Auto-Sabotagem.
Os editores decidiram anunciar com apenas 76 capítulos o anime de Boku-tachi wa Benkyou, mesmo número de capítulos do seu antecessor: Nisekoi. Para muitos o anúncio foi uma surpresa, para outros também… A verdade é que ninguém esperava que anunciassem antes do aniversário de 2 anos o anime de Boku-tachi wa Benkyou. Porém, tirando esse anúncio, que acabou chocando tantyas pessoas, os editores entregaram uma TOC muito prevísivel, que utilizei mais para discutir alguns problemas estruturais da revista, principalmente em relação a variedade de gêneros presentes atualmente. Por isso, sem mais delongas, vamos ver a TOC:
TOC Weekly Shounen Jump #39 (27/08/2018)
Boku-tachi wa Benkyou ga Dekinai c76 (Capa, Página Colorida de Abertura, Anúncio da Produção do Anime)
01 – Yakusoku no Neverland c100
02 – One Piece c915
03 – Jujutsu Kaisen c24
04 – Boku no Hero Academia c195
Dr. Stone c71 (Página Colorida)
05 – Kimetsu no Yaiba c123
06 – Haikyuu!! c315
Hono Mieru Shonen (Página Colorida, Primeiro Participante da Golden Future Cup)
07 – Black Clover c170
Act-Age c30 (Página Colorida)
08 – Alice to Taiyou c08 (Primeiro Ranking)
09 – Hinomaru Zumou c206
10 – Shokugeki no Souma c276
11 – Yuragi-sou no Yuuna-san c124
12 – Gintama c695 (Termina em 4 Capítulos)
13 – Sougou Jikan Jigyou Gaisha Daihyou Torishimariyaku Shachou Senzoku Hisho Tanaka Seiji c09
14 – Momiji no Kisetsu c15
15 – Kimi wo Shinrayku Seyo! c14
Ausentes: Boruto c27 (Mensal), Hunter x Hunter c381 (Hiato) e World Trigger c165 (Hiato)
Weekly Shounen Jump #40 (03/09/2018)
Capa e Página Colorida de Abertura: One Piece
Página Colorida: Haikyuu!!, Hinomaru Zumou (Resultado do Concurso de Popularidade) e Ketsueki Null (Segundo Participante da Golden Future Cup)
Começando pelos mangás não ranqueados, tivemos como capa e página colorida de abertura: Boku-tachi wa Benkyou ga Dekinai. Série de comédia romântica estilo harém, vai apresentando novos personagens constantemente, assim aumentando o número de garotas que os leitores podem se “apaixonar” – estratégia utilizada por vários mangás do gênero, inclusive Nisekoi que foi o último sucesso do gênero da Shonen Jump – Nessa edição tivemos o anúncio do anime da série, que terá dois estúdios muito inexperientes como produtores: Arvo Animation e Studio Silver. A Shueisha e Jump devem ter bons motivos para terem aceitado o projeto proposto por esses dois estúdios, mas que a escolha parece muito estranha, soando quase como uma auto-sabotagem por parte dos editores, parece. Pelo menos o diretor, Yoshiaki Iwasaki, foi responsável por Love Hina, tendo assim experiência em obras do gênero. Vamos esperar mais notícias sobre essa adaptação para termos uma noção mais completa do que estar por vim.
Nessa edição tivemos também página colorida para Act-Age, que mesmo recebendo páginas coloridas, continuou na zona intermediária, mostrando assim que os editores estão ainda jogando seguro com o mangá – não querem gastar muitos recursos com a obra, pois não sabem se acabará sendo um grande sucesso -. As suas vendas já estão alcançando as de Hinomaru Zumou (como Lemongrab comentou na zona de comentários), por isso podemos dizer que a série está relativamente segura na revista e deve conseguir completar 1 ano da revista, sem problemas. Também tivemos página colorida para Dr.Stone e para Hono Mieru Shonen, primeiro mangá da Golden Future Cup 2018. Eu não tenho muitas expectativas para o evento, os últimos mangás acabaram fracassando. O problema da competição é que ela não faz nada para seus vencedores ser um sucesso ou que os mangás selecionados pareçam especiais, é simplesmente uma votação normal que fingem ser uma competição. Precisam mudar urgentemente o formato.
Em primeiro lugar tivemos Yakusoku no Neverland que chegou ao seu capítulo número 100 – Lembrando que nessa altura do campeonato, a obra Death Note já estava terminando (o mangá teve no seu total 108 capítulos) – Muitos consideram Yakusoku no Neverland como uma série média-duração, por isso não superando 24 volumes. Podemos considerar as séries curtas com menos de 12 volumes, as séries media-duração com 12 à 24 volumes, séries longas são aquelas que superam a marca de 25 volumes. Eu consigo ver Yakusoku no Neverland superando a marca de 25 volumes, se os criadores decidiram entregar um time-skip e produzir todo uma história de revolução e guerra entre humanos e demônios, porém, se os autores simplesmente decidirem contar a história sobre um grupo de jovens que tentam voltar ao mundo dos humanos, a história pode acabar bem mais cedo, não superando assim a marca de 24 volumes. Teremos uma resposta sobre o rumo do mangá nos próximos meses.
