Este é o “Kimaritê” de Hinomaru!
Entre “Haritês” e “Hikakês”, eu não irei lançar uma análise temática sobre Hinomaru Zumou, mas mesmo assim irei comentar por completo essa TOC muito interessante, no qual tivemos depois de meses a primeira classificação de Hunter x Hunter e várias outras curiosidades, principalmente sobre os mangás presentes na Jump Festa e também sobre a situação ótima e terrível de Boku no Hero Academia. Por isso, sem mais delongas, vamos ver a TOC:
Weekly Shounen Jump #44 (01/10/2018)
Hinomaru Zumou c211 (Capa e Página Colorida de Abertura)
01 – Kimetsu no Yaiba c128
02 – One Piece c919
Act-Age c35 (Página Colorida)
03 – Yakusoku no Neverland c105
04 – Jujutsu Kaisen c29
Mist no Kaibouroku (Página Colorida, Quinto Participante da Golden Future Cup)
05 – Boku no Hero Academia c200 (11 páginas)
Black Clover c175 (Página Colorida)
06 – Boku-tachi wa Benkyou ga Dekinai c81
07 – Hunter x Hunter c382
Shishunki Renaissance! David-kun c03 (15 páginas)
08 – Dr. Stone c76
09 – Haikyuu!! c320
10 – Yuragi-sou no Yuuna-san c129
11 – Shokugeki no Souma c281
12 – Alice to Taiyou c13
13 – Sougou Jikan Jigyou Gaisha Daihyou Torishimariyaku Shachou Senzoku Hishou Tanaka Seiji c14
Jimoto ga Japan c03 (19 páginas)
Ausentes: Boruto c28 (Mensal), World Trigger c165 (Hiato)
Prévia Weekly Shonen Jump# 45
Capa e Página Colorida de Abertura: Dr. Stone
Pagina Colorida: Act-Age, Smart Debu (One-shot de Takeshi Uchiyama), Purin Purin Yoshida no Karei Naru Jinsei (One-shot de Joukei Andou) e Matagi to Gakusei (One-shot de Kennosuke Nagata)
Página Colorida de Abertura – Hinomaru Zumou
Começanndo pelos mangás não ranqueados, tivemos Hinomaru Zumou recebendo sua merecida capa e página colorida de abertura: Para uma série que chegou a ter umas das melhores médias da revistas, e ainda por cima, se tornou uma das pouquíssimas séries a estrear na primeira colocação (Sim, Hinomaru Zumou carrega tal grandioso feito), os editores desistiram do mangá, e até mesmo quando o seu anime está para estrear, os editores não estão mais apostando na série. É estranho, mas Hinomaru Zumou tinha um destaque muito maior no seu primeiro ano de vida, que agora, preste a ganhar o seu tão esperado anime. Também tivemos nessa edição: Páginas coloridas para Act-Age, Black Clover e Mist no Kaibouroku (One Shot). Lembrando que as novas séries serão classificadas a partir do oitavo capítulo – Porém, irei atualizar sobre a situação prévia delas nos capítulos 4, 5 e 7, como prometi nas primeiras impressões.
Em primeiro lugar tivemos Kimetsu no Yaiba que retornou a primeira colocação após várias semanas variando de colocação, mas nunca chegando a pegar a medalha de ouro. Como eu já disse nas semanas anteriores, a série está esperando estrear o seu anime em abril, por isso não veremos grandes mudanças nas posições do mangá – Talvez em março veremos o destaque sobre a série aumentar esponencialmente à chegada da data do anime -. Lembrando que Kimetsu no Yaiba estará presente na Jump Festa que acontece em dezembro, por isso podemos ter mais notícias sobre o seu anime. Em segundo lugar tivemos ONE PIECE que se encontra em sua situação normal na revista, dominando todos os outros mangás e podendo fazer suas pausas quando bem quiser e entender.
