É coisa que não acaba mais.
escrito por Diego Felipe
É, galera, não faltam novidades ou situações significativas acontecendo na Weekly Shonen Sunday… na edição anterior, Komi-san voltou a ganhar uma capa, nessa edição um dos três novatos que saíram recentemente passou a ser ranqueado, Dagashi Kashi está perto do fim, Detective Conan deve retornar em duas edições bem a tempo para a estreia do 22º filme animado… enfim, dá pra ler mais sobre essas coisas na análise abaixo. Fiquem com o índice da edição:
TOC Weekly Shonen Sunday #18 (2018):
Hikaru Takanashi (Capa Física)
Kimi wa 008 (Pré-Rank, Páginas Coloridas de Abertura) (capítulo 06)
01. Komi-san wa、Komyushou Desu。 (capítulo 133)
02. Major 2nd (capítulo 133)
Shinigami Bocchan to Kuroi Maid (Capítulo Extra da Sunday Webry)
03. Dagashi Kashi (capítulo 184)
Marry Grave (Página Colorida) (capítulo 14)
04. Tonikaku Kawaii (capítulo 08)
Memesis (Pré-Rank) (capítulo 05)
05. Amano Megumi wa Suki Darake! (capítulo 116)
06. Tantei Zeno to Nanatsu no Satsujin Misshitsu (capítulo 16)
07. Maiko-san chi no Makanai-san (capítulo 61)
08. Tenshi to Akuto!! (capítulo 158)
09. Be Blues! ~ Ao ni Nare (capítulo 326)
10. Maou-jou de Oyasumi (capítulo 94)
11. Shinobi no (capítulo 34)
12. Daiku no Hatou (capítulo 43)
13. Hoankan Evans no Uso ~Dead or Love~ (capítulo 48)
14. Hatsukoi Zombie (capítulo 119)
15. Souboutei Kowasu Beshi (capítulo 95)
16. Saike Mata Shite mo (capítulo 110)
Birdmen (Mangá Mensal, Nunca é Ranqueado) (capítulo 59)
17. Aozakura – Bouei Daigakukou Monogatari (capítulo 83)
18. K・O・I – King of Idol (capítulo 40)
19. Soukyuu no Ariadne (capítulo 15)
Youkai Giga (Nunca é Ranqueado) (capítulo 36)
Tokaichi Hitoribocchi Nouen (Nunca é Ranqueado) (capítulo 16)
Zettai Karen Children (Ausente) (pausado no capítulo 499)
Detective Conan (Em hiato) (pausado no capítulo 1008)
Arata Kangatari (Em hiato) (pausado no capítulo 232)
Gin no Saji (Em hiato) (pausado no capítulo 123)
Ryoko (Em hiato) (pausado no capítulo 22)
TOC Weekly Shonen Sunday #19 (2018):
– Capa, Páginas Coloridas de Abertura: Major 2nd
– Páginas Coloridas: Soukyuu no Ariadne, Zettai Karen Children
– Páginas Extras: Saike Mata Shite Mo (22 p.)
– Capítulo Especial: Hana ni Arashi (mangá da Sunday Webry)
TOC Weekly Shonen Sunday #20 (2018):
– Capa e Retorno do Hiato: Detective Conan
– Páginas Coloridas de Abertura, Novo Mangá: Switch
– Páginas Coloridas: Hoankan Evans no Uso ~Dead or Love~, Maou-jou de Oyasumi, Marry Grave e Tantei Zeno to Nanatsu no Satsujin Misshitsu
– Último Capítulo: Dagashi Kashi
TOC Weekly Shonen Sunday #21 (2018):
– Páginas Coloridas de Abertura, Novo Mangá: Chrono Magi:A
TOC Weekly Shonen Sunday #22-23 (2018):
– Páginas Coloridas de Abertura, Novo Mangá: **** No Sekai
A capa física da edição foi estampada pela jovem modelo e atriz Hikaru Takahashi. Atualmente com 16 anos, ela venceu o conhecido concurso de beleza Japan Bishojo Contest em 2014, quando tinha apenas 12 anos. Kimi wa 008 recebeu as páginas coloridas de abertura (que devem agradar os fãs de ecchi). Os editores parecem confiantes no sucesso desse mangá, já dando muitas páginas coloridas antes mesmo do lançamento de seu décimo capítulo. Vale lembrar que só passarei a ranquear Kimi wa 008 a partir do oitavo capítulo. A outra página colorida foi para outro novato, Marry Grave, que ainda está encontrando dificuldades para se firmar na revista, embora tenha uma recepção satisfatória e apoio dos editores, que tentarão manter a obra até onde for possível.
