
Lançamos no nosso Patreon a matéria semanal exclusiva para os membros assinantes. Dessa vez comentamos sobre a influência das redes sociais para a queda das vendas dos mangás no Japão, trazendo dados da associação de editores e editoras japonesa. Confira uma pequena parte desta análise:
Quando comento sobre os elementos que estão influenciando a queda nas vendas de mangás, além da questão populacional e econômica, também menciono a mudança no hábito de leitura.
Essa mudança tem várias causas diferentes, sendo uma das principais o advento da internet e, consequentemente, das redes sociais. Parte do tempo que o público utilizava para realizar atividades externas, assistir televisão e, obviamente, ler, passou a ser ocupado pelo uso das redes sociais.
Por exemplo, no Japão, o uso de smartphones em 2012 era de 11,2%, e em 2022 já alcançava 90%, chegando a 97% entre as idades de 20 a 59 anos. O tempo médio de uso da internet também aumentou consideravelmente, passando de 2 horas e 7 minutos para 7 horas e 8 minutos, um crescimento de 3,4 vezes (…)
PARA LER O RESTANTE DESSA MATÉRIA EXCLUSIVA E MUITAS OUTRAS:
CLIQUE AQUI