Procura por um novo battle shonen de AVENTURA? Quer uma história num mundo totalmente de fantasia? Então conheça GALAXIAS, o mais novo mangá da Shonen Magazine. Falaremos sobre o novato na análise da Weekly Shonen Magazine, além de diversas outras novidades sobre a segunda maior revista shonen do Japão. Sigamos a lista da TOC:
- GALAXIAS (Primeiras Páginas Coloridas) Ch. 01
- Megami no Café Terrace Ch. 160
- Batchiri Scratch! Ch. 03
- Akabane Honeko no Bodyguard (Página Colorida) Ch. 87
- Mayonaka Heart Tune Ch. 39
- Hajime no Ippo Ch. 1463
- Ao no Miburo (Página Colorida) Ch. 134
- Kanojo, Okarishimasu Ch. 337
- Blue Lock Ch. 269
- Kakkou no Iinazuke Ch. 212
- Banjou no Orion Ch. 24
- Shangri-La Frontier ~Kusoge Hunter, Kamige ni Idoman to su Ch. 185
- Seitokai ni mo ana wa aru! Ch. 99
- Kuroiwa Medaka ni Watashi no Kawaii ga Tsujinai (Página Colorida) Ch. 141
- Kaijin Fugeki Ch. 08
- Amagami san Chi no Enmusubi Ch. 145
- Kanan sama wa Akumade Choroi Ch. 104
- Mokushiroku no Yonkishi Ch. 157
- Gachiakuta Ch. 103
- Sentai Daishikkaku Ch. 146
- Yowayowa Sensei Ch. 81
- Fumetsu no Anata e Ch. 188 – 4
Ausências: Love Forty Ch. 06, Jyushin no Katana Ch. 34, Ahiru no Sora Ch. 618 (Hiato)
Nem com todo o hype possível foi capaz de um mangá desbancar o domínio das modelos, pegando a capa outra vez. Mas inaugurando as páginas coloridas de mangá, temos o muito esperado GALAXIAS! Traduzido simultaneamente para o inglês oficialmente pelo K-Manga, a Kodansha coloca várias fichas para que esse seja seu mais novo super hit.A revista promovou o autor Hatesaka Ao focando nas artes que fez para artistas famosos no mundo da música: criou a capa do álbum MIKUNOYOASOBI do popular grupo Yoasobi e seus desenhos são o MV (Music Video) da canção DIGNITY de Ado. Na esfera mais otaku, Hatesaka até fez trabalhos para Nekomata Okayu, uma das populares vtubers do grupo Hololive. Falando em mangá mesmo, alcançou fama ao vencer um prêmio de oneshots da Kodansha em 2022 com o oneshot sobre kaiju de nome Galaxias.
É importante citar muito o oneshot agora para falar do primeiro capítulo do mangá. O oneshot foi muito elogiado por alguns elementos como o lado mais introspectivo da história, a heroína “fofa” e as batalhas épicas de kaiju em meio à ataques de navios militares, tudo isso feito com uma arte incrível. No entanto…
…o primeiro capítulo de Galaxias tem história, personagens e até premissa completamente diferentes! A garota monstro do oneshot é agora a protagonista da série, enquanto o garoto se transformou em outro personagem. Até os kaiju não deram as caras nesse início. O roteiro novo é sobre aventura, a Shonen Magazine descreveu o mangá como uma série de BATALHA e AVENTURA num mundo de fantasia.
A recepção está boa pelo lado japonês, com muitos elogios à aventura que remete ao primeiro capítulo de One Piece e à arte do autor. Acreditei que as mudanças do oneshot poderiam gerar críticas e, embora algumas apareçam, o público geral parece ter gostado do que viu. Séries de fantasia e aventura tem encontrado mais espaço na Magazine do que na rival Jump e o mangá já superou 4500 seguidores no Twitter em apenas alguns dias, número muito acima de todos os novatos recentes tirando Kaijin Fugeki, de um autor veterano. Falarei mais da recepção de Galaxias semana que vem.
Prosseguindo, na vice-liderança Megami no Café Terrace é promovido pelo seu anime, enquanto o mangá se adentra num dos flashbacks mais interessantes aos fãs da história.
Completando o pódio, outra estreia dessa leva: Batchiri Scratch. O mangá 4-koma continua tendo uma recepção decente pelas boas piadas, embora já existam alguns comentários sobre não ter rap o suficiente ou ainda não ter introduzido todas as personagens da sua página colorida inicial. Dito isso, com mais de 800 seguidores no Twitter, dá para acreditar no título por enquanto.
A quarta colocação fica com Akabane Honeko, recebendo uma página colorida em celebração às 2 semanas para seu filme live action tão esperado. O capítulo dessa semana teve desenvolvimento em todos os aspectos que fazem de Akabane Honeko tão divertido: ação, comédia, romance, drama. Teve de tudo.O quinto colocado é Mayonaka Heart Tune, sempre promovido pelo seu potencial. E também porque nessa semana entregou um capítulo de praia, um dos favoritos de fãs de romcom.
