Em uma semana CHEIA de novos lançamentos, Kagurabachi e Akane-Banashi surpreendem! Venha ver os mangás mais vendidos da semana!
TOP 50 Ranking Oricon Mangás 2024: 01/07 até 07/07:
Posição. Título da Obra #Volume (Cópias Vendidas essa Semana / Totais de Cópias Vendidas)
01. One Piece #109 (811,541)
02. Jujutsu Kaisen #27 (582,069)
03. Kaijuu 8-gou #13 (201,083)
04. One Punch-man #31 (132,455)
05. Ao Ashi #36 (60,305 / 117,705)
06. Kagurabachi #3 (49,035)
07. Kinnikuman #85 (44,641)
08. Dandadan #15 (44,076)
09. Blue Giant Momentum #2 (30,535 / 62,025)
10. Akane-banashi #12 (29,185)
11. 21st Anniversary down Eyeshield 21 BRAINxBRAVE (27,385)
12. Nige Jouzu no Wakagimi #16 (25,486)
13. Witch Watch #17 (24,950)
14. Koori no Jouheki #12 (23,702)
15. Futsutsuka na Akujo de wa Gozaimasu ga – Suuguu Chouso Torikae Den #7 (22,847 / 41,949)
16. Mystery to Iu Nakare #14 (21,059 / 328,732)
17. Youchien Wars #10 (20,961)
18. Mato Seihei no Slave #16 (20,818)
19. Shin Tennis no Oujisama #42 (19,763)
20. Sousei no Onmyouji #34 (17,227)
21. Nue no Onmyouji #5 (17,004)
22. Negai no Astro #1 (16,686)
23. Tensei Shitara Slime Datta Ken #26 (15,882 / 370,642)
24. Jujutsu Kaisen #26 (15,711 / 1,295,840)
25. 2.5 Jigen no Ririsa #20 (15,567)
26. Kaijuu 8-gou #12 (15,357 / 433,079)
27. Look Back (15,333 / 523,038)
28. Tsuki ga Michibiku Isekai Douchuu #14 (14,518 / 52,264)
29. Ramen Aka Neko #8 (12,517)
30. Kinnikuman Jump #5 (12,109)
31. Therapy Game Restart #5 (11,572 / 13,715)
32. Akatsuki no Yona #44 (11,463 / 95,735)
33. One Piece #108 (11,366 / 1,457,680)
34. Kaijuu 8-gou #10 (11,273 / 544,504)
35. Historie #12 (11,043 / 74,987)
36. Under Ninja #13 (10,842)
37. Kaijuu 8-gou #11 (10,399 / 489,874)
38. Isekai de Ane ni Namae o Ubawaremashita #4 (10,274)
39. Boku to Roboko #18 (10,191)
40. Kingdom #72 (10,142 / 505,468)
41. Pink to Habanero #9 (9,984 / 38,329)
42. Kaijuu 8-gou #8 (9,884 / 688,625)
43. Boku wa Chikyuu to Utau 「Boku Tama」 Jisedai-hen II #9 (9,813)
44. Rakudai Kenja no Gakuin Musou – Nidome no Tensei, S Rank Cheat Majutsu-shi Bouken-roku #7 (9,738)
45. Kaijuu 8-gou #9 (9,637 / 625,278)
46. Kaijuu 8-gou #7 (9,634 / 774,673)
47. Hikaru ga Shinda Natsu #5 (9,495 / 131,222)
48. Kaijuu 8-gou #5 (9,258 / 986,869)
49. Kaijuu 8-gou #6 (9,216 / 888,255)
50. Kagurabachi #1 (9,203 / 113,539)
Fonte: Rouk (O Rei do Oricon)
Voltamos com o Ranking Oricon dessa vez comentando a primeira semana de Julho! Como acontecia no passado eu irei comentar somente os volumes lançados na semana, por isso aqueles lançados na semanas anteriores não serão comentando com raras exceções que irão depender de semana para semana. Irei comentar todos os volumes do TOP 50 das revistas que são cobertas pelo Analyse It, mas também comentarei de alguns mangás que não cobrimos dependendo do caso.
Eu espero que vocês gostem e a permanência irá depender justamente de quanto vocês engajam comentando e visualizando o Ranking Oricon!
One Piece #109:
O volume 109 de One Piece vendeu 812 mil cópias. Se pegarmos o volume 107, o último que também apareceu com 4 dias de vendas (não podemos comparar volumes com dias diferentes em vendas, como é o 108, que teve 7 dias), vemos uma redução de 8,7% em suas vendas, saindo de 890 mil cópias (107) para 812 mil cópias (109). Essa redução, na minha opinião, é natural para a série e não representa nada de preocupante: é natural um mangá com 109 volumes perder leitores e ter dificuldades de atrair novos.
Além disso, One Piece pode ter perdido nesses 8 meses uma pequena porcentagem de leitores para as mídias digitais, aumentando levemente essa porcentagem de queda. De qualquer modo, a série continua sendo o mangá mais vendido do mercado, o mais querido, e eu acredito que muito em breve terá um aumento em vendas, assim que começar de modo DEFINITIVO o último arco da série. Não acredito que retornará a vender 3 milhões por volume, mas um aumento é bem provável.
Jujutsu Kaisen #27
O volume 27 de Jujutsu Kaisen vendeu 582 mil cópias, uma gigantesca redução em comparação ao volume anterior, que vendeu 688 mil cópias em 4 dias. A série perdeu 100 mil cópias em apenas 3 meses, uma queda de 15.4% em suas vendas. O que justifica uma queda tão dramática em tão pouco tempo? Eu acredito que sejam dois fatores principais, além dos já citados na parte de One Piece.
O primeiro fator é justamente a conclusão da segunda temporada do seu anime. A série, quando lançou o volume 26, ainda estava “quente” na cabeça das pessoas; agora, como já se passaram 7 meses do fim da segunda temporada, o hype passou. Essas pessoas devem voltar a comprar a série quando for lançada a Terceira Temporada. O segundo fator não é uma certeza, mas uma possibilidade. As polêmicas relacionadas às decisões narrativas do Gege Akutami também podem estar influenciando nessa queda, mas isso é uma possibilidade.
Kaijuu 8-gou #13
Kaijuu 8-gou vendeu 201 mil cópias em 4 dias; seu último volume tinha vendido no mesmo período 157 mil cópias, um aumento de 28% em suas vendas. A série, contudo, está longe de vender tão bem quanto vendia no passado, quando conseguia vender 301 mil cópias em 3 dias, como aconteceu no volume 5 da série. Essa recuperação das vendas se deu pelo bom boost que a série ganhou por causa do seu anime, mesmo não sendo um super sucesso comercial, alcançou resultados modestos, sem recuperar todo o público perdido.
Comentei no nosso canal do Youtube os motivos pelos quais Kaijuu 8-gou perdeu leitores.
One Punch-man #31
Com 132 mil cópias vendidas tivemos One Punch-man, que na última vez que apareceu no Ranking Oricon com 4 dias de vendas foi há mais de 2 anos. Por isso, preferi realizar uma comparação mais aproximada. O volume 30 vendeu 160 mil cópias em 7 dias. O volume atual vendeu 132 mil cópias em 4 dias. Como o pico de vendas de uma série é normalmente nos três primeiros dias, é comum que um volume passe a vender a partir do quarto dia menos de dez mil cópias por dia. Deste modo, em comparação ao volume anterior, One Punch-man continua na mesma média.
Em comparação aos volumes mais antigos, lançados em 2023, vemos uma clara perda de leitores: a série tinha vendido no volume 29 (novembro 2023) 140 mil cópias em 3 dias. Vendeu mais com um dia a menos em vendas, assim indicando uma perda de leitores. Nada que o público tenha que se recuperar, assim como One Piece e tantos outros mangás com mais de 10 anos de vida, One Punch-man é uma obra velha, é natural que tenha uma diminuição natural em vendas. Essa queda é aumentada pela migração ao digital. É o ciclo da vida.
Kagurabachi #03
É o momento de comentarmos sobre Kagurabachi, que vendeu 49 mil cópias em 4 dias, o melhor resultado que a série alcançou. Esse é o primeiro volume da Shonen Jump (Weekly Shonen Jump) a entrar no TOP 5 do Ranking Oricon desde Ruri Dragon, mostrando assim mais uma vez a incrível força comercial de Kagurabachi. Esse volume teve um aumento de 29% em comparação ao anterior lançado em maio.
O mangá já conseguiu superar “sucessos garantidos” como Dandadan. E a tendência é que Kagurabachi continue seu crescimento nos próximos volumes, principalmente se os editores da Shonen Jump começarem a classificar a série constantemente nas primeiras colocações da TOC da Weekly Shonen Jump e derem mais espaço na revista. Kagurabachi é um dos Battle-Shounen de maior sucesso dos últimos anos, sem sombra de dúvidas.
