McTOC!
Essa semana tivemos uma TOC interessante, que teve o resultado da pesquisa de popularidade de Hinomaru Zumou, o segundo mangá da Golden Future Cup, páginas coloridas lindíssimas, posições surpreendentes, e muitos outros detalhes. Para comemorar uma edição tão interessante, editores pensaram grande e pediram para o garçom um McTOC delicioso, que deve não só encher a barriga de Luffy (O que realmente é um milagre, levando em consideração quanto o pirata come), mas também muitos dos leitores da revista. Por isso, não vamos perder mais nenhum segundo e vamos começar a comer essa TOC fantástica.
Weekly Shounen Jump #40 (03/09/2018)
One Piece c916 (Capa, Página Colorida de Abertura e Anúncio da Parceria Entre Shounen Jump e McDonald’s)
01 – Dr. Stone c72
02 – Kimetsu no Yaiba c124
Hinomaru Zumou c207 (Página Colorida, Resultado da Pesquisa de Popularidade)
03 – Jujutsu Kaisen c25
04 – Act-Age c31
Haikyuu!! c316 (Página Colorida, Anúncio de um Episódio do Anime em stop-motion na Jump Festa)
05 – Yakusoku no Neverland c101
06 – Boku-tachi wa Benkyou ga Dekinai c77
Ketsueki Null (Página Colorida, Segundo Participante da Golden Future Cup)
07 – Kimi wo Shinrayku Seyo! c15
08 – Boku no Hero Academia c196
09 – Black Clover c171
10 – Gintama c696 (Termina em 3 capítulos)
11 – Shokugeki no Souma c277
12 – Yuragi-sou no Yuuna-san c125
13 – Alice to Taiyou c09
14 – Sougou Jikan Jigyou Gaisha Daihyou Torishimariyaku Shachou Senzoku Hisho Tanaka Seiji c10
15 – Momiji no Kisetsu c16 (FIM)
Ausentes: Boruto c27 (Serie Mensal), Hunter x Hunter c381 (Hiato) e World Trigger c165 (Hiato)
Weekly Shounen Jump #41 (10/09/2018)
Capa e Página COlorida de Abertura: Yakusoku no Neverland (Aniversário de 2 anos, Resultado da Primeira Pesquisa de Popularidade)
Página Colorida: Dr. Stone, Kimetsu no Yaiba e Koi wa Sense Yomikiri (Terceiro Participante da Golden Future Cup)
One-shot (Sem Página Colorida): BE MADE (Ganhador do Premio Tezuka 95°)
Ausentes: One Piece c917, Boruto c27 (Serie mensual), Hunter x Hunter c381 (Hiato) e World Trigger c165 (Hiato)
Começando pelos mangás não ranqueados tivemos ONE PIECE com um belo de um McBurguer, mas então, é quase certo que cedo ou tarde veremos Masashi Kishimoto retornando à Weekly Shonen Jump – O autor prometeu uma nova série ainda esse ano, porém, sabemos que esse ano teremos somente mais uma leva (com quatro mangás novos, substituindo – Noah’s Note, Gintama e os dois Novatos), porém existe uma possibilidade que Kishimoto não retorne a tempo, porém em 2019, com certeza teremos a nova série do criador de Naruto e assim poderemos ter um “revival” da grande batalha da década passada: Eichiiro Oda vs Masashi Kishimoto. Será que com essa nova série, Kishimoto conseguirá superar a Oda em capas e primeiras colocações? Veremos.
Em primeiro lugar tivemos Dr.Stone que voltou ao topo depois de Yakusoku no Neverland roubar sua primeira colocação na semana passada. A série é o mangá com melhor média de colocações em 2018 depois de ONE PIECE e vem tendo rankings bem precisos, constantemente nas primeiras colocações. Talvez a popularidade da série interna seja maior que a popularidade externa, analisando suas baixas vendas. Sabemos que realmente muitas das pessoas que compram a WSJ preferem não comprar os volumes da série, pois não tem mais interesse em lê-los novamente, por isso quem compra os volumes são três categorias: 1 – Colecionadores, 2 – Pessoas que não compram a WSJ e por fim 3 – Quem quer recuperar os capítulos perdidos de uma série, já que a maioria das edições da WSJ são jogadas no lixo e esquecidas. Porém, é muito estranho uma série com uma grande popularidade interna não ter muitos colecionados, o que no caso a leva crer que talvez Dr.Stone, mesmo sendo uma série bem recepcionada, está recebendo posições altíssimas únicamente por vontade editorial, que acreditam no seu grande potencial comercial após o anime. Talvez suas colocações deveriam ser mais parecidas com aquela de Boku-tachi.
