TOC à antiga.
Se as TOCs anteriores eram bem paradas, tendo somente alguns detalhes interessante, nessa edição os editores, além de apresentarem a primeira TOC de Bozebeats, decidiram entregar aos leitores uma ordem de mangás muito inusitada, que lembra de certo modo, a classificação das TOCs de alguns anos atrás. Por isso, sem mais delongas, que essa semana tenho que comentar sobre muitas coisas:
Weekly Shonen Jump #14 (05/03/2018)
Jujutsu Kaisen (Capa, Página Colorida de Abertura e Nova Série)
01 – One Piece c896
02 – Yakusoku no Neverland c77
Dr. Stone c48 (Página Colorida)
03 – Haikyuu!! c292
04 – Hunter x Hunter c376
Kimetsu no Yaiba c100 (Página Colorida)
05 – Gintama c673
06 – Black Clover c147
Act-Age c07 (Pré-Rank)
07 – Boku no Hero Academia c173
08 – Boku-tachi wa Benkyou ga Dekinai c53
09 – Bozebeats c08 (Primeiro Rank)
10 – Spring Weapon No.1 c67 (FIM)
Shokugeki no Souma c253 (Página Colorida)
11 – Hinomaru Zumou c183
12 – Yuragi-sou no Yuuna-san c101
13 – Robot x Laserbeam c47
Tomatoypoo no Lycopene c20
Saiki Kusuo no Sainan 4koma c01 (Nova Série, Segunda Parte de PSI Kusuo Saiki – Somente uma página)
Ausentes: Boruto: Naruto Next Generations c22 e World Trigger c165 (Hiato)
Weekly Shonen Jump #15 (12/03/2018)
Nova Sèrie: “Noah’s Notes” de Haruto Ikezawa (Capa, Página Colorida de Abertura)
Página Coloridar: Black Clover, Bokutachi wa Benkyou ga Dekinai e Jujutsu Kaisen
Weekly Shonen Jump #16 (19/03/2018)
Nova Série: “Ziga-Ziga” de Rokuro Sano e Kentaro Hidano (Capa e Página Colorida de Abertura)
Começando pelos mangás não ranqueados, nessa edição com a estréia de Jujutsu Kaisen (capa e página colorida de abertura), teve o início uma nova leva, no qual três novos mangás estrearão (porém, quatro foram cancelados, por isso teremos uma vaga em aberto na revista – que pode ser ocupada por uma possível volta de World Trigger, que está a mais de um ano em hiato). O grande destaque dessa leva é obviamente “Noah’s Notes”, já que tem um autor que podemos considerar quase um veterano, já que tem mais de 12 volumes desenhados e escritos.
Também tivemos nessa edição páginas coloridas para Dr.Stone que continuou entre os primeiros. Para Kimetsu no Yaiba, que está comemorando a marca de 100 capítulos (e mais de dois anos de vida). Para Shokugeki no Souma, que foi classificado em uma colocação relativamente baixa, mas acredito que continue bem seguro na revista, mesmo sendo ignorado e mal tratado pelos editores (que estão corretos em publicizar séries com mais potencial de crescimento em vendas, como os novatos promissores). Tivemos nessa edição a estréia, com somente uma página, da segunda parte de PSI Kusuo Saiki, em 4-Koma. Devemos ver na próxima semana se será sempre somente uma página (o que é comum para uma série do gênero).
Em primeiro lugar na TOC tivemos ONE PIECE que continua sendo o rei da revista, e acredito que no próximo ano ou em 2020 lançará mais um filme. Já que a cada 3 ou 4 quatro anos lançam um filme da série, e o último foi lançado em 2016. Lançamento de um filme da série é sempre um grande evento que faz os editores aumentarem o destaque da série na revista. Em segundo lugar tivemos Yakusoku no Neverland que essa semana, com seus dois principais concorrentes novatos fora da disputa, tinha que “só” vencer contra ONE PIECE, mas o rei da revista, mostrou quem comanda, e a série de mistérios e aventura, teve que se contentar com um ótimo segundo lugar.
Em terceiro lugar tivemos Haikyuu!!, que levando em conta as últimas colocações da série, podemos considerar que a série conquistou uma ótima colocação. Os editores ultimamente estão dando um tratamento diferente para séries veteranas, deixando-as em zonas intermediárias ou até mesmo entre os últimos colocados. Como essa semana tivemos uma TOC atípica, a moda antiga, é até natural vermos Haikyuu!! em terceiro. Em quarto lugar tivemos outra série que normalmente não é classificada em colocações altas: Hunter x Hunter. O motivo pelo qual o mangá deve ter ficado entre os primeiros colocados é a qualidade do capítulo ou simplesmente os editores decdiram dar um pequeno destaque para a série, já que existem rumores que suas vendas diminuiram (eu já argumentei que é culpa das vendas digitais, mas a queda de 26% pode ter sido uma perda de público).
