Após perceber que muitas novas pessoas que estavam conhecendo este incrível universo de Magazines Japonesas e que a maioria delas haviam claras dificuldades em entender como funcionava a TOC da revista, decidi escrever esse artigo no qual eu pudesse explicar em detalhes o funcionamento da classificação da principal revista de mangás da Shonen Jump. E já vou avisando, esqueçam grande parte das coisas que você aprendeu com Bakuman.
A TOC da Weekly Shonen Jump
Irei apresentar dois sistemas usados: O Sistema de classificação OCIDENTAL da TOC e o sistema usado na 2ch/Japonês – O Sistema Japonês seria aquele que é mais próximo realidade, porém o sistema ocidental é aquele no qual a maioria do público ocidental está acostumado, e sinceramente, também é um sistema que permite uma análise mais “emocionante” da TOC. Nós do Analyse It tendemos a misturar os dois sistemas, para assim permitir uma análise mais correta da TOC, e ao mesmo tempo, não confundir as pessoas que são familiarizadas com o sistema ocidental.
Antes de começar falar sobre o TOC, vamos explicar rapidamente “O que é a TOC”, Table of Contents (ToC) é o sumário da revista, onde os editores mostram os mangás em sua ordem de leitura. O primeiro lugar no TOC, normalmente é o mangá que será o primeiro a ser lido, o último lugar no TOC é o mangá que fechará a revista. Por isso a TOC nunca foi e nunca será o resultado direto da votação do público, mas sim, o indice da revista. Não só a Weekly Shonen Jump tem a TOC, mas também outras revistas (Seja revistas de mangás quanto revistas de carros ou de artigos jornalisticos).
Por muito tempo se popularizou a ideia que a TOC seria o resultado da votação do Cartão de Popularidade (atualmente tem também o sistema online de votação que dá o resultado imediato aos editores), mas essa ideia é totalmente falsa e vem de um problema de interpretação por parte dos leitores de Bakuman: Em nenhum momento Bakuman disse que a TOC seria o resultado da votação dos Cartões, mas sim, que os editores tem uma classificação INTERNA, similar a TOC, no qual é revelado quais foram os mangás mais bem votados da semana. Essa classificação interna não é revelada ao público. Porém mesmo não sendo o resultado da votação, a TOC reflete a popularidade dos mangás da revista e também o que os editores esperam de cada mangá.
A importância da TOC vem justamente por refletir a popularidade e por ser um mecanismo importantíssimo para entendermos o que os editores estão esperando de cada série. Se um mangá está sempre nas primeiras colocações, indica que é um mangá popular que os editores querem investir tanto, pois acreditam que pode se tornar um pilar ou já é um pilar da revista. Se um mangá está continuamente nas últimas colocações significa que está correndo risco de cancelamento. É um fato que as séries canceladas são sempre aquelas com uma das piores médias da TOC nas últimas cinco ou seis edições. Então, sem mais delongas, vamos conhecer o Sistema 2ch (Japonês):
SISTEMA CRU (RAW) – JAPONÊS (Correto)
A classificação da TOC para os japoneses é totalmente diferente do sistema apresentado em Bakuman. Normalmente chamamos a classificação japonês de “classificação bruta”, pois considera TODAS as colocações como válidas. Isso mesmo, a TOC japonesa leva em consideração todas as posições, seja capa, página colorida, capítulos extras – Isso porque os japoneses vêem a TOC não como o resultado direto da votação do “cartãozinho”, mas como uma classificação no qual o Editor-Chefe que leva em consideração vários aspectos ao decidir a posição de cada mangá. Esses aspectos são: Qualidade do capítulo, importância do capítulo para a história, popularidade nos cartões de votação, vendas dos seus volumes individuais e quanto será rentável o mangá nos próximos meses ou anos, sendo o mais importante a qualidade do capítulo. O objetivo da TOC é MAXIMIZAR a leitura do comprador.
A classificação não é referente a nenhuma semana, já que os editores usam como referência vários aspectos para ranquear a série e não simplesmente a votação de somente um capítulo. De fato temos exemplos de séries que foram canceladas precocemente (oito – dez capítulos) e começaram a ser mal classificadas já no quinto capítulo.
