Demorou, mas chegou…
escrito por Diego Felipe
O título a seguir tem uma referência dupla: diz respeito a minha demora à postar a preparar e postar análise (desculpe, pessoal) e também diz respeito a uma obra que ficou há um tempão sem ganhar páginas coloridas mas enfim vai desfrutar da regalia daqui a duas edições. Bom, sem mais delongas, eis o índice abaixo.
TOC Weekly Shonen Sunday #15 (2018):
Hibi Mikoto (Capa)
Kimi wa 008 (Pré-Rank, Páginas Coloridas de Abertura) (capítulo 03)
01. Komi-san wa、Komyushou Desu。 (capítulo 129)
Tonikaku Kawaii (Pré-Rank) (capítulo 05)
Memesis (Pré-Rank, Página Colorida) (capítulo 02)
02. Dagashi Kashi (capítulo 181)
Shinigami Bocchan to Kuroi Maid (Capítulo Especial da Sunday Webry)
03. Tenshi to Akuto!! (capítulo 155)
Marry Grave (Página Colorida) (capítulo 11)
04. Hatsukoi Zombie (capítulo 116)
05. Major 2nd (capítulo 130)
06. Maou-jou de Oyasumi (capítulo 91)
07. Shinobino (capítulo 31)
08. Hoankan Evans no Uso ~Dead or Love~ (capítulo 45)
09. Amano Megumi wa Suki Darake! (capítulo 113)
10. Aozakura – Daigakkou Monogatari (capítulo 80)
11. Maiko-san Chi no Makanai-san (capítulo 58)
12. Tantei Zeno to Nanatsu Satsujin Misshitsu (capítulo 13)
13. Be Blues! ~ Ao ni Nare (capítulo 323)
14. Zettai Karen Children (capítulo 497)
15. Soukyuu no Ariadne (capítulo 12)
16. K・O・I – King of Idol (capítulo 37)
17. Souboutei Kowasu Beshi (capítulo 91)
18. Saike Mata Shite Mo (capítulo 107)
Youkai Giga (Nunca é Ranqueado) (capítulo 33)
Tokaichi Hitoribocchi Nouen (Nunca é Ranqueado) (capítulo 13)
Daiku no Hatou (Em hiato) (pausado no capítulo 41)
Detective Conan (Em hiato) (pausado no capítulo 1008)
Arata Kangatari (Em hiato) (pausado no capítulo 232)
Gin no Saji (Em hiato) (pausado no capítulo 123)
Ryoko (Em hiato) (pausado no capítulo 22)
TOC Weekly Shonen Sunday #16 (2018):
– Capa, Páginas Coloridas de Abertura: Souboutei Kowasu Beshi
– Páginas Coloridas: Tenshi to Akuto!!, Tonikaku Kawaii
– Em hiato: Daiku no Hatou, Detective Conan, Arata Kangatari, Gin no Saji e Ryoko
TOC Weekly Shonen Sunday #17 (2018):
– Páginas Coloridas de Abertura: Amano Megumi Suki Darake
– Páginas Coloridas: Shinobino, Komi-san wa、Komyushou Desu。
A capa da edição foi para a jovem cantora Hibi Mikoto, ex-integrante do grupo musical infantil Dream5. Já as páginas coloridas de abertura foram para o novato Kimi wa 008, que está recebendo um tratamento de luxo por parte dos editores, ganhando bastante destaque mesmo estando ainda no seu terceiro capítulo. E outros novatos como Memesis, Tonikaku Kawaii e Merry Grave já estão recebendo destaque e/ou ainda vão receber mais destaque em breve…
As outras páginas coloridas foram para outros novatos: Memesis (que está apenas em seu segundo capítulo) e Marry Grave (em seu décimo primeiro capítulo). Tivemos ainda a publicação de mais um capítulo especial de Shinigami Bocchan to Kuroi Maid, mangá da Sunday Webry que, inclusive, já é traduzido para o português. E vale lembrar que obras que não ganharam páginas coloridas, que não passaram do oitavo capítulo (caso de Tonikaku Kawaii) e/ou não ficam sempre em último na ordem de leitura (casos de Youkai Giga e Tokaichi Hitoribocchi Nouen) desde o início de sua publicação não são ranqueadas.
Alguém aqui lembra da turma do hiato (que, inclusive, não citei na análise anterior)? Ela ganhou mais um membro: Daiku no Hatou. O mangá entrou em hiato nessa edição, junto com o grande pilar Detective Conan, Arata Kangatari, Gin no Saji e Ryoko… É possível que o mangá volte futuramente, mas não descarto a possibilidade do mangá entrar em hiato e nunca mais voltar… Isso não é raro na revista nem mesmo com um novato pouco com recepção não tão boa da line-up, como era Ryoko. A propósito, creio que Conan está demorando um bocado pra retornar, pelo menos em comparação com os últimos três anos. É possível que a obra retorne apenas na época do filme animado, mas isso é só uma hipótese minha.
