Nova temporada de anime para Kanojo, Okarishimasu, uma possível explosão em popularidade para Seitokai, uma estreia de peso é anunciada. Isso tudo e muito mais na nossa análise da Weekly Shonen Magazine, a segunda maior revista shonen do Japão. Começamos pela ordem da TOC:
- Megami no Café Terrace (Primeiras Páginas Coloridas) Ch. 159
- Banjou no Orion Ch. 23
- Mayonaka Heart Tune Ch. 38
- Batchiri Scratch! Ch. 02
- Shangri-La Frontier ~Kusoge Hunter, Kamige ni Idoman to su (Página Colorida) Ch. 184
- Kuroiwa Medaka ni Watashi no Kawaii ga Tsujinai Ch. 140
- Love Forty Ch. 05
- Fumetsu no Anata e Ch. 188 – 3
- Seitokai ni mo ana wa aru! (Página Colorida) Ch. 98
- Amagami san Chi no Enmusubi Ch. 144
- Sentai Daishikkaku Ch. 145
- Kakkou no linazuke Ch. 211
- Akabane Honeko no Bodyguard Ch. 86
- Yowayowa Sensei Ch. 80
- Blue Lock Ch. 268
- Tokidoki Bosotto Russia-go de Dereru Tonari no Alya-san (Página Colorida, especial da Magazine Pocket)
- Ao no Miburo Ch. 133
- Mokushiroku no Yonkishi Ch. 156
- Kanojo, Okarishimasu Ch. 336
- Kaijin Fugeki Ch. 07
- Jyushin no Katana Ch. 33
- Kanan sama wa Akumade Choroi Ch. 103
Ausências: Gachiakuta Ch. 103, Hajime no Ippo Ch. 1463, Ahiru no Sora Ch. 618 (Hiato)Após uma modelo na capa, começamos os mangás por Megami no Cafe Terrace, ganhando uma página colorida em celebração da segunda temporada de seu anime. Uma das três grandes romcom em vendas atualmente da revista, Megami no Café vem tendo uma recepção mais positiva para seus arcos atuais e com esse anime em exibição pode por um tempo superar os seus outros dois rivais Kanojo, Okarishimasu e Kakkou no Iinazuke.
O pódio nessa semana se completa com duas séries em situações similares: Banjou no Orion, cada vez mais puxado para o lado “spokon”, e Mayonaka Heart Tune, num arco que pode ser seu mais elaborado até agora. Os dois são obras novas de autores veteranos, mas mostram potencial alto pelas boas vendas em seus primeiros volumes e crescimento gradual. São parte do futuro da Weekly Shonen Magazine e a revista os promoverá dessa forma.
O quarto lugar fica para Batchiri Scratch com seu capítulo 2. O gag 4-koma de rap teve uma recepção calorosa online. Graças a uma campanha, o Twitter oficial já passou dos 770 seguidores, muito além dos 170 de Love Forty, outro lançamento recente.
Mas não dá para dizer que é só isso. Batchiri Scratch recebeu bem mais comentários, com elogios ao seu humor referencial que citou nomes como Eminem e Parappa the Rapper em apenas dois capítulos, e também à estrutura similar com séries Kirara. Ser diferente do padrão da revista chamou atenção por enquanto, é ver se o autor consegue manter esse decente começo.
No quinto lugar temos Shangri-la Frontier, com uma página colorida do anime promovendo a estreia em Outubro e com algumas informações. Na localização ocidental oficial foi inserida a informação que a segunda temporada do anime passará no Crunchyroll, igual a primeira. Com essa promoção e um capítulo de um evento MUITO inusitado, os fãs de ShanFro tem muito a celebrar.Sexto posto para Kuroiwa Medaka. A comédia romântica ganhou um novo trailer de seu anime, apesar de seu lançamento apenas em 2025. Isso indica provavelmente uma estreia em Janeiro, no começo do ano. O trailer está muito melhor que as artes iniciais e a dublagem de Serizawa Yuu como Mona tem tudo para elevar a popularidade o trabalho original, que começa o segundo ano do Ensino Médio na história — ainda muita lenha para queimar!
Em sétimo na TOC, Love Forty deve começar a pegar posições mais baixas logo se seus números não subirem. A série praticamente inexiste para os leitores. A história está até tentando, mas precisam fazer alguma coisa fora do mangá para conseguir ganhar sequer a primeira chance. Já o oitavo lugar é Fumetsu, mais alto dessa vez talvez pelo conteúdo do capítulo ser um pouco mais agitado que o comum. Sem sinal de transferência.
O grande vencedor da semana é o nono dessa TOC: Seitokai ni mo Ana wa aru. Quem lê os artigos já deve estar cansado de saber disso, mas Seitokai é o mangá com mais potencial da Magazine e até por isso a editora decidiu fazer um PV animado para promover seu novo volume.Mas acho que nem eles esperavam algo do tipo: o PV simplesmente explodiu nas redes sociais, mais de 200 mil likes no Twitter em UM dia, acima de 300 mil visualizações no Youtube e inúmeros comentários perguntando sobre a série. Não consigo imaginar o impacto que isso pode ter nas já ótimas vendas da comédia, pode não se traduzir em tantos volumes vendidos a mais por agora, mas mostra um potencial imenso na franquia.
