Começo de ano (editorial) complicado para GALAXIAS? Irozuku já parou de crescer no segundo volume? Como a Magazine lida com a queda nas vendas físicas. Isso tudo e muito mais na nossa análise da Weekly Shonen Magazine, a segunda maior revista da demografia shonen do Japão. Começando pela TOC:
1. Blue Lock (Primeiras Páginas Coloridas) Ch. 287
2. Kakkou no linazuke Ch. 231
3. Kaijin Fugeki Ch. 24
4. Banjou no Orion (Página Colorida) Ch. 41
5. Kanojo, Okarishimasu Ch. 357
6. Shangri-La Frontier ~Kusoge Hunter, Kamige ni Idoman to su Ch. 203
7. Kanan sama wa Akumade Choroi Ch. 122
8. Mokushiroku no Yonkishi (Página Colorida) Ch. 173
9. Mayonaka Heart Tune Ch. 58
10. Ao no Miburo Ch. 154
11. Kuroiwa Medaka ni Watashi no Kawaii ga Tsujinai Ch. 159
12. Irozuku Monochrome Ch. 17
13. Megami no Café Terrace Ch. 179
14. Seitokai ni mo ana wa aru! Ch. 116
15. Gachiakuta (Página Colorida) Ch. 120
16. Yumene Connect Ch. 16
17. Sentai Daishikkau Ch. 164
18. Yowayowa Sensei Ch. 101
19. Shin-ya no Koinrandori (Oneshot)
20. Kagura ga Yuku! (Capítulo Especial da Magazine Pocket)
21. Love Forty Ch. 24
22. GALAXIAS Ch. 15
23. Batchiri Scratch! Ch. 24
Ausências: Amagami san Chi no Enmusubi Ch. 164, Fumetsu no Anata e Ch. 195 – 1, Hajime no Ippo Ch. 1480, Ahiru no Sora Ch. 616 (Hiato)
Após uma capa com um grupo idol, a honra de abrir a seção de mangá da semana vai para o Grande Pilar: Blue Lock! É a obra que mais vende da revista, está com anime em exibição no seu arco mais popular, inúmeras colaborações com todo tipo possível de marca no Japão e algumas até fora do país. Além disso, Blue Lock costuma figurar bem em rankings de stream e recepção pública dos anime da temporada.
Mas pera lá, como conciliar o sucesso enorme da segunda temporada de Blue Lock com as reclamações da animação de outras obras? Um grande exemplo disso é o recente trailer do anime de Sakamoto Days, da Jump, e que está sendo duramente criticado pelos fãs japoneses. Então qual seria a diferença?
É simples, um dos aspectos mais importantes para os fãs japoneses é a dublagem. Blue Lock tem um elenco estrelado, mas com os papeis bem distribuidos. Uma das principais críticas no Japão em relação ao anime de Sakamoto Days é justamente o da escolha de dubladores famosos em papeis que não se encaixam, na visão dessas pessoas. As outras reclamações tomam fôlego daí, não sendo o caso de Blue Lock.
Mas é preciso lembrar que mesmo assim, críticas de internet podem ser uma minoria vocal. A segunda temporada de Blue Lock foi muito criticada no lado ocidental, mas mesmo assim é um dos anime mais comentados fora do Japão. É sempre importante ter noção de que uma série pode fazer sucesso puramente com fãs mais casuais ou que não fazem questão de tomar parte de discussões de redes sociais.
O vice da vez é Kakkou no Iinazuke. Nada demais acontecendo no mangá, mas é uma das séries que vende acima dos 30 mil ao mês do mercado e é normal que seja promovida de vez em quando, ainda mais com outra temporada do anime chegando em 2025.
Kaijin Fugeki fecha o pódio. O mangá de batalha sobrenatural do veterano Oh Great! não parece ter crescido muito em vendas físicas de seu volume 2, mas ainda está acima de todas as outras estreias de 2024 e continuará sendo promovido regularmente. Existe também a possibilidade do crescimento em vendas ser mais lento e gradual, veremos.
Banjou no Orion é o quarto colocado, com página colorida promovendo seu volume novo. Os números inicias apontam estabilidade ou ligeiro crescimento em vendas. Cada vez mais essa linha dos 15 mil ao mês se torna uma barreira de segurança na Magazine. Números baixos para sua história, mas talvez menos ruins caso as vendas digitais estejam crescendo de forma significativa.