Sem Detective Conan nas edições, parece que outro mangá passou a habitar com mais frequência o primeiro lugar entre os ranqueados: Komi-san wa、Komyushou Desu。. Que Komi-san está estável, firme e forte, isso a maioria já sabe. Porém, tenho uma coisa legal pra dizer: depois de 30 edições, Komi-san finalmente vai ganhar uma nova página colorida, que receberá na edição #17. Agora falta quebrar o tabu de não receber uma capa (que, por enquanto, dura 18 edições).
Página Colorida de Abertura: Kimi wa 008
E não é que Dagashi Kashi repetiu a dose e ficou na segunda posição de novo, assim como na edição anterior? A segunda temporada do anime tá fazendo um bem pro mangá, pelo menos no sentido de dar mais destaque à obra do que em 2016 e 2017, por exemplo. Com vendas muito boas para os padrões da revista, Dagashi Kashi está numa situação de que só vai embora da revista se o autor quiser. Não significa que a obra não possa cair de rendimento depois, mas por enquanto isso deve demorar muito a acontecer.
Em terceiro está Tenshi to Akuto!!, que deu umas subidas boas na ordem de leitura. Tenshi é um mangá que tem boa aceitação interna e ultimamente parou de aparecer tanto no bottom e passou a ficar mais vezes no Top 10 dos ranqueados ou ao menos no meio de tabela. O mesmo vale para Hatsukoi Zombie (quarta posição), que no início de sua trajetória já se destacava com páginas coloridas e boa recepção interna mas demorou pra pegar boas posições entre os ranqueados e ficar mais longe do bottom. Recentemente Zombie pegou até um primeiro lugar. E se depender do autor esse mangá de comédia romântica ecchi vai demorar pra acabar ainda.
E o anime de Major 2nd está a poucos dias de estrear… O mangá de beisebol pegou a quinta posição da vez. É estranho ver como o hype em cima da adaptação em anime tem sido relativamente moderado. Mas bem, espero que na época da estreia Major 2nd ganhe capa e páginas coloridas de abertura pra comemorar a estreia do anime nas telinhas. Maou-jou de Oyasumi repetiu a posição da edição anterior na ordem de leitura, mas subiu uma posição entre os ranqueados, ficando em sexto. O mangá da princesa dorminhoca (e sinistra) ainda está numa fase boa.
E não é que Shinobino está começando a se recuperar? Eu já desconfiei que o risco da obra ser cancelada era altíssimo… e ainda não acho que o risco desapareceu por completo. Mas pegar posições relativamente melhores na ordem de leitura (como essa sétima posição que pegou dessa vez) e ainda ter página colorida em uma das próximas edições… Isso não deixa de ser uma recuperaçãozinha interessante.
Página Colorida: Memesis
E em oitavo está Hoankan Evans no Uso ~Dead or Love~, que deu uma respirada e conseguiu pegar uma posição melhor. Ultimamente o mangá de faroeste tem aparecido muito no bottom e não seria surpreendente se ele voltasse ao bottom na próxima edição. A obra ainda tem chances consideráveis de se manter, mas é melhor que as coisas melhorem o quão antes, senão Hoankan Evans não estará seguro a médio prazo.
Em uma posição atipicamente baixa para seus padrões de ranqueamento, Amano Megumi wa Suki Darake! ficou na nona posição. Amano provavelmente vai se recuperar na próxima edição, pegando uma posição mais alta. Os editores estão gostando do rendimento do mangá, ainda mais considerando as vendas satisfatórias de volumes (60 mil por volume em mais de um mês) e a boa recepção interna (haja mangá da Sunday com boa recepção interna e vendas não muito altas). A décima posição foi para Aozakura – Daigakkou Monogatari, que continua tranquilão, variando suas posições mas aparecendo com mais frequência no Top 10 entre os ranqueados, algumas vezes entre os cinco primeiros ranqueados.
A décima primeira posição foi para Maiko-san Chi no Makanai-san, que só foi ranqueado em uma posição acima em comparação com a edição anterior. Por enquanto, pode-se dizer que a situação de Maiko-san não preocupa e que o mangá ainda vai durar por um bom tempinho ainda. Em fase nada empolgante, Tantei Zeno to Nanatsu Satsujin Misshitsu pegou o décimo segundo lugar. Tantei Zeno foi mais um novato recente que estreou com pompa mas não recebe muito destaque, vive no meio da tabela da ordem de leitura e tem chances de não durar por um prazo muito longo se as coisas não começarem a melhorar em breve.
