Boku no Hero Academia está chegando ao fim, e isso não é uma surpresa para ninguém, mas exatamente quando a obra vai terminar? Responder a essa pergunta é muito importante para o meu site, pois qualquer análise sobre as levas da Shonen Jump, ou até mesmo sobre o planejamento da revista, depende diretamente de quando Boku no Hero Academia vai acabar. Existem três principais possibilidades circulando na internet: Volume 41, Volume 42 e Volume 43. Para isso, vou comentar cada uma delas e explicar suas chances.
Antes, contudo, é necessário entender como FUNCIONA: As obras tendem a terminar com capítulos o suficiente para compor um volume FINAL de 195 a 235 páginas; portanto, a Weekly Shonen Jump normalmente chega a um acordo com os autores para que seja terminado em um momento exato. Esse momento normalmente precisa ser respeitado, pois coincidirá também com a estreia de novas obras na revista e a ativação da rede de publicidade em relação a “quando terminará”. Lembrando que os anúncios acontecem faltando de cinco (Naruto) a 1 capítulo (Kimetsu no Yaiba, Yakusoku no Neverland e Haikyuu!!), antes anunciam somente o começo da SAGA/ARCO FINAL.
No passado, tivemos obras que terminaram em momentos não ideais, sendo Gintama e Ansatsu Kyoushitsu os dois casos mais conhecidos – Ansatsu Kyoushitsu teve que lançar um último volume com vários extras – e Gintama teve que ser transferido, pois o autor não conseguiu cumprir o período acordado de encerramento. Já a grande maioria terminou com 9 a 12 capítulos, faixa necessária para lançar um último volume completo, incluindo Bleach, Toriko, Naruto, Kimetsu no Yaiba, Haikyuu!!, Yakusoku no Neverland, Chainsaw-man (Parte 1), Dr. STONE e muitas outras obras.
Agora vamos para as possibilidades:
Volume 41 (mais 4 capítulos)
Atualmente faltam somente 4 capítulos para encerrar o volume 41; portanto, Boku no Hero Academia teria que concluir pelo menos o seu arco principal nesses capítulos. É algo muito complicado e nem um pouco simples de ser realizado, e resultaria em um corte de desenvolvimentos laterais da história. Contudo, caso Kohei Horikoshi decida encerrar agora, isso combinaria com alguns acontecimentos: o primeiro sendo o lançamento de sua entrevista nesses 4 capítulos. O segundo seria o começo de uma possível leva de maio de novos mangás em maio.
Para isso, porém, o autor teria que lançar o epílogo de sua série na Jump GIGA, revista que recebeu muitos epílogos e encerramentos de séries da Weekly Shonen Jump. O próprio Horikoshi lançou o One-Shot de Boku no Hero Academia nessa revista, na época chamada de Akamaru Jump. Isso seria uma prática bem comum e necessária caso o mangá termine no seu volume 41. Mas qual é a vantagem de realizarem algo assim? Preservar o que resta da saúde de Kohei Horikoshi, que já está bem debilitada.
Outro problema seria as pausas contínuas da série: Horikoshi teria condições de lançar 4 capítulos seguidos? Não teria, contudo, não sabemos quantos capítulos de BACKLOG a série tem – normalmente a Weekly Shonen Jump mantém um backlog até mesmo para autores que estão doentes (as pausas muitas vezes existem para manter um backlog de “X” capítulos) – Caso de Boku no Hero Academia sejam 4 capítulos, é sim possível lançar 4 seguidos. Não é o ideal, mas é uma possibilidade.
Essa opção é o IDEAL para a saúde do autor Kohei Horikoshi, que está bem doente e não está conseguindo manter o ritmo semanal.
Volume 42 (mais 13 ~ 16 capítulos)
O volume 42 é aquele que acaba agradando mais todos os lados, por isso sendo aquele mais provável de todos. A Weekly Shonen Jump estaria feliz em ter a série por muito mais meses, e Horikoshi teria tempo para encerrar a série com calma, desenhando com detalhes até mesmo o epílogo dentro da revista. É a quantidade ideal para a conclusão de um mangá tão importante que marcou a vida de várias pessoas.
Como somos um site concentrado na questão editorial, eu diria que pessoalmente tentaria estimular quanto mais possível o Horikoshi a seguir essa estrada se eu fosse o Nakano (Editor-Chefe da revista), contudo, o Nakano tem uma política: a de não interferência na história das obras (como dito em sua entrevista). Ele juntamente com o autor tenta achar o período ideal para encerrá-la, ajudando a ajustar a data, mas tirando isso, não forçaria Horikoshi a escrever um volume a menos ou a mais. Assim, se Horikoshi quiser terminar com 41 ou 43 volumes, irá terminar.
É possível também um volume 42 mais incompleto (3 ~ 6 capítulos), completando os volumes com um epílogo na GIGA e One-Shots, mesmo que não seja o ideal. De qualquer modo, essa é a opção IDEAL para a revista e tanto para a narrativa da história é a série terminar no volume 42.
Volume 43 (mais 25 ~ 29 capítulos)
Se não for um volume 43 incompleto, vejo essa possibilidade quase como zero. O motivo são dois: A saúde do Horikoshi está tão complicada que para ele completar 42 volumes já será bastante complicado, imagina um volume 43 inteiro? Absurdo. Outro fator é que não parece estar no planejamento da Weekly Shonen Jump a obra superar esse ano: Quase todos os mangás que completam 10 anos recebem uma homenagem na lateral da revista, então seria natural Boku no Hero Academia receber… Não recebeu. Isso indica que a obra não planeja estar presente na revista até a última edição do ano, não justificando colocar uma homenagem na lateral.
O que rende possível um volume 43 então é um ERRO DE PLANEJAMENTO do Kohei Horikoshi sobre quando a obra irá terminar: Isso mesmo, Horikoshi planejou terminar no volume 42, mas não conseguiu desenhar o que queria nos capítulos necessários, e assim a obra teve um volume 43. Eu acho isso difícil levando em conta quanto resta para a série, mas pode acontecer.
Essa opção acontecerá somente por erro de planejamento, talvez por causa da saúde de Horikoshi e reduzido número de páginas.