“Quanto tempo ainda irá durar?”
Essa semana decidi me questionar sobre quanto tempo irá durar cada mangá presente na revista. Por isso, além de comentar as posições de cada série, essa semana tentei dar uma previsão de quanto cada mangá irá restar na revista (todas baseadas na situação atual das séries). Alguns acabaram sendo fáceis de prever, por causa das declarações dos autores, outros foram bem complicados, pois podem acabar no próximo arco, como também podem durar ainda por vários anos. Deste modo, sem mais delongas, vamos ver essa TOC e depois ler minha análise detalhada de quanto tempo ainda irá durar cada mangá da Weekly Shonen Jump:
Weekly Shounen Jump #43 (22/09/2018)
Jujutsu Kaisen c28 (Capa e Página Colorida de Abertura)
01 – One Piece c918
02 – Yakusoku no Neverland c104
Hunter x Hunter c381 (Página Colorida, Retornando do Hiato)
03 – Kimetsu no Yaiba c127
04 – Act-Age c34
Jimoto ga Japan c02 (Página Colorida, 23 páginas)
05 – Dr. Stone c75
06 – Hinomaru Zumou c210
Shishunki Renaissance David-kun c02 (Página Colorida)
07 – Boku no Hero Academia c199
Boruto c27 (Série Mensal, 41 páginas)
08 – Haikyuu!! c319
09 – Black Clover c174
10 – Yuragi-sou no Yuuna-san c128
11 – Shokugeki no Souma c280
12 – Boku-tachi wa Benkyou ga Dekinai c80
13 – Alice to Taiyou c12
14 – Sougo Jikan Jigyou Gaisha Daihyou Torishimariyaku Shachou Senzoku Hishou Tanaka Seiji c13
Ausentes: World Trigger c165 (Hiato)
Prévia da Weekly Shonen Jump #44:
Capa, Página Colorida de Abertura: Hinomaru Zumou (Estréia do Anime)
Página Colorida: Black Clover, Act-Age, Mist no Kaibou-roku (Gold Future Cup #5)
Página Colorida de Abertura: Jujutsu Kaisen
Começando pelos mangás não ranqueados, tivemos como capa e página colorida de abertura Jujutsu Kaisen que recebeu sua primeira capa após a sua estreia. A série está sendo um grandíssimo sucesso e tem potencial de se tornar um dos principais mangás da revista. Também tivemos como página colorida as duas séries novas, Jimoto ga Japan e Shishunki Renaissance David-Kun que estão tentando se estabelecer na revista. Tivemos um capítulo novo de BORUTO, que não recebeu página colorida, e por fim também tivemos o grandioso retorno de Hunter x Hunter, que deve restar na revista pelas próximas 10 semanas.
Em primeiro lugar tivemos ONE PIECE, que continua desenvolvendo seu arco de Wano. Lembrando que o mangá encontra em seus anos finais, podendo ter mais 5 à 7 anos de vida. Esse arco de Wano pode ser justamente o antepenúltimo da saga (se considerarmos que o último arco vá durar no MINIMO 3 anos), por isso mesmo que por enquanto esse arco pareça ser somente “mais um” no meio de tantos arcos que ONE PIECE já lançou nos seus longos 20 anos de história, existe uma possibilidade real que Wano acabe se tornando um dos arcos mais importantes e definitivos da história da série. Se Impel Down acabou sendo essencial para Marineford, Wano pode acabar sendo tão importante quanto para a definição do último arco da série. Devemos começar a ter uma noção da importância de Wano quando o arco chegar em sua metade.
Em segundo lugar tivemos Yakusoku no Neverland, que como comentei na semana passada, está no seu último arco, mas pode conseguir ainda durar mais 2 anos, alcançando a marca de 20 volumes, PORÉM também pode simplesmente terminar entre os volumes 15 e 16 – as duas apostas tem bases lógicas e podem utilizar declarações da autora -. Dependerá do ritmo que Yakusoku no Neverland terá nos próximos capítulos (atualmente podemos considerar que a série está avançando rapidamente, mas pode ser um uma sequência rápida de capítulos e depois dessa sequência retornar para seu ritmo mais lento). Se a série conseguir alcançar a marca de 20 volumes, por isso ter sobrevivido na revista por quase 4 anos, com certeza os editores estão satisfeitos com a duração da série, que já nasceu para ser um mangá de curta duração e os editores decidiram serializar a série sabendo disto. Em terceiro lugar tivemos Kimetsu no Yaiba, que está longe de encerrar e vende muito bem, por isso veremos a série em ativa na revista pelos próximos dois anos, no minimo. Na situação que a série se encontra atualmente, é impossível prever quantos anos irá ainda durar.
