Mudanças na revista com o encerramento de Safe Sex e o cancelamento de Billion Racer, criando espaço para Havilah Senki que inicia a nova leva de mangás da Young Jump.
- Escrito por FelRib
TOC Weekly Young Jump #19 (11/04/24)
CAPA – Kato Shiori (Modelo)
Havilah Senki c01 (Página Colorida de Abertura – Nova série de Minosuke)
Kingdom c793
“Oshi no Ko” c146
Safe Sex c25
Illios c72 (Página Colorida)
Dogsred c23
Noa-Senpai wa Tomodachi c36
BUNGO c384
Gas-tou Norainu Tanteidan c31
Renai Daikou c34
Kimi no Koto ga Dai Dai Dai Dai Daisuki na 100-nin no Kanojo c172
Josei Senyou. c35 (Página Colorida)
Maru-kun: Hataraku Maltese c36
Iron Familiar c22
4Gun-Kun (Kari) c72
Junket Bank c146
Batsu Hare c98
Shin no Yasuragi wa Kono Yo ni Naku: Shocker Side c47
Shounen no Abyss c172
Happy Marionette c43
Ai to wa! “O amor é!” (One-shot de Daikichimaru)
Billion Racer c68 (Capítulo Final)
Ouritsu Mahou Gakuen no Saikasei c137
UNDEAD GIRL “Garota Morta-Viva” (One-shot de Oguma Tasuku)
Snack Basue c324
Ausentes: Terra Formars c60/Cap 233 (Volta na edição 21-22), Uma Musume: Cinderella Gray c149, Diamond no Kouzai c54, Aiseki Ii desu ka? c21, Joyuu Meshi c77, Shadow’s House c193 (Volta na edição 21-22), Catenaccio c51, Kowloon Generic Romance c86, Kono Heya kara Tokyo Tower wa Eien ni Meinai c15, Real c97 (Volta em Maio), Normal Girl c16 (Hiato)
Próxima Edição – #20 de 2024 (18/04/2024)
Capa: Kashiwagi Yuki (Idol)
Página Colorida: Tokimeki! Chigai Houken Shishi Oushou (Nova Série), Catenaccio, Maru-kun.
Kono Heya presente na edição.
Kato Shiori na capa da edição
2024 já nos proporcionou duas capas para mangás, uma para Dogsred, e outra para Diamond no Kouzai, firmando as duas séries por anos na revista; também tivemos o aguardado retorno de Uma Musume: CinGray, de Real e, para surpresa de todos (inclusive eu), Terra Formars! Além do mais já tivemos o encerramento de Katagi Modoshi e a transferência de GANTZ:E para o aplicativo Yanjan. Porém o editor-chefe Yoshikazu Masuzawa trouxe agora as primeiras renovações do ano para a Young Jump, com uma leva de quatro estreias, e dois encerramentos confirmados.
Primeiro vamos a série nova: Havilah Senki se traduzido para o público ocidental seria amado, eu não tenho dúvidas. Sobre o que eu vi da recepção japonesa é que essa é a série na Young Jump que mais vi comentários do seu primeiro capítulo. Foi comum opiniões um pouco contrárias a arte no início e ao ler o capítulo notaram o quanto ela adiciona ao charme e ao choque da situação. Muitas críticas positivas e fãs já ansiosos para que o próximo capítulo seja tão bom quanto o primeiro foi.
Página colorida de Ilios
Semana que vem teremos uma nova série chamada Tokimeki! Chigai Houken Shishi Oushou, uma comédia escolar sobre uma presidente do conselho que é fofa mas terrível. O que temos do gênero já na revista é apenas Renai Daikou, pois Noa-senpai é uma comédia (romântica?) com adultos que desenvolvem jogos, Maru-kun é um mangá comédia sobre um cachorro trabalhando em uma cafeteria, Snack Basue é em um snack bar, e Normal Girl é de uma garota que viveu a vida inteira trancada em seu quarto tentando, e falhando miseravelmente, a entrar novamente na sociedade.
A competição para Tokimeki é pouca, mas mesmo assim não é fácil, Renai Daikou já começou com seus capítulos sendo publicados no topo da revista, juntamente dos pilares Kingdom e Uma Musume, apenas agora que está indo para umas posições um pouco abaixo. Renai Daikou já é de um autor conhecido e amado na Young Jump, Tokimeki precisa mostrar ao público que a obra veio para mostrar algo diferente, resta ver a recepção.
Página colorida de Josei Senyou.
Sobre os próximos mangás da leva eu não tenho muito o que comentar, Nasakenaize Mori é tão complicado que irei só comentar na sua estreia na edição 23, e Owaranai Yosuga é mais uma obra de esporte para substituir Billion Racer, que eu sinceramente não sei nem se tinha gente que lia. Billion Racer acaba nesta edição no seu capítulo 68 e sua falta não será sentida, foram poucos os volumes que conseguiram vender mais do que a margem de corte de 1.500 unidades, ou seja, não vendia bem.
E sempre bom comentar que embora a Young Jump não tenha uma ordem rígida que nem outras revistas, todos mangás desde 2020 que foram cancelados pela revista estavam no fim dela. Billion Racer já estava com seus dias contados por morar ao lado do “fechador da revista” Snack Basue. Lembrando que Shadow’s House, Snack Basue e Ouritsu Mahou Gakuen no Saikasei NÂO vão ser cancelados, eles ficam no final da revista por questões especiais, eles realmente fazem um trio e ficam quase sempre no mesmo local, e Shadow e Ouritsu também recebem mais páginas coloridas ao ano do que outras.
Capa do volume 2 de Safe Sex
O outro encerramento é de Safe Sex e para certos fãs do Twitter (vulgo X) pode parecer um cancelamento porém não é! Safe Sex é uma das duas séries continuas em bloco que temos na revista, a outra é Kono Heya, e seu número de páginas coloridas é ótimo para uma série novata: recebeu 6 páginas coloridas para seus 25 capítulos e duas foram a cor de abertura. Safe Sex já anunciou que faltam três últimos capítulos e também que na próxima edição estará de folga! Caso essa seja a única folga, o mangá termina na edição #24 que lança 16 de maio, enquanto que Billion Racer só acabou mesmo, sem aviso prévio de capítulos restantes..
Lembrarei da obra como uma história emocionante sobre casais adultos passando o tempo juntos, seja conversando sobre a vida enquanto fumam, seja fazendo compras, tirando fotos ou até mesmo utilizando aquele óculos de realidade virtual. Uma minissérie que quando encerra me deixa triste, era para ser assim e a revista pensou no seu término para começar a nova leva. Safe Sex é uma das obras que eu gostaria que fosse traduzida e mais conhecida pois é a perspectiva de como um casal no Japão geralmente interage.
O protagonista dos volumes de abril é Maru-kun
Não tenho como comentar sobre os lançamentos de abril pois acontece apenas no dia 18 de abril, e até o momento pelo menos não sou capaz de ver o futuro. O que eu sei que é verdade é que essa versão definitiva de Kingdom irá vender bem. Oshi no Ko possivelmente venda bem, Josei Senyou precisa continuar com seu aumento de vendas e Joyuu Meshi e Catenaccio precisam aumentar elas. Até a próxima edição onde respondo se será que dessa vez Ilios consegue vender mais do que 1.500 cópias?