Calma, muita calma nessas horas. O Ranking Oricon não está voltando realmente o Analyse It – Analisar semanalmente a classificação é um trabalho muito complicado e requer um tempo que infelizmente eu não tenho. Contudo, eu acredito que simplesmente analisar a TOC da WSJ não basta para sabermos a totalidade da revista. Deste modo, com o objetivo de expandir a análise e entregar um conteúdo mais completo, trago a vocês; uma análise MENSAL das vendas dos volumes da revista.
Utilizando como parametro as vendas divulgadas pelo Ranking Oricon e Ranking Shogeki, mensalmente irei analisar as vendas de cada mangá da Weekly Shonen Jump (nenhuma outra revista). A análise seguirá o mesmo esquema das análises do Ranking Oricon, mas como irei tratar poucos volumes mensalmente, poderei ir mais a fundo sobre a situação de cada mangá. Por fim, provavelmente irei constantemente lembrar os leitores obre as vendas “digitais”, para acostumar cada um a ver as vendas Oricon como uma PARTE das vendas dos mangás e não como uma totalidade.
Ranking Oricon: 30 de Janeiro até 4 de Fevereiro 01. Hunter×Hunter #35 (477,485)
02. Haikyuu!! #30 (266,984)
03. Boku no Hero Academia #17 (201,688)
04. Wotaku ni Koi wa Muzukashii #5 (193,429) 05. Shokugeki no Souma #28 (132,208)
06. Tokyo Ghoul:re #14 (73,135 / 537,432)
07. Kakegurui #9 (72,045 / 97,396) 08. Shuumatsu no Harem #5 (70,088)
09. Kingdom #49 (69,456 / 679,036) 10. Darling in the FranXX #1 (51,926)
11. Kenja no Mago #6 (44,211)
12. Ramen Daisuki Koizumi-san #6 (43,044)
13. Giant Killing #46 (42,616 / 169,182) 14. Boku-tachi wa Benkyou ga Dekinai #5 (41,915)
15. Asa Hinagu #25 (41,888) 16. Dr. Stone #4 (36,418)
17. Kakgurui Twin #6 (33,304 / 50,488)
18. Doukyonin wa Hiza, Tokidoki, Atama no Ue。#4 (30,762 / 83,565)
19. Nietzsche Sensei〜Conveni ni, Satori Sedai no Shinjin ga Maiorita〜 #8 (25,503 / 35,118)
20. MF Ghost #1 (25,500 / 107,561)
21. Yuru Yuri Special Edition #16 (24,259)
22. Major 2nd #12 (23,592 / 173,894)
23. Isekai Maou to Shoukan Shoujo no Dorei Majutsu #6 (22,812)
24. The Idolm@ster Cinderella Girls U149 Special Edition #2 (21,800 / 28,607)
25. Chocolate Vampire #5 (20,428 / 40,469)
26. Kakegurui Midari #2 (20,095 / 32,226)
27. Asayake wa Kogane-iro The Idolm@ster #1 (19,187 / 31,258)
28. Oushitsu Kyoushi Haine #10 (19,050 / 28,420) 29. Yakusoku no Neverland #7 (17,781 / 335,240) 30. Kanata no Astra #5 (17,775)
31. Kenkou de Bunkateki na Saitei Gendo no Seikatsu #6 (17,028)
32. Touken Ranbu -Online- Anthology〜Honmaru Ichiban!〜 (16,256)
33. Kaguya-sama wa Kokurasetai〜Tensai-tachi no Renai Zunou-sen〜 #8 (15,305 / 132,072)
34. Yankee Shota to Otaku Oneesan #3 (15,298 / 49,066)
35. Ateya no Tsubaki #15 (15,102 / 15,349)
36. Kaze Hikaru #41 (14,772 / 29,441)
37. Tokusatsu Gagaga #12 (14,768)
38. Karakai Jouzu no (Moto) Takagi-san #1 (14,484 / 177,723)
39. Shitsuji-tachi no Chinmoku #5 (14,323 / 26,682)
40. Hitorijime My Hero #7 (13,798) 41. Karada Sagashi #17 (13,098)
42. Touken Ranbu -Online- Anthology〜Honjin〜 (12,939)
43. Shingeki no Kyojin #24 (12,631 / 1,255,958) 44. Let’s! Haikyuu!? #5 (12,342)
45. Sasaki to Miyano #3 (12,148 / 21,806)
46. Mei-chan no Shitsuji DX #10 (11,928 / 28,779) 47. Vigilante -Boku no Hero Academia Illegals- #3 (11,468)
48. Yagate Kimi ni Naru #5 (11,191 / 29,670) 49. Fire Punch #8 (11,135)
50. Fukigen na Mononoke-an #10 (11,094 / 46,470)
Em vermelhos os mangás da WSJ lançados em Fevereiro.
Em verde os mangás da WSJ lançados em meses anteriores.
Em azul os mangás da Shueisha lançados no mesmo dia dos da WSJ.
O Ranking de Oricon dessa semana trouxe ótimas novidades, principalmente por termos o retorno de Hunter x Hunter, uma comparação direta entre Haikyuu!! e Boku no Hero Academia, e outros elementos que transforaram esse Ranking em um dado importantíssimo para entendermos a situação atual da WSJ. Todos os volumes marcados com a cor vermelha e azul tiveram somente três dias de vendas, por isso, por exemplo, Shokugeki no Souma vendeu essas 132 mil unidades em três dias, mesmo o ranking sendo referente a uma semana de vendas. Isto acontece por um motivo; o Ranking Oricon sempre cobre as vendas de segunda-feira até domingo, somente que nem todos os volumes são lançados na segunda, alguns são lançados na quinta ou sexta.
Deste modo é bem comum vermos um mangá vendendo “X” em uma edição, mas vendendo muito menos na edição sucessiva, pois no caso na primeira edição o mangá apareceu no Ranking com as vendas relativas a sete dias, enquanto na edição seguinte apareceu no ranking com as vendas relativas a dois dias. O contrário também pode acontecer. São pequenos detalhes que podem mudar toda a nossa percepção sobre os dados do Ranking Oricon. Por isso, o correto é tentar comparar volumes que apareceram no Ranking Oricon com a mesma quantidade de dias no mercado.
01. HUNTER X HUNTER Vol.35 liderou o Ranking vendendo 477 mil cópias em apenas 3 dias de vendas. A série está lançado em média um volume ao ano, por isso é sempre um grande evento vermos Hunter x Hunter no Ranking Oricon, contudo, percebemos nessa semana que a série teve uma grande queda em vendas. O volume número 33 (lançado em 2016) vendeu 650 mil cópias, enquanto este volume vendeu 477 mil cópias, uma queda ABSURDA de 26%. Ví pessoas argumentando que essa queda é causada pela ausência de ação no volume, contudo, em todos esses anos, percebi que a qualidade do volume em sí, raramente influencia em suas vendas nos primeiros dias. O que acontece é que a qualidade dos volumes anteriores pode acabar influenciando nas vendas dos volumes sucessivos. Exemplo: se a pessoa não gostou do volume 32, 33 e 34 da série, pode decidir não comprar o volume 35. O motivo pelo qual a qualidade do volume não influencia em sua própria venda, é bem simples: o comprador não sabe a qualidade do produto antes de comprar-la, principalmente nos três primeiros dias de vendas.
Sim, os leitores da WSJ, que tendem a não comprar os volumes dos mangás, já sabem previamente a qualidade daquele volume, pois já leram os capítulos, mas a maioria dos leitores da WSJ que compram o volume de algum mangá, compram por coleção e não por quererem realmente ler o volume. Esse público tende a continuar comprando os volumes independente da qualidade, se por algum motivo eles pararem de comprar o volume, isto significa que estão TÂO DECEPCIONADOS com o rumo da série, que DESISTIRAM de continuar com a coleção, e este é um dado muito preocupante. Se as vendas caíram por este motivos, neste caso, podemos dizer que Hunter x Hunter está passando por um momento complicado.
Mesmo assim, talvez as vendas de Hunter x Hunter não estão caindo REALMENTE (analisando vendas digitais e fisicas com um todo), pois um outro elemento que pode ter ajudado na queda de vendas de Hunter x Hunter são as vendas digitais. As vendas dos mangás fisicos estão caindo, o editor-chefe da WSJ já deixou claro que as vendas da revista estão aumentando, mas as vendas fisicas estão caindo, como vocês podem ver nessa entrevista. Isto acontece por um outro motivo muito simples; as vendas digitais estão aumentando tantíssimo. É bem possível que parte, ou a totalidade, dessa queda de vendas de Hunter x Hunter seja causadas por leitores que decidiram comprar os volumes nas mídias digitais, que o Ranking Oricon não leva em conta. Lembrando que as vendas digitais atualmente deve corresponder entre 30% a 50% das vendas dos volumes.
Se repararmos as vendas caíram 26% em dois anos, as vendas de Haikyuu!! 13% em um ano, e as vendas de Shokugeki no Souma 12% em um ano. Pode ser somente uma coincidência que todas essas séries estão tendo uma queda porcentual de vendas iguais ou simplesmente, como o editor-chefe da revista disse, as vendas ESTÃO REALMENTE AUMENTANDO, mas as físicas estão caindo, pois os leitores estão migrando para a mídia digital, que cada vez mais se torna o futuro do comercial de mangás. Por isso, esse dado pode ser interpreado de dois modos (e isto vale para todos os outros mangás): Hunter x Hunter está perdendo popularidade OU simplesmente está sofrendo o efeito de migração de plataforma, o que é mais provável.
02. Haikyuu!! Vol.30 vendeu cerca de 266 mil cópias em apenas 3 dias no mercado japonês. Em um ano a série teve uma queda de vendas que é de 13% (o volume #25 da série vendeu 308 mil cópias). Levando em conta o fenomêno da migração digital, podemos dizer que a série teve, em um período de um ano, uma queda de vendas realmente bem pequena, quase insignificante. É normal uma série que já superou os quatro anos de vida ter uma queda de vendas de 0% á 8% ao ano – mesmo que também seja normal uma série popular se estabilizar com suas vendas -. Essa quantidade perdida pode ser parcialmente recuperada após uma nova temporada, por isso, não considero de nenhum modo a situação da série de vôlei complicada, muito pelo contrário, Haikyuu!! parece se encontrar em uma situação confortável.
Principalmente se levarmos em consideração que a série CONTINUA vendendo mais que seu inimigo “Boku no Hero Academia”. Por tanto tempo discutimos quem seria o segundo pilar da revista. Obviamente as vendas dos volumes não são os únicos parametros que devemos levar em consideração para considerarmos uma série um pilar, contudo é um dos principais fatores determinantes. Haikyuu!! continua vendendo mais que Boku no Hero Academia, que provavelmente não irá conseguir superar as vendas da série de vôlei. Deste modo a série continua sendo o segundo pilar da revista, perdendo somente para ONE PIECE.
03. Boku no Hero Academia Vol.17 vendeu cerca de 201 mil cópias em apenas 3 dias de vendas. O resultado é muito bom, principalmente se levarmos em consideração que a série já vende mais de que Shokugeki no Souma, Gintama, e outras séries importantes da revista. Para muitos as vendas de Boku no Hero Academia podem não parecer alta, mas se pensarmos que talvez 50% das vendas dos volumes são digitais, Boku no Hero Academia pode já ter vendido em três dias a incrível quantidade de 400 mil volumes. Continua abaixo, por exemplo, de Hunter x Hunter, mas não deixa de ser uma quantidade que satisfaz a Shueisha e a Shonen Jump. Boku no Hero Academia é um grandíssimo sucesso comercial.
05. Shokugeki no Souma Vol.28 vendeu cerca de 132 mil unidades em apenas 3 dias. Algumas pessoas podem estar preocupadas, já que em um ano a série caiu de 150 mil cópias vendidas em três dias para 132 mil cópias, uma queda de 12%, contudo como comentei com Haikyuu!!, este não é um dado assim preocupante, se levarmos em conta a migração para a mídia digitais. É muito complicado saber quantos leitores migraram para as vendas digitais, deveriamos saber quanto os mangás estão vendendo na plataforma online da Amazon, do Shogeki e na plataforma da WSJ, obviamente, e comparar as duas vendas, mas infelizmente as vendas digitais não são expostas ao público. Por isso devemos usar o bom senso: quantos porcentos desse 12% deve ser o resultado da migração? Pode ser muito bem todos os 12% (se a série não tiver tendo uma queda de popularidade), mas muito dificilmente seria menos dos 5%, pois sabemos, pelo que foi dito pelo editor-chefe da revista, que as vendas digitais da revista e seus mangás correlacionados estão realmente aumentando rapidamente. Deste modo, podemos dizer que entre 0% a 7% dos compradores decidiram abandonar a série (sendo muito provável que seja o 0% analisando os vários dados já expostos no comentário sobre Hunter x Hunter).
Esta notícia é fantástica para Shokugeki no Souma, que estava tendo uma queda de vendas acelerada nos anos anteriores. Talvez a série, nesse último ano, conseguiu se estabilizar e não está mais perdendo leitores. O lançamento de sua terceira temporada também deve ter influenciado na estabilização das vendas, mas o principalmente motivo deve ter sido um arco que está conseguindo agradar mais o público japonês. Existe suspeitas que Shokugeki no Souma está chegando ao seu fim, mas se realmente suas vendas estão se estabilizando, isso daria uma liberdade aos autores de continuarem a série por mais alguns anos, sem ter medo algum do cancelamento.
14. Boku-tachi wa Benkyou ga Dekinai Vol.05 vendeu 41 mil unidades em apenas 3 dias e continuou vendendo mais que Dr.Stone, companheiro de leva. A série inicialmente vendia menos que seu companheiro, contudo a partir do quarto volume conseguiu supera-lo e neste volume manteve essa vantagem. É bem provável que suas vendas estão aumentando ainda, mas não podemos fazer uma comparação direta por termos poucos dados a disposição em relação as séries novatas. Esses resultados são importantes para a série, pois comprovam o seu potencial de se tornar um futuro “Nisekoi” da revista. Obviamente Nisekoi teve um início muito mais explosivos, mas com um bom anime, Boku-tachi ainda tem possibilidade de se tornar uma comédia romântica de sucesso internacional.
16. Dr.Stone Vol.04 vendeu 36 mil cópias em apenas 3 dias. Em termos de aumento de vendas, Dr.Stone está tendo um aumento bem mais lento em comparação a Boku-tachi wa Benkyou ga Dekinai, e já podemos descartar que o anime da série estreie com um hype parecido com aquele de Black Clover ou Boku no Hero Academia. As únicas duas séries novatas com tal potencial são Yakusoku no Neverland e Yuragi-Sou no Yuuna-San. É importante levar em consideração que séries novatas tendem a vender bem mais nas mídias digitais que séries que começaram a ser lançadas antes dessa “migração”. Por isso, existe uma possibilidade que séries como Boku-tachi wa Benkyou e Dr.Stone tenham mais do que o 50% de suas vendas no digital.
29 Yakusoku no Neverland Vol.07 vendeu no total 335 mil cópias em 1 mês. A série vem supreendendo todos no mercado de mangás e já alcançou dados incríveis. Em sete volumes foram 3.500.000 cópias enviadas as lojas japoneses. Já está sendo lançado no mercado americano, italiano e francês, e principalmente, como conseguimos ver nessa semana, está conseguindo sobreviver por um mês inteiro no Ranking Oricon, feito que somente séries como Haikyuu!!, ONE PIECE e Hunter x Hunter atualmente conseguem realizar. Deste modo podemos considerar Yakusoku no Neverlando a série novata da WSJ com o maior potencial de se tornar um grande sucesso após o seu anime. Comentarei melhor da situação da série quando for lançado o seu oitavo volume.
Sessão Lemongrab ( Ranking Shoseki).
Algumas séries da WSJ (canceladas e não canceladas) não conseguiram alcançar os cinquenta primeiros colocados, como por exemplo: Shoodan Vol.03, Tomatoypoo no Lycopene Vol.01, Full Drive Vol.01 e Golem Hearts Vol.01. Por isso utilizei o Ranking Shoseki para ver quanto essas séries venderam. Esse Ranking não dá um resultado exato, mas com um pouco de esforço, eu consegui estimar as vendas desses mangás:
97. Tomatooypoo no Lycopene Vol.01 vendeu cerca de 7.800 mil cópias nos seus primeiros três dias. O resultado é abaixo de Isobe Isobee Monogatari, antigamente comédia curta da revista, contudo para uma comédia curta continua sendo uma venda aceitável (inclusive um pouco acima de Spring Weapon Number One, que nem uma comédia curta é). Por isso a série, se tiver uma boa recepção interna, não deve acabar sendo cancelada, mas ao mesmo tempo não deve sobreviver por muito tempo na revista com vendas tão medíocres.
127.SHOODAN VOL.03 deve ter vendido em torno as 7.500 mil cópias em três dias em seu terceiro volume. As vendas do mangá (para uma comédia) de esporte já estavam bem ruim, mas com o cancelamento pioraram tantíssimo (os leitores tendem a não comprar volumes de séries canceladas, com raras exceções). Esperamos que o autor tenha uma outra possibilidade na revista, já que sua série anterior, Sesuji wo Pin! to, vendeu um pouco melhor.
208. Full Drive Vol.01 vendeu cerca de 4.300 mil cópias em seus primeiros três dias. Um resultado realmente terrível que confirma que a série não agradou o público comprante (normalmente um bom novato deve vender acima das 15 mil cópias, se essa série novata não for uma comédia curta, como é o caso de Tomatooypoo no Lycopene). Os editores não tem NENHUM motivo para salvar Full Drivve.
GOLEM HEARTS VOL.01 vendeu TÂO MAL, mas TÃO MAL que não conseguiu nem alcançar os 500 mangás mais vendidos da semana. Por isso, em três dias a série vendeu MENOS de 1.900 cópias (pode ter inclusive vendido somente uma comédia, não sabemos. O certo é que vendeu menos de 1.900). É mais do que certo que o mangá será cancelado. O público japonês realmente não gostou do mangá. E com vendas tão baixas, existe uma possibilidade real do autor nunca mais voltar na WSJ.