O mistério sobre Undead Unluck terminar ou não na próxima leva continua, e eu decidi usar essa TOC para comentar melhor sobre isso, além de comentar sobre o possível cancelamento Kill Ao, e o possível estado de saúde do autor de Kagurabachi.
‘
Serei sincero com vocês, a TOC dessa semana não traz muitas novidades em comparação a semana passada, por isso decidi me dedicar mais para comentar as principais novidades dessa TOC (que são três) e descorrer muito sobre elas, ao invés de comentar todas as posições. É uma coisa que acontece de vez em quando, já que são 48 TOCs ao ano, e nem todas tem grandes novidades. Na próxima semana voltarei a comentar sobre todos os mangás. Só não vejo sentido repetir os comentários da semana passada para a grande maioria deles.
Abrindo a revista, tivemos Undead Unluck com o que pode ser sua última capa. A série comemorará 5 anos de vida em janeiro. Contudo, a proximidade de um possível encerramento pode indicar que talvez não receba uma capa de aniversário. Obras como Yozakura-San e Undead Unluck normalmente não recebem anúncio oficial de encerramento, embora, com a introdução da Jump Press, essa realidade possa mudar. Claramente, se a série acabar em abril, o que ainda é possível, mesmo com os capítulos acelerados, poderia ganhar outra capa. Mas, caso termine entre janeiro e fevereiro, as chances diminuem.
Agora, acredito que Undead Unluck recebeu o aviso de cancelamento do nada? Não creio, e há três elementos que indicam o contrário:
- Ausência de posições consistentemente baixas na TOC. Tirando a sequência recente de duas últimas colocações, as posições de Undead Unluck não são típicas de séries em processo de cancelamento, como vimos com Katekyou Hitman Reborn, Shaman King, Nura, entre outras.
- Receber uma capa próximo ao cancelamento não é comum para séries que são encerradas sem aviso prévio.
- A proximidade com o encerramento de Yozakura-San. Caso o mangá realmente termine entre janeiro e fevereiro, encerraria junto com Yozakura-San, o que poderia indicar um planejamento editorial conjunto.
- A quantidade de mangás com baixo rendimento que não justificam um cancelamento sem aviso prévio de Undead Unluck. Obras como Negai no Astro e Choujun Chojo-Senpai merecem ser canceladas no lugar nesse caso. Undead Unluck terminar antes dessas obras pode indicar sim um planejamento prévio antes mesmo de saberem os resultados comerciais desses dois mangás.
Se o mangá vier a ser encerrado na próxima leva (o que ainda não está confirmado, mas é especulado pelo ritmo atual dos capítulos), acredito que a decisão tenha sido tomada no mesmo período em que o encerramento de Yozakura-San foi acordado. Na Weekly Shonen Jump, é comum que séries tenham um acordo editorial para o encerramento, dando tempo para organização da equipe, divulgação e questões contratuais. Vimos isso em séries como Shokugeki no Souma, Toriko, Medaka Box, entre outras.
A Weekly Shonen Jump em Junho mudou o editor e claramente está passando por uma mudança interna. É normal assim que a Shueisha esteja em busca de uma reformulação na Line-Up da revista, se livrando dos mangás que vendiam mal. O encerramento de Yozakura-San e Undead Unluck, assim se tornam necessários para que a revista em 2025 comece a buscar novos talentos e obras. A questão é que enquanto Yozakura-San já tinha dado o que tinha que dar, e poderia sem nenhum problemas se concluir em um ano. Undead Unluck ainda tinha muito conteúdo para ser entregue.
Levando em conta o funcionamento da revista e os dados acima, é possível que a decisão de encerrar Undead Unluck no início de 2025 tenha sido tomada entre 5 a 10 meses atrás, mesmo que o roteiro tenha começado a acelerar apenas recentemente. O motivo para acelerar agora? Pode ter sido um planejamento ruim do autor, uma tentativa de reverter o cancelamento ou um aviso de cancelamento mais recente. Só teremos uma resposta parcial (e nunca completa) quando soubermos se Undead Unluck realmente encerrará em fevereiro ou abril. Até lá, são apenas especulações.
Então, mesmo as chances de Undead Unluck estar terminando em 2 ou 4 meses estarem aumentando cada vez mais, é preciso ainda ter cautela. Cautela é sempre útil.
Em primeiro lugar na TOC tivemos Himaten, que conseguiu sua primeira colocação, algo espetacular para a série, que está recebendo bastante apoio editorial. O primeiro volume vendeu 13 mil cópias, um resultado positivo, mas ainda não espetacular. Para estar completamente seguro, o mangá precisa superar Nue no Onmyouji, vendendo mais de 27 mil cópias. Contudo, sendo apenas o primeiro volume, podemos ver crescimento nos próximos, especialmente com o contínuo apoio editorial.
Em quinto lugar, tivemos Kagurabachi, que lançou o capítulo 58.1… Isso mesmo, o autor está doente, e não tivemos um capítulo normal esta semana. A questão é: a doença do autor é algo momentâneo (uma gripe) ou teremos complicações mais longas? Não sabemos ainda e não devemos começar a ativar um alarme desnecessário. É preciso ter calma e ver se nas próximas semanas ou meses, o autor terá outras pausas estranhas.
Em último lugar, tivemos Kill Ao, que atualmente tem uma média pior na TOC do que Two on Ice e Ruirui Senki quando foram cancelados. A situação da série é clara: os editores estão planejando cancelá-la. Chances de salvação? Não são nulas, mas vou esperar mais algumas colocações nas últimas posições para cravar algo. Ainda assim, sinto que as chances de cancelamento são altas. Atualmente, aposto em uma leva de quatro mangás sendo encerrados.
Sim, quatro mangás estreando a partir da edição 8, 9 ou 10 de 2025, podendo chegar a cinco, caso Hunter x Hunter volte ao hiato e decidam ocupar a vaga deixada pela obra. Os quatro mangás que vejo terminando são Hakutaku (certamente cancelado) e as incertezas Undead Unluck, Yozakura-San e Kill Ao. Obras como Choujun! Chojo-Senpai, Negai no Astro, Nue no Onmyouji e Exorcist no Kiyoshi-Kun não estão completamente salvas, mas recebem um tratamento superior ao de Kill Ao e Hakutaku, o que pode indicar que permanecerão na revista. Esses mangás só estarão em risco para a próxima leva caso comecem a serem classificados abaixo de Kill Ao e Hakutaku, a partir dessa semana. Se continuarem acima, estão seguros.
Com a chegada de Saito e o grande número de mangás que estão na mira dos editores para 2025 (mais de cinco), a análise da TOC nunca foi tão complexa. A história da Weekly Shonen Jump raramente viu uma competição tão acirrada, mesmo que ainda seja possível identificar as obras com mais chances de cancelamento. É emocionante acompanhar uma revista tão competitiva, mas espero que, a partir de 2025, tenhamos mais sucessos. Estamos competindo para ver quem é “menos pior”. Que em 2025 possamos construir uma line-up onde os mangás disputem para ver quem é o melhor.
Concluindo, ajudei o Lipe dos Chapéus de Palha no roteiro de um vídeo lançado hoje. O vídeo me deixou de boca aberta com o resultado espetacular que o Lipe alcançou. Por isso, vou deixá-lo aqui para vocês: um vídeo cheio de informações sobre o impacto de One Piece na Weekly Shonen Jump.