Previsão do Dia: Gintama terminará em 5 capítulos.
Depois de mil previsões erradas sobre o encerramento de Gintama, EU DOU MINHA PREVISÃO FINAL, utilizando todas as minhas habilidades de vidente, para prever que a série Gintama terminará em cinco capítulos. Será que eu acertarei? Bem, acho que nessa TOC teremos a resposta para essa cruel dúvida. Por isso, senhoras e senhoras, sem mais delongas, vamos ver o que essa TOC tem a nos oferecer:
Weekly Shounen Jump #38 (20/08/2018)
Gintama c694 (Capa, Página Colorida de Abertura e Anúncio que a série terminará em 5 Capítulos)
01 – Dr. Stone c70
02 – One Piece c914
Jujutsu Kaisen c23 (Página Colorida)
03 – Yakusoku no Neverland c99
04 – Kimetsu no Yaiba c122
05 – Black Clover c169
06 – Boku no Hero Academia c194
Yuragi-sou no Yuuna-san c123 (Página Colorida)
07 – Act-Age c29
Alice to Taiyou c07 (Pré-Rank)
08 – Hinomaru Zumou c205
09 – Bokutachi wa Benkyou ga Dekinai c75
10 – Sougou Jikan Jigyou Gaisha Daihyou Torishimariyaku Shachou Senzoku Hisho Tanaka Seiji c08 (Primeiro Rank)
Boruto c26 (Página Colorida)
11 – Haikyuu!! c314
12 – Momiji no Kisetsu c14
13 – Shokugeki no Souma c275
14 – Noah’s Notes c22 (FIM)
15 – Kimi wo Shinrayku Seyo! c13
Ausentes: Hunter x Hunter c381 (Hiato) e World Trigger c165 (Hiato)
Weekly Shounen Jump #39 (27/08/2018):
Capa e Página Colorida de Abertura: Bokutachi wa Benkyou ga Dekinai (Provável Anúncio do Anime)
Página Colorida: Act-Age, Dr. Stone e Hono Mieru Shonen (Primeiro Participante da Golden Future Cup #2018)
Como capa e página colorida de abertura tivemos Gintama que anunciou que será encerrado em cinco capítulos, totalizando 699 capítulos – Para os editores não seriam loucos de encerrar a série faltando tão pouco para alcançar o 700 capítulo, por isso, depois do seu encerramento, acho que teremos um capítulo extra na revista, como aconteceu com Naruto, e assim a série alcançará a marca de 700 capítulos, mesmo que conhecendo o autor de Gintama, ele poderia terminar a série mesmo com 699 capítulos. Alguns homens só querem ver o mundo pegar fogo e Sorachi é um deles. Também tivemos página colorida para Jujutsu Kaisen, Yuragi-Sou no Yuuna-San (publicidade do anime) e Boruto, que ganhou sua tradicional página colorida mensal.
Em primeiro lugar tivemos Dr.Stone que recebeu uma notícia agridoce: Muito provavelmente Boku-tachi wa Benkyou ga Dekinai anunciará o seu anime na próxima semana. Existem vários fatores que podem ter levado Dr.Stone não receber um anime antes de Boku-tachi, talvez fatores bem parecidos que leveram o anime de Yuragi-Sou no Yuuna-San ser anunciado antes de Kimetsu no Yaiba. O primeiro é que Boku-tachi vende mais que Dr.Stone, por isso tem um apelo comercial um pouco maior. O segundo é que é bem mais fácil adaptar uma obra como Boku-tachi, que uma obra como Dr.Stone. Já que Boku-tachi é um mangá episódico com um roteiro bem simples de se adaptar, além de não precisar de uma animação fantástica para atrair o seu público alvo. Já Dr.Stone, além dos editores provavelmente estarem planejando dar um grande boost com o anime da série (por isso irão escolher um ótimo estúdio e utilizar bem mais recursos), é uma obra já por sí mais complicada em ser adaptada, provavelmente terão que mudar alguns pontos do início da série e transformar o seu traço em algo mais agradável ao público que vê anime.
Em segundo lugar tivemos ONE PIECE que no capítulo passado (913) teve uma participação especial do nosso querido Isobe Isobee Monogatari (Quem vê série e conhece a TOC, entenderá a referência). O mangá continua sendo o rei da revista e essa semana apresentou mais novos personagens do seu jogo open world: ONE PIECE SEEKER World. Lembrando que esse jogo será lançado para PC, PS4 e XONE. Já o jogo Jump Force (PS4 e XONE), que confirmou a de outros dois personagens de ONE PIECE além de Zoro e Luffy, no caso teremos também Sanji e Marshall D.Teach, atual vilão principal da série – Essa edição também revelou que Hunter x Hunter (mais especificamente Gon e Hisoka estarão presente no jogo). Em terceiro lugar tivemos Yakusoku no Neverland, que se encontra em uma situação bem tranquila na revista, agora que só está esperando a estreia do seu anime, que vai estrear em 2019. Em quarto lugar tivemos o outro mangá que se encontra em uma situação bem confortável, Kimetsu no Yaiba, que deve estrear o seu anime em abril de 2019. Os editores devem apostar bem alto no anime de Kimetsu no Yaiba, já que eles tem objetivo de tornar a série um dos pilares da revista (o que parece ser bem complicado, mas não impossível).
