Em uma edição com o aniversário de 1 ano de Kagurabachi, a Weekly Shonen Jump entrega milhões de novidades espetaculares. Venha ver!
Weekly Shounen Jump #40 (02/09/2024):
Kagurabachi c47 (Capa, Página Colorida e Aniversário de 1 Ano)
01 – Jujutsu Kaisen c268
02 – Akane Banashi c124
Himaten! c08 (Página Colorida)
03 – SAKAMOTO DAYS c180
04 – Ao no Hako c162
05 – WITCH WATCH c169
06 – Boku to Roboco c199
Choujun! Choujou-senpai c28 (Página Colorida)
07 – Nue no Onmyouji c64
08 – Yozakura-san Chi no Daisakusen c240
Zombie John (Página Colorida, 31 páginas, One-shot de Toujou Shinosuke)
09 – Exorcist no Kiyoshi-kun c10
10 – Nige Jouzu no Wakagimi c170
11 – Negai no Astro c19
12 – Undead Unluck c220
13 – Kill Ao c67
14 – Cycle Biyori c16
15 – Kyokutou Necromance c18 (FIM)
Youkai Buster Murakami c11
Ausentes: ONE PIECE c1125
‘
WSJ#41 (09/09/2024):
Capa e Página Colorida: Madan no Ichi c01 (Nova Série de Osamu Nishi <Mairimashita! Iruma-kun> (Roteiro) & Usazaki Shiro <Act-Age> (Arte))
Página Colorida: Akane Banashi, Kill Ao e Negai no Astro
Ausente: Jujutsu Kaisen c269
NOVA SÉRIES:
WSJ 41: Madan no Ichi de Nishi Osamu (História) & Usazaki Shiro (Arte)
WSJ 42: Shinobikoto de Takegushi Ippon (História) & Mitarashi Santa (Arte)
WSJ 43: HAKUTAKU de Ishikawa Kouki
‘
Meus amigos, que edição FOI ESSA? Cheia de novidades para comentar, então, sem mais delongas, vamos lá: Começando com o anúncio de NOVAS SÉRIES. Foram anunciados três novos mangás que estrearão entre as Edições 41 e 43. O primeiro deles é Madan no Ichi, escrito por Osamu Nishi, criadora de Iruma-Kun, e desenhado por Usazaki Shiro, ilustradora de Act-Age. Osamu Nishi atualmente escreve e desenha Iruma-Kun, e coescreve dois SPIN-OFFs da série, mas mesmo assim encontrou tempo para escrever o roteiro deste novo mangá, que promete muito, não só pela grande experiência de Osamu, mas também pelo talento de Usazaki Shiro, uma das melhores artistas da atualidade. Ainda não temos a sinopse da obra.
Na edição 42, vai estrear Shinobikoto, nova história da dupla que produziu Ame no Furu. Ambos são autores relativamente novos que produziram um mangá muito odiado no ocidente, mas não tão criticado no Japão (é mais considerado “mid” e ninguém sente saudades). Acredito que será outro Battle-Shounen, mas não temos nenhuma informação sobre a obra. Concluindo, tivemos “Hakutaku” Ishikawa Kouki, do autor novato que foi assistente em Black Clover e cujos mangás preferidos são Double Arts e Sangatsu no Lion. Também não sabemos nada sobre a obra, mas pela imagem prévia (que não posso ainda divulgar), percebemos que os dois protagonistas estão segurando um computador, um celular e um joystick, o que indica que pode haver algo relacionado a jogos (e, pelo nome, a youkais também).
Indo para as primeiras páginas da revista, tivemos capa de aniversário para Kagurabachi, que ontem ganhou a TsugiManga! É uma grande vitória para a obra, que conseguiu apoio tanto ocidental quanto japonês. Os editores já começaram a promover as reimpressões de Kagurabachi com o aviso de que a obra ganhou e também que já alcançou a incrível marca de 600 mil cópias em 3 volumes, uma ótima média de 200 mil cópias por volume.
O que gosto bastante de acompanhar nas revistas não é tanto como elas vão se adaptando aos meus gostos (por isso tantos mangás me agradam em “X” revistas), e não é por nada que raramente dou minha opinião. Acredito que, principalmente nas revistas Shonen, já tenho uma idade (28 anos) que não condiz mais com a demografia que a revista quer alcançar, mas o que realmente me interessa é acompanhar a evolução de uma revista em relação ao seu público-alvo e às novas gerações. Adaptar-se e também criar tendências é o coração da Weekly Shonen Jump, e Kagurabachi é a prova de que a Weekly Shonen Jump ainda é capaz de realizar isso.
Aliás, Kagurabachi terá um projeto no qual os leitores poderão enviar um personagem para que ele seja morto pelo protagonista, Chihiro. É um projeto bem bobo, mas ao mesmo tempo que me fez dar uma sincera risada de alegria, eu pensei: “Isso é definitivamente um projeto destinado para Kagurabachi,” pois realmente une essa comunidade dedicada com a obra e também os elementos mais violentos que a obra traz.