Em segundo lugar tivemos ONE PIECE que receberá capa e página colorida na próxima edição, com um possível anúncio de um novo filme da série. Lembrando que nesse sabádo será lançado um episódio especial relacionado a “Skypiea”, arco que mesmo não tendo agradado muitos fãs na sua época, conseguiu apresentar um dos vilões mais queridos da história da série: Enel. Em terceiro lugar tivemos Jujutsu Kaisen que continua em uma boa situação na revista e recebendo constante reeimpressões por parte da Shueisha, mostrando assim que muitas pessoas estão curiosas em conhecer esse novo sucesso da revista (e prova que a Shueisha está com um “pequeno problema” em reconhecer que as pessoas estão interessadas em Jujutsu Kaisen, já que em um pouco mais de mês tiveram que fazer duas reeimpressões).
Em quarto lugar tivemos Boku no Hero Academia que na minha opinião devia ficar constantemente entre os cinco primeiros colocados, mas muito provavelmente até a edição #41 retornará a zona intermediária, já que os editores estão preferindo dar destaque as séries novatas (que é uma decisão inteligente, mas que para mim estão exagerando nesse destaque. Porém, não sou eu que tenho os números das vendas, para dizer algo). Boku no Hero Academia lançou nesse mês o seu primeiro filme que deu um outro boost nas vendas da série, que já devem superar Haikyuu!!, transformando de uma vez por todas, Boku no Hero Academia no segundo pilar da revista. A alguns meses eu já vinha cogitando promover a série ao “segundo pilar”, já que tinha mais destaque na TV e no mercado internacional, porém por causa de suas vendas inferiores, muitos argumentavam que Haikyuu!! ainda merecia a segunda colocação. Com Boku no Hero Academia superando as vendas de Haikyuu!!, podemos dizer que em todos os quesitos, Boku no Hero Academia é mais popular que a série de vôlei. Em quinto lugar tivemos Kimetsu no Yaiba que se encontra bem tranquilo na revista, esperando o seu anime estrear em abril de 2019.
Em sexto lugar tivemos Haikyuu!! que vem tendo uma pequena queda de vendas, mas eu não me preocuparia, pois o mangá ainda vende muito bem e a única série de esporte de grande sucesso da revista. A Weekly Shonen Jump vem sofrendo com um grandíssimo problema: Não consegue encontrar novos séries de comédia e esporte, deixando assim cada vez mais a revista unidimencional. Perder Haikyuu!!, seria perder um grande número de leitores que compram a revista por causa das obras desse gênero. Os editores precisam urgentemente encontrar um novo mangá de esporte de sucesso, para entregar uma WSJ mais equilibrada, como era em 2012 e 2013 – no qual os novos mangás de sucesso foram: Ansatsu Kyoushitsu (Comédia), PSI Kusuo Saiki (Comédia Tradicional), Nisekoi (Comédia-Harém), Haikyuu!! (Esporte), Shokugeki no Souma (Ecchi-Competição), World Trigger (Battle Shounen) e Isobe Isobee Monogatari (Comédia Curta). Em dois anos os editores conseguiram lançar 6 grandes sucessos totalmente variados. Sim, naquele período criticavamos muito a revista por não conseguir lançar obras B-Shounen de sucesso, já que queriamos novos ONE PIECEs, Bleachs e Narutos, mas sejamos sinceros: A revista era muito mais diversificada.
Depois desse ótimo período, os editores lançaram praticamente obras do mesmo gênero, como podemos ver: 2014 tivemos Boku no Hero Academia (Battle Shounen), Em 2015 tivemos Black Clover (Battle Shounen). Em 2016 tivemos: Yuragi-Sou no Yuuna-San (Comédia-Ecchi), Kimetsu no Yaibai (Battle Shounen), Yakusoku no Neverland (Adventure Shounen). Em 2017 tivemos: Boku-tachi wa Benkyou ga Dekinai (Comédia-Harém), Dr.Stone (Adventure Shounen) e por fim em 2018 tivemos até agora Jujutsu Kaisen (Battle-Shounen), que ainda não supera a marca 100 mil cópias, mas muito provalmente irá superar em breve. Hinomaru Zumou e Act-Age não são grandíssimos sucessos para serem colocados na lista, já que não superam a marca de 100 mil cópias por volume. Como comédias romântica estilo harém (Boku-tachi e Nisekoi) e obras Ecchi são comédias que agradam somente um grupo específico (quem gosta de Waifu e romance), diferente de obras como Ansatsu Kyoushitsu (que nasceu como uma comédia pura e conseguiu superar a marca 1 milhão de cópias sendo uma comédia), PSI Kusuo Saiki e Isobe Isobee Monogatari que vendia muito bem para uma comedía curta. Podemos dizer que o público que gosta de comédias não está mais sendo representado na revista. Sejamos sinceros, os anos de 2012 e 2013 foram um dos melhores da história da revista.