Em sexto lugar, Hajime no Ippo continua sua atual batalha épica, que parece entrar em sua “segunda fase”. As coisas ficaram mais sérias e tensas e o autor George Morikawa está correspondendo com desenhos belíssimos. Ippo prioriza a legibilidade e o visual, então as lutas podem até demorar mais em número de capítulos, mas correspondem ao hype narrativo.
Ao no Miburo é sétimo da TOC e outro que está promovendo uma adaptação — nesse caso seu anime, que sairá em Outubro. O foco que vejo ser mais usado nessas promoções de Ao no Miburo parece ser o elenco de seiyuu, muitos devem saber que no Japão os dubladores podem carregar obras só pelos seus nomes, já que possuem muitos fãs que assistirão quase todo projeto que estão envolvidos. Dito isso, fazer esses fãs se tornarem também leitores da obra original, essa sem voz, não é tão fácil assim.Oitavo lugar para Kanojo Okarishimasu, que celebrará seu anime e jogo na semana que vem com as primeiras páginas coloridas, enquanto seu arco atual pode estar se encaminhando para um drama. Blue Lock fica na nona posição e dá para se entender seus breaks quando se vê páginas tão bonitas em sequência como no capítulo dessa edição.
Posicionado em décimo, Kakkou no Iinazuke tem um raro capítulo mais sério e pode estar mergulhando de vez no seu atual arco. Banjou no Orion, décimo primeiro da TOC, entrega mais um forte capítulo desenvolvendo seus dois protagonistas e deve continuar crescendo graças à boa recepção dos leitores.
Shangri-la Frontier em décimo segundo lugar, é outro no modo Esperar-Por-Outubro como franquia, mas o mangá em si está se divertindo o máximo possível com a loucura da batalha ocorrendo. Seitokai ni mo Ana wa aru chega ao capítulo 99 e volta à estrutura 4-koma nessa semana: popularidade e versatilidade. O rebuliço do PV viral continua, com muitas fanarts e até músicos famosos como Sakuma do grupo idol Snowman falando dele. Só estamos esperando o anúncio do anime — talvez ainda nesse ano.
Mais marketing para adaptações: Kuroiwa Medaka recebe uma página colorida no décimo quarto lugar, promovendo o anime com comentários dos seiyuu e celebrando também 1.5 milhões de cópias para 15 volumes, uma média de 100 mil por volume. Não é exatamente assim que funciona, mas são ótimos números para o mercado atual, ainda mais considerando a expectativa de crescimento com o anime.Kaijin Fugeki marca presença como décimo quinto da TOC. Com capítulos um pouco mais fáceis de seguir, o mangá parece estar melhorando em recepção, ultrapassando 7 mil seguidores no Twitter, e até anunciou a capa de seu volume 1 que sairá em 16 de Agosto. Fiquem com essa bela arte abaixo.
Décimo sexto lugar para Amagami-san, possivelmente chegando ao fim do longo arco atual. Não ganhou destaque, então talvez ainda não seja a conclusão dele — a Magazine gosta de premiar clímax.
Kanan-sama mais para o fim da lista dessa vez, em décimo sétimo, mas ganha página colorida semana que vem promovendo seu novo volume, que ganhou recomendação do autor Nanashi, de Nagatoro. Órfãos daquela série, chegando ao seu fim, poderiam migrar facilmente para Kanan pelo tom similar. Aplaudo quem teve a idéia de buscar essa recomendação.
Novidadas são raras para o décimo oitavo lugar, Mokushiroku no Yonkishi. Não porque faltam eventos, produtos, etc, mas sim que pelo tamanho da franquia Nanatsu no Taizai coisas que seriam grandes para outros como cafés, colaborações em jogos mobile, etc tornam-se banalidade. O mangá segue normalmente e no seu próprio tempo.
Retornando após duas semanas de “férias”, Gachiakuta prossegue em calma também agora que possui um anime em produção. O mangá raramente figura entre os primeiros da revista e volta à parte mais ao fim dela nessa edição, em décimo novo, mas dentro do normalidade. Sua popularidade internacional inclusive pode ser um dos motivos para GALAXIAS ter recebido uma publicação simultânea , já que são dois battle de fantasia altamente estilizados.
Antepenúltimo, Sentai Daishikkaku é outro em paz por ter mais anime em produção. Além disso o autor Negi Haruba está trabalhando no roteiro para um anime continuação de seu hit Gotoubun no Hanayome.
Yowayowa Sensei é o penúltimo, mas ganha página colorida semana que vem para promover seu volume e celebrar um clímax do seu arco atual, que teve um pequeno gancho ao fim do capítulo dessa semana. A Magazine Pocket também está oferecendo a leitura gratuita de 40 capítulos do mangá. Os editores acreditam bastante em Yowayowa Sensei.
Para fechar: Fumetsu no Anata e. Uma história mais pesada e dramática como de costume.
Nesta edição não tivemos Jyushin no Katana, com uma pausa até normal, e Love Forty, que já recebeu um break com menos de 6 capítulos. É triste falar isso, mas Love Forty não ganhou direito nem 10 seguidores no Twitter em uma semana, ainda nos 170. Respeito darem prioridade para a saúde do autor, mas o mangá ainda está numa fase crítica para conseguir alguma popularidade e foi estranho já ver uma parada.