Também tivemos, nesta mesma edição, páginas coloridas para Himaten, que teve uma ÓTIMA COLOCAÇÃO na ordem de leitura, mostrando que os editores ainda acreditam bastante no mangá. Agora precisamos descobrir se o público também acredita. Saberemos nas próximas semanas, mas estou bastante otimista em relação ao mangá. Também tivemos página colorida para Choujun! Chojo-Senpai, que conseguiu ficar acima de Nue no Onmyouji, Kill Ao e Negai no Astro na votação da TsugiManga. Enquanto esses mangás receberam votos do ocidente, os votos para Choujun! Chojo-Senpai foram mínimos, mostrando assim a força do mangá no Japão. Isso significa que Choujun é mais popular que esses três? Não, apenas que Choujun! Chojo-Senpai teve uma fanbase mais dedicada nos votos para essa competição.
Chegando à TOC, em primeiro lugar tivemos Jujutsu Kaisen, que, com o anúncio das novas séries, confirmamos que não terá mais nenhuma capa (por isso Saito, editor-chefe da revista, extinguiu para Jujutsu Kaisen o costume de Nakano de dar capa no penúltimo capítulo), mas é provável que Jujutsu Kaisen termine com uma página colorida dupla nas últimas páginas. Essa primeira colocação, inclusive, é bem simbólica, pois premia a série pelos seus anos de contribuição à revista. Jujutsu Kaisen tem 90 milhões de cópias impressas só no Japão (um dado já antigo), e com o lançamento do seu vigésimo oitavo volume em outubro, devem anunciar que alcançou a marca de 100 milhões. Jujutsu Kaisen entrou para a história.
Em segundo lugar tivemos Akane Banashi, que estará no palco GREEN da Jump Festa. Esse palco é destinado às séries que precisam de relevância, mas não tanta. É o menor dos três principais palcos, contudo, ainda assim pode indicar um anúncio para Akane Banashi, pois todas as séries presentes no palco Green têm ou terão uma adaptação em anime. Por isso, é possível que vejamos um anúncio para o anime de Akane Banashi nas primeiras semanas de dezembro.
Em terceiro lugar tivemos Sakamoto Days, que estará no palco BLUE da Jump Festa. Esse palco é destinado a obras importantes, mas que ainda não têm a grandeza das obras do palco Red, que vendem todas acima de 300 mil cópias e têm um anime com uma audiência altíssima. Sakamoto Days é o sucessor natural de Jujutsu Kaisen, e sinceramente tenho altas expectativas de que o anime alcance um bom resultado comercial: Os japoneses não se importam tanto com sakugas como os ocidentais, por isso acho que o sucesso comercial no ocidente será limitado em comparação ao Japão, mas Sakamoto Days ainda tem chances de explodir.
Em quarto lugar tivemos Ao no Hako, que voltou à revista após uma semana de intervalo. A série deve ter seu anime lançado no dia 03 de outubro, por isso tudo indica que receberá sua capa justamente no último capítulo de Jujutsu Kaisen. Não poderia haver um contraste maior, mas é isso: sai um pilar e talvez entre um novo. Agora, quanto Ao no Hako vai conseguir vender com seu novo anime? Vai superar 380 mil cópias e entrar no TOP 10 mais vendidos do mercado atual? Vamos ver. Em quinto lugar tivemos Witch Watch, que deve continuar variando entre o TOP 5 e a Zona Intermediária nos próximos meses.
Em sexto lugar tivemos Boku to Roboco, que também se encontra em uma situação bem estável desde a chegada de Saito: A obra está entregando capítulos espetaculares, e Saito está premiando a série com constantes boas colocações. Logo após, na sétima colocação, tivemos Nue no Onmyouji, que diminuiu sua frequência de páginas coloridas (como aconteceu com todos os mangás da revista, exceto Ao no Hako, que aumentou), mas em compensação, melhorou sua média na TOC. Saito praticamente igualou todos os mangás na “Página Colorida”, mas decidiu dar prioridade na TOC àqueles que sua equipe considera mais promissores. Nue no Onmyouji está incluído nesse grupo.
Em oitavo lugar tivemos Yozakura-San Chi no Daisakusen, que será o próximo mangá a se encerrar naturalmente, provavelmente em novembro ou dezembro deste ano. Em nono lugar tivemos Exorcist no Kiyoshi-Kun, que está em uma situação interessante. Seu primeiro volume ainda não tem data de lançamento – já foram revelados os lançamentos até novembro, quando inclusive Himaten lançará seu primeiro volume. Isso indica que Exorcist no Kiyoshi-Kun deve receber um anúncio tardio de lançamento para novembro (às vezes acontece) ou será lançado somente em dezembro.
O problema de um lançamento tão tarde, seis meses após a estreia, é que não saberemos a dimensão do sucesso de Exorcist no Kiyoshi-Kun. Caso o mangá comece a ser classificado nas últimas colocações, o que é possível se for mal recepcionado, saberemos que venderá mal, mas se continuar recebendo essas posições medianas, não saberemos até dezembro quanto realmente Kiyoshi-Kun irá vender.