Vale lembrar que o novato Memesis está em seu quinto capítulo e, assim como Kimi wa 008, só passará a ser ranqueado a partir de seu oitavo capítulo. Já Birdmen, que está em seu 59º capítulo, é lançado mensalmente (mesmo a revista sendo semanal) e por isso nunca é ranqueado quando sai algum capítulos. Por fim, Youkai Giga e Tokaichi Hitoribocchi Nouen sempre pegam a penúltima e a última posições da ordem de leitura, respectivamente, e por isso eles nunca são ranqueados. Vale lembrar também que não chegam a ser mangás chamativos ou de grande rentabilidade, portanto não seria surpresa um deles ou mesmo os dois serem finalizados em um período posterior não muito longo. Tivemos ainda mais um capítulo especial (de uma página) de Shinigami Bocchan to Kuro Maid, mangá digital que é lançado na Sunday Webry.
O ausente da vez foi Zettai Karen Children, que retornará na próxima edição para comemorar o lançamento de seu 500º capítulo. Para festejar essa marca, quatro notícias relacionadas a Zettai foram anunciadas: Uma exposição da obra que vai ocorrer entre 11 de maio e 5 de junho; uma sessão/audiência especial dedicada ao autor Takashi Shiina; o lançamento do 51º volume no dia 18 de abril; e um novo merchandising para a obra. Guardarei os comentários sobre a marca de Zettai para a próxima edição.
Quatro mangás seguem em hiato atualmente: o grande pilar Detective Conan, o outrora pilar Gin no Saji (que vive em hiato há tempos, só fazendo retornos eventuais de três capítulos lançados), além de Arata Kangatari e Ryoko, que provavelmente nunca mais voltarão a ter capítulos lançados. A boa notícia é que o hiato de Conan está com os dias contados: a obra retorna em duas edições, a tempo para acompanhar a estreia de seu 22º filme animado: Detective Conan: Zero no Shikkōnin, que chega às telonas japonesas em 13 de abril. De quebra, dois teasers desse filme lançados recentemente (e – para quem não estava sabendo – podem ser conferidos clicando aqui e também aqui). Bem que eu desconfiava que Conan voltaria na época do próximo filme…
Página Colorida de Abertura: Kimi wa 008
Após enfim ter ganho uma capa e uma página colorida na edição anterior (embora essa página colorida fosse uma versão limpa da capa do volume mais recente), Komi-san wa、Komyushou Detsu。volta a ser ranqueado e, sem surpresas, pega outra vez o primeiro lugar. O mangá segue numa fase muito boa, com seu oitavo volume tendo vendido 109.995 cópias em 10 dias e com expectativas para chegar a pelo menos 160 mil cópias vendidas em 30 dias. Das obras da line-up que ainda podem ganhar uma adaptação em anime, vejo Komi-san como uma das obras com mais potencial, ainda mais agora que a revista está a duas edições de se despedir do rentável Dagashi Kashi.
Na segunda posição, quem deu as caras foi Major 2nd, cujo anime estreia em dois dias nas telinhas japonesas. As vendas de volumes do mangá seguem normais, sem terem recebido um boost pré-anime: o décimo terceiro volume do mangá de beisebol vendeu 143.419 cópias em 10 dias, devendo chegar a 200 mil cópias vendidas em, no máximo, mais duas semanas. Ainda não é possível prever se, após o anime, o nível de vendas de volumes aumentará. Mas, para todos os efeitos, a adaptação de Major 2nd não deixa de ser uma boa tentativa de expandir a obra comercialmente, pelo menos para a venda de produtos e gadgets. Memorando: A tiragem dos 13 primeiros volumes somados de Major 2nd é de 5,6 milhões de cópias impressas.
