Kagurabachi melhora suas posições, Yozakura-San conquista a medalha de ouro e Undead Unluck pode ganhar uma segunda temporada. Venha ver a TOC dessa semana:
‘
Abrimos a revista com ONE PIECE, que Oda anunciou que realizará um descanso de 3 semanas, necessário para controlar o seu estado de saúde. Não é que ele esteja mal, mas após o que aconteceu com Akira Toriyama, é sempre bom realizar algumas baterias de exames para garantir que sua saúde esteja em dia. Eu sei que teve uma pequena minoria que se irritou com o Oda fazendo uma pausa de 3 semanas, mas eu sempre digo, a saúde dos autores deve vir em primeiro lugar.
Nessa edição também tivemos uma página colorida muito interessante para Choujun! Choujou-Senpai, o que indica que a série, além de ter um bom apoio editorial, também pode ter tido uma boa recepção. É necessário esperar suas posições na TOC mesmo assim, já que é bem comum na gestão atual distribuir páginas coloridas para as séries novatas.
Também tivemos uma página colorida para Undead Unluck, que comemora seus 200 capítulos. É um momento ideal para dar essa página colorida, pois vai coincidir com o encerramento da primeira temporada do seu anime. Agora você me pergunta, vai ter segunda temporada? Eu acho que é possível, dependendo da disponibilidade da David Production e das intenções da Weekly Shonen Jump, mas é complicado responder com certeza absoluta. A primeira temporada apresentou resultados relativamente decepcionantes: O mangá não conseguiu dar um grande boost em vendas, e não protagonizou a sua temporada.
Contudo, a David Production pode já ter um contrato para uma segunda temporada ou podem ter gostado mesmo assim dos resultados comerciais modestos alcançados por Undead Unluck. A verdade é que em Agosto, a série terá um anúncio importante relacionado ao seu anime, talvez seja a segunda temporada ou talvez não seja nada realmente importante. Por enquanto, vamos esperar até Agosto para novidades.
Em primeiro lugar, tivemos Yozakura-San Chi no Daisakusen, no qual Nakano decidiu injetar um pouco de esteroides nas posições da série para assim promovê-la. O anime está para estrear, então uma sequência de primeira colocação somada à capa deve servir para aumentar o hype ao redor da obra. É uma estratégia inteligente por parte da Weekly Shonen Jump, que já tem uma larga experiência em situações como essas. Em segundo lugar, tivemos Jujutsu Kaisen, que continua a sua jornada ao encerramento.
Em terceiro lugar, tivemos Witch Watch, que continua estável em suas posições: Eu espero realmente que na Jump Festa desse ano, em Dezembro, anunciem o anime da obra. Witch Watch não deve passar de 2027, por isso, ter um anime estreando em 2025, ajudaria a obra a ter ao menos dois anos de “glória” caso o anime seja um grande sucesso. Em quarto lugar, tivemos Ao no Hako, que deve ganhar um novo trailer muito em breve. Em quinto lugar, tivemos Akane Banashi, que receberá duas páginas coloridas seguidas; mais uma vez a Weekly Shonen Jump mostrando o merecido apoio a Akane Banashi.
Em sexto lugar, tivemos Kagurabachi, que dessa vez esteve acima de Nige Jouzu no Wakagimi e Kill Ao, será que Nakano ouviu meus conselhos? Ou está simplesmente tentando me enganar com uma TOC solitária? Brincadeiras à parte, é uma posição para os “BachiBros” comemorarem, contudo, a constância é mais importante. Quando Kagurabachi começar a estar constantemente na primeira metade da revista, como essa semana, assim podemos dizer que os editores estão dando um completo apoio para a série. Enquanto a sua frequência for maior na segunda metade, podemos dizer que o apoio ainda é suboptimal.
Contudo, se as vendas de Kagurabachi continuarem a aumentar como está acontecendo atualmente, no qual o primeiro volume já vendeu 46 mil cópias em quase dois meses, e se sua votação no questionário for constantemente positiva, é questão de tempo para que Kagurabachi esteja frequentemente na primeira metade. O importante é não ter uma estabilização ou queda em vendas, continuar a “tendência” de aumento. Com o encerramento de Boku no Hero Academia e Jujutsu Kaisen, também é possível que as posições de Kagurabachi melhorem consideravelmente. É necessário assim esperar as próximas semanas e talvez meses, para vermos se terá uma evolução no tratamento de Kagurabachi.
