O início de uma nova era. O encerramento de algunas e o nascimento de outros. Uma leva de CINCO mangás?? Ogami Tsumiki Ki nichijou flopou??
TOC Weekly Shonen Sunday #17 (20/03/2024)
Capa: Ten Yamazaki (Idol)
Red Blue c102 (Página Colorida de Abertura)
02 – Ryuu to Ichigo c184
03 – Mikadono Sanshimai wa Angai, Choroi c107
04 – MAO c222
05 – Te no Geka c40
06 – Shibuya Near Family c89
Mizuporo c18 (Página Colorida)
08 – Tonikaku Kawaii c265
09 – Komi-san wa, Komyushou desu c450
10 – Ogami Tsumiki Ki nichijou c18
The iDOLM@STER: Shiny Colors – Jimuteki Shinography (Capítulo Promocional)
12 – Aozakura: Bouei Daigakukou Monogatari
13 – Maou-jou de Oyasumi c359
14 – Kimi wa 008 c292
Boshitsu no koibito (One-shot)
16 – Maiko-san Chi no Makanai-san 297
17 – Tatari c44
18 – Kimi to Warui Koto ga Shitai c66
19 – Shusseki Bangou 0-ban c23
20 – Tokachi Hitoribocchi Nōen c299
Ausentes: Last Karte, Sousou no Frieren, Major 2nd, Detective Conan (hiato), Magic Kaito (hiato), Ad Astra Per Aspera (hiato).
Weekly Shonen Sunday #17
Peço perdão pela demora anormal na entrega da análise, semestre de aulas começando, tudo se complica pro meu lado e o cronograma aperta cada vez mais. Mas acredito sempre no antes tarde do que nunca. Vamos logo para a TOC.
Na primeira posição da revista avistamos o protegido Red Blue, que estampa a dianteira em comemoração ao lançamento do seu novo volume. Como sempre, um péssimo desempenho nas vendas físicas, mantendo com sucesso a estagnação da história, que nunca vende bem e pelo jeito nunca vai. Quem se importa? A Sunday com certeza não.
Outro que também lançou seu volume no dia 18 de Março, mas com um desempenho modestamente superior, Ryuu to Ichigo. O mangá vendeu 6 372 cópias nas duas primeiras semanas do seu volume anterior, e ao anterior ao seu anterior, 6 230 cópias, no mesmo recorte temporal. Um público certamente fiel, que não pretende abandonar o mangá tão cedo.
O próximo não lançou um novo volume, mas está com ele encaminhado para o mês que vem, estamos falando de Mikadono Sanshimai wa Angai, Choroi. Não tem nada muito relevante pra comentar de Mikadono nesta semana não, por isso, vou só deixar aqui a maravilhosa capa do próximo volume. Kazuki-dono muito linda.
Volume #9 de Mikadono Sanshimai wa Angai, Choroi.
Voltando para o TOP 5, encontramos MAO, que entrega seu último capítulo do mês, já que na semana seguinte a autora vai tirar uma pausa, retornando na edição #19. E a mesma coisa vale para Te no Geka, que persistentemente continua no topo da revista, mesmo já vendendo menos que Red Blue. O mangá vai entrar em um mini hiato de 2 semanas para o autor coletar material novo para sua história.
Falando em pausas. quem retorna é Shibuya Near Family, após suas duas semanas de folgas. Seu último volume teve uma queda brutal em comparação aos primeiros. Vai lutar para superar as 3 mil cópias mensais e só isso, diferente das 10 mil cópias do primeiro volume. Não surpreende muito, uma comédia curta que lança um volume por ano, estranho seria se vendesse muito.
Página Colorida de Mizuporo
Com a segunda página colorida da semana, a incógnita Mizuporo. Ainda não consigo identificar a função exata de Mizuporo na revista. Não sei o quanto a Sunday o valoriza, o quão importante ele é, que nicho ele ocupa que já não é ocupado por outras histórias, nem mesmo qual será seu desempenho nas vendas. Mas tá aí, Mizuporo mizuporando novamente com posições de destaque.
Na oitava posição, Tonikaku Kawaii. Mais uma história que lança seu novo volume e mais uma história que sim, está em queda de vendas. Tá se tornado repetitivo mas é meu trabalho relatar o que acontece, não tem para onde fugir. A história acostumada a vender acima das 30 mil cópias mensais deve se contentar com 20~25 mil cópias nesse novo volume. O preço que se paga por alongar tanto sua série.
Curioso perceber que o tempo afeta diferentes histórias de diferentes formas, dentro da própria revista, porque temos o exemplo de Maou-jou de Oyasumi que é dois anos mais velhos e que consegue administrar melhor a constância nas suas vendas, e hoje já vende mais que Tonikaku Kawaii, mesmo com quase 100 capítulos a mais.
