Uma grande festa na família Mikadono, Komi-san entrando na sua reta final e Te no Geka chegando para ajudar Tatari.
TOC Weekly Shonen Sunday #33 (10/07/2024)
Mikadono Sanshimai wa Angai, Choroi c121 (Capa e Página Coloridade de Abertura – Anúncio do anime!!)
02 – MAO c235
03 – Major 2nd c283
04 – Kaiten no Albus c09
05 – Ryuu to Ichigo c199
06 – Utsuranin desu c15
07 – Red Blue c116
Himeru Kokoro no zen himitsu c08 (Página Colorida)
09 – Rock a Rock c14
10 – Komi-san wa, Komyushou desu c465
11 – Maou-jou de Oyasumi c369
Aru monban (One-shot)
13 – Tonikaku Kawaii c280
14 – Tatari c57
15 – Mizuporo c32
16 – Aozakura: Bouei Daigakukou Monogatari c351
17 – Hello Work Monsters c11
18 – Te no Geka c51
Oyaji to Nyankichi (Capítulo Promocional, Série da Sunday Webry)
20 – Tokachi Hitoribocchi Nōen c314
Ausentes: Ogami Tsumiki Ki nichijou, Shibuya Near Family, Detective Conan, Maiko-san Chi no Makanai-san, Sousou no Frieren (hiato), Magic Kaito (hiato) Ad Astra Per Aspera (hiato).
E é com imenso prazer que estamos mais uma vez aqui reunidos para celebrar a nossa maravilhosa revista domingueira. É anime pra um lado, é mangá entrando em reta final, tem novato me deixando doido com o sobe-desce na revista, Te no Geka com o pé na lama, e tem outras coisinhas menores que também servem de reflexão. Bora pra TOC.
Página Colorida de Abertura para Mikadono Sanshimai wa Angai, Choroi.
Ilustrando a capa da revista com uma arte maravilhosa, juntamente com uma página colorida de abertura ainda mais fantástica, encontramos o felizardo Mikadono Sanshimai wa Angai, Choroi. Lutou, batalhou, sofreu, mas no final, prevaleceu, finalmente Mikadono terá seu anime. Ergue a taça. A revelação do seu anime jajá completa 3 semanas, mas foi só agora que tivemos a definitiva oficialização (dentro da revista), então pra valorizar o evento vou me comportar como se tudo isso fosse uma grande novidade.
Não temos informações sobre data, estúdio, diretor, dubladores, nada, só sabemos que vai ter anime e boa, é isso. E entre a incerteza de ter ou não ter uma adaptação, a simples confirmação de um anime, que mesmo que distante, já serve para iluminar a série e animar seus fãs.
Eu sou advogado de Mikadono e consigo tranquilamente defender a qualidade inicial da série, o começo é forte e cativante o suficiente para prender qualquer curioso, se o trabalho for bem feito, consigo imaginar sim um anime capaz de gerar um bom boost para o mangá, que vem precisando mais do que nunca, já que Mikadono vem sofrendo uma pequena queda nas vendas dos seus últimos volumes. E tendo boost ou não, o mais importante é que teremos sua história apresentada para um público mais diverso, e isso por si só já vale mais do que qualquer outra coisa. A autora já tem 15 anos de Sunday, 4 trabalhos diferentes e muita dedicação, se vai ser sucesso ou não, pouco importa, Aya Hirakawa venceu e merece nossa celebração. A festa comemorativa pro anime de Mikadono aqui em São José do Rio Preto – SP não tem hora pra acabar.
Na posição seguinte temos MAO e seus companheiros, que estão mais uma vez caindo na porrada com o grupo de vilões que nunca lutam para valer, só trocam uns soquinhos e fogem ilesos em seguida. Na semana que vem teremos mais informações sobre o anime de Ranma ½, algo para ficar de olho. Semana sim e semana não temos a vez do sim em Major 2nd, que lança mais um capítulo para descansar na próxima semana, sem muitas novidades por aqui.
Com uma excelente posição encontramos Kaiten no Albus, dando início ao seu novo arco. Para um mangá que continua tendo uma recepção ruim essa posição importa bastante, principalmente pelo fato de que já passamos há bastante tempo do período em que as posições na TOC não importavam muito. Já é o nono capítulo, e toda posição na TOC reflete diretamente sua situação dentro da revista. Uma posição que contradiz a recepção ruim do mangá e que demonstra o apoio inicial que o editorial está tendo com Albus.
Ryuu to Ichigo e Utsuranin desu surgem na sequência, o primeiro retomando ao top 5 que o mangá já está acostumado, e o segundo recebendo uma ótima posição após ter ficado no fundo da revista na edição passada. Red Blue é outro, que volta a se posicionar bem após uma semana no fundo da revista.