Em quinto lugar tivemos Gintama que também se aproveitou da TOC atípica, e conquistou um belo TOP cinco nessa semana. É a mais de um ano que estou dizendo que a série está terminando, mas essa é a verdade, Gintama está chegando ao seu fim (a mais de um ano que foi anunciado pelo próprio autor que o arco atual seria o último), isso implica em um pequeno problema para a revista: poucas séries de comédia. O estilo ainda é muito popular, principalmente em outras revista, mas na WSJ, os editores não estão conseguindo achar novos grandes sucessos. Talvez o retorno de um autor veterano, como o criador de Beelzebub, Sket Dance ou de Ansatsu Kyoushitsu, mude essa realidade. Em sexto lugar tivemos Black Clover, que nessa “TOC dos super veteranos” não conseguiu ficar entre os cinco primeiros colocados.
Em sétimo lugar tivemos Boku no Hero Academia que mesmo podendo concorrer pelas cinco primeiras colocações nessa TOC estranha, acabou ficando na zona intermediária. A verdade é que pouco a pouco, o autor e seus leitores estão se acostumando a esta realidade. Em oitavo lugar tivemos um novato que perdeu algumas colocações, para dar espaço aos veteranos (como é o caso de Hunter x Hunter e Gintama), mas que em no máximo de duas edições deve retornar entre os seis primeiros colocados. Estou falando justamente de Boku-tachi wa Benkyou ga Dekinai, a série de comédia romântica que vem conquistando o coração dos japoneses e também está, lentamente, aumentando sua popularidade ao redor do globo.
Em nono lugar tivemos o primeiro ranking da série novata Bozebeats. Então, sabemos que a mangahelpers não tem os melhores comentadores possíveis (tirando algumas pessoas que realmente tem uma visão lógica da situação), mas muitos estão dizendo que a estréia de Bozebeats foi boa. Eu digo o contrário, não é ruim, mas passa longe de ser boa. Sabemos que a maioria das séries que estrearam da nona colocação para baixo, acabaram sendo canceladas em no máximo oito meses de vida. Por isso, quando falamos em probabilidades, podemos dizer que Bozebeats tem chances de acabar sendo cancelado que de dar certo, infelizmente. As próximas semanas dirão se realmente a série irá sobreviver na revista ou não. Quem sabe seu companheiro de leva, Act-Age não acabe tendo posições melhores e consiga se estabelecer na revista. O seu pré-rank também não é animador, mas tem possibilidade reais da série ter no seu oitavo capítulo, uma classificação um pouco melhor.
Em décimo lugar tivemos uma surpresa ruim, o cancelamennto de Spring Weapon Number One – A série, tão odiada por várias pessoas, conseguiu quase alcançar dois anos de vida na revista, mas como o Leonardo Lima comentou, séries que vendem mal que conseguem superar o um ano de vida, raramente conseguem alcançar o segundo aniversário. Samon-Kun wa Summmoner, Sesuji wo Pin! to, são dois exemplos muito recentes. SWN1 para mim, foi uma grande série, que conseguiu me fazer rir, já que alcançou o feito de fazer todo mundo errar nas previsões de cancelamento. Nunca saberemos o real motivo pelo qual os editores demoraram tanto tempo para cancelar SWN1, mas pelo menos posso dizer que me divertir com a presença da série na revista. Em décimo primeiro lugar tivemos Hinomaru Zumou que só está esperando chegar o seu anime.
Em décimo segundo lugar tivemos Yuragi-Sou no Yuuna-San que continua nas últimas colocações, juntamente com Robot x Laserbeam. Obviamente ainda tem muitas pessoas que pensam que a TOC é o resultado das votações, por isso estão pensando que Robot x Laserbeam e Yuragi-Sou estão sendo muito mal votados e correndo risco de cancelamento – Sim, podem estar sendo mal votados, mas sabemos muito bem que provavelmente este não é o caso (digo provavelmente, pois nunca sabemos a verdade por trás da cortina) – Deste modo, Robot x Laserbeam pode estar conquistando posições ruins, mas enquanto tiver boas vendas e estiver recebendo uma boa publicidade dos editores, não acredito que veremos sendo cancelada. As chances que Robot sobreviva até conseguir ganhar o seu anime, é relativamente alta. Já Yuragi-Sou no Yuuna-San não será cancelado até 2019, isso é um fato.