Página Colorida: HUNTER X HUNTERRetorno do Hiato.
Em quarto lugar tivemos Act-Age, que conquistou uma ótima colocação e nas próximas duas semanas deve receber página colorida. Como a série ainda não vende bem o suficiente ao ponto de merecer uma capa, os editores decidiram dar destaque a série de um outro modo – páginas coloridas consecutivas -. Acredito que continuaremos vendo Act-Age crescer e antes de completar 8 volumes já terá superado a marca de 100 mil cópias por volume. Sobre a duração na revista, Act-Age é uma série que pode durar muito pouco, mas também pode acabar se tornando aquelas séries dramáticas que superam a marca de 25 volumes, ainda é muito cedo para se dizer alguma coisa. Atualmente a série deve se preocupar mais em alcançar um nível de vendas que a deixe segura na revista. Se por algum motivo, Act-Age congelar suas vendas abaixo de 60 mil cópias por volumes – o que pode ser muito possível, aconteceu já com vários mangás recentes como Sesuji wo Pin! to e Samon-kun wa Summonner -, podemos ver a série sendo cancelada antes de superar a marca de 2 anos de vida.
Em quinto lugar tivemos Dr.Stone, que está passando por um arco muito importante, que vai definir muitas coisas em relação ao futuro da série. Na verdade Dr.Stone poderia até mesmo terminar depois desse arco, porém acredito que seja muito improvável, os autores são conhecidos por produzir séries um pouco mais longas, além disso, Dr.Stone tem potencial e apoio editorial para ir além dos 200 capítulos. O único empecilho de Dr.Stone são suas vendas que não estão crescendo – O terceiro volume de Jujutsu Kaisen já deve vender mais que os novos volumes Dr.Stone – Eu diria que o futuro da série vai depender muito do sucesso do seu anime, que mesmo ainda não tendo sido anunciado, é uma garantia para 2019 ou início de 2020. Em sexto lugar tivemos Hinomaru Zumou, que já superou a marca de 200 capítulos, e levando em consideração as suas vendas, é uma informação muito surpreendente. Isso dá um pouco de esperança para uma série como Dr.Stone – Talvez mesmo com um anime fracassando, a série se tiver apoio editorial e uma boa popularidade interna pode conseguir sobreviver por vários anos -. Hinomaru Zumou ainda pode continuar na revista por outros anos, mas também tem capacidade de se encerrar em 20 ou 30 capítulos, caso os editores decidam cancelar a série. Por isso eu acredito que Hinomaru Zumou irá continuar até quando os editores acharem que chegou sua hora.
Página Colorida: Jimoto ga JapanSegundo Capítulo.
Em sétimo lugar tivemos Boku no Hero Academia, que vai alcançar a marca de 200 capítulos na próxima edição. A série está se preparando para se tornar uma série de lunga duração, e pode superar a marca de 500 capítulos, dependendo das decisões criativas do autor. Eu acredito que veremos Boku no Hero Academia cobrindo cada ano da escola, sendo o segundo ano aquele mais rápido, enquanto o terceiro ano seria o mais demorado entre todos eles. O único problema é que Boku no Hero Academia deverá encontrar um modo melhor de renovar os seus vilões, já que não sei se a série atualmente tem uma rede de vilões que façam o mangá superar a marca de 400 ou 500 capítulos. Lembrando que pode acontecer que o autor acabe fazendo uma decisão criativa horrível e sua popularidade caia absurdamente, a série seja cancelada com 300 capítulos – Série lungas são bem arriscadas nesse sentido -. Em oitavo lugar tivemos Haikyuu!! que é um mangá que já tem muitos capítulos, mais de 300 e tem total estrutura para alcançar a marca de 400 capítulos (inclusive ir além, casos suas vendas não caiam de modo absurdo, o que não está acontecendo). Porém, Haikyuu!! também pode acabar depois do torneio nacional, caso o autor não queira renovar parte do seu elenco, por isso existe uma possibilidade real que a série não supere a marca de 400 capítulos, por exemplo. Séries de esporte tendem a não avisar que estão acabando, descobrimos faltando somente dois ou três capítulos, vide Slam Dunk e Kuroko no Basket. Haikyuu!! é uma incognita até quando seu torneio nacional não terminar.
