Qual é o sentido dessas TOCs? Nakano realmente está tratando as séries de modo honesto ou ele caducou de vez? Venha entender.
Weekly Shounen Jump #16 (18/03/2024):
Ao no Hako c141 (Capa, Página Colorida de Abertura e Aniversário de 3 anos)
01 – Akane Banashi c102
02 – ONE PIECE c1110
03 – SAKAMOTO DAYS c159
04 – Boku no Hero Academia c417
Kill Ao c45 (Página Colorida)
05 – WITCH WATCH c148
Choujun! Choujou-senpai c06
Ghost Workaholic (Página Colorida, 47 páginas, one-shot de Dan Jou)
Dear Anemone c05
06 – Yozakura-san Chi no Daisakusen c218
07 – Nige Jouzu no Wakagimi c149
08 – Kagurabachi c25
Nue no Onmyouji c42 (Página Colorida)
09 – Undead Unluck c199
10 – Boku to Roboco c177
11 – Mama Yuuyuu c26
12 – Ruirui Senki c14
13 – Two on Ice c24
14 – Green Green Greens c15
Ruri Dragon c09
Ausentes: Jujutsu Kaisen c254
Weekly Shonen Jump #17 (25/03/2024):
Capa e Página Colorida de Abertura: ONE PIECE c1111
Página Colorida: SAKAMOTO DAYS c160, Undead Unluck c200 e Choujun! Choujou-senpai c07
Ausente: Boku no Hero Academia c418
Abrindo a revista, tivemos Ao no Hako, que entregou outra capa bonita. Entre as novas séries, Dear Anemone continua tendo uma recepção ruim, caminhando assim para um cancelamento – uma pena, pois realmente acredito que uma boa série de terror e ação poderia agregar muito à revista. O público do Analyse It concordou com a recepção dos japoneses, e a série teve apenas 36% de aprovação na última votação. A situação é diferente de Chojun! Choujou-Senpai, que receberá já em seu sétimo capítulo uma página colorida. É raro um mangá receber uma página colorida antes do oitavo capítulo, o que demonstra o quanto os editores estão dispostos a apoiar Choujun!.
Em primeiro lugar, tivemos Akane Banashi, que conquistou sua primeira colocação de 2024. Com vendas estáveis e popularidade contínua, a série sempre está entre os primeiros colocados da TOC, por isso era questão de tempo para Akane Banashi receber mais uma medalha de ouro. Em segundo lugar, tivemos ONE PIECE, que terá Capa e Página Colorida de Abertura na próxima semana. Nakano continua colocando toda a responsabilidade de carregar a revista em Oda, que já está sofrendo de escoliose. Estou interessado em saber se essa capa será apenas genérica ou terá alguma relação com o arco atual.
Em terceiro lugar, tivemos Sakamoto Days, que receberá uma rara página colorida na próxima edição. Os principais mangás da revista, como One Piece, Jujutsu Kaisen ou Boku no Hero Academia, não recebem página colorida. Esses mangás simplesmente têm capítulos normais ou são capas da revista: essa é uma tradição que a revista mantém há décadas. Sakamoto Days parecia ter entrado nesse grupo, já que não recebia mais páginas coloridas, apenas capas. Em uma ação inesperada, porém, Nakano decidiu dar uma página colorida para Sakamoto Days. O motivo? Nunca saberemos, mas é algