A véspera de inúmeros lançamentos. Grandes expectativas para Ogami Tsumiki e o encerramento de Super String: Isekai Kenbunroku. A Sunday finalmente voltou!!
TOC Weekly Shonen Sunday #15 (06/03/2024)
Capa: Ami Toma (Idol)
Ryuu to Ichigo c182 (Página Colorida de Abertura)
02 – Last Karte c89
03 – Ogami Tsumiki Ki nichijou c17
04 – Mikadono Sanshimai wa Angai, Choroi c105
05 – Te no Geka c38
06 – Maou-jou de Oyasumi c357
MAO c220 (Página Colorida)
08 – Kimi wa 008 c298
09 – Mizuporo c16
10 – Red Blue c100
11 – Tonikaku Kawaii c263
12 – Maiko-san Chi no Makanai-san 295
Kimi wa meido-sama (Capítulo Promocional)
14 – Tatari c42
15 – Aozakura: Bouei Daigakukou Monogatari c337
Isekai Seitaishi Tadashi (One-shot)
17 – Kimi to Warui Koto ga Shitai c64
18 – Shusseki Bangou 0-ban c21
Super String: Isekai Kenbunroku c31 (Capítulo Final)
20 – Tokachi Hitoribocchi Nōen c296
Ausentes: Sousou no Frieren, Major 2nd, Komi-san wa, Komyushou desu, Shibuya Near Family, Detective Conan (hiato), Magic Kaito (hiato), Ad Astra Per Aspera (hiato).
Edição #15 da Weekly Shonen Sunday
Após três longas semanas onde NADA acontecia, posso finalmente comemorar: A Sunday está de volta!! Novidades, lançamentos batendo na porta, páginas coloridas, encerramentos e muito mais! Tanta coisa para uma semana curta, então, já para a TOC.
Na primeira posição encontramos o mais impopular e mais querido mangá da revista, Ryuu to Ichigo. Constantemente no top 5 da TOC, uma das histórias mais bem ranqueadas recebe a primeira página colorida da edição.
Mesmo com vendas abaixo do desejado, na faixa das 8 mil cópias mensais, Ryuu to Ichigo não deixou jamais de estampar a dianteira da revista. Sempre recebendo destaques, páginas coloridas e boas posições, é disparado um dos mangás mais queridos do editorial da Sunday.
Em situação bem semelhante, encontramos Last Karte. Na onda de vendas medíocres para apoios estupendos, Last Karte precisa ser mencionado. Um mangá humilde, que batalha há muito tempo para superar a marca das 8 mil cópias mensais, sem nunca conseguir, e sem nunca perder o incentivo e o apoio da revista durante sua batalha.
Será que finalmente veremos o mangá batendo seu recorde pessoal em vendas no lançamento do seu próximo volume? Difícil, mas estou na torcida.
Volume #1 de Ogami Tsumiki Ki nichijou
Agora, o principal destaque da semana vai para ele, a razão da minha empolgação, Ogami Tsumiki Ki nichijou. A Sunday já começa a arar o solo em antecipação do lançamento do seu primeiro volume, marcado para daqui duas semanas, no dia 18 de Março.
O mangá vive uma situação completamente diferente do seu parceiro de leva Shusseki Bangou 0-ban, que na véspera do seu primeiro volume já se afundava nas TOCs, recebendo péssimas posições e uma única página colorida por piedade, que não significava nada.
Ogami vem recebendo um tratamento muito mais promissor em relação ao seu camarada que está no bico do corvo. Boas posições, páginas coloridas, capítulos com páginas extras, são outras as expectativas da revista com a história.
A Sunday não precisa aguardar o dia do lançamento para ter uma noção vaga do que esperar de cada mangá, eles sabem o que vai acontecer. Tanto que o baixo apoio de Shusseki se converteu em vendas nulas, como já se esperava.
Neste caso, é extremamente improvável acreditar em um super sucesso vindo de Ogami, não vamos ver 10 mil cópias vendidas nas primeiras semanas, se bater 5 mil já será um super sucesso, mas até isso seria fugir das expectativas.
Sem dúvidas, nada aponta para um flop colossal no primeiro volume de Ogami, no nível de Red Blue, Tatari, KImi to Warui ou Shusseki Bangou 0-ban. Mas também nada aponta para um super sucesso.
A nota de corte da Sunday é extremamente baixa, então, basta que Ogami faça o básico para garantir sua sobrevivência e se firmar de maneira confortável na line up atual.
Pulemos para Mikadono Sanshimai wa Angai, Choroi, que continua recebendo boas posições, já que não existem motivos para realizar o contrário. Enquanto novatos brigam para se firmar na revista, se esforçando por migalhas, Mikadono já venceu sua luta pessoal e continua sólido como o principal ”novato” da revista. Estranho seria não ranquear bem o mangá toda semana. Falta só o sonhado anime para dar aquele boost que a história verdadeira merece.
Página Colorida de MAO
Ajudando a encerrar a maldição da ausência de páginas coloridas da revista, MAO vem ao resgate. Juro que já vi essa mesma página colorida em alguma outra edição, Rumiko é uma artista espetacular, mas como gosto de reclamar das coisas, acho que vou reclamar da página colorida dela, não gostei, muito básica, sensação de déjà vu. Mas falando sério, MAO é, ao lado de Mikadono, o único mangá que merece e precisa de uma adaptação para anime, já passou da hora faz tempo!!!
O Agrupamento da semana não poderia ser mais óbvio, da 5° posição até a 11°, todos, tirando Mizuporo, irão lançar um novo volume no dia 18 de março. Te no geka, Red Blue e Kimi wa 008 representando o grupo dos menos favorecidos, e Maoujou Ouyasumi, MAO e Tonikaku Kawaii, representando o grupo de médio porte da revista.
Recebendo um capítulo especial, o intruso vizinho, mangá lançado no Sunday Webry, Kimi wa Meido-sama. É a única história do departamento da Sunday com uma adaptação para anime (desconsiderando sequências) planejada para o ano de 2024. Admito que não conheço nada da série, nunca li um capítulo sequer, mas ei, tá recebendo anime e tá recebendo divulgação dentro da revista principal, deve ser bom, certo?
Página colorida do capítulo promocional de Kimi wa meido-sama
Por fim, dando adeus a revista e deixando inúmeras famílias desoladas com tamanha tristeza, Super String: Isekai Kenbunroku. O mangá teve uma curta estádia na revista, chegou como quem não queria nada e saiu também sem conquistar nada.
Um projeto confuso, sem muita direção e sem muito propósito, não forneceu o contexto necessário para entreter ou render na revista. Não posso nem fingir dizendo que fará falta para a Sunday, porque seria mentira, não vai. Para os fãs do BOICHI, resta rezar por uma nova chance do autor na revista, porque esse mangá não conta. Não aconteceu de verdade, uma alucinação.
Por hoje, terminamos. A semana prometia ser divertida, agitada, mas uma notícia devastadora minou bastante minha vontade de ficar estendendo o texto. A triste notícia pode não se relacionar diretamente com a Sunday, mas afeta todo o universo dos mangás.
Não queria encerrar a análise dessa forma, não se conecta com o que foi discutido, mas tão errado quanto seria deixar de lado o ocorrido. O falecimento do mestre Akira Toriyama transcende qualquer tribalismo entre histórias, revistas, demografias, gêneros, tudo. Não é sobre Sunday, sobre análises de TOC, é mais do que isso, é a triste morte de um dos maiores artistas modernos.
Envolvido em grandes séries de jogos como Chrono Trigger e Dragon Quest, mangás de sucesso como Dr. Slump e o colosso Dragon Ball, não é exagero algum reconhecer que viveríamos outro mundo, teríamos outras histórias para ler, outros jogos, outra realidade, se não fosse pela enorme influência do homem que mudou e moldou o jogo.
Não é fácil, mas que a sua família encontre paz e conforto nesse momento de luto, e que sua contribuição para a arte perdure eternamente. Obrigado por tudo, Akira Toriyama.
Se cuidem e até a semana que vem.