A terceira colocação foi para Dagashi Kashi, que, como já falei anteriormente, será finalizado em duas edições. A obra irá se despedir no auge, em ótima fase… mas essa despedida pode ter uma polêmica: pelo que consta as prévias, não há indicação de que o mangá receberá página colorida em seu último capítulo. É claro que as vezes essas informações são brevemente omitidas por algum tempo, mas será, no mínimo, injusto se o mangá realmente chegar ao fim sem direito a uma página colorida. E Tonikaku Kawaii passa a ser ranqueado por ter alcançado seu oitavo capítulo, pegando o quarto lugar, um excelente ranqueamento para um novato promissor. Tonikaku é um mangá que fico na torcida para que não só mantenha sua boa recepção inicial, como também torço para que alcance bons níveis de vendas de volumes.
Após ter ganho as páginas coloridas de abertura da edição anterior, Amano Megumi wa Suki Darake! volta a ser ranqueado e pega o quinto lugar da vez. Amano Megumi continua sendo uma das obras mais promissoras lançadas na revista nos últimos tempos e acredito que seria legal se essa obra recebesse uma adaptação em anime (já falei sobre isso na análise da TOC anterior)… mas é preciso considerar se os editores acham que vale a pena que a obra receba uma adaptação para as telinhas.
O sexto lugar foi para Tantei Zeno to Nanatsu no Satsujin Misshitsu, que após ter saído do bottom pra pegar o oitavo lugar na edição anterior, ainda conseguiu ser ranqueado duas posições acima nessa edição. Isso não garante que a obra, porém, esteja entrando em boa fase. As vendas dos primeiros volumes será determinante para sabermos se o mangá conseguirá fazer sucesso ou não. Maiko-san chi no Makanai-san pegou a sétima posição, mostrando que ultimamente ele vem pegando posições não muito elevadas, mas que na maioria das vezes ainda fica no Top 10 dos ranqueados. Trata-se um mangá que embora não seja um sucesso enorme, prova-se bem rentável e satisfaz os editores e leitores.
Página Colorida de Abertura: Kimi wa 008
Em oitavo está Tenshi to Akuto!!, que acabou descendo um pouco na ordem de leitura, mas continuou mantido no Top 10 entre os ranqueados. Não há muito o que dizer de novo sobre a obra, que segue pegando posições boas-satisfatórias, já estando em seu arco final. Be Blues! ~ Ao ni Nare foi outro a pegar uma posição um pouquinho mais baixa em comparação a edição anterior, sendo ranqueado na nona colocação (ou seja, também se manteve no Top 10). Be Blues continua em situação tranquila por ora, sem riscos de cancelamento. E, fechando o Top 10, quem aparece é Maou-jou de Oyasumi, que está em situação bem relaxante no plantel, com boa média de vendas, boa recepção, pegando posições no Top 10 com frequência… enfim, de novidade sobre Maou-jou, apenas a página colorida que a obra receberá na edição #20.
A décima primeira e a décima segunda posições ficaram para Shinobi no e Daiku no Hatou, respectivamente. São duas obras que apresentam um rendimento baixo nas vendas de volumes, apesar da recepção ser positiva. Essas duas obras estão sujeitas ao risco de cancelamento futuramente, graças ao seu desempenho comercial fraco e que não inspira os editores a dar mais destaque a essas obras. Há chances das coisas melhorarem, mas elas são bem pequenas.
Já a décima terceira colocação foi para o mangá de faroeste Hoankan Evans no Uso ~Dead or Love~, que pegou outra posição mediana, mas ao menos conseguiu sair do bottom, diferente do que houve na edição anterior. Hoankan Evans, de quebra, ganha página colorida na edição #20. É torcer que a situação da obra não comece a ficar delicada, pois o rendimento comercial do mangá já não é dos mais elevados e as posições nas TOCs ainda costumam ser mais baixas do que altas ou mesmo medianas.
Acostumado a aparecer no Top 10 dos ranqueados na maioria das vezes, Hatsukoi Zombie dessa vez apenas cumpriu a exceção que confirma a regra e pegou o décimo quarto lugar, escapando do bottom pelo menos. O mangá continua em boa fase de recepção e provavelmente voltará a aparecer no Top 10 dos ranqueados na próxima edição, já que, diferente do que acontecia entre 2015 e 2016 (em que o mangá aparecia em posições mais medianas), Zombie passou a pegar posições mais altas a partir de 2017.
