ALERTA SPOILERS DO CAPÍTULO 267.
No sábado, publiquei um vídeo em que comentei sobre a recepção geral, e, por alguns segundos, também abordei a recepção de Nobara, que voltou a gerar discussões acaloradas na Thread de Spoilers da 2ch. No entanto, agora que o capítulo saiu OFICIALMENTE, posso dizer que as discussões continuam intensas e variadas, com muitas opiniões divergentes. Para que vocês tenham uma ideia, tivemos mais de 1.200 comentários nos dois tópicos abertos sobre o retorno de Nobara na Jump Matome. A 2ch também registrou centenas de comentários, tanto na Thread de Spoilers quanto na Thread Sem Spoilers.
Com essa quantidade enorme de comentários, é natural que surjam várias discussões, incluindo trocas respeitosas de ideias e, por vezes, ofensas entre os leitores da revista. Após quase perder a sanidade mental lendo todos os comentários, trago para vocês, em minha opinião, os três principais argumentos: “Se o retorno é bom ou ruim,” “A circunstância do retorno de Nobara” e, surpreendentemente, muitos comentários sobre “A técnica de ressonância de Nobara.”
Comentando sobre o RETORNO EM SI: Na verdade, este é o elemento menos discutido. Os japoneses, em geral, acharam previsível o retorno dela, já que muitos acreditavam que ela ainda estava viva. Houve comentários comemorando, como “Eu gosto muito da Kugisaki (os japoneses tendem a chamá-la de Kugisaki), por isso gostei da volta” ou “Esse capítulo me deixou animado, é espetacular ver a Nobara de volta!!!” mas também houve críticas à previsibilidade da situação, como “Jujutsu Kaisen era elogiado por ir contra a tendência e ter desenvolvimentos diferentes de tudo até agora… De repente, começaram a elogiar os desenvolvimentos clássicos! kkk” ou “Está apenas seguindo o clichê de sempre, certo? O retorno da Kugisaki é apenas a rota clássica, não é?”
Entretanto, são poucos os comentários sobre isso. A discussão mais acalorada ocorreu por conta da CIRCUNSTÂNCIA DO RETORNO DE NOBARA e de sua E O USO DA TÉCNICA DE RESSONÂNCIA CONTRA O SUKUNA. Sobre o primeiro ponto, muitos leitores questionaram como Nobara, após acordar há apenas 30 minutos, conseguiu entender toda a situação e ainda atacar Sukuna. “Isso é conveniente. Mas a arma, a pose e até o impacto são todos simples e meio sem graça, não são? 😐”
É comum ver comentários contestando aqueles que criticam a circunstância do retorno de Nobara, o que acaba gerando discussões acaloradas tanto na 2ch quanto na Jump Matome. Vou mostrar uma discussão:
Comentário 1: “Se não incluírem uma cena da Kugisaki se levantando em algum lugar, o roteiro parecerá desleixado. Por que ela de repente acorda nesse exato momento, entende a situação de Shibuya em 30 minutos e decide ressoar com o dedo de Sukuna? Tanto Sukuna quanto os feiticeiros estão confiando demais na sorte.”
Comentário 2: “Sinceramente, essa crítica não faz sentido. Você realmente acha que Kugisaki foi sozinha até o local do dedo e fez isso por conta própria? A escola entendeu a utilidade da ressonância e provavelmente preparou e explicou tudo para Kugisaki assim que ela acordou, para que ela pudesse agir imediatamente.”
Comentário 3: “Se eles não estavam apenas agindo por desespero, mas realmente se prepararam para a ressonância, então faz ainda mais sentido que deveriam ter feito Okkotsu fazer isso rapidamente.”
Comentário 4: “Você poderia ter previsto esse Plot-twist a partir da cena do dedo da semana passada, não é? Se não previu, então é melhor você parar de comentar!”
O penúltimo comentário toca justamente no ponto que intensificou a discussão: parte do público acha que o retorno de Nobara é um FURO NO ROTEIRO, principalmente por não terem feito Yuta (que os japoneses preferem chamar de Okkotsu) usar sua habilidade para copiar e derrotar Sukuna da mesma forma, já que isso seria um desenvolvimento mais lógico do que uma aparição surpresa de Nobara.
Um japonês na zona de comentários da Jump Matome questionou: “O Okkotsu-kun não conseguiria copiar a técnica de ressonância???” Poucos minutos depois, outro usuário respondeu a todas as acusações de que Yuta poderia ter copiado a habilidade de Nobara: “Reconheço que Jujutsu Kaisen é uma obra cheia de pontos a criticar, mas quem diz coisas como ‘Por que não usaram a ressonância até agora?’ está claramente aqui apenas para postar críticas negativas sem realmente ler a história principal. Então, por favor, vão embora.”
Esse comentário gerou uma resposta imediata de um terceiro usuário: “A razão pela qual está sendo criticado é que a técnica de ressonância é tão útil que as pessoas não entendem por que Okkotsu não a copiou. É uma dúvida que surge naturalmente se você ler a história principal.” A discussão continuou por vários comentários, com várias pessoas acreditando que o Yuta deveria ter copiado, e também com várias outras argumentando que não deveria, com várias argumentações diferentes (incluindo que a Nobara era insignificante para o Yuta). Tivemos argumentos que Yuta pode copiar somente os mortos, contra-argumentos que ele pode copiar também os vivos. Como mencionei, somente na Jump Matome, tivemos mais de 1.200 comentários em 24 horas.
Por fim, nesse mesmo tópico, há pessoas discordando sobre como Sukuna se tornou fraco nos últimos capítulos. No tópico centrado em Nobara, o comentário mais popular ironiza: “[Notícia Triste] Sukuna de repente se torna um fracote total.” Mas outros usuários responderam de forma mais séria, explicando que as lutas anteriores e o domínio de Itadori enfraqueceram Sukuna, o que permitiu que a habilidade de Nobara funcionasse, por isso argumentando que por esses motivos isso não pode ser considerado um furo de roteiro ou forçação de barra por parte do autor, Gege Akutami.
Visitando outros sites, o clima continua basicamente o mesmo. Vejo, sim, que entre metade do público há comemoração e alívio pelo retorno de Nobara: “Eu ficaria muito triste se a Kugisaki estivesse realmente morta… que alívio!” Dependendo do site que você visitar, pode encontrar mais pessoas comemorando, mas as críticas às questões narrativas e à circunstância de seu retorno são realmente intensas nos principais fóruns de discussão de mangás: “Eu entendo voltar com a Kugisaki para agradar os leitores, mas ela acordou há 30 minutos e a ressonância funciona tão facilmente? Parece um desenvolvimento pobre para criar uma situação de impacto. Esperava mais da obra.”
A verdade é que a discussão como um todo está bastante acalorada, com muitas pessoas expressando suas opiniões, mesmo que contrárias entre si. Algumas poucas pessoas insultam aqueles que criticam Jujutsu Kaisen (como mencionado anteriormente), o que é comum na internet, mas, em geral, a discussão é intensa, porém se mantendo dentro dos limites, sem ataques pessoais. No final, eu diria que o público está dividido: uma parte achou conveniente e ruim a circunstância do retorno de Nobara, enquanto outra parte achou interessante. Alguns consideram seu retorno um furo no roteiro; outros, não.
Vamos torcer para que os próximos capítulos não sejam tão divisivos.
LEIA OUTRAS MATÉRIAS EXCLUSIVAS!
ASSINE AQUI: PATREON
O Analyse It acabou de lançar o seu Patreon e você pode ajudar o site a se manter e AO MESMO TEMPO ter acesso a várias matérias exclusivas do mercado do mangá. É essencial esse Patreon para nós, pois é um dos poucos modos que temos para continuar na atividade, entregando uma grande variedade de conteúdos para vocês. No Patreon serão oferecidos vários níveis com várias recompenças, como:
No nosso Patreon também iremos disponibilizar algumas matérias de “adendos” a matérias publicadas no site. Esses adendos serão acessíveis a TODOS os membros, inclusive aqueles gratuitos. Por isso, caso você não tenha condições para ajudar o siterecomendo vocês assinarem o nosso Discord também para as matérias grátis.
Caso você assine agora, veja exemplos matérias já disponíveis:
– Quem era Kazuhiko Torishima, um dos maiores editores da Shonen Jump? (Acessível para os Free Members também!)
– Report de Vendas – Wind Breaker, o PILAR da Magazine Pocket (Tier 2 ou Superior)
– Report de Vendas: Análise do valor de Sousou no Frieren para o mercado (Tier 1 ou Superior)
– Report de Vendas: O assustador declínio de Chainsaw-man (Tier 1 ou Superior)
– Report de Vendas: A preocupante perda de leitores de Akane Banashi (Tier 2 ou Superior)
– Nige Jouzu no Wakagimi pode ser o maior anime da temporada de Julho 2024? (Tier 2 ou Superior)
– QUANTO IRÁ VENDER O VOLUME 3 DE KAGURABACHI? (Para membros de Tier 2 ou Superior)
Mais matérias serão lançadas nos próximos dias para os assinantes do Patreon. Assinar o Patreon irá permitir o Analyse It aumentar o número de conteúdo destinados a todo mundo (já que assim poderemos ter mais entradas), e também garantir todos esses conteúdos exclusivos que sem o Patreon simplesmente eu não teria condições de escrever!
ASSINE AQUI: PATREON
DISCORD DO ANALYSE IT:
Venha partecipar do nosso discord, no qual comentamos sobre a TOC, mangás, animes e muito mais, partecipe clicando: