A Última Edição do Ano Editorial de 2017
escrito por Diego Felipe
E eis que chegamos ao fim do ano editorial de 2017. Não foi o melhor dos anos para a Weekly Shonen Magazine, que perdeu muitas obras veteranas (tais como Area no Kishi, Acma:Game, Kindaichi Shounen no Jikenbo R, Baby Steps, Yamada-kun to 7-nin no Majo e até mesmo Fairy Tail) e por um tempo correu o risco de não ver nenhum novato emplacar.
De fato, não surgiu nenhuma obra ainda com rendimento realmente melhor que as obras finalizadas (tanto que foi preciso transferir Kishuku Gakkou no Juliet da Bessatsu Shonen Magazine pra Weekly Shonen Magazine), mas ao menos vimos Senryuu Shoujo, Hoshino、Me o Tsubutte e Fumetsu no Anata e (lançados em 2016) se estabilizarem.
De quebra, também vemos Runway de Waratte, Tokyo Manji Revengers, Gotobun no Hanayome e Kanojo, Okarashimasu se firmando, o que deve se confirmar se as obras atravessarem 2018 sem ameaças às suas respectivas permanências. Bem, sem mais delongas, vamos ao índice.
TOC Weekly Shonen Magazine #52 (2017):
Fuuka (Capa Digital, Páginas Coloridas de Abertura) (capítulo 181)
01. Runway de Waratte (capítulo 26)
02. DAYS (capítulo 226)
03. Seitokai Yakuindomo (capítulo 450)
04. Domestic na Kanojo (capítulo 166)
05. Senryuu Shoujo (capítulo 62)
06. Daiya no Ace – Act II (capítulo 103)
Hoshino、Me o Tsubutte。 (Página Colorida) (capítulo 77)
8jou Carnival (Pré-Rank) (capítulo 03)
07. Tokyo Manji Revengers (capítulo 40)
08. Gotobun no Hanayome (capítulo 16)
09. Mako-san wa Shindemo Jiritsu Shinai (capítulo 13)
10. En En no Shouboutai (capítulo 106)
11. Kishuku Gakkou no Juliet (capítulo 35)
12. Kanojo, Okarishimasu (capítulo 21)
13. Tsue Petit Mahou Tsukai ♀ no Bouken no Sho (capítulo 30)
14. Ahiru no Sora (capítulo 562)
15. Fumetsu no Anata e (capítulo 47)
16. Tsurezure Children (capítulo 165)
17. Real Account (capítulo 142)
18. Seishun Soukanzu (capítulo 13)
19. World End Crusaders (capítulo 24)
20. Kessen no Kuon (capítulo 16)
Nanatsu no Taizai (Ausente) (pausado no capítulo 234)
TOC Weekly Shonen Magazine #01 (2018):
– Página Colorida de Abertura: DAYS (28 p.)
– Página Colorida: Kanojo, Okarishimasu
– Fim: World End Crusader
TOC Weekly Shonen Magazine #02-03 (2018):
– Página Colorida de Abertura: Nanatsu no Taizai (45 p.)
– Página Colorida: Gotoubun no Hanayome, DAYS
Apesar de estar no limbo do esquecimento, Fuuka de vez em quando ainda recebe capa digital e páginas coloridas de abertura. Foi exatamente o que tivemos do mangá nessa edição. Fuuka, apesar de estar “saturado” na revista, só será finalizado quando o autor Kouji Seo quiser. A outra página colorida foi para Hoshino、Me o Tsubutte。 , que segue em situação favorável na revista, sem riscos de cancelamento. Ainda veremos essa obra sendo publicada por um bom tempo, se não tivermos nenhuma surpresa ingrata.
O novato 8jou Carnival ainda não está sendo ranqueado por estar apenas em seu terceiro capítulo. 8jou passará a ser ranqueado no lançamento de seu oitavo capítulo, ou, caso o oitavo capítulo ganhe página colorida, a partir do nono capítulo. A obra ausente da vez foi Nanatsu no Taizai, atualmente a obra com melhor nível de vendas de volumes da Weekly Shonen Magazine. É provável que a obra retorne na próxima edição, se não tivermos nenhuma surpresa ingrata.
A primeira posição foi para o novato Runway de Waratte, que por ora continua indo para o caminho da estabilização. Runway não está assegurado a médio prazo, mas não deve estar ameaçado a curto prazo. A segunda posição foi para o mangá de futebol veterano DAYS, que continua em situação tranquila e com a boa média de vendas de 150 mil cópias por volume em período de um mês. DAYS deve seguir assim, em situação estável, por um bom tempo.
Página Colorida de Abertura: Fuuka
O terceiro lugar foi para Seitokai Yakuindomo, obra que volta a pegar uma posição elevada, algo não muito comum nos tempos recentes. Seitokai ainda tem um bom nível de vendas de volume (pouco mais de 100 mil cópias vendidas por volume), mas de certa forma sente um pouco os dez anos de publicação, não recebendo tanto destaque quanto antes. Mas a obra segue em situação segura, sem riscos de cancelamento. Em quarto está Domestic na Kanojo, que segue em situação tranquila também. DomeKano só vai acabar quando essa for a vontade da autora Kei Sasuga, já que a obra está com um bom rendimento na visão editorial.
O quinto lugar foi para Senryuu Shoujo, que já tem mais de um ano de publicação na revista e viu nesse tempo as vendas de seus volumes melhorarem aos poucos, até enfim aparecer no Ranking Oricon no lançamento do último volume. Senryuu está estabilizado e não corre riscos de cancelamento, ao menos a médio prazo. Já a sexta posição foi para Daiya no Ace – Act II, que continua em situação muito boa na revista, com média de vendas de 350 mil cópias por volume em mais de um mês. Daiya segue em alta e assim deve permanecer por um bom tempo na line-up.
A sétima colocação foi para Tokyo Manji Revengers, que não chega a ter um nível de vendas sensacional, mas está firme na revista, pelo menos a médio prazo, e vai conseguir completar um ano de publicação. O oitavo lugar foi para o novato Gotobun no Hanayome, que vai se estabilizando com seu desempenho satisfatório nas vendas de volume. Inclusive, Gotobun deve ganhar página colorida na edição #02. Aos poucos Gotobun vai se firmando.
Página Colorida de Abertura: Fuuka
Em nono lugar está o novato Mako-san wa Shindemo Jiritsu Shinai, que pegou uma posição melhor após aparecer no bottom na edição anterior. Ainda assim, afirmo: a vida de Mako-san na revista não será nada fácil. O risco de cancelamento vai bater na porta por um bom tempo. Em décimo, fechando o Top 10 (obviamente) está En En no Shouboutai. Shouboutai continua apresentando um bom nível de vendas de volumes e tem chances de melhorar seu rendimento se receber uma adaptação em anime futuramente.
Na décima primeira posição ficou Kishuku Gakkou no Juliet, obra bem-sucedida na mensal Bessatsu Shonen Magazine e que foi transferida para cá para melhor aproveitamento de seu potencial comercial por parte da editora Kodansha. Kishuku por enquanto não está decepcionando. O décimo segundo colocado foi Kanojo, Okarishimasu, obra que entregou um nível satisfatório de vendas após o lançamento de seu primeiro volume e vai conseguindo se firmar no plantel da Weekly Shonen Magazine. A décima terceira colocação foi para Tsue Petit Mahou Tsukai ♀ no Bouken no Sho. Tsue Petit ainda briga pela firmação. Só o tempo dirá se conseguirá se firmar após 30 capítulos lançados.
O décimo quarto lugar foi para o mangá de basquete Ahiru no Sora, que voltou do hiato na edição anterior. Ahiru continua com uma boa recepção interna e, apesar da queda nas vendas de volumes, continua com um rendimento melhor que muitas obras na revista (ao menos por ora). Na porta do bottom, na décima quinta posição, quem deu as caras foi Fumetsu no Anata e, obra que costuma variar suas posições, cujo nível de vendas de volumes não é fenomenal, mas pode ser considerado “mais do que satisfatório”. Fumetsu está seguro na revista e deve durar por um bom tempo na revista.
Página Colorida: Hoshino、Me o Tsubutte。
Agora vamos ao bottom: na décima sexta e décima sétima colocação estão Tsurezure Children e Real Account, duas obras que vão sendo mantidas na revista mas estão em desgaste com o público. Tsurezure ganhou anime esse ano, mas ele não rendeu muito (apesar do baixo investimento). Já Real Account nem foi melhor explorado comercialmente. É possível que, mesmo com o nível satisfatório de vendas, a obra tenha sofrido uma queda na recepção interna, o que explicaria o baixo destaque que ela recebe. Tanto Tsurezure quanto Real Account tem chances de serem finalizados ainda em 2018, devido à queda de produção.
Três novatos deram as caras no bottom, para a surpresa de ninguém: Seishun Soukanzu (décimo oitavo lugar), World End Crusaders (décimo nono lugar) e Kessen no Kuon (vigésimo lugar). Os três não estão fazendo sucesso na revista e devem ser cancelados em breve. Aliás, World End Crusaders já tem cancelamento confirmado para a próxima edição, a primeira do ano editorial de 2018.
SITUAÇÕES DOS MANGÁS
– Pilares: Daiya no Ace – Act II, Nanatsu no Taizai
– Seguros a Longo Prazo: Ahiru no Sora, Baby Steps, DAYS, Domestic na Kanojo, En En no Shouboutai, Fuuka, Fumetsu no Anata e, Hajime no Ippo (Ausente das TOCs digitais), Hoshino、Me o Tsubutte, Kishuku Gakkou no Juliet, Seitokai Yakuindomo, Senryuu Shoujo
– Seguros a Curto/Médio Prazo: Gotoubun no Hanayome, Kanojo、Okarishimasu, Runway de Waratte, Tokyo Manji Revengers, Tsue Petit Mahou Tsukai ♀ no Bouken no Sho
– Relativamente Seguros, Com Boas Chances de Acabar Esse Ano: Real Account, Tsurezure Children
– Em Risco de Cancelamento: Kessen no Kuon, Mako-san wa Shindemo Jiritsu Shinai, Seishun Soukanzu
– Cancelado na Próxima Edição: World End Crusaders
– Seguros a Curto/Médio Prazo: Gotoubun no Hanayome, Kanojo、Okarishimasu, Runway de Waratte, Tokyo Manji Revengers, Tsue Petit Mahou Tsukai ♀ no Bouken no Sho
– Relativamente Seguros, Com Boas Chances de Acabar Esse Ano: Real Account, Tsurezure Children
– Em Risco de Cancelamento: Kessen no Kuon, Mako-san wa Shindemo Jiritsu Shinai, Seishun Soukanzu
– Cancelado na Próxima Edição: World End Crusaders
LEMBRETE
Vale lembrar que Hajime no Ippo não é lançado digitalmente e como ultimamente as raws acessíveis ao público ocidental foram as raws digitais, muitas vezes não é possível saber em que posição ficou esse mangá de boxe com quase três décadas de publicação. Foi o que aconteceu nessa edição, por exemplo. Hajime pode até estar presente no volume fixo, mas não aparecerá na raw digital.
Bem, galera, assim termina a análise da edição #52 da Weekly Shonen Magazine, a última do ano editorial de 2017.
Até o próximo ano editorial, gente!