No ocidente, o sucesso de Kagurabachi começou por causa de um “edit” no TikTok. Agora chegou a vez do Japão dar o troco com uma nova série chamando a atenção do público por causa de uma simples montagem com uma música pop na plataforma TikTok: Estamos falando do viral “Phantom Busters”, o mangá da Jump SQ que lançou o seu primeiro volume no Japão em Dezembro, mas somente em meados de Fevereiro começou a ganhar reconhecimento.
Phantom Busters é um Shounen com doses de comédia que conta a história de quatro garotos de uma escola que enfrentam juntos os espíritos malignos. Em seu conceito, não tem nada de realmente novo; contudo, a série entrega certos elementos que são bem populares no mercado dos mangás, que tem uma tradição em abraçar obras sobre espíritos, demônios e elementos sobrenaturais.
Contudo, inicialmente a obra não chamou tanto atenção. Lançado na revista mensal Jump Square (Jump SQ), casa de mangás como Ao no Exorcist, World Trigger, Sousei no Onmyouji, Owari no Seraph, Kono Oto Tomare, Dark Gathering e muitas outras obras, a obra até chegou a ganhar uma boa divulgação por parte dos editores; entretanto, o primeiro volume vendeu somente 2.780 mil cópias no mês de dezembro. Assim, tudo indica que Phantom Busters viria a se tornar mais um “FLOP” comercial da revista.
Tudo mudou em meados de Fevereiro, quando uma conta postou um simples “edit” japonês bem animado mostrando os quatro protagonistas principais. Esse edit teve 1 milhão de visualizações em 1 mês. Três dias depois, um segundo edit ainda mais simples ao som de “On The Floor” de Jennifer Lopez explodiu ainda mais rapidamente na bolha japonesa, alcançando 1.2 milhões de visualizações (vídeo abaixo). Nos dias e semanas seguintes, foram explodindo vários edits com músicas pops diferentes, sempre conseguindo superar 100 mil visualizações.
Os japoneses estavam interessados principalmente pela aparência dos personagens (comparando assim a Gokurakugai e Tokyo Alien, que tem traços parecidos e protagonistas considerados bonitos) quanto pela possível temática escolásticas e de fantasmas. E assim, muitos começaram a procurar saber como podiam consumir essa série lançada na Jump SQ, e descobriram que o mangá já tinha lançado um volume. De modo “milagroso”, Phantom Busters conseguiu ver um aumento gradual em suas vendas: O primeiro volume que até meados de Fevereiro tinha vendido 2.780 mil cópias, em 1 mês conseguiu alcançar 16 mil cópias vendidas, e a previsão é que continue aumentando nas próximas semanas.
O seu segundo volume está tendo na Amazon uma pré-venda similar a Dandadan, mas quando as vendas de fato começarem, deve ter uma redução, já que muitos estão seguindo mais o “hype”, tentando garantir o segundo volume antes que esgote – e as chances de esgotar são altas, já que a revista não planejava esse repentino aumento em vendas -. Falando na revista, a Jump SQ que estava à busca de novos sucessos para substituir Ao no Exorcist e Owari no Seraph que estão terminando, pode ter encontrado uma nova mina de ouro, importantíssima para a manutenção das suas vendas.
Ainda é cedo para dizer se Phantom Busters vai se tornar um grande sucesso em vendas, muito provavelmente o segundo volume venderá mais de 25 mil cópias em um mês, mas até onde vai esse “viral”? O mangá conseguirá quebrar a barreira das 30 mil cópias? ou até mesmo de 50 mil? São perguntas que poderemos responder somente nos próximos meses. Phantom Busters ainda não é um sucesso comercial, é somente uma obra viral que, se mantiver esse crescimento, pode vir a se tornar um grande sucesso comercial.
Esse viral que Phantom Busters se tornou deve ser observado com calma, mas é interessante perceber como está se tornando cada vez mais comum que também mangás, não somente animes ou artistas musicais, consigam explodir de popularidade por causa do TikTok. Alguns meses atrás, tivemos Kagurabachi, que se tornou um grande meme no ocidente, e agora Phantom Busters, que conseguiu aumentar de seis vezes suas vendas em apenas 1 mês.
No passado, o PV no YouTube do mangá de Chainsaw-man levou a série a sair de vendas relativamente medianas para vendas altas, se tornando um sucesso de público que atualmente conhecemos. Talvez chegou o momento das editoras irem além do “PV” no YouTube, e também começarem a lançar vários “edits” no TikTok, para assim chamarem atenção para suas novas obras. Com novos tempos, novas estratégias são necessárias.