Estranho seria falar de longevidade e não citar Komi-san wa, Komyushou desu. E pensar que eu li o primeiro capítulo do mangá quando ele saiu lá em 2016 e sigo acompanhando até hoje, às vezes questiono minha sanidade.
Volume #1 de Ogami Tsumiki Ki nichijou
PAREM AS MÁQUINAS, já que temos Ogami Tsumiki Ki nichijou na décima posição. Nos seus primeiros dias de vendas o mangá demonstrou uma excelente estreia, superando por muito todos os últimos novatos da revista, e com uma única posição atrás de Last Karte. Sabendo que Last Karte vende aproximadamente entre 5~7 mil cópias mensais, a estreia de Ogami Tsumiki me anima MUITO.
Para um estraga prazeres invejoso que compara tudo com grandes sucessos comerciais como os da Jump onde tudo precisa vender acima das 30 mil cópias se quiser sobreviver isso é um resultado ridículo, mas para nós guerreiros e humildes leitores da Sunday, Ogami Tsumiki é um modesto sucesso. Conseguiu sobreviver um início controverso e desempenhou bem na semana do lançamento do seu primeiro volume, e se o editorial da Sunday for esperto e conseguir atuar com eficiência, quem sabe as coisas não melhorem ainda mais nos próximos volumes.
Fiquei genuinamente empolgado, e espero que essa primeira semana de vendas se sustente ao longo do mês e que Ogami Tsumiki se saia ainda melhor. Agora, saltando para a 14º posição, temos Kimi wa 008. Como suspeitado na semana passada e confirmado nesta semana, o mangá entra na sua reta final e irá se encerrar dentro dos próximos cinco capítulos. Após 6 longos anos, é finalmente hora de dizer adeus.
E falando em adeus, esse fundão da revista é altamente sugestivo. Kimi to Warui Koto ga Shitai já teve seu cancelamento anunciado, Shusseki Bangou 0-ban não teve nada prometido mas é com certeza o próximo, mas Tatari… Tatari vai ser sempre Tatari, e toda vez que eu desacreditar dele, o editorial mete uma página colorida ou posição alta completamente do nada, então, eu vou me omitir por enquanto. Mas que tá suspeito, isso tá.
A nova leva de 5 mangás
Como eu fiquei com preguiça não tive tempo para comentar na semana passada, tenho que mencionar nesta, com um leve atraso. A Weekly Shonen Sunday se prepara para a partir da edição da quarta-feira que vem o lançamento de 5 novas séries. Não serão lançamentos em seguida, alguns vão demorar algumas edições e o último lança somente em Maio. Como o anúncio foi dado com antecedência, comentaremos sobre também com antecedência, por que não?
Utsuranin desu de Konoshimaruka (Estreia na edição #18 – 27/03)
A história de um garoto que se encontra com uma garota, no meio teremos elementos sobrenaturais. Já não temos isso com Shusseki Bangou 0-ban? Apesar que esse aqui parece uma pegada menos séria e sem porradinha. O autor já lançou um One-shot na revista do ano passado, chegou sua oportunidade de mostrar serviço com uma serialização completa.
Rocker Rock de Yuzuo Batou (Estreia na edição #19 – 03/04)
A história do garoto que tem sua vida transformada após encontrar o Rock ‘n Roll. Parece bacana.
Haim no Oshigoto soudanjou de Mako Hatamachi (Estreia na edição #22/23 – 24/04)
Um isekai sobre uma agência de empregos? Pelo menos a arte parece bonita.
Kaiten no Albas de Akihisa Maki (Estreia na edição #25 – 15/05)
Um mangá frenético de fantasia. Creio que esse seja o battle-shonen tentativa número 500 da vez. Será que agora vai?
Furuji Himeru no zen himitsu de Shota Komatsu (Estreia na edição #26 – 22/05)
O mangá é descrito como ”caotico mas divertido’’. Uma história sobre guardar segredos. Não é o primeiro trabalho do autor na revista, já publicou em 2020 uma outra história, Itoyan Goto Naki, que se encerrou em quatro volumes. Vamos ver se esse não flopa.
Créditos para o @Wsstalkback, peguei as informações no seu perfil.
Descrições curtas para informações curtas, não é minha culpa, é da própria revista. Na semana que vem teremos nossa primeira estreia e quem sabe, se rolar tradução, mais informação sobre o novato. Por enquanto, terminamos, aguardo vocês na próxima semana. Fiquem com as páginas coloridas que não couberam na diagramação do texto.
Página Colorida do Capítulo Promocional de The iDOLM@STER: Shiny Colors – Jimuteki Shinography