Anime de Kono Oto Tomare!
Em uma edição especial, no qual anunciaram o anime de Kono Oto Tomare!, os editores também entregaram uma TOC muito interessante, com poucos mangás não ranqueados, com dois One-Shots promissores e ainda por cima uma participação especial de Kekkai Sensen, série de sucesso que é lançada na revista Jump SQRise, que também lança D.Gray-Man e Mr-Clice (Mangá do criador de KochiKame). Por isso pessoal, sem mais delongas, vamos ver a TOC:
TOC Monthly Jump SQ #09
Kono Oto Tomare (Capa, Pagina Colorida de Abertura, Anúncio de Adaptação em Anime) (c71)
01 – Gag Manga Biyori GB (c53)
02 – Rurouni Kenshin: Meiji Kenkaku Romantan – Hokkaido-hen (c06)
Kojirase Hyakki Do Minor* (Página Colorida) (c7 & 8)
03 – Sousei no Onmyouji (c62)
04 – Shin Tennis no Oujisama* (c246 & 247)
05 – Owari no Seraph (c70)
06 – Yuugai Shitei Doukyuusei (c27)
Kuimodoshi (One-shot de Kimura Shingo)
Boku no Tomodachi wa! (One-shot de Yuki Yoshida)
Kemono Jihen (Pagina Colorida) (c21)
07 – Ao no Exorcist (c102)
Salaryman Exorcist Okumura Yukio no Aishuu (c67)
08 – Yuukoku no Moriarty (c25)
09 – Platinum End (c33)
10 – Dokyuu Hentai H×Eros (c21)
11 – Untrace (c05)
12 – Majo no Kaiga-shuu (c10)
13 – Demon Tune (c08)
14 – Chinosoko no Mahoutsukai (c06)
Kekkai Sensen: Back 2 Back (Capítulo Especial)
(*)= Mangas que tem mais de 1 capitulo dentro de uma mesma edição.
Previa da Jump SQ #10
Capa, Pagina Colorida de Abertura: Rurouni Kenshin: Meiji Kenkaku Romantan – Hokkaido-hen
Pagina Colorida: Sousei no Onmyouji, Demon Tune, Shirai-kun (One Shot), Yume no Kanrisha (One Shot)
Começando pelos mangás não ranqueados, tivemos como capa e página colorida de abertura: Kono Oto Tomare! A série é um dos principais mangás da revista e depois de anos (e 18 volumes) conseguiu ganhar o seu anime. Kono Oto Tomare! é uma série que mistura elementos musicais (tradicional japonês) com “school slice of life”, é uma das minhas séries preferidas da revista, justamente por trazer personagens bem desenvolvidos e carismáticos. A série, caso não seja bem adaptada, tem grandes chances de se tornar só mais um anime, principalmente se for lançado em janeiro ou abril do próximo, duas temporadas com vários animes de peso. O estúdio não inspira confiança (Platinum Vision), mas pode acabar surpreendendo, já que a Jump SQ é famosa por dar um bom apoio as suas obras quando se tornam anime. O seu último volume vendeu 32 mil cópias em 3 dias, um ótimo resultado para a revista. Também tivemos página colorida de Kemono Jihen, que seu quinto volume vendeu 30 mil cópias em cinco dias, deste modo os editores estão disposto a apostar tantíssimo na série.
Em primeiro lugar tivemos Gag Manga Biyori GB que pela segunda semana consecutiva fica na primeira colocação, mostrando sua incrível força na revista. A comédia é propositalmente simples, com traços bem feios para alguns, e é a comédia de maior sucesso da revista (que diferente da WSJ, tem vários mangás desse gênero). Se analisarmos que o mangá é MENSAL, tem mais de 15 anos de vida e está uma revista calibre médio, se torna ainda mais surpreendente o fato que a série ainda consiga superar 50 mil cópias e ficar constantemente nas primeiras colocações, superando obras como: Owari no Seraph, Ao no Exorcist, Platinum End, Rurouni Kenshin e Sousei no Onmyouji. Com certeza Gag Manga é um dos principais mangás da revista. Em segundo lugar tivemos Rurouni Kenshin que vai ganhar capa e página colorida de abertura no próximo mês, em comemoração ao lançamento do seu primeiro volume..
Em terceiro lugar tivemos Sousei no Onmyouji que continua sendo um dos principais mangás da revista. A Pierrot não conseguiu entregar uma adaptação de grande sucesso comercial, e mesmo atraindo um público relativamente bom para o anime, passou longe de dar um grande boost em vendas no mangá – muitos culpam as mudanças realizadas pela Pierrot em conjunto com a Shueisha – Porém, mesmo tendo esse problema, o mangá continua vendendo bem, superando a marca de 100 mil cópias por volume e como as vendas da Jump SQ tendem a ser muito estáveis, não tem previsões de queda para a série. A série é o terceiro pilar da revista atualmente. Em quarto lugar tivemos Shin Tennis no Oujisama que normalmente fica na segunda parte da revista, por isso podemos considerar sua posição muito estranha. O que deve significar? A série essa semana entregou um capítulo duplo, e provavelmente os editores quiseram dar um grande destaque ao mangá. Próxima edição (ou naquele de novembro) retorna a zona intermediária.