Em sétimo lugar, tivemos Boku to Roboco, que continua variando de posições. Em oitavo lugar, tivemos Nige Jouzu no Wakagimi, que continua no limbo. Em nono lugar, tivemos Kill Ao, que continua à espera do lançamento do quarto volume… Em relação a Kill Ao, tenho mais o que comentar: A série está em uma situação complicada e confortável ao mesmo tempo. Quando o assunto são suas VENDAS, a situação é complicada, pois não estamos vendo um crescimento em vendas, deixando assim Kill Ao acima somente de Boku to Roboco, MamaYuyu e Two on Ice. É necessário que o quarto volume, que será lançado agora em Abril, aumente um pouco suas vendas.
Já a situação está confortável, pois como já comentei várias vezes, Kill Ao não está correndo risco de cancelamento. A série tem apoio editorial e parece ter um bom resultado interno, assim ainda tem tempo para converter suas vendas em algo positivo, e espantar qualquer possibilidade de cancelamento para 2025. O autor parece estar disposto a mudar um pouco a série para aumentar as vendas da série, já que os últimos capítulos foram mais sérios. Kill Ao é uma série muito odiada, mas eu realmente torço para o seu sucesso.
Abrindo o Bottom 5, tivemos MamaYuyu, que ainda não é certo seu cancelamento. Irei dizer o que me leva a crer a possibilidade de um cancelamento: O primeiro é a sua história que parece estar caminhando para um clímax. Pode ser do arco, mas também da série no geral. Já o segundo é a ausência de páginas coloridas, muito incomum na atual gestão de Nakano, indicando assim uma intenção de cancelamento. Mas o que indica o contrário? São suas posições na TOC que não são tão ruins quanto aquelas de Two on Ice e Ruirui Senki, podendo assim indicar que Nakano planeje salvar novamente MamaYuuyu. Eu acho que em no máximo duas semanas teremos a resposta.
Em décimo primeiro lugar, continuamos com Nue no Onmyouji, que mantém o “tratamento ecchi” que comentei nas semanas passadas. A série atualmente passa longe de ser um ecchi, tendo somente uma dose mais alta do que o comum de fanservice, contudo, Nakano não se sente tão seguro em promover Nue no Onmyouji. Eu acredito que o mangá mereça posições melhores do que está recebendo atualmente, e vejo um potencial comercial interessante em Nue no Onmyouji, contudo, essa minha visão não é completamente compartilhada pelo Nakano. Ele acredita nesse potencial comercial, já que dá uma página colorida por mês, mas não acredita que mereça posições melhores. O motivo pode ser o “Tratamento Ecchi” que tanto comento ou uma má avaliação do público geral, tornando assim uma obra de nicho. Nunca saberemos.
Em décimo segundo lugar, tivemos Green Green Greens, que entre os quatro mangás em risco, é o único que recebeu página colorida nas últimas edições. Em décimo terceiro e quarto lugar, tivemos respectivamente Two on Ice e Ruirui Senki, ambas as séries que devem ser canceladas em breve. A nova leva deve estrear daqui a algumas semanas, talvez na edição #19 ou na #20, dependendo de quantos mangás serão cancelados. A única coisa certa que temos para essa leva é que Two on Ice e Ruirui Senki terão suas cabeças cortadas pelo MACHADO do cancelamento.
Avalie os capítulos da Weekly Shonen Jump #16 de 2023 (Lançada nesse domingo)
AQUI
Dê uma nota, de 3 a 10, aos mangás que você lê: Por favor votar SOMENTE e UNICAMENTE naqueles mangás que você leu o capítulo da semana, não votar contra um mangá só porque você não gosta dele ou dar 3/4 em várias séries só para aumentar o voto da sua série preferida. Todos os votos são conferidos manualmente antes de serem computados. Lembrando você não é obrigado a votar em todas as opções, é só não avaliar os mangás que você não lê. Avalie somente aqueles que você lê.
O resultado será publicado domingo ou segunda com a abertura da votação #17 de 2024.