É possível, inclusive, que tenhamos o lançamento dos mangás desta leva que está por vir juntamente com o primeiro volume de Exorcist no Kiyoshi-Kun, para vocês terem uma ideia de quanto atrasado será o lançamento do volume. Para vocês terem uma ideia, Kiyoshi-Kun terá 23 capítulos quando for lançado seu primeiro volume, e Madan no Ichi de Usazaki e Osamu terá 13 capítulos, podendo já lançar o seu primeiro volume em dezembro, caso a Weekly Shonen Jump queira apostar na divulgação de Natal.
Em décimo lugar tivemos Nige Jouzu no Wakagimi, que os editores decidiram não promover. Acredito que, como a série não vai durar muitos anos (deve terminar no segundo semestre de 2025 ou em 2026), e como o autor não consegue mais desenhar muitas páginas coloridas, os editores decidiram não promover muito mais a obra. Mesmo sendo o maior sucesso da temporada, o anime, por ter sido lançado em julho, acabou não tendo um grande impulso, e suas vendas devem aumentar, mas dificilmente irão superar a marca de 60 mil cópias. Os editores assim decidiram não promover a série dando boas posições na TOC.
Em décimo segundo lugar tivemos Negai no Astro, que terá seu segundo volume em outubro. Assim como Choujun! e também Kill Ao, os editores estão promovendo essas séries para ver se conseguem melhorar suas vendas agora em setembro ou outubro. Caso não melhorem, a pior delas tem chances sérias de ser cancelada. Os editores podem cancelar até dois desses três, mesmo que seja mais provável que cancelem somente um: Negai no Astro. O mangá não conseguiu entrar no TOP 20 TsugiManga e, caso tenha uma queda em suas vendas, será a principal vítima da foice editorial. O que pode salvar Negai no Astro? Simplesmente manter suas vendas ou vender mais. Em outubro veremos se Wakui conseguirá realizar isso.
Em décimo segundo lugar tivemos Undead Unluck, que lançou mais um capítulo. Em décimo terceiro lugar tivemos Kill Ao, que vai receber uma página colorida, algo natural para ver se consegue melhorar suas vendas. Entre os mangás citados, Kill Ao é claramente aquele que tem tudo para não mudar sua situação: deve continuar vendendo a mesma quantidade (na casa das 24 mil cópias), como vendeu no último ano. Kill Ao assim irá sobreviver caso Choujun! ou Negai no Astro performem pior do que o esperado.
Nas últimas colocações tivemos Cycle Biyori, que deve ser cancelado na próxima edição, e depois Necromance, que terminou nesta edição. O mangá praticamente entregou o mesmo que sua obra anterior, Aliens Area, com algumas mudanças na temática, e adivinhem, acabou dando errado de novo. O autor precisa agora de um tempo para se reformular e tentar uma terceira vez com uma obra completamente nova.
Ah sim, Murakami? Deve ser cancelado em novembro ou dezembro.
LEIA OUTRAS MATÉRIAS EXCLUSIVAS!
ASSINE AQUI: PATREON
O Analyse It acabou de lançar o seu Patreon e você pode ajudar o site a se manter e AO MESMO TEMPO ter acesso a várias matérias exclusivas do mercado do mangá. É essencial esse Patreon para nós, pois é um dos poucos modos que temos para continuar na atividade, entregando uma grande variedade de conteúdos para vocês. No Patreon serão oferecidos vários níveis com várias recompenças, como:
No nosso Patreon também iremos disponibilizar algumas matérias de “adendos” a matérias publicadas no site. Esses adendos serão acessíveis a TODOS os membros, inclusive aqueles gratuitos. Por isso, caso você não tenha condições para ajudar o siterecomendo vocês assinarem o nosso Discord também para as matérias grátis.
Caso você assine agora, veja exemplos matérias já disponíveis:
– Quem era Kazuhiko Torishima, um dos maiores editores da Shonen Jump? (Acessível para os Free Members também!)
– Report de Vendas – Wind Breaker, o PILAR da Magazine Pocket (Tier 2 ou Superior)
– Report de Vendas: Análise do valor de Sousou no Frieren para o mercado (Tier 1 ou Superior)
– Report de Vendas: O assustador declínio de Chainsaw-man (Tier 1 ou Superior)
– Report de Vendas: A preocupante perda de leitores de Akane Banashi (Tier 2 ou Superior)
– Nige Jouzu no Wakagimi pode ser o maior anime da temporada de Julho 2024? (Tier 2 ou Superior)
– QUANTO IRÁ VENDER O VOLUME 3 DE KAGURABACHI? (Para membros de Tier 2 ou Superior)
Mais matérias serão lançadas nos próximos dias para os assinantes do Patreon. Assinar o Patreon irá permitir o Analyse It aumentar o número de conteúdo destinados a todo mundo (já que assim poderemos ter mais entradas), e também garantir todos esses conteúdos exclusivos que sem o Patreon simplesmente eu não teria condições de escrever!
ASSINE AQUI: PATREON
DISCORD DO ANALYSE IT:
Venha partecipar do nosso discord, no qual comentamos sobre a TOC, mangás, animes e muito mais, partecipe clicando: