Skip to content
Analyse It

Analyse It

O melhor site sobre o mercado de mangás!

Primary Menu
  • Home
  • TOC
    • TOC Weekly Shonen Jump
    • TOC Weekly Shonen Magazine
    • TOC Weekly Shonen Sunday
    • TOC Weekly Young Jump
    • TOC Jump SQ
    • TOC V-Jump
    • TOC Ultra Jump
    • TOC Ribon
    • TOC GFantasy
    • TOC Monthly Afternoon
    • TOC Action Hiken
    • TOC Jump GIGA
  • Artigos
    • Artigos Especiais
    • Retrospectiva Shonen Jump
    • Reflexões
    • Melhores do Ano
  • Recepção Japonesa
  • Vendas
  • Notícias
  • Críticas
  • Youtube
  • Podcast
  • Regras & Contato
  • Home
  • 2024
  • May
  • O que podemos esperar do anime de Sakamoto Days?

O que podemos esperar do anime de Sakamoto Days?

Leonardo Nicolin 29/05/2024

Dias após minha visita ao prédio da Weekly Shonen Jump em Tóquio, o departamento anunciou o anime de Sakamoto Days. Seria uma simples coincidência? Não posso responder a essa pergunta, mas posso responder a uma dúvida que muitos têm me perguntado: o que podemos esperar desse anime de Sakamoto Days?

Bem, até agora tivemos poucas informações: data de estreia, estúdio e um trailer. No entanto, já podemos imaginar a direção que a obra tomará com essas informações divulgadas. Por isso, venha descobrir o que esperar dessa adaptação tão pedida pelos leitores da Weekly Shonen Jump.

O que é Sakamoto Days?

Sakamoto Days estreou na Weekly Shonen Jump em novembro de 2020 e, embora tenha recebido uma recepção positiva dos leitores, não começou com vendas enormes. O primeiro volume vendeu 15 mil cópias, mas a partir do segundo, a série teve um aumento contínuo em vendas. Atualmente, Sakamoto Days tem 5 milhões de cópias em circulação, com 18 volumes, uma média de 277 mil cópias por volume.

Mas qual é a sua história? Sakamoto Days conta a história do maior assassino de aluguel do mundo, que decidiu se aposentar para construir uma família. O problema é que, ao perceber que sua filha e esposa estão em risco, ele se vê obrigado a voltar à ativa, agora prometendo não matar ninguém.

O motivo pelo qual Sakamoto Days se tornou tão popular, atualmente uma das maiores obras Shonen sem anime, são suas cenas de ação espetaculares e personagens carismáticos, que agradam bastante os leitores. Com lutas dinâmicas, violentas e uma quadrinização bem peculiar, o autor consegue levar os leitores à euforia.

É inegável que Sakamoto Days se tornou um dos principais nomes da Weekly Shonen Jump.

Estúdio TMS

Apesar de ser um dos principais nomes, muitos se decepcionaram ao saber que o estúdio escolhido seria a TMS, com distribuição da Netflix (que deve lançar o anime semanalmente, juntamente com a transmissão televisiva normal). Embora o estúdio tenha lançado animes de sucesso, não é conhecido por sua altíssima qualidade, e muitos acreditam que a TMS não será capaz de entregar uma animação no nível que Sakamoto Days merece.

Contudo, é claro que a TMS está aumentando seu investimento para se atualizar ao mercado atual. O contrato com Ao no Hako e Sakamoto Days é a prova disso. A escolha do diretor, Masaki Watanabe, também é interessante, mesmo que não é ideal. Sim, ele não é um diretor experiente; seus principais destaques são direções de episódios. Mas, pelo que apresentou, pode entregar um resultado de boa qualidade.

O trailer mostra um pouco da intenção do diretor e, mesmo não sendo um parâmetro sobre como será o anime realmente, não deixa de ser uma prévia da visão artística que a equipe propõe. Não dá para esperar uma animação no nível de Sousou no Frieren ou da primeira temporada de Jujutsu Kaisen, por isso é improvável uma animação TOP TIER, como muitos queriam, mas podemos sim esperar uma animação acima da média.

Data de Estreia

O anime estreará em janeiro de 2025, na temporada de inverno. Para mim, entre todas as escolhas, essa acabou sendo a mais surpreendente, pois normalmente a Weekly Shonen Jump lança seus principais lançamentos na temporada de outubro, ou em alguns casos na de abril. O motivo desses períodos serem priorizados é por alcançarem resultados comerciais maiores.

Isso não significa que Sakamoto Days está destinado ao fracasso. Existem obras de sucesso lançadas ao longo das décadas que alcançaram ótimos números. O último caso foi Dungeon Meshi.

