
Muitos mangás já foram cancelados na Shonen Jump — alguns, como Samurai 8, chocaram os leitores. Mas quais foram os cancelamentos mais impactantes?
Bem, a verdade é que existem vários na história, mas nada melhor do que discutirmos cinco que fizeram o queixo dos japoneses cair no chão.
Shaman King
Vamos começar com um bem clássico: O Battle-Shounen de exorcismo Shaman King.
Analisando bem a situação e analisando a revista, o cancelamento de Shaman King não é realmente muito chocante, contudo, eu acredito que fez o seu cancelamento se tornar um assunto ainda muito falado é a simbologia que está por trás disso. Shaman King é uma obra muito popular que marcou muitas pessoas ao redor do mundo, contudo em 2004 suas vendas e popularidades estavam indo mal. O autor, pretendia continuar a obra por mais um tempo, mesmo com a popularidade se reduzindo.
A questão é que após o sucesso o sucesso de obras com One Piece, Hunter x Hunter, Prince of Tennis, Naruto, Bleach, Eyeshield 21, Gintama, Death Note, D-Gray Man, Katekyou Hitman Reborn e muitas outros mangás, a revista realmente não tinha mais espaço para novas obras estrear. Para novos artistas entrarem era realmente necessário cancelar mangás já bem conhecidos do público – Assim acabou sendo necessário cancelar aquela série que já tinha passado pelo seu auge, a popularidade era baixa e suas vendas estavam caindo: Shaman King.
Era previsível o cancelamento, vendo quanto a revista está cheia de sucessos, e quanto o rendimento de Shaman King estava caindo, contudo esse cancelamento sempre carrega um simbolismo muito forte: Mostrando que nenhuma série está realmente a salvo, podendo receber até mesmo só cinco capítulos para concluir seu ciclo. Mas também carrega a prova que o autor, caso queira, pode dar o FINAL QUE QUER: O autor de Shaman King mudou de editora, concluiu a série como se devia anos depois.
Seikimatsu Leader-den Takeshi!
Em Julho de 1997 estrearam dois autores famosos na Weekly Shonen Jump: Oda e Shimabukuro. Enquanto Oda lançou One Piece, Shimabukuro lançou a comédia escolástica de maior sucesso do ano, Takeshi. O mangá, que era uma comédia escancarada, agradava crianças e adolescentes, e era muito provavel que em 2002 ou 2003 tivesse seu anime anunciado – quem sabe com um bom horário telesiviso -.
Contudo Takeshi acabou sendo cancelado por causa de um crime que chocou todo o Japão: O autor, Shimabukuro, foi denunciado por ter contratado o serviço de uma adolescente (16 anos). Shimabukuro argumentou que não sabia a idade da garota de programa, mas após investigações e ouvirem testemunhas, o mesmo foi considerado culpado, condenado a 2 anos de pena (sem prisão). Em 2008 Shimabukuro retornou a Weekly Shonen Jump com Toriko, mas o cancelamento de Takeshi é comentado até hoje.
Act-Age
O cancelamento de Act-Age pegou todo mundo de surpresa em Agosto de 2020. A revista já estava passando por uma fase de torbulência com o encerramento de várias séries: Haikyuu!!, Kimetsu no Yaiba, Yakusoku no Neverland e muitas outras, contudo contava certamente com a presença de Act-Age e Jujutsu Kaisen para ter um grande ano de 2021 e 2022. Contudo, Act-Age acabou sendo cancelado após o roteirsta assediar uma garota e ser preso.
A artista, Shiro Usazaki, decidiu não continuar a série, e assim Act-Age acabou sendo cancelado com 12 volumes. Era muito provavel que a série recebesse nos seis meses seguintes um anúncio de anime, por isso, a perda acabou sendo grande para a revista. Por sorte, a artista Shiro Usazaki retornou ano passado na revista, agora tendo como roteirista a Osamu Nishi, criadora de Iruma-kun. Juntas lançaram Madan no Ichi, que está sendo um grande sucesso comercial.
Sem sombras de dúvidas, assim como o cancelamento de Takeshi, o cancelamento de Act-Age chocou não só os leitores da revista, mas todos os leitores de mangás.
Sexy Commando Gaiden
Cancelado ou não cancelado? É uma pergunta que devemos fazer quando comentamos sobre Sexy Commando Gaiden. Para quem não conhece, essa comédia estreou em 1995, e já em 1996 estava entro os vinte mangás mais vendidos do mercado. O seu sucesso era incrível, recebia várias capas na revista, posições maravilhosas na TOC e já tinha um anime anunciado… Mas com apenas seis volumes veio a terminar.
Na época ninguém entendeu muito bem o motivo. Foi um cancelamento? Era uma mini-série? Mas uma pista nos capítulos anteriores estavam já mostrando sinais que Sexy Commando Gaiden seria cortado do nada: O autor começou a entregar capítulos incompletos e menores. A realidade é que o autor de Sexy Commando Gaiden estava bastante doente e assim juntamente com a equipe editorial decidiram encerrar a série, mesmo sendo um dos maiores sucessos da revista.
Sexy Commando Gaiden assim acabou sendo cancelado tanto pelo autor quanto pelo editorial, e passou longe de chegar a onde o mangaká imaginou. Pelo menos, assim como no caso de Act-Age, o autor pode retornar anos depois em 2000, lançando Pyu! Fuku to Jaguar, que durou 10 anosm
Captain Tsubasa: World Youth Saga
Captain Tsubasa é uma das séries de maiores sucessos da história, tendo conquistando o mundo com suas partidas de futebol emocionante. A primeira parte da série durou de 1981 a 1988, e acabou sendo um grande sucesso de público: O mangá terminou em seu auge com muitas pessoas implorando para uma continuação. O que veio acontecer em 1994 com Captain Tsubasa World Youth Saga.
O mangá segue Tsubasa tanto jogando no Brasil quanto na Seleção Japonesa, contudo, por estar em um cenário mais internacional, acabou não agradando muito os leitores japoneses, que além de estarem vendo um personagem mais adulto, também se sentiram distante da realidade de Tsubasa. Assim o próprio autor admitiu em uma entrevista que o mangá acabou sendo descontinuado por baixa popularidade em 1997. Os motivos do cancelamento eram claros, mas não deixou de ser chocante ver uma série tão importante ter a sua “World Youth Saga” acelarada por baixa popularidade.
Contudo, o mangá não restou muito tempo cancelado, pois voltou na Young Jump em 2000 com “Road to 2002”. Os editores da Young Jump, revista Seinen, viram que o público de Captain Tsubasa tinha envelhecido, e a presença da obra na Young Jum poderia ser ótima para o mundial do Japão-Coreia. Assim lançaram a continuação que acabou sendo um sucesso de público na revista. O cancelamento de Captain Tsubasa pode ter julgado o mundo, mas seu retorno triunfal, deixou tudo mais espetacular.
Existe mais de cinco cancelamento chocante (Na verdade selecionei cinco de vários chocantes), por isso caso vocês tenham gostado dessa matéria, podemos revelar mais!