Okarishimasu conseguiu se firmar e está em situação segura a longo prazo, principalmente quando seu nível de vendas sofreu uma melhora. Seu 6º volume vendeu 52.968 cópias em duas semanas no meio de setembro. De lá pra cá, esse volume deve ter vendido entre 75-80 mil cópias. Dá tempo para que a obra seja desenvolvida da forma como o autor preferir.
Página Colorida (edição #39): Kishuku Gakkou no Juliet
Na porta do bottom da edição #38, quem deu as caras foi En En no Shouboutai, na décima quinta colocação. É comum ver En En variar suas posições e pegar ranqueamentos medíocres-baixos. Na edição #39, o mangá até subiu um pouco mais, ficando na décima primeira posição. Receptivamente falando, En En continua na mesma, sem riscos de cancelamento. E comercialmente falando, o desempenho de En En está estagnado, mas agrada as pretensões editoriais. Seu 14º volume, por exemplo, vendeu 51.029 cópias em quase duas semanas (isso em agosto). Nesse mês de outubro eu chutaria que esse mesmo volume já vendeu pelo menos umas 80 mil cópias.
Quem abre o bottom da edição #38 sendo o décimo sexto ranqueado é Runway de Waratte, mangá que não chega a ser um sucessão, mas que está longe de ser um fracasso também. A obra achou um espaço na line-up e vai se mantendo com um desempenho comercial satisfatório e uma boa recepção dos leitores. E, se não tivermos nenhuma surpresa, Waratte deve permanecer assim por mais um bom tempo. Na edição #39, a obra deu uma subidinha e conseguiu beliscar o Top 10 dos ranqueados, pegando justamente o décimo lugar.
O décimo sétimo lugar da edição #38 foi para Hitman, novo mangá de Kouji Seo (autor de Fuuka, Suzuka e Kimi ni Iru Machi). O primeiro volume ainda está pra ser lançado. Enquanto isso o mangá vai pegando posições razoáveis na ordem de leitura, não chegando a pegar posições muito elevadas. Porém, os editores parecem estar confiantes em ver a obra se estabilizar na revista por um bom tempo, pois estão dando páginas coloridas com frequência. Inclusive, Hitman ganhou página colorida na edição #40. Mas não sem antes ser ranqueado no oitavo lugar da edição #39.
Página Colorida (edição #39): Star Line (One-shot)
Na décima oitava posição da edição #38, quem deu as caras foi Fumetsu no Anata e, que vira e mexe aparece no bottom ou em posições medíocres. O rendimento da obra continua satisfatório, levando em conta que seu oitavo volume vendeu 35.566 cópias em pouco menos de duas semanas (isso no mês de setembro). Atualmente deve ter vendido entre 55-60 mil cópias. Não é uma quantidade extraordinária e, se não me engano, esse rendimento já foi um pouco maior. Mesmo assim, por ora o mangá está em situação estável, sem riscos de cancelamento. Na edição #39, Fumetsu esteve ausente.
A décima nona colocação da TOC #38 foi pra Kishuku Gakkou no Juliet… a análise é de uma edição lançada em agosto e agora estamos em outubro, com o anime de Juliet já tendo estreado. Fica a torcida para que o rendimento desse anime seja positivo, embora isso tenha se mostrado uma complicação para muitas das adaptações recentes de mangás da Weekly Shounen Magazine (vide Fuuka). Pelo menos seu desempenho comercial é bom: seu 9º volume vendeu 59.264 cópias em menos de duas semanas – a essa altura já deve ter vendido pelo menos 80 mil cópias no total. Na edição #39, Kishuku Gakkou no Juliet ganhou página colorida.
Quem pegou o vigésimo e último lugar entre os ranqueados da edição #38 foi o veterano mangá de basquete Ahiru no Sora. Não é raro ver Ahiru aparecer no bottom ou mesmo sendo ranqueado em último lugar nas edições da Weekly Shonen Magazine. Mas, felizmente, isso não significa que a obra esteja em risco. Ahiru ainda vende bem e está em situação bem confortável e, em breve, deve chegar ao seu 600º capítulo. Porém, vale lembrar que Ahiru esteve ausente na edição #39. E também vale lembrar que, de março pra cá, não surgiu nenhuma novidade sobre a adaptação em anime anunciada no fim de fevereiro.
SITUAÇÕES DOS MANGÁS
– Pilares: Daiya no Ace – Act II, Nanatsu no Taizai
– Seguros (Em Boa-Ótima Fase): Ahiru no Sora, Bakemonogatari, DAYS, Eden’s Zero, En En no Shouboutai, Gotoubun no Hanayome, Hajime no Ippo, Kishuku Gakkou no Juliet
– Seguros (Em Fase Razoável-Boa): Danshi Koukousei wo Yashinaitai Onee-san no Hanashi, Domestic na Kanojo, Fumetsu no Anata e, Kanojo、Okarishimasu, Orient, Real Account, Runway de Waratte, Seitokai Yakuindomo, Senryuu Shoujo, Tokyo Revengers
– Em Busca de Estabilização: This Man, Yoru ni Naru to Boku Wa
–Risco Moderado de Cancelamento: Mako-san wa Shindemo Jiritsu Shinai
Bem, pessoal, assim encerro a análise das edições #38 e #39 da Weekly Shonen Magazine.
Até a próxima!