Com o anime de Mikadono anunciado, e com o anime de MAO tendo que esperar mais um pouco por conta de Ranma ½ , eu jogo todas as minhas fichas em um futuro anime para Red Blue. Se ainda existe um mangá com material, potencial e apoio interno para isso, esse principal alguém é Red Blue. Longe de ser uma possibilidade palpável ou provável de ser realizada por agora, mas me surpreenderia muito pouco o mangá receber uma adaptação mais pra frente. Me chamem de louco agora, porque no futuro serei visionário.
Página colorida de Himeru Kokoro no zen himitsu
O queridinho do ocidente – duas pessoas gostam, uma delas nem lê – Himeru Kokoro no zen himitsu dá as caras, recebendo a última página colorida que os novatos receberam ‘’por obrigação’’. Daqui em diante, qualquer posição, qualquer destaque que a série ganhar dentro da revista será pra valer, não estamos mais lidando com aquela bondade inicial que serve somente para introduzir o mangá na revista, agora, cada passo será observado.
O mesmo vale para Rock a Rock, que mesmo sendo ele o pior novato da atual leva, se recusa a ficar no bottom da revista, demonstrando que apesar da sua campanha vexatória, o editorial da Sunday não pretende se desfazer por completo do mangá. Pelo menos, não por agora.
Na posição seguinte temos o milenar Komi-san wa, Komyushou desu, que pelo o que apontam os rumores, está próximo de entrar na sua reta final. Se não me falha a memória, a Komi-chan está atualmente com 95 ou 96 amigos, ou seja, falta muito pouco para encerrar o objetivo final do mangá.
Mas sabemos bem que o tempo que leva para conquistar esses 4 amigos pode muito bem ser de 4 capítulos ou de 4 anos. Tem muita coisa pela frente. Na sequência temos Maou-jou de Oyasumi, parceiro de leva de Komi-san, que diferente do seu camarada, não tem planos nenhum para encerrar sua história. Segue tranquilinho com sua comédia bobona.
Na décima terceira posição temos Tonikaku Kawaii, onde encontramos nosso protagonista Nasa desvendando os mistérios da imortalidade da Tsukasa. É outro que poderia muito bem estar se encaminhando para a reta final, pelo o que apresenta sua narrativa. Conhecendo o Hata, sabemos que não será esse o caso. Tem muita lenha pra queimar. Na posição seguinte temos Tatari, que consegue se desvencilhar do bottom após incríveis 15 semanas seguidas afundado na TOC.
Fazia muito tempo que o mangá não ficava tão ‘’bem’’ posicionado, e sabemos que isso alivia muito pouco sua situação, já que é mais provável encontrar o mangá de volta ao fundo na semana que vem do que o contrário. Na posição seguinte temos Mizuporo, que volta para o bottom, mas já recebe uma página colorida na semana que vem como compensação.
O mesmo vale para Aozakura: Bouei Daigakukou Monogatari, que fica no fundo nesta semana, mas na próxima recebe uma página colorida central. E recebendo uma posição que machuca bastante, temos Hello Work Monsters. Vi alguns apontando a qualidade da arte inacabada como possível motivo para a posição ruim, mas sinceramente, não tá muito diferente dos capítulos anteriores não.
Hello Work é uma grande gangorra que se recusa a parar quieta, dando bastante dor de cabeça para quem tenta decifrar o futuro do mangá. Não vou cair nessa armadilha, o tempo informa mais do que qualquer adivinhação. Sabemos que a recepção do mangá está morna, ora oscilando para cima, entregando capítulos bem elogiados, ora oscilando para baixo, com capítulos sem graça e bem criticados por conta da sua arte defeituosa.
A série não consegue construir um contínuo, segue emaranhada numa eterna incerteza que não produz uma estabilidade, nem pro seu bem e nem pro seu mal. E sabemos bem que tudo aquilo que consideramos medíocre pende muito mais para o lado negativo do que para o positivo. E para encerrar falando sobre verdadeira mediocridade, podemos comentar Te no Geka, que recebe outra posição terrível após retornar do seu hiato.
Antes da super leva Te no Geka estava grandão na Sunday, com boas posições e recebendo páginas coloridas, mas agora com uma revista mais movimentada e cheia de caras novas parece que seu nepotismo está para acabar. O mangá de piores vendas da revista dependia mais do que qualquer outro de um enorme apoio interno, e se suas posições não melhorarem daqui pra frente, podemos esperar um futuro escuro para a série.
E é com isso que encerramos por hoje. Na semana que vem tenho uma viagem marcada para visitar alguns familiares, vou aproveitar um pouco do meu breve recesso. Por conta disso, irei adiantar a TOC #34 para quinta-feira, ou irei atrasá-la para segunda-feira. Na hora eu decido. Até a próxima.
Página colorida do One-shot Aru monban