Em uma entrevista, o editor-chefe da revista, inclusive, disse que é possível entender se um mangá será cancelado após a recepção dos três primeiros capítulos. Mesmo acreditando que os editores classifiquem uma série de acordo com sua popularidade a partir do quinto capítulo, existem vários casos que uma série só começar a ser classificada a partir do sétimo, nono, décimo ou até mesmo décimo primeiro capítulo: Séries como Red Hood, NERU, PPPPPP, Bone Collection, Shinrin Ouja Moriking e muitos outros só tiveram sua real posição revelada após o décimo capítulo.
Voltando, a qualidade dos capítulos é muito importante, mas não é o único elemento como vocês viram. Séries mais populares com bons capítulos tendem a ter uma boa classificação, isso é um fato. E também um fato que as séries menos populares, mesmo que tenha bons capítulos podem não ser tão bem classificadas: O motivo é que quando se prioriza a melhor leitura possível também se deve levar em conta quantas pessoas GOSTAM de uma série, independente da qualidade dos capítulos. Nue no Onmyouji é um mangá que divide opiniões, por isso mesmo tendo um ÓTIMO CAPÍTULO vai ter gente que vai odiar. Já Sakamoto Days todo mundo gosta, por isso um bom capítulo de Sakamoto Days vale mais que os bons capítulos de Nue no Onmyouji. É por isso que a TOC segue uma ordem de popularidade geral, no qual a Shonen Jump utiliza o resultado das vendas e da votação para assim ver quais são os mangás que o público gosta mais de ler, e assim classificar esses mangás bem.
Promover uma série também é mais importante da qualidade do capítulo. Séries que precisam de promoção vão receber uma página colorida OU uma milagrosa posição alta na TOC para assim chamar atenção dos leitores.
A Capa deve ser considerada como a primeira colocação da TOC? Você deve pensar que não faz sentido classificar a capa, porém faz todo o sentido: No sistema usado pelos japoneses, cada posição tem um valor COMERCIAL, o mangá que ficou como capa tem como objetivo apresentar a Weekly Shonen Jump para os novos leitores e reconquistar os leitores que abandonaram a revista, significa, não tem posição mais importante do que ser de fato a capa de uma edição, já que será o mangá que irá guiar a revista por aquela edição. Além disso, para um mangá ser capa da edição, significa que os editores estão muito confiantes em relação aquela série. Desse modo o primeiro lugar do TOC na visão dos japoneses fica justamente o mangá que ganha capa da edição.
O que é uma série rentável no Futuro? Então, um dos parametros é ser uma série rentável no Futuro, que significa uma série que por enquanto dá pouco lucro, mas no futuro, pode se tornar um carro chefe da revista. Séries que já tiveram o seu anime encerrado e que a popularidade esteja em decadência, mesmo que ainda venda bem, tende a ser mal classificado, pois por mais que seja rentável atualmente para Jump, pensando em longo prazo, não será mais tão rentável… Assim é melhor dar publicidade para uma série que está preste a ganhar anime ou que tenha a sua animação em exibição na televisão.
E porque a TOC segue a ordem de popularidade? Os editores tentam o máximo possível maximizar o lucro da revista. Parte dos leitores quando compram a revista, tendem a lê-la em ordem de leitura; começando da primeira página indo até a última. É importante que os editores colocarem os melhores capítulos no inicio, pois se os leitores se “cansarem” já nas primeiras páginas, é possível que não cheguem nem a metade da revista. Para evitar que as pessoas desistam de ler a Weekly Shonen Jump já nas primeiras 100 páginas, é necessário colocar as melhores séries, aquelas mais populares no topo da TOC, no começo da revista. Deixando as últimas posições para as séries menos importantes, que não é tão relevante para a revista.
Comentário de Oda (na SBS do Volume #47 de ONE PIECE) que confirma esse sistema com o verdadeiro:
SISTEMA “PURO” (Incorreto, mas também válido)
Para o público ocidental, principalmente aqueles que seguem a TOC nas redes sociais, a TOC é decidida pelos leitores após 7 semanas. Como explicado em Bakuman, cada leitor pode votar nas suas três séries preferidas da edição. Esta votação é realizada via um cartãozinho que chega em cada edição da revista, que te dá 3 espaços para você complicar com o número da série (Cada série tem um número). Além de poder votar em três das vinte séries da revista, normalmente você também pode responder várias perguntas que os editores fazem nesses cartõeszinho de votação. A grande diferença entre o público japonês e o ocidental em relação da TOC, é que muitos ocidentais acreditavam que a TOC seria o resultado direto da votação desses cartões, o que não é verdade.
Sim, existem os cartõeszinho de votação e sim os autores sabem quais foram as séries mais votadas da semana, normalmente após 7 semanas, mas essa informação não é divulgada aos leitores. O editor de World Trigger, o próprio Eichiiro Oda e até mesmo o Editor-Chefe da revista já confirmaram que a TOC é decidida pelos editores, que ao ranquear os mangás tentam maximizar a leitura do público, colocando as séries mais amadas e com os capítulos mais interessantes no inicio. Muitas revistas (a grande maioria) nem tem o sistema de votação da TOC e conseguem mesmo assim classificar a série, pois os editores sempre tiveram outros parametros, além dos cartões de votação, para decidir se uma série vai ser cancelada ou mantida.
Outras Revistas (Shonen Magazine, Shonen Sunday, Young Jump)
A grande maioria das revistas japonesas não utilizam um sistema de classificação baseada na popularidade, mesmo que tendencialmente as séries mais populares sempre ficam nas primeiras colocações, como a Weekly Shonen Jump, Shonen Magazine, Shonen Sunday e Young Jump. Essas revistas classificam os mangás de acordo com a necessidade editorial, colocando até mesmo mangás não populares nas primeiras colocações ou na zona intermediária. É muito comum também nessas revistas vermos mangás populares, porém não OS MAIS POPULARES, nas últimas posições da revista, assim manter uma leitura mais equilibrada.
O Analyse It.
Deste modo aqui no Analyse It decidimos utilizar um misto entre os dois (80% baseado no sistema japonês e 20% baseado no sitema ocidental): Minha análise sempre será baseada no sistema japonês, que é aquele correto. Inclusive vou PRIORIZAR a média de posições de uma série no momento de avaliar a sua chance de sobrevivência ou de sucesso. Mas mesmo assim irei comentar cada posição de cada mangá como fossem uma decisão editorial e não dos leitores. Porém tendo somente a comentar os mangás que não receberam Capa, Página Colorida ou os mangás que já tiveram ao menos 8 capítulos lançados. O motivo de excluir esses mangás da minha análise é para deixá-la mais fluída e menos pesada. Muita informação pode cansar os leitores.
Weekly Shounen Jump #31 (06/07/2020)
Boku to Roboko c01 (Capa, Página Colorida de Abertura, Nova Série de Shuuhei Miyazaki)
01 – ONE PIECE c985
02 – Boku no Hero Academia c277
03 – Dr. Stone c157
04 – Shinrin Ouja Moriking c11
05 – Haikyuu!! c400
Shakunetsu no Nirai Kanai c02 (Página Colorida)
06 – MASHLE c22
Ayakashi Triangle c04
Hakaishin Magu-chan c03
Act-Age c119 (Página Colorida)
07 – Jujutsu Kaisen c113
08 – Black Clover c256
09 – Time Paradox Ghostwriter c08
10 – Undead Unluck c23
11 – Yozakura-san Chi no Daisakusen c42
12 – Chainsaw-man c76
13 – Bokutachi wa Benkyou ga Dekinai c165
14 – Bone Collection c10
15 – Mitama Security c43
16 – Agravity Boys c27
Ausente: Hunter x Hunter c391 (Hiato)
Em sétimo lugar tivemos Jujutsu Kaisen, que como eu disse alguns parágrafos atrás, está com a estrada aberta para se tornar um dos pilares da revista, mas para que isto aconteça, o seu anime precisa ser um sucesso de público: Eu, se fosse um o editor-chefe da revista, inclusive, já estaria classificando Jujutsu Kaisen entre os três primeiros colocados constantemente, colocando a série como já fosse um dos pilares. Eu acredito que é necessário já agora vender a série como um dos grandes mangás da revista, para assim, quando estrear o seu anime, o hype esteja ainda maior. Lembrando que os editores já declararam que esperam que Jujutsu Kaisen supere a marca de 600 mil cópias com o anime.