Em segundo lugar tivemos Kimetsu no Yaiba que continua a observar o caos na revista, enquanto toma uma boa capirinha e espera o seu anime estrear. A série se encontra em uma situação de “Hold”, no qual os editores simplesmente não dão grande publicidade, pois o anime ainda está longe (o de Hinomaru Zumou e Yakusoku no Neverland estão mais próximos), mas a série é popular e promissora o suficiente ao ponto de não merecer estar abaixo da quinta colocação. Obviamente o departamento relacionado ao anime da série (produção e publicidade), com certeza não estão em “Hold”, muito pelo contrário, estão trabalhando duramente para que a adaptação seja um sucesso, mas os demais departamentos, incluindo o próprio editor-chefe, estão esperando que ao menos os objetivos publicitários do anime serem traçados, para assim começarem a imaginar como tratar a série durante o anime e também depois, caso se seja um sucesso ou um fracasso.
Página Colorida – Hinomaru Zumou
Em terceiro lugar tivemos Jujutsu Kaisen que continua sua caminhada para o sucesso: Inclusive, na semana que será lançada essa edição, também será lançado o seu segundo volume, no qual todo mundo (editores, leitores e comerciantes) estão esperando um bom aumento em suas vendas, já que o volume anterior teve duas reimpressões. Será interessante ver quanto a popularidade da série aumentou nesse período. Em quarto lugar tivemos Act-Age, que como não vai lançar um novo volume na próxima semana. A quarta colocação é uma posição muito interessante para a série. Os editores essa semana realmente quiseram deixar a série em uma colocação mais alta – O motivo? Algumas semanas atrás eu disse que Act-Age provavelmente seria um mangá de meio de tabela que receberia ás vezes boas colocações (Isso enquanto suas vendas continuarem relativamente baixas), os editores estão mantendo essa regra. A série continua sendo um mangá de meio de tabela, porém esta foi a semana escolhida pelos editores de realçar sua colocação. O motivo pelo qual a série está em uma boa colocação esta exata semana deve ser que acharam esse capítulo ideal para colocar a série entre os primeiros, logo após de Jujutsu Kaisen.
Em quinto lugar tivemos Yakusoku no Neverland que na próxima semana vai ganhar capa, página colorida de abertura e terá o resultado da sua pesquisa de popularidade. Será interessante saber quanto bem alguns personagens podem estar sendo bem recepcionados pelos leitores: Será que o pessoal gostou da Mama? Qual dos orfãos secundários é o preferido dos leitores? Próxima semana teremos a nossa resposta. Em sexto lugar tivemos Boku-tachi wa Benkyou ga Dekinai que se encontra também estável na revista – É importante dizer que suas vendas mesmo aumentando, não é que estão a crescer muito rapidamente, por isso esse anime será muito importante para a série: Pode dar aquele boost necessário para a série superar já 100 mil cópias na primeira semana e se sentir muito seguro na revista – Existe também a possibilidade do anime ser um sucesso, mas não dar um boost em suas vendas, porém, pode ser que mesmo não aumentando suas vendas, o sucesso do anime traga uma estabilidade maior ao mangá -. Tivemos já vários casos de animes de sucesso com pouco aumento de vendas no mangá, PSI Kusuo Saiki e o nono lugar da TOC, Black Clover. Aliás, Black Clover é um bom exemplo de série que não conseguiu lançar um anime que aumentasse tanto suas vendas, mas mesmo assim o anime trouxe uma estabilidade ao mangá na revista, transformando-o em uma obra sólida e com mais seguidores fiéis.
Em sétimo lugar tivemos Kimi wo Shinrayku Seyo! que essa posição pode ser realmente o picles da X-TOC: “Será que é mesmo uma boa notícia ou simplesmente uma notícia ruim fantasiada de boa?”. Estamos em um “round” de cancelamennto, Noah’s Note e nessa edição, Momiji no Kisetsu, acabaram dizendo adeus para a revista. Também já anunciaram o fim de Gintama, que chegará ao seu último capítulo na edição #43. Deste modo qual é o objetivo dos editores classificando tão bem a série? Talvez eles queiram lançar uma leva de três mangás e não estão ainda dispostos a cancelar Kimi wo Shinrayku Seyo? Ou simplesmente por ter sido um mangá com uma recepção relativamente “Ok” (a recepção de Kimi wo Shinrayku Seyo! não foi ruim) decidiram dar um encerramento digno para a série, já que inclusive a história parece realmente estar se concluindo (de acordo com muitos leitores). Teremos a resposta em no máximo quatro edições.