Mas por que escolheram essa data? A decisão de quando estrear um anime é tomada em conjunto pelo Departamento de Expansão de Mídias da Weekly Shonen Jump (e não pela Shueisha), com a produtora e distribuidora do anime. Por isso, em conjunto, devem ter avaliado que era necessário lançar o anime o mais cedo possível e, ao mesmo tempo, evitar a temporada de outubro de 2024, cheia de grandes sucessos.

A temporada de janeiro de 2025, de fato, terá uma concorrência menor, dando a possibilidade de Sakamoto Days brilhar. O mangá terá que concorrer somente com a segunda parte de alguns animes, como provavelmente a de Ao no Hako, também produzido pela TMS, e por Dandadan. É um cenário bem favorável para a obra.

Conclusão

Dessa forma, acredito que podemos ter expectativas positivas para o anime de Sakamoto Days. Essa parceria entre TMS e Weekly Shonen Jump é algo que muitos veem com desconfiança, devido à inexperiência do estúdio, mas eu vejo mais como uma tentativa da TMS de se tornar um grande nome no mercado. Certamente, o potencial do estúdio agradou tanto ao departamento da Weekly Shonen Jump quanto à produtora do anime.

Sakamoto Days deve ter um grande investimento financeiro pela revista, e isso deverá ser refletido na adaptação do anime. A questão é: será que essa adaptação será suficiente para tornar Sakamoto Days um pilar da revista? A obra conseguirá superar 400 ou 500 mil cópias após a adaptação do anime? São números que no passado pareciam banais de serem alcançados, mas que atualmente somente a “elite” dos mangás consegue.

Não sei se a TMS conseguirá entregar uma adaptação que leve Sakamoto Days a esse patamar, a STAFF indica que não, mas não é só de animação que é feito o sucesso de um anime, vários fatores entram na equação. Deste modo, se Sakamoto se entrará na elite descobriremos somente em janeiro próximo.

Continue Reading

Previous: Análise – TOC Monthly Afternoon #07 (Ano 2024).
Next: Análise – TOC Weekly Shonen Jump #27 (Ano 2024).

Related Stories

KAGURABACHI: Como um fã brasileiro emocionou o autor!

KAGURABACHI: Como um fã brasileiro emocionou o autor!

29/08/2025
Análise – TOC Weekly Shonen Jump #40 (Ano 2025).

Análise – TOC Weekly Shonen Jump #40 (Ano 2025).

29/08/2025
KILL BLUE: Shonen Jump anuncia anime e conclusão do mangá!

KILL BLUE: Shonen Jump anuncia anime e conclusão do mangá!

28/08/2025
APOIE-NOS NO PATREON! Become a member!

Analyse It Mangás

Este é o canal youtube do site Analyse It Mangás!

Analyse It Mangás
Acesse o Site do Analyse It para matérias especiais e as TOCs da principais revistas: http://www.analiseit.com/

PATREON: https://patreon.com/AnalyseIt?utm_medium=unknown&utm_source=join_link&utm_campaign=creatorshare_creator&utm_content=copyLink

Nossas rede sociais:
Discord: https://discord.gg/nshUkBQ5n7
Twitter: https://twitter.com/Analyseitbr
Facebook: https://www.facebook.com/analyseitbr
Instagram: https://www.instagram.com/analyseit/

Redes Sociais do Leonardo Nicolin:
Twitter: https://twitter.com/AnyoneNico

Edição: Kath
O DIA QUE SLAM DUNK ACABOU!
Load More... Subscribe

Siga-nos no Twitter

O NICOLIN ENLOUQUECEU! O Analyse It mudou de cor, layout e ainda por cima trouxe grandes novidades!

Venha ver o "NOVO ANALYSE IT" AGORA: https://t.co/qUPILDGXfk pic.twitter.com/ck6Gv080HW

— Analyse It (@Analyseitbr) June 26, 2021

Vale a Pena Ler

KAGURABACHI: Como um fã brasileiro emocionou o autor!

KAGURABACHI: Como um fã brasileiro emocionou o autor!

29/08/2025
Análise – TOC Weekly Shonen Jump #40 (Ano 2025).

Análise – TOC Weekly Shonen Jump #40 (Ano 2025).

29/08/2025
KILL BLUE: Shonen Jump anuncia anime e conclusão do mangá!

KILL BLUE: Shonen Jump anuncia anime e conclusão do mangá!

28/08/2025
MOJURO: Autor de Jujutsu Kaisen, Gege Akutami, volta à Jump com novo mangá!

MOJURO: Autor de Jujutsu Kaisen, Gege Akutami, volta à Jump com novo mangá!

28/08/2025
Copyright © All rights reserved. | MoreNews by AF themes.