Kinnikuman #85
O que dizer do grandioso Kinnikuman? A obra que estreou em 1979 na Weekly Shonen Jump é um dos mangás mais importantes da história, por ter ajudado na popularização da revista, mas também por ter sido essencial na criação de muitos elementos presentes nos Battle-Shounen de hoje. Kinnikuman está em seu volume 85 e continua conseguindo entrar no TOP 10 dos mais vendidos do Ranking Oricon, mesmo tendo mais de 40 anos de vida. A sua longevidade é algo muito raro no mundo dos mangás; nem mesmo obras como Cavaleiros do Zodíaco, City Hunter ou Hokuto no Ken conseguiram se manter no alto (em vendas) por tanto tempo. Kinnikuman é um monstro.
Dandadan #15
Dandadan vendeu 44 mil cópias em 4 dias. O seu volume anterior, lançado em abril, também tinha vendido 44 mil cópias, por isso não vimos nenhuma mudança em relação às suas vendas. De qualquer modo, a situação de Dandadan é bem interessante: o anúncio do anime quase não causou um boost em suas vendas, diferente de Sakamoto Days e Ao no Hako, mas mesmo assim, o bom estúdio traz uma esperança de que Dandadan venha a se tornar um dos principais mangás do mercado após o lançamento do seu anime em outubro. Vamos ver.
Akane Banashi #12
O que aconteceu? Tem algo errado nesses cálculos? ISSO MESMO, Akane Banashi parece ter tido um crescimento em vendas. A série no volume 11 tinha vendido 23 mil cópias, e agora vendeu 29 mil cópias no mesmo período, um aumento de 26% em suas vendas. Mangás novos, diferente dos veteranos já com o anime, normalmente têm crescimento contínuo em vendas, mas Akane Banashi estava com vendas estagnadas (com leve queda) há muitos volumes, por isso é sempre positivo ver um crescimento nas vendas de Akane Banashi. Precisamos agora ver se esse crescimento será mantido nas próximas semanas ou se esse aumento é um pico casual nos primeiros dias.
Nige Jouzu no Wakagimi #16
Logo após, tivemos Nige Jouzu no Wakagimi, que vendeu 25 mil cópias em 4 dias também (sem crescimento em relação ao volume anterior). Ainda é cedo para comentarmos definitivamente sobre o seu boost, que já está acontecendo, mas esse último volume deve restar entre os primeiros colocados por mais um tempinho justamente pelo anime que acabou sendo lançado – Anime que tem tudo para ser aquele de maior sucesso dessa temporada. Veremos nas próximas semanas todos os volumes de Nige Jouzu no Wakagimi entrando no TOP 500, mas por enquanto está longe do TOP 50. O anime precisa chamar um pouco mais de atenção para conquistar posições mais altas.
Esse anime chegou em um momento perfeito, pois vai parar a queda de vendas que a obra estava sofrendo, e coloca Nige Jouzu no Wakagimi novamente em destaque em vendas!
Witch Watch #17
Também com 25 mil cópias vendidas tivemos Witch Watch, que também não teve crescimento em relação ao volume anterior, que tinha vendido também 25 mil cópias em 4 dias. Por isso, podemos dizer que a série está com vendas estabilizadas. Atualmente, Witch Watch vende mais que obras como Undead Unluck, Yozakura-San, Boku to Roboco, Negai no Astro e Nue no Onmyouji, por isso está segura na Weekly Shonen Jump, mas passa longe de ser um dos mangás mais lucrativos da mesma, sendo mais uma obra de lucro “intermediário”.
Youchien Wars #10
Com aproximadamente 21 mil cópias vendidas, tivemos Youchien Wars, que teve um aumento de aproximadamente 10% em comparação ao seu volume anterior, que tinha vendido 19 mil cópias. A sua plataforma J+ está com grandes problemas em encontrar novos sucessos, e Youchien Wars é o maior sucesso dos últimos 2 anos. São resultados bons, mas muito abaixo do que a plataforma conseguia alcançar durante a pandemia. Parece que o público da J+ não está tão interessado mais em comprar os volumes dos novos lançamentos. Quem sabe com um bom anime Youchien Wars não consiga vender acima de 100 mil cópias.