Em oitavo lugar tivemos Boku no Hero Academia que continua tendo um bom aumento de popularidade em geral, principalmente por causa do seu filme; As pessoas que tinham abandonado a série voltaram ler, mais pessoas estão dispostas a assistir o anime, as vendas dos volumes antigos voltaram a aumentar. Podemos já dizer a tom alto que o filme de Boku no Hero Academia é um grande sucesso comercial e a Shueisha só tem o que comemorar. Em nono lugar tivemos Black Clover que caso lançasse um filme não teria o mesmo sucesso que Boku no Hero Academia no Japão, mas poderia alcançar um bom público na China – O problema do público chinês é que grande parte dos lucros de um filme estrangeiro vão para o governo (no caso, 75%), tornando assim um mercado muito complicado e escorregadio, mesmo sendo gigantesco e com um quantitativo enorme -. Em décimo lugar tivemos Gintama que vai se aproximando ao seu encerramento, para a nossa tristeza. O mangá vai dando seus últimos passos, e com certeza sentiremos sua falta.
Página Colorida – Ketsueki Null
Em décimo primeiro lugar tivemos Shokugeki no Souma que está bem na revista, mesmo tendo posições horríveis e sendo muito mal tratado pelos editores. Eu compararia a situação de Shokugeki no Souma aquela de BLEACH, com posições mais parecidas com a de Toriko, por um simples motivo: Bleach ficou vários anos entre os últimos colocados (mas realmente fixo entre os últimos), mas mesmo assim não corria risco de cancelamento, e por mais que existe uma teoria que a série acabou sendo cancelada, após mais de 4 ou 5 anos entre os últimos colocados, não se tem nenhuma prova disso. Tite Kubo continua dizendo em todas as entrevista que terminou BLEACH como exatamente queria. Já Toriko começou a ficar nas últimas colocações como uma pressão editorial para que a série acabasse em no máximo dois anos. A série chegava a estar em algumas semanas na zona intermediária, mas restava mais constantemente entre os últimos colocados. Após dois anos, acabou sendo encerrado as “pressas” (não chega a ser um cancelado, mas um encerramento apressado). Shokugeki no Souma está nesse vai e vem continuou à um bom tempo: 2 anos. As suas posições são parecidas com a de Toriko, mas sua situação é totalmente diferente, pois os editores não estão pressionando o mangá para ser encerrado em 16 à 24 meses, como aconteceu com Toriko, inclusive é bem provável que a série chega a mais um ou até mais dois anos nessa situação. Em décimo segundo lugar tivemos Yuragi-Sou no Yuuna-San que não vai ser cancelado nessa leva.
Em décimo terceiro lugar tivemos Alice no Taiyou que deve se salvar do cancelamento, não por ter tido uma boa recepção, já que a série com quase toda certeza será cancelada na leva seguinte, porém, os editores não tem motivo para cancelar a série precocemente, diferente do décimo quarto lugar Tanaka Seiji que acabou tendo uma recepção muito ruim, e corre um pequeno risco de acabar sendo cancelado precocemente – principalmente se os editores querem realmente lançar uma leva com 4 mangás e não estão disposto a cancelar Kimi wo Shinrayku Seyo! – Ver um autor da Golden Future Cup fracassando, enquanto a competição desse ano está acontecendo não é nem um pouco animador. Em último lugar tivemos Momiji no Kistesu que acabou sendo cancelado, mas como o autor é novato, com certeza lançará mais One-Shots nas revista e caso sejam bem recepcionados, pode ter uma segunda ou até mesmo uma terceira possibilidade nos próximos anos.
Recomendo ler as regras da área de comentários antes de comentar. Para saber as regras clique AQUI.
Bom dia, TENHO UMA GRANDE NOVIDADES PARA VOCÊS! Eu e o Siul gravamos um piloto para um novo Podcast do Analyse It, no qual comentaremos mais especificamente sobre mangás e revistas japonesas. Como esse piloto foi somente um teste para vermos como seria o formato, edição e química da discussão, não postaremos toda nossa discussão, mas como um pequeno “teaser” do que está por vir, decidimos publicar nossa rápida discussão sobre Hunter x Hunter. Esse piloto foi registrado em maio (por isso pode parecer um pouco datado), mas o primeiro episódio sairá muito em breve. Ainda melhoraremos vários aspectos da nossa dicção, eu por exemplo, devo me reacostumar a falar em português (já que praticamente falo somente em italiano à muitos anos), mas espero que vocês gostem desse no experimento. Aqui está o “piloto” do Podcast: Analyse Mangá Clube.