
Em uma semana em que o TOC parece uma repetição da edição anterior, Embers estreia mal e o Bottom 3 afunda ainda mais. Venha conferir!
Weekly Shounen Jump #17 (24/03/2025)
ONE PIECE c1143 (Capa e páginas iniciais coloridas)
01 – Ao no Hako c189
02 – SAKAMOTO DAYS c206
Kochira Katsushikaku Kameari Kouenmae Hashutsujo (Capítulo especial)
Nige Jouzu no Wakagimi c196 (Páginas centrais coloridas)
03 – Madan no Ichi c27
04 – Akane Banashi c151
05 – Exorcist no Kiyoshi-kun c37
06 – Boku to Roboco c226
Rinjin Douji (Páginas centrais coloridas, one-shot de Nagisa Ide, sexto participante do JUMP FUTURE PROJECT, 47 páginas)
07 – WITCH WATCH c195
08 – Himaten! c35
09 – B no Seisen c07
10 – Kill Ao c94
Nue no Onmyouji c91 (Páginas centrais coloridas)
11 – Embers c08
12 – Shinobigoto c26
13 – Syd Craft no Saishuu Suiri c17
14 – Negai no Astro c46
15 – Choujun! Choujo Senpai c55
Ausente: Kagurabachi c73
‘
Antes de analisar o TOC, gostaria de justificar o atraso: nos últimos dias, precisei focar na conclusão de etapas importantes de dois projetos, um dos quais já foi divulgado. O Analyse It, em parceria com o Núcleo de Estudos Orientais do CEFET/RJ e o Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal Fluminense, iniciou a primeira pesquisa em larga escala sobre o PERFIL DO CONSUMIDOR BRASILEIRO DE MANGÁS.
Nesse estudo, que começa com um questionário simples (cerca de 5 minutos para responder), coletaremos dados para analisar o perfil desse público: idade, poder aquisitivo, plataformas de leitura, preferências e muito mais. Com uma amostragem ampla, poderemos não só aprofundar os estudos sobre mangás, mas também fornecer informações que ajudem a melhorar o mercado nacional. Peço que dediquem 5 minutinhos para responder e compartilhar o questionário com todos que conhecem (mesmo que leiam ocasionalmente). Para participar, acesse o link abaixo:
Indo para a TOC: Esta semana, farei uma avaliação breve, pois o TOC está praticamente idêntico ao anterior (o que, de certa forma, me favorece). As únicas novidades relevantes estão nas últimas posições, com a estreia de Embers e a consolidação de Negai no Astro, Syd Craft e Choujun! Chojo-Senpai no Bottom 3.
Sim, Embers estreou no Bottom 5 e não recebeu anúncio de páginas coloridas para o próximo capítulo. Ainda é cedo para conclusões definitivas — devemos aguardar mais dois ou três capítulos —, mas como o autor teve dificuldades em desenvolver um protagonista cativante, a recepção dos capítulos 2 a 5 provavelmente foi negativa. Ainda assim, a obra não deve ser cancelada na próxima leva (a menos que a tradição de cancelar mangás de esporte antes do capítulo 12 retorne), então ainda há tempo para recuperação.
Logo abaixo, Shinobigoto mantém uma posição ruim, mas não está em risco iminente. O mesmo vale para Kill Ao e Nue no Onmyouji, que, apesar de frequentarem o Bottom 5, não apresentam desempenho suficiente para justificar um cancelamento.
No momento, o único com chances altas de ser cortado é Choujun! Chojo-Senpai, já que os editores parecem ter abandonado qualquer promoção da série (nem ganhou uma capa em seu aniversário). Como a próxima leva deve chegar no final de abril ou início de maio, ainda teremos alguns capítulos, mas é improvável que a obra ultrapasse os 65 capítulos.
Quanto a Negai no Astro e Syd Craft, ambas aumentaram seus riscos de cancelamento, mas nada está definido. Tudo depende de quantas novas séries estrearão na próxima leva: duas? três? quatro? Os editores não parecem satisfeitos com o desempenho comercial desses títulos. Negai no Astro, mesmo sendo do autor de Tokyo Revengers, não consegue vender mais de 20 mil cópias por volume.
Syd Craft não tem projeções altas para seu primeiro volume, mas, até o lançamento no próximo mês, surpresas podem acontecer. Já vimos séries como Kagurabachi e MamaYuyu, mal posicionadas no TOC, venderem mais de 10 mil cópias no primeiro volume. Se Syd Craft alcançar essa marca (ou até um pouco menos), terá boas chances de sobreviver.
A disputa para ver quem acompanhará Hakutaku e quantas novas séries surgirão ainda está em aberto. Enquanto isso, os editores mantêm o tratamento usual para os demais mangás, sem grandes mudanças. Tenho certeza de que o TOC da próxima quinta-feira trará uma surpresa, mas os comentários que fiz na semana passada sobre Ao no Hako, Sakamoto Days, Nige Jouzu no Wakagimi e outros ainda se aplicam.
Próxima semana retornaremos a análise normal. Não se esqueçam de responder o questionário e ajudar tanto a pesquisa nacional quanto o mercado de mangás!