Em sétimo lugar tivemos Black Clover que continua na zona intermediária. Existem rumores que a série pode superar os 51 episódios encomendados, chegam a 150, porém é muito estranho um estúdio pular de 50 à 150 episódios diretamente, no máximo anunciariam outros 50 episódios. Mas pode ser, por causa do grande sucesso que Black Clover está tendo na China, que a Pierrot juntamente da Shueisha decidiram dar mais de 100 episódios para o anime. Por enquanto, são só rumores, como diz Adele: “Rumour Has It”. Em oitavo lugar tivemos o primeiro ranking de Alice no Taiyou, mas como eu disse, os editores não estão mais classificando as séries no oitavo capítulo, e sim no capítulo 9 ou 10 – Tanaka Seiji também ficou na zona intermediária no seu oitavo capítulo – Por isso, vamos esperar mais um capítulo antes de tirar alguma conclusão sobre a recepção da série (que dependendo dos fóruns japoneses e a votação do twitter que Lemongrab traz toda semana na zona de comentários, a situação da série não parece muito boa).
Em nono lugar tivemos Hinomaru Zumou que vai receber uma página colorida na próxima semana, provavelmente divulgando o seu anime que tem tudo para ser um fracasso de audiência. O estúdio está fazendo algumas mudanças no character design e deve mudar um pouco a história, para aumentar as chances da série ser um sucesso, mas com o apoio que a Shueisha está dando, será bem complicado. A Jump e a Shueisha estão realmente dando pouco destaque para a série, nem parece que seu anime irá estrear em um mês. Hinomaru Zumou deve apostar em um anime tão bom que a publicidade boca a boca transforme a obra em um sucesso. Em décimo lugar tivemos Shokugeki no Souma que recebeu uma colocação um pouco melhor nessa semana, mas continua na segunda parte da revista. Eu acho que os editores se sentirão mais confortáveis em darem adeus para Souma caso o anime de Kimetsu no Yaiba resulte em um grande sucesso. A revista ainda tem muitos novatos prometentes (que podem resultar em animes de fracasso) para deixar séries seguras, como Shokugeki no Souma, irem embora. Eu não estou dizendo que os editores vão cancelar Souma caso Kimetsu no Yaiba faça sucesso, mas sim que poderão deixar a série ser encerrada naturalmente, caso os autores queiram. Caso Kimetsu fracasse, podem estimular os autores a prolugarem a série.
Em décimo primeiro lugar tivemos Yuragi-Sou no Yuuna-San que não será cancelado na próxima leva, porém corre risco para o ano de 2019. Os editores já deram segunda temporada para séries que não venderam bem, muitas vezes encomendam 26 episódios, mas anunciam imediatamente somente 13, para anunciar os demais 13 episódios semanas ou meses depois, fazendo assim parecer que a primeira temporada foi um sucesso (e não que já tinham planejado 26 episódios), mas não sabemos se esse é o caso de Yuragi-Sou no Yuuna-San. A verdade é que o seu anime acabou sendo um fracasso e suas vendas não aumentaram, muito pelo contrário, continuam caindo. A série não está em uma boa situação. Em décimo segundo lugar tivemos Gintama que vai terminar em quatro capítulos. Como comentei alguns paragráfos acima, o fim de Gintama será muito negativo para a revista, que não conseguiu encontrar mais nenhuma série de comédia de sucesso. Essa é a maior perda da revista no gênero de comédia desde o encerramento de SKET Dance e Beelzebub.
Em décimo segundo lugar tivemos Tanaka Seiji que morreu sufocado tentando dizer todo o seu nome. A série não conseguiu agradar o público japonês, e deve ser cancelado muito em breve, talvez não na próxima leva, mas naquele consecutiva sim. E sejamos sinceros, ver um autor da Golden Future Cup fracassando justamente enquanto a Golden Future Cup é lançada, não é muito animador – A competição que no passado conseguiu revelar um grande mangá de comédia, Beelzebub e um ótimo mangá B-Shoune Nurarihyon no Mago, está com um grande problema em revelar novos autores. Pelo menos temos Tabata Yuuki na revista para provar que a competição não é um fracasso total. Nas últimas duas colocações tivemos respectivamente Momoji no Kisetsu e Kimi wo Shinrayku Seyo!, duas séries que devem ser canceladas na próxima leva, que para mim irá estrear assim que a Golden Future Cup for encerrada, por isso, na edição #44 ou #45 da Weekly Shonen Jump. E teremos quatro novas séries, e espero que uma delas seja de Masashi Kishimoto (que prometeu uma nova série ainda esse ano).