Em quinto lugar tivemos Owari no Seraph -mangá B-Shounen com vampiros em mundo pós-apocalítpico -, que é atualmente o segundo mangá que mais vende na revista, conseguindo superar a marca de 200 mil cópias por volume. O seu anime mesmo não ganhando uma segunda temporada (Foi uma temporada dividida em dois “Cours”) conseguiu atrair novos leitores ao mangá e Owari no Seraph se estabilizou na revista. É muito importante que os editores mantenham a série até quando encontram um novo mangá de grande sucesso, que atualmente pode ser: Yuukoku no Moriarty (o mais provável) ou Kemono Jihen. Owari no Seraph muito provavelmente influência bastante nas vendas da revista. Em sexto lugar tivemos o ecchi Yuugai Shitei Doukyuusei, como a série é um ecchi curto (por isso chega a ter 10 página por capítulo) o mais importante para ele é sua recepção interna, do que as vendas dos volumes, e parece que a série vem sendo bem recebida pelo público, por isso por enquanto se encontra segura. Lembrando qu Yuugai Shitei é daqueles ecchi bem realista (sem monstros ou aliens) e com poucas cenas exageradas, diferente de Dokyuu Hentai H×Eros que é mais agressivo.
Em sétimo lugar tivemos Ao no Exorcist que continua sendo o principal mangá da revista. Lembrando que mesmo que muitos consideram quase certa uma terceira temporada do anime e especulavam que seria lançada em janeiro de 2019, ainda não foi anunciado nada em relação a isto. Por isso, por enquanto, o anime da série está “paralizado”. Em oitavo lugar tivemos o novato que mais promete na revista: Yuukoku no Moriarty, série que vendeu no seu sexto volume, cerca de 50 mil cópias em cinco dias. O nome já dá para entender um pouco sobre o que se trata a história: É uma história sobre o famoso personagem inglês Sherlock Holmes, porém o protagonista é o seu arqui-inimigo, Moriarty. A série está sendo muito bem recepcionada pela crítica e pelo público japonês, e entre os mangás novatos da revista (tirando Platinum End) é aquele com maior potencial de vendas. Os editores inclusive deram página colorida de abertura para o mangá na edição passada.
Falando em Platinum End, o mangá ficou na nona colocação. Série dos criadores de Bakuman e Death Note, acabou decepcionando nas vendas, e passa longe de ser um sucesso comercial que foram suas duas obras anteriores. Platinum End vendeu no seu último volume cerca de 68 mil cópias em cinco dias, que não é um resultado ruim para a média da revista (por isso Platinum End está mais do que seguro), porém, levando em conta que a obra estreou com um “hype” gigantesco, status de pilar e tem dois monstros do mercado do mangá produzindo-os, podemos considerar suas vendas bem abaixo do esperado. O mangá deveria conseguir superar a marca de 100 mil cópias em cinco dias. O motivo dessa venda baixa? Para grande maioria dos leitores é justamente o roteiro da série que acabou sendo considerado decepcionante, extremamente dramático e previsível. Em décimo lugar tivemos Dokyuu Hentai H×Eros que vem agradando bastante o público, principalmente aqueles orfãos de To-LOVE Ru Darkness. O seu quarto volume vendeu 30 mil cópias em cinco dias, um resultado um pouco melhor que o de Kemono Jihen, mas ainda sim pior que Yuukoku no Moriarty. Por ser um ecchi a série não tem o potencial de ser pilar da revista como essas duas obras, mas tem um bom potencial para se tornar um sucesso comercial.
Em décimo primeiro lugar tivemos Untrace que como ainda não lançou o seu primeiro volume não temos como dizer se será um sucesso ou não. É melhor esperarmos mais alguns meses. As três últimas colocações ficaram com mangás que venderam muito mal: Majo no Kaiga-shuu que entre os três é aquele que conseguiu alcançar um resultado mais razóavel, mas mesmo assim é um fracasso de vendas – os seus dois volumes venderam mal -. Demon Tune que realmente vendeu muito mal, mas os editores da Jump SQ quase sempre dão página colorida quando um volume vai ser lançado, vai receber na próxima semana uma página colorida como propaganda do seu segundo volume (a série deve ser cancelada muito em breve mesmo assim). E em último lugar tivemos Chinosoko no Mahoutsukai que também vendeu muito mal e deve ser cancelada em breve.