Em nono lugar tivemos Black Clover que talvez não consiga durar mais de 400 capítulos, por causa que suas vendas talvez não sustentem a série por tanto tempo (dependerá de quanto o mangá conseguirá manter suas vendas estáveis), mas acho que Black Clover irá se tornar um daqueles mangás que duram quanto for possível. Não é que o autor irá obligatoriamente prolungar o mangá, acredito que Tabata Yuuki tem um planejando de muitos anos reservados para Black Clover, e ele tentará cumprir essa meta, porém quando Black Clover começar a cair em vendas, o autor irá cancelar esse planejamento lungo e irá iniciar um arco de encerramento da série, como aconteceu com Toriko, por exemplo. Quando acontecerá isso? Ainda é muito cedo para dizer, provavelmente Black Clover alcançará o ano de 2021, que pode inclusive ser seu último ano de vida, caso a série siga o ciclo de vida comum das séries veteranas. Os mangás começam a mostrar sinais da idade depois dos quatro ou cinco anos de vida, que para Black Clover seria já 2019 ou 2020 – Antes disto, raramente mostram sinais da idade avançada – e acabam sendo encerrados no próprio quinto ano ou no sexto ano de vida. Importante dizer que este o ciclo comum, Black Clover tem potencial de ser um daqueles mangás que chega a crise da meia idade sem sentir o peso dos anos. Em décimo lugar tivemos Yuragi-Sou no Yuuna-San que venho comentando, semana após semana, que a série não deve conseguir superar o ano de 2019. Suas vendas estão caindo, o seu anime acabou sendo um fracasso e suas posições na TOC não são convincentes. Os editores devem cancelar a série entre abril e setembro do próximo ano.
Página Colorida: Shishunki Renaissance David-KunSegundo Capítulo.
Em décimo primeiro lugar tivemos Shokugeki no Souma que vende bem, porém acredito que não irá durar tanto tempo na revista. Cada mês que passa a série está recebendo menos destaques por parte dos editores – Atualmente o mangá só recebe capa de aniversário -. Por isso vejo uma má fé por parte dos editores em relação ao mangá, pelo que tudo indica, eles não veem muito potencial comercial em Shokugeki no Souma atualmente. Eu não acredito que os editores planejam cancelar Shokugeki no Souma, a popularidade da série é boa e suas vendas ainda são altas, mas talvez já conversam com os autores para encerrar quanto mais cedo possível o mangá, como fizeram com Katekyou Hitman Reborn e Toriko. Shokugeki no Souma na minha opinião não estará na revista em 2021, será encerrado em 2019 ou 2020, por decisão dos autores, com um empurrãozinho dos editores.
Em décimo segundo lugar tivemos Boku-tachi wa Benkyou ga Dekinai que pode começar a cair em vendas a qualquer momento. Suas vendas são boas e com o anime devem continuar a crescer, mas sabemos como séries de rom-com são feitas, crescem até um X volume, e de repente começam a cair. Yuragi-Sou no Yuuna-San, por exemplo, do nada começou a perder leitores. Os editores não devem estar contando com 2021 para sua line-up de 2021. Eu não estou dizendo que a série não tem popularidade ou capacidade de alcançar o ano de 2021, tem potencial para sobreviver até lá, mas séries desse gênero são bem instáveis e tendem a durar pouco tempo, por isso, os editores não devem estar contando como uma certeza que teremos Boku-tachi wa Benkyou ga Dekinai daqui a dois anos. Em décimo terceiro lugar tivemos Alice to Taiyou que deve ser cancelado na próxima leva, juntamente com o último colocado, que foi Tanaka Seiji.