Página Colorida – Hinomaru Zumou
Em terceiro lugar tivemos Yakusoku no Neverland que estreará seu anime em janeiro – Todos sabem que as temporadas perfeitas são abril ou outubro, contudo, para uma série de grande porte como Neverland, pode muito bem acabar dando certo mesmo sendo lançada na temporada de inverno. Lembrando que seu anime vai cobrir TODO arco que os orfãos planejam a fuga do orfanato (não digo mais nenhuma informação para evitar spoilers para aqueles que ainda não leram Yakusoku no Neverland), por isso eu acredito que veremos o anime durando, no máximo, 13 episódios, tendo os 13 episódios seguintes (cobrindo o arco sucessivo) somente em 2020 ou, se tivermos sorte, em Outubro de 2019, dependendo muito de quanto próximo Yakusoku no Neverland está para terminar. A Shueisha com certeza não quer ver o mangá terminando em 2019 e o anime somente em 2021 ou 2022, o encerramento de ambos devem estar mais próximo possível. Em quarto lugar tivemos Jujutsu Kaisen que continua entre os cinco primeiros colocados. O mangá continuará nessas altas colocações, por no minimo, 1 ano.
Em quinto lugar tivemos Boku no Hero Academia, que continua tendo cada vez menos páginas (e por causa disso, os editores voltaram a classificar melhor a série – seria realmente terrível o mangá estar entre os últimos colocados e ainda por cima com 11 ou 13 páginas -. É uma decisão inteligente por parte dos editores). O motivo pelo qual a série está tendo suas páginas reduzidas, provavelmente é a saúde frágil do autor, que ano passado já tinha realizado algumas pausas surpresas para se recuperar de problemas na saúde. Pelo menos, Kohei Horikoshi parece ser experiente o suficiente ao ponto de conseguir criar um bom capítulo com tão poucas páginas. Essa semana Boku no Hero Academia trouxe outras duas boas notícias: sua quarta temporada acabou sendo confirmada, para a alegria geral da população mundial e o seu anime, mesmo estreando em quarta-feira, conseguiu alcançar quase 1 milhão de doláres (275 mil bilhetes vendidos) nos Estados Unidos. Boku no Hero Academia é um sucesso mundial! Em sexto lugar tivemos Boku-tachi wa Benkyou ga Dekinai, que também vai estar presente na Jump Festa, por isso podemos ter novidades sobre o seu anime.
Em sétimo lugar tivemos Hunter x Hunter, que deve continuar nessa zona intermediária, pegando nos capítulos extremamentes importantes, uma quinta ou quarta colocação, e naqueles realmente insignificantes, as últimas colocações. Lembrando que a série, em outubro, vai lançar o seu mais novo volume, por isso, é muito provável que dessa vez, Hunter x Hunter dure de novo 10 capítulos, para assim mais um volume ser completado (que pode ser lançado um mês depois que a série retornar para o hiato ou imediatamente depois que ela retornar do próximo hiato, e sim, estou já considerando que a série vai com certeza retornar ao hiato). Acredito que veremos a série pelos próximos anos variando de períodos de atividade (1o semanas) com período de pausa (vários meses), como já vem acontecendo atualmente. A situação não deve mudar. Em oitavo lugar tivemos Dr.Stone que na próxima semana irá receber capa e página colorida, mas NÃO TERÁ um anúncio importante, como algumas pessoas chegaram a especular. A série não estará presente na Jump Festa, e é muito provável que seu anime seja anunciado somente em fevereiro, quando a série completar 2 anos.