Em quinto lugar tivemos Black Clover, que acabou sendo juntamente a Boku no Hero Academia e Naruto, capa da V-JUMP – Motivo? Divulgar o seu jogo, Quarter Knights, que irá estrear em Setembro. É muito interessante mangás como Black Clover ganharem jogos, pois é uma boa plataforma de publicidade da série. Muitas pessoas acabaram conhecendo mais sobre Naruto por causa dos jogos, por exemplo. Logicamente, caso o jogo de Black Clover seja muito ruim, não irá influenciar nada na popularidade da série, mas se o jogo acabar sendo bom, podemos ver sim a série aumentando de vendas. Em sexto lugar tivemos Boku no Hero Academia, que está tendo uma bilheteria aceitável, o filme está longe de ser um grande sucesso comercial, mas mesmo assim também não chega a ser um fracasso. Eu acredito que seja somente um resultado medíocre. Demonstrando que por mais que o seu anime seja de sucesso e o mangá venda muito bem, está muito longe de ter uma popularidade que podemos comparar a séries como Naruto ou ONE PIECE. Boku no Hero Academia ainda deve percorrer uma longa estrada e aumentar ainda mais o seu público. O mercado chinês (que tem dá um grande empurrão nos filmes) deve ajudar a aumentar bastante esse valor e trazer ainda mais lucro para a Toho.
Em sétimo lugar tivemos Act-Age que vai se estabilizando na zona intermediária, que levando em conta sua popularidade, podemos dizer que a colocação correta. Próxima semana o mangá receberá uma página colorida, para chamar atenção de outros novos leitores e mostrar para aqueles que estão gostando da série, que sua posição na revista está segura (por enquanto). As páginas coloridas não servem somente para atrair novos leitores, mas também para “presentear” os leitores que já conhecem a série, mantendo-os mais interessados ainda pela série. Em oitavo lugar tivemos Hinomaru Zumou que em um pouco mais de um mês irá receber o seu anime, e os editores estão dando 0 destaque e o estúdio responsável está realizando 0 propaganda. Colocar a série na oitava colocação não é o suficiente para torna-lo um sucesso. Os editores terão que fazer mais (porém parece que não estão dispostos a gastar muitos recursos em Hinomaru Zumou). Em nono lugar tivemos Boku-tachi wa Benkyou ga Dekinai, que MUITO provávelmente receberá na próxima semana o anúncio do seu anime: Uma surpresa, pois eu esperava que esse anuncio acontecesse somente no aniversário 2 anos, mas isso demonstra como os editores querem manter todas as estações ocupadas por um anime da JUMP! Boku-tachi wa Benkyou deve ser lançado em Abril de 2019 juntamente com Kimetsu no Yaiba ou Julho de 2019.
Em décimo lugar tivemos o primeiro ranking de Tanaka Seiji – Como venho dizendo a algumas levas, os editores não preferindo deixar os mangás novatos na zona intermediária no primeiro ranking, colocando-o a série em sua verdadeira posição a partir do décimo capítulo (em alguns mangás, se for o segundo ou terceiro da leva – principalmente se for o terceiro – já a partir do oitavo capítulo). Por isso o que exatamente significa a posição de Tanaka Seiji? Não muita coisa, parece que a série não deve ter sido bem recepcionada e sua comédia acabou não agradando o público japonês, mas só teremos uma resposta concreta a partir do seu décimo capítulo. Em décimo primeiro lugar tivemos Haikyuu!! que vem tendo cada semana que passa mais um tratamento parecido com Boku no Hero Academia e Shokugeki no Souma, mesmo ainda sendo um pilar da revista. Os editores só respeitam o grau de pilar de ONE PIECE, as demais séries veteranas podem ser classificadas em qualquer posição sem nenhum problema. Em décimo segundo lugar tivemos Momiji no Kisetsu que pode se salvar caso a próxima leva tenha só três mangás, mas muito provavelmente terá quatro e acabará sendo cancelada.
Em décimo terceiro lugar tivemos Shokugeki no Souma que continua recebendo por parte dos editores um tratamento terrível, como fosse uma série que vendesse muito mal e estivesse preste a ser cancelada – a possibilidade que seja cancelada existe, mas para mim são bem baixas, que nem devemos cogitar seriamente. Em décimo quarto lugar tivemos Noah’s Note, que acabou sendo cancelado essa semana após vinte e dois capítulos (uma boa quantidade). A série pelo que li nos comentários da análise passada, teve um encerramento terrível, com selo de qualidade Shaman King. Uma pena, pois provavelmente esse será o último mangá do autor da revista, já que o seu terceiro fracasso consecutivo na revista. Em último lugar tivemos Kimi wo Shinrayku Seyo! que deve ser cancelado já na próxima leva, juntamente com Noah’s Note e o encerramento de Gintama.