É bem capaz da Kodansha já estar negociando com os responsáveis pelo PV para trabalharem no anime. Os mais elogiados foram o estúdio Passione e o diretor de animação Ryo Imamura, admirado na indústria de animação e fã do mangá.
Em décimo na TOC, Amagami-san está chegando ao clímax de seu arco atual depois de praticamente meio ano. O décimo primeiro lugar, Sentai Daishikkaku, também segue na normalidade só esperando a segunda temporada de seu anime em 2025. O autor Negi Haruba aliás anda ocupado fazendo artes para as reedições omnibus de Gotoubun no Hanayome.
Kakkou no Iinazuke, décimo terceiro colocado nessa semana, entrega um capítulo que pode agradar fãs de uma certa personagem. Será que o mangá pode ainda receber uma segunda temporada depois do anúncio de Kanojo, Okarishimasu? Improvável, mas não impossível.
Outro só na espera de sua adaptação, Akabane Honeko é o décimo quarto da TOC. A conta oficial do mangá está fazendo uma contagem regressiva para seu novo volume, se tiver algum crescimento saberemos logo. Curiosamente a conta oficial do FILME é mais do que o dobro maior que a do mangá, então provavelmente muita gente não tem interesse de ler mesmo.
Yowayowa Sensei está na décima quinta colocação nessa edição. O mangá ecchi fez mais um capítulo “comportado”, sem fanservice basicamente e sem a protagonista título de novo. Em compensação, o novo volume terá umas campanhas promocionais com desenhos novos, e bem fanservice, da autora. Ossos do ofício.
Se alguém estranhar a posição “baixa” de Blue Lock, apenas em décimo sexto, entenda que é apenas questão de variedade da revista. O último trailer da segunda temporada do anime, estreando em Outubro, tem dezenas de milhares de impressões nas redes sociais e os capítulos atuais estão uma maravilha em questão de arte. O pilar continua seu reinado em paz.
Em seguida, algo um pouco diferente. Tokidoki Bosotto Russia-go de Dereru Tonari no Alya-san recebe um capítulo especial com página colorida. Mais conhecido pelo nome Roshidere, o mangá é uma adaptação da Light Novel de mesmo nome e que é uma das mais populares do mercado nos últimos anos.Roshidere recém estreou seu anime, que teve uma recepção ótima pela qualidade incrível da adaptação feita pelo estúdio Doga Kobo. A Kodansha não foi boba, aproveitou a sinergia entre suas revistas e não perdeu a chance para promover sua própria versão de Roshidere, já que tudo da franquia deve receber um bom boost.
Em décimo sétimo lugar, Ao no Miburo receberá um lançamento oficial em inglês. Um dos poucos da revista sem meios de se ler em inglês, é legal de ver que finalmente sairá desse limbo. A forma que a Kodansha o descreveu é curiosa também: “é uma obra do criador de Days, compartilha o cenário de Rurouni Kenshin e mostra a fundação do Shinsengumi, um grupo de homens bonitos e voláteis lutando pela justiça e por eles mesmos”. Maximizaram todo elemento mais interessante para diversos público em poucas frases. Aplausos.
Mokushiroku no Yonkishi é décimo oitavo dessa TOC e é mais um na espera do mítico e mágico mês de Outubro, o mais esperado pelos leitores da Weekly Shonen Magazine. Dito isso, também acham que os capítulos mais recentes parecem apelar mais ainda para fãs de longa data de Nanatsu? Aceito opiniões sobre.
Algo inesperado para o décimo nono, Kanojo, Okarishimasu: outra temporada em anime! E mais, a série receberá um jogo visual novel para Playstation e Nintendo Switch! A franquia continua muito forte e atrativa.
Já falei coisas do tipo antes aqui, mas a recepção ocidental, principalmente em sites como Twitter é uma bolha e não representa a recepção real do mangá. E isso vale para MUITAS obras japonesas. Não estou invalidando a opinião dos outros, mas é importante entender que o público mais vocal ocidental não é o único que existe — Kanojo, Okarishimasu é considerada uma série divertida pelos leitores da revista, muito por seu humor e pelas heroínas.
Tudo bem não gostar, mas o autor não está fazendo nada de errado e as empresas tem interesse comercial na franquia porque muita gente gosta dela sim. O jogo inclusive será pela Mages, que fez os de Gotoubun, então uma relação com a Kodansha já está estabelecida e pode beneficiar mais das romcom no futuro. O lado multimedia da Magazine continua acertando.
Antepenúltimo lugar para Kaijin Fugeki não significa nada agora, honestamente. O volume 1 logo sairá e tem potencial para ser um dos maiores novatos logo de cara. Jyushin no Katana em penúltimo desacelerou um pouco de novo a história só para me deixar mais confuso sobre sua possível saída da revista.
Kanan-sama fecha a edição. Apenas uma rotatividade normal dos editores o deixa no fundão. De resto, o mangá logo terá um novo volume e pode ser outro a crescer.
Semana que vem teremos a estreia do tão hypado GALAXIAS! O mangá de kaiju é uma das maiores apostas da Magazine e pode ser o novo grande sucesso battle shonen se tiver uma recepção tão boa quanto a de seu premiado oneshot. Prova de que a Kodansha bota muitas fichas nele é o fato de que receberá publicação simultânea no K-Manga, apesar de ser de um autor novato. Fiquem com uma arte oficial da série enquanto esperamos até o lançamento, estou botando muita fé!