Em nono lugar tivemos Haikyuu!!, que no seu mais novo volume (com lançamento para outubbro), revelou que a série tem 31 MILHÕES de cópias em circulação no Japão, um pouco menos de 1 milhão de cópias por volume (sendo que a série vai lançar o seu trigésimo quarto volume). Haikyuu!! já se encontra no Hall da Fama dos mangás, se tornou um dos mangás de esporte mais importante da história e talvez o mais importante dos anos 2010-2019 (se em 2019 não estrear um novo mangá do gênero que acabe mudando a situação). Talvez nesse gênero temos só um mangá de esporte que pode contestar a soberania de Haikyuu!!: O nosso querido Kuroko no Basket. Haikyuu!! vai estar presente na Jump Festa com uma OVA especial, mas pode trazer novas notícias sobre uma possível quarta temporada. Em décimo lugar tivemos Yuragi-Sou no Yuuna-San que continua em uma zona de perigo, e para mim será cancelado em 2019, mas esse ainda, parece estar a salvo da foice dos editores. Atualmente os editores não tem nenhum motivo para cancelar a série: Tem duas séries em um estado pior (Alice no Taiyou e Tanaka Seiji) e ainda por cima tem uma vaga (ou duas vagas) que continuaram em aberto da última leva. Yuragi-Sou no Yuuna-San, por enquanto, está a salvo.
Página Colorida – Mist no KaibourokuQuinto One Shot da GFC.
Em décimo primeiro lugar tivemos Shokugeki no Souma que começa a estar mais constantemente entre os últimos colocados, e sabemos como isso é preocupante: Os editores devem estar pressionando MUITO a dupla para que terminem a série. Existe uma possibilidade da série ser cancelada na próxima leva? Existe, eu diria de 5% (baixas, mas existente), e não acredito que irá acontecer, aliás, acredito que a série chegará ao seu fim no segundo semestre de 2019 ou no primeiro semestre de 2020 (um encerramento natural), como já comentei nas semanas passadas, porém, os editores querem deixar isso muito claro, que caso encontrem novatos promissores nas próximas levas (entre dois a três novatos promissores), podem se sentirem obrigados a cancelar algum veterano, e os dois mangás veteranos que estão correndo risco são: Yuragi-Sou e Shokugeki no Souma, respectivamente. Essas suas posições são mais um alerta para os autores, que por mais que a série esteja segura agora, dependendo de quantos novatos promissores encontram ou mesmo de quanto bem ou mal será recepcionado o anime das próximas séries, Shokugeki no Souma pode acabar sendo cancelado, caso os autores não planejam terminar a série em até o primeiro semestre de 2020. O que sustenta Shokugeki no Souma na revista é mais suas ÓTIMAS VENDAS, mas quanto mais novas séries promissoras chegam, menos isto se torna importante.
Em penúltimo lugar tivemos Alice no Taiyou e Tanaka Seiji que devem ser cancelados na próxima leva – Lembrando que a última leva encerrou 4 mangás (Noah Notes, Momiji, Kisetsu e Gintama) e estreou somente 3 (David-Kun, Jimoto ga Japan e Hunter). Lembrando que existe uma possibilidade que Hunter x Hunter não ocupou nenhuma vaga realmente, como já aconteceu nos anos precedentes (é sempre muito variável se Hunter entra no lugar de alguma série ou não), por isso talvez temos DUAS vagas em aberto, mas como Hunter x Hunter – De qualquer modo Hunter x Hunter deve ir embora muito em breve, já na próxima leva, por isso esse detalhe pode não fazer nenhuma diferença. A verdade é que essa última leva lançada pelos editores acabou sendo tão confusa e sem sentido (nem sabemos se realmente esses dois novatos contam como UM MANGÁ, o substituito de Gintama ou mesmo como dois mangás) que não sabemos quantas vagas realmente estão em aberto para a próxima leva ou não. Com certeza a próxima leva irá re-equilibrar a revista.
Página Colorida – Black Clover
Cadê a análise de Jimoto Ga Japan? Então, meus amigos, pretendo lançá-la nesse domingo ou segunda. O motivo do atraso é muito simples: O público do podcast só está aumentando (enquanto a primeira impressão de David-Kun não teve a recepção esperada). Por isso, para manter o Podcast em destaque, decidi adiar o lançamento das primeiras impressões de Jimoto ga Japan, de quase uma semana. Lançar imediatamente as primeiras impressões de Jimoto ga Japan poderia “sobrecarregar” o site de conteúdo, seriam 4 análises (contando essa da TOC) em somente 5 dias.
Agradeço ao Lyn pelas Páginas Coloridas das Séries!