Depois de ter pego o terceiro lugar entre os ranqueados da edição anterior, Be Blues! ~ Ao ni Nare despencou na ordem de leitura… e despencou mesmo, não foi que nem a previsão de um certo técnico no ano passado, em que o time referido até ganhou o título ao invés de despencar. Be Blues! dessa vez teve que se contentar com o meio da tabela do campeonato, digo, da edição, no décimo terceiro lugar. Mas não se preocupem, esse mangá de futebol continua mostrando um bom serviço na revista e, diferente de algumas edições anteriores, ao menos a obra não apareceu na zona de rebaixamento no bottom, embora esteja só um pouco acima de lá.
Página Colorida: Marry Grave
Abrindo o bottom, na décima quarta posição, quem dá as caras é Zettai Karen Children… como eu já falei na análise da edição anterior, Zettai vai se despedir em baixa, com sua fase de menor destaque possível. Mas é possível que ao menos ganhe destaque no lançamento de seu capítulo final (nem que seja uma página colorida). No fim de Hayate to Gotoku!, vimos as três últimas páginas do mangá serem colorizadas (foi até inevitável postar o “spoiler” na análise daquela edição). Seria um fim até que satisfatório para Zettai se terminasse com uma regalia assim… melhor do que a situação de Denpa Kyoushi, que foi encerrado sem nenhum alarde ou página colorida.
A décima quinta colocação é de Soukyuu no Ariadne… é realmente chato ver que uma obra de um autor consagrado e anunciada com relativa pompa não está conseguindo funcionar na revista, ao menos não da forma esperada. E é melhor Ariadne começar a recuperar fôlego, senão o risco de cancelamento ficará cada vez maior. E a décima sexta posição foi para K・O・I – King of Idol, que continua capengando no bottom e recebendo cada vez menos destaque. Infelizmente desconfio que, se as coisas continuarem assim, em breve King of Idol terá o mesmo destino de Nanoha Yougashi-ten no Ii Shigoto (que é do mesmo autor): começa de forma promissora e com destaque e acaba sem deixar saudade. Espero que ainda dê tempo pro autor salvar a obra.
E Souboutei Kowasu Beshi mal voltou de sua ausência na edição anterior e já foi parar no fundo do bottom, no décimo sétimo lugar. Souboutei é um mangá com um bom nível de vendas (100 mil cópias por volume), mas que não recebe tanto destaque dos editores, provavelmente porque a recepção interna é positiva, mas moderada. É comum vermos Souboutei variar posições, embora esse seja o ranqueamento mais baixo do mangá até agora. Aliás, uma informação importante: na análise anterior eu disse que tinha uma novidade para Souboutei a ser anunciada em breve. Pois bem, a novidade na verdade era sobre o autor Kazuhiro Fujita e não sobre Souboutei: um dos sucessos anteriores de sua carreira, Karakuri Circus (publicada entre 1997 e 2006) ganhará uma adaptação em anime e terá seus volumes reimpressos.
O décimo nono e último lugar entre os ranqueados foi para Saike Mata Shite Mo… é realmente difícil prever quando essa obra vai acabar, como falei na análise da edição anterior. De um lado, não é uma obra das mais chamativas e os editores não dão tanto destaque (justamente por não ser tão rentável ou atrair tantos leitores). Por outro lado, o autor e os editores ainda mantém uma boa relação, além de não ser a primeira obra com muitas pausas que o autor lança na revista. Enfim… só o tempo dirá quando o mangá será finalizado (cancelado?).
SITUAÇÕES DOS MANGÁS
– Grande Pilar: Detective Conan (em hiato)
– Pilar: Major 2nd
– Muito Seguros: Dagashi Kashi, Gin no Saji (em hiato, perto de seu fim), Komi-san wa、Komyushou Desu。, Souboutei Kowasu Beshi
– Seguros e Estáveis: Amano Megumi wa Suki Darake!, Aozakura – Bouei Daigakkou Monogatari, Be Blues! – Ao ni Nare, Birdmen (mensal), Hatsukoi Zombie, Maiko-san chi no Makanai-san, Maou-jou de Oyasumi, Tenshi to Akuto!!, Yugami-kun ni wa Tomodachi ga Inai (mensal), Zettai Karen Children (em seu arco final)
– Aparentemente Seguros: Daiku no Hatou (em hiato), Hoankan Evans no Uso 〜Dead or Love〜, Youkai Giga, Shinobino, Tokachi Hitoribocchi Nouen, Saike Mata Shite mo
– Não-Ranqueados: Tonikaku Kawaii, Kimi wa 008 e Memesis
– Em Risco Leve-Médio: Sokyuu no Ariadne, Tantei Zeno to Nanatsu no Satsujin Misshitsu, Marry Grave
– Em Risco Médio-Alto: K・O・I – King of Idol
– Não São Mais Lançados: Arata Kangatari (em hiato), Ryoko (em hiato)
Bem, pessoal, assim termina a análise da edição #15 da Weekly Shonen Sunday.
Até a próxima, galera!