Página Colorida: Marry Grave
E a décima quinta posição foi para Souboutei Kowasu Beshi, mangá que continua tendo um bom rendimento comercial (média de 100 mil cópias vendidas por volume) e apoio dos editores… mas também continua aparecendo mais vezes na parte do meio ou de baixo da ordem de leitura que na parte de cima (na edição passada, ficou na décima primeira posição). Não a toa, Kowasu Beshi abriu o bottom dessa vez. O importante é que o mangá está seguro.
Quem pegou a décima sexta colocação da vez foi Saike Mata Shite mo, que na próxima edição ganhará páginas extras para o desenvolvimento de um capítulo importante e depois entrará em hiato mais uma vez. Saike continua passando batido nos últimos tempos e com chances de não ter vida tão longa na revista, apesar do relativo apoio editorial. Saike, sejamos francos, é uma obra que não tem mais tanto fôlego e força para permanecer na revista por muito tempo.
E se na edição anterior Aozakura – Bouei Daigakukou Monogatari ficou na quinta colocação, nessa edição a obra “despencou” na ordem de leitura e ficou na décima sétima colocação, dentro do bottom. O mangá já não ganha destaque frequentemente e está há 18 edições sem receber páginas coloridas. Mas não creio que, por ora, o mangá esteja sob risco de cancelamento. Provavelmente veremos Aozakura pegar uma posição melhor na próxima edição, talvez aparecendo no Top 10, de repente.
A décima oitava posição ficou para K・O・I – King of Idol. King of Idol realmente não está em situação boa na line-up, já que os editores não estão empolgados com o desempenho da obra, não dão muito destaque a ela em função disso e o mangá, de quebra, até tem recepção satisfatória do público, mas que não é suficiente para se converter em um bom nível de vendas de volumes e garantir sua permanência. O risco de cancelamento é real para esse mangá.
O décimo nono e último lugar entre os ranqueados da vez foi para o novato Soukyuu no Ariadne, que também está em situação delicada na revista, com posições baixas na ordem de leitura, algo que não costuma acontecer frequentemente com obras que conseguem se estabilizar, mas é rotina para mangás que são cancelados futuramente. Se as coisas não melhorarem, Ariadne será cancelado em não muito tempo. Felizmente os editores não desistiram de apoiar a obra, que inclusive receberá página colorida na próxima edição.
Imagem prévia dos próximos mangás estreantes
SITUAÇÕES DOS MANGÁS
– Grande Pilar: Detective Conan (voltará do hiato)
– Pilar: Major 2nd
– Muito Seguros: Gin no Saji (em hiato, perto de seu fim), Komi-san wa、Komyushou Desu。, Souboutei Kowasu Beshi
– Seguros e Estáveis: Amano Megumi wa Suki Darake!, Aozakura – Bouei Daigakkou Monogatari, Be Blues! – Ao ni Nare, Birdmen (mensal), Hatsukoi Zombie, Maiko-san chi no Makanai-san, Maou-jou de Oyasumi, Tenshi to Akuto!! (em seu arco final), Yugami-kun ni wa Tomodachi ga Inai (mensal), Zettai Karen Children (em seu arco final)
– Estabilização Provisória: Hoankan Evans no Uso 〜Dead or Love〜, Youkai Giga, Tokachi Hitoribocchi Nouen, Saike Mata Shite mo
– Não-Ranqueados: Tonikaku Kawaii, Kimi wa 008 e Memesis
– A Ser Finalizado Naturalmente: Dagashi Kashi (a dois capítulos do fim)
– Em Risco Leve-Médio: Tantei Zeno to Nanatsu no Satsujin Misshitsu, Marry Grave
– Risco Médio-Alto de Cancelamento: Daiku no Hatou, K・O・I – King of Idol, Shinobi no, Sokyuu no Ariadne
– Não São Mais Lançados: Arata Kangatari (em hiato), Ryoko (em hiato)
Bem, pessoal, assim termino a análise da edição #18 da Weekly Shonen Sunday.
Até a próxima, galera!