Atualmente a Jump+ tem 7 milhões de usuários ao mês, enquanto isso a Magazine Pocket possui 5.8 milhões de usuários mensais. São números bem próximos considerando a disparidade imensa de vendas entre a Weekly Shonen Jump e a Weekly Shonen Magazine.
Isso implica que um porcentual MAIOR de leitores da linha “Magazine” faz leituras online. Isso significa que a gente possa atribuir números imaginários grandes para todas as obras da revista? Não, a Magazine Pocket tem vários hits próprios e exclusivos, seu foco não é “vender” a revista física e suas obras especificamente. Entretanto ainda é algo importante de se ter em mente, principalmente para certas obras ou gêneros específicos com mais popularidade online.
O quinto colocado é Kanojo, Okarishimasu. Prosseguindo com o arco do encontro, a história dá tons de uma progressão lenta e que ficará meses nessa parte. São os melhores capítulos de KanoKari em muito tempo, então o autor não terá pressa.
A outra novidade recente é o lançamento do trailer de Shiunji-ke, também do mangaka Reiji Miyajima. Essa obra NÃO é da Magazine e nem da Kodansha, sendo publicada na Young Animal (leiam a análise dela aqui no site, do nosso escritor novato, o Meow!). Entretanto a qualidade ótima do anime mostra a força de Miyajima na indústria e o porquê da Magazine não ter vontade de perder seu nome da linha da revista tão cedo.
Sexto lugar é de Shangri-la Frontier, na mesma luta por alguns meses. Mas os leitores gostam, o autor gosta, todos vencem.
Kanan-sama é o sétimo dessa TOC. É outro mangá num arco longo, mas com vendas completamente estabilizadas. Todos os volumes de Kanan-samam ficam na faixa dos 10 mil ao mês, não chega leitor novo, mas leitor velho não abandona o barco também.
Com uma página colorida “fake”, Mokushiroku no Yonkishi é o oitavo da vez. Usaram o espaço para promover o anime, com um novo Key Visual e um comentário do popular seiyuu Kaji Yuki, que faz Meliodas e Zeldris na franquia. Os fãs de Nanatsu o amam, então é uma boa promoção.
Nono colocado, Mayonaka Heart Tune tem um capítulo que aumenta o escopo da história, introduzindo uma nova dinâmica para a heroina Rikka. Elementos assim são essenciais para uma publicação longa semanal, ainda mais num gênero como romcom, que precisa bolar situações interessantes e únicas para não cansar os leitores.
A décima posição é de Ao no Miburo, o mangá de baixas vendas que possui um anime de ótima audiência. Regularmente no top 10 de anime mais assistidos da TV japonesa, Miburo regularmente bate os números de Dragon Ball Daima e One Piece.
Um de seus trunfos é o horário na programação. Ao no Miburo passa logo depois de Shin-chan e Doraemon, mas antes de Detetive Conan. Mesmo assim, a obra regularmente supera os números dos dois primeiros, mostrando um interesse decente de audiência que pode garantir mais temporadas do anime.
Kuroiwa Medaka é o décimo primeiro lugar com um capítulo com um ligeiro desenvolvimento do romance. Nessas semanas pré-anime o foco é mais manter os leitores felizes para que essa recepção positiva crie um clima legal para o debut da adaptação.
Para Irozuku Monochrome, o décimo segundo colocado, um sinal de atenção. O segundo volume está recebendo posições similares na Shoseki ao volume 1. Talvez o lançamento tão rápido não tenha sido uma boa idéia, mas a prova real será nas semanas seguintes, já que o primeiro de Irozuku ficou fora de estoque nas semanas 3 e 4. Teremos que esperar um pouco para mais conclusões.
Décimo terceiro da TOC, Megami no Café Terrace continua sua paz habitual. A série provavelmente cairá um pouco em vendas no próximo volume pelo fim do anime, mas nada sério.
Já o tão amado Seitokai ni mo Ana wa Aru é o décimo quarto dessa edição. Vendendo acima dos 40 mil físicos, o que impressiona é que além disso o mangá aparenta ir bem em rankings digitais. A popularidade grande da série pode ser consideravelmente maior do que se sabe só pelas vendas quando olhamos para os números da Magazine Pocket. O anime precisa vir logo.
Com uma página colorida bem bonita de novo, Gachiakuta é o décimo quinto lugar. Numa conversa com o Nicolin sobre a falta de novas séries battle shonen com arte espetacular, um nome que chegamos num consenso de Grande Arte é Gachiakuta.
E foi isso que pensei enquanto lia o capítulo: “que arte absurda!”. Então fica aqui a recomendação para quem está buscando desenhos de alta qualidade, leia Gachiakuta! E será essencial que o anime preserve esse aspecto porque é uma parte forte da identidade do mangá, isso é algo que os fãs terão de exigência e acredito que a Bones conseguirá dar conta do recado.
Após se sobressair na leva recente, Yumene Connect é o nosso décimo sexto colocado. As boas vendas garantem que Yumene está mais seguro que vários de seus co-irmãos recentes de leva, mas considerando que é um ecchi bem ecchi, sua proporção de vendas digitais o eleva ainda mais.
Yumene Connect agradou bastante esse público otaku e é bem elogiado nas redes e fóruns, as contas da obra recebem bem mais interações que praticamente todos os lançamentos de 2024, tirando Kaijin Fugeki.
Sentai Daishikkaku é o décimo sétimo lugar com mais um capítulo de revelações da história de fundo do mundo da série. Não está acelerado, então mesmo que a série acabe em 2025, acredito que não será um cancelamento, mas sim uma conclusão natural.
Posicionado como décimo oitavo, Yowayowa Sensei agora é mais uma série em segurança por anime. Suas posições são geralmente: ou baixas ou ganha página colorida — sendo o que mais recebeu cores em 2024! Vendas entre 9 a 10 mil não mostram a realidade do mangá, regularmente entre os mais lidos da Pocket. A importância do digital aparece aqui de novo, vivemos uma nova era realmente.
Após dois oneshots, o trio do fundão é composto respectivamente por Love Forty, Galaxias e Batchiri Scratch.
Love Forty entrou em ritmo acelerado. O último capítulo basicamente pulou um torneio inteiro e vários desenvolvimentos de uma vez, basicamente um volume inteiro de uma vez. Já Batchiri Scratch claramente criou uma “meta final” e está aos poucos caminhando nessa direção. As duas obras até podem durar mais meses, mas os autores já tem noção de que não devem sobreviver.
Mas o grande problema aqui é GALAXIAS. É a segunda edição seguida que a obra figura com Love Forty e Batchiri, duas séries “zumbi” da revista. Eu dava como quase certeza que a Magazine protegeria Galaxias mais pela sua necessidade de promover mais battles e pela sua popularidade internacional decente de começo, mas essas posições começam a me gerar preocupação.
As vendas foram abaixo do esperado, mas após discutir um pouco sobre com o Nicolin, penso que a grande questão pode ser a saúde do autor. O capítulo da vez teve apenas 10 páginas e o autor regularmente pula semanas, muitas sem aviso prévio.
Se uma obra vende mal e vende bem dá para garantir sua permanência, mas se as vendas são fracas e o autor não consegue entregar capítulos com regularidade? Começa a se tornar uma situação problemática e que a revista pode não querer manter, preferindo talvez estrear outro battle no lugar.
Não estou dizendo ainda que GALAXIAS está em risco óbvio, mas começa a perder aquela aura de segurança. A Magazine nos últimos anos lançou por volta de 7 ou 8 novos mangás por ano, então Galaxias dependerá de alguns encerramentos além de Love Forty e Batchiri para se manter mais seguro. Não há nem data para o importante volume 2 ainda…
E é isso. Na próxima edição teremos a volta do lendário Diamond no Ace, uma das maiores obras da história da Magazine! O clássico de baseball voltará com uma história spin-off que durará 10 capítulos e deve trazer a revista de volta para a mão de alguns antigos leitores.
E o autor de Ahiru no Sora deu as caras também desenhando uma arte celebrando o casamento de um seus antigos assistentes, Atsuo Ueda que é o artista de Fairy Tail 100 Years Quest. Vai saber uma hora Ahiru no Sora volta também…
Até a próxima e Feliz Natal!