Mato Seihei no Slave #16
Mato Seihei no Slave vendeu 20 mil cópias em 4 dias. É provável que tivemos um leve aumento nas vendas, já que o volume anterior vendeu 13 mil cópias em 3 dias. A série passa longe de ser considerada um grande sucesso em vendas, e também está bem longe do seu auge de popularidade, mas mesmo assim Mato Seihei no Slave vende bem o suficiente para garantir sua estadia na J+. O anime lançado em janeiro certamente ajudou a obra a se estabilizar no mercado de mangás.
Shin Tennis no Oujisama #42
Shin Tennis no Oujisama também vendeu aproximadamente 20 mil cópias, mas assim como Kinnikuman e One Piece, Shin Tennis no Oujisama é uma série que não vale a pena comentar tanto sobre a evolução das vendas. O mangá está em lançamento há 25 anos, e ainda consegue estar entre os cinquenta mais vendidos, mostrando assim sua força comercial. Para quem não conhece, Shin Tennis no Oujisama é a continuação de Tennis no Oujisama, mangá de tênis que por anos foi pilar da Weekly Shonen Jump. A obra foi essencial na construção dos mangás de esportes modernos e na aproximação do público feminino com o gênero.
Sousei no Onmyouji #34
Com 17 mil cópias vendidas, esse é outro mangá que não vale muito a pena comentar sobre as vendas, já que a obra tem mais de dez anos de vida, e deve se encerrar nos próximos um ou dois volumes. O mangá, quando estreou, vendia muito, mas muito bem, ao ponto de ser considerado por muitos um pilar da Jump SQ juntamente com Owari no Seraph e Ao no Exorcist. Contudo, a ruim adaptação de anime pela Pierrot destruiu o potencial comercial de Sousei no Onmyouji, que perdeu protagonismo em sua revista. Atualmente, o mangá encerra sua jornada natural vendendo bem, mas longe de vender tão bem quanto no passado.
Nue no Onmyouji #05
Já Nue no Onmyouji vendeu 17 mil cópias, contra 16 mil cópias do volume anterior, um aumento de somente mil cópias. Diferenças tão pequenas podem ser causadas por tantas questões (abertura de lojas, margem de erro, chuva) que não dá para considerarmos realmente um crescimento. Certamente, se no próximo volume Nue no Onmyouji continuar acima de 17 mil cópias, aí sim teremos certeza do crescimento, mas por enquanto vamos considerar uma variação normal.
Mas mesmo assim, Nue no Onmyouji parece continuar sendo um bom achado para a sua revista, com vendas não tão altas, já que vende igual a Undead Unluck, mas também não baixas para ser cancelado como MamaYuyu. Para a tristeza de alguns e alegria de vários, Nue no Onmyouji está completamente seguro na revista por enquanto.
Negai no Astro #01
Tivemos a estreia do primeiro volume de Negai no Astro, mangá do criador de Tokyo Revengers. Muitos esperavam vendas altíssimas, mas como já vimos com outros autores como Kishimoto (Naruto e Samurai 8) e Shimabukuro (Toriko e Build King), nome não é garantia de boas vendas, principalmente em obras Shonen nas quais temos uma constante mudança do público que compõe a revista na qual é lançado um mangá. Deste modo, os resultados alcançados por Negai no Astro são bons para seu começo. É preciso aumentar para garantir sua sobrevivência, mas não são vendas horríveis. A obra já se coloca no mesmo patamar que Undead Unluck e Nue no Onmyouji.
A questão é: Será que vai aumentar suas vendas? Vimos com obras como Ichinose-ke no Taizai e Nige Jouzu no Wakagimi as vendas caírem depois de um bom começo. Já em obras como Witch Watch, vimos vendas abaixo de 20 mil cópias, mas um aumento gradual nos volumes seguintes. Então, suas chances de sobrevivência na Weekly Shonen Jump dependerão mais da progressão das suas vendas e PRINCIPALMENTE da progressão da sua popularidade nos cartões de votação da própria revista, já que a Weekly Shonen Jump leva muito a sério a opinião do público que compra a revista.
2.5 Jigen no Ririsa #20
Outro mangá que vai ganhar um anime (produzido pela J.C. Staff) esta temporada é 2.5 Jigen no Ririsa, também conhecido como 2.5 Dimensional Seduction, uma comédia romântica ecchi sobre cosplay e obsessão. A obra não tem vendas absurdas, vendendo um pouco mais de 20 mil cópias no mês, mas o anime pode ajudar a obra a superar a marca de 30 mil cópias. A partir do próximo volume saberemos quanto a J.C. Staff, não conhecida por animes de grandíssima qualidade, irá conseguir aumentar as vendas de 2.5 Jigen no Ririsa. Uma coisa é certa: a Shonen Jump + não tem grandes expectativas.
Ramen Aka Neko #08
Ramen Aka Neko também lançou um anime e também é da Shonen Jump +. O seu anime, que já tem um episódio, está dando um leve boost no mangá, que assim tem chances de aumentar um pouco suas vendas, mas Ramen Aka Neko é uma comédia simples que conta a história de um gato cozinheiro de ramen. O anime produzido pela E&H Production não tem como objetivo alcançar um grande público, por isso, qualquer aumento, mesmo que seja de 5, 10 ou 15 mil cópias, será considerado uma grande vitória para Ramen Aka Neko, que já comemora o fato de conseguir ingressar no TOP 50 do Ranking Oricon.
Under Ninja #13
Under Ninja é uma série que raramente conseguia entrar no TOP 50, mas com o abaixamento da quantidade de cortes e também com o aumento da popularidade da série passou a conseguir entrar. Lançada pela Kodansha na Weekly Young Magazine, é uma obra seinen de ação com ninjas de Kengo Hanazawa, autor de “I Am a Hero”. O mangá não vende tão bem quanto “I Am a Hero”, mas mesmo assim é um sucesso para os padrões da Weekly Young Magazine, por isso eu tenho certeza de que a equipe editorial está alegre com as 11 mil cópias vendidas nesta semana.
Boku to Roboco #18
E concluímos a análise desta semana com Boku to Roboco, que vendeu 10 mil cópias em 4 dias, um resultado modesto para uma série que no passado vendeu mais. A realidade é que Boku to Roboco está começando a demonstrar um cansaço em suas vendas, algo muito comum quando uma comédia supera 4 anos. São poucas as comédias puras e tradicionais que atualmente conseguem ter boas vendas (acima de 10 mil cópias) após 15 volumes.
O motivo é bem simples: as piadas começam a soar repetitivas e cansativas. Deste modo, Boku to Roboco começa a mostrar sinais da sua idade, mas o autor tem suas possibilidades: tentar renovar a sua própria comédia com novos personagens e novos estilos de humor ou encaminhar para a conclusão, para assim investir em uma nova série com novas ideias e um humor diferente. Eu acho que o autor ainda tentará a primeira opção, para ver se consegue reverter essa lenta queda em vendas de Boku to Roboco. Lembrando que para as comédias, mais importante que as vendas dos seus volumes é a votação dentro da revista Weekly Shonen Jump, agradar quem compra as revistas.
RANKING SHOSEKI (Centuria, MamaYuyu, Dear Anemone e Outros)
A análise do Ranking Shoseki, comentando mangás como Centuria, está publicada no nosso Patreon!
ASSINE AQUI: PATREON
O Analyse It acabou de lançar o seu Patreon e você pode ajudar o site a se manter e AO MESMO TEMPO ter acesso a várias matérias exclusivas do mercado do mangá. É essencial esse Patreon para nós, pois é um dos poucos modos que temos para continuar na atividade, entregando uma grande variedade de conteúdos para vocês. No Patreon serão oferecidos vários níveis com várias recompenças, como:
No nosso Patreon também iremos disponibilizar algumas matérias de “adendos” a matérias publicadas no site. Esses adendos serão acessíveis a TODOS os membros, inclusive aqueles gratuitos. Por isso, caso você não tenha condições para ajudar o siterecomendo vocês assinarem o nosso Discord também para as matérias grátis.
Caso você assine agora, veja exemplos matérias já disponíveis:
– Quem era Kazuhiko Torishima, um dos maiores editores da Shonen Jump? (Acessível para os Free Members também!)
– Report de Vendas – Análise do valor de Sousou no Frieren para o mercado (Tier 1 ou Superior)
– Report de Vendas: O assustador declínio de Chainsaw-man (Tier 1 ou Superior)
– Nige Jouzu no Wakagimi pode ser o maior anime da temporada de Julho 2024? (Tier 2 ou Superior)
– QUANTO IRÁ VENDER O VOLUME 3 DE KAGURABACHI? (Para membros de Tier 2 ou Superior)
Mais matérias serão lançadas nos próximos dias para os assinantes do Patreon. Assinar o Patreon irá permitir o Analyse It aumentar o número de conteúdo destinados a todo mundo (já que assim poderemos ter mais entradas), e também garantir todos esses conteúdos exclusivos que sem o Patreon simplesmente eu não teria condições de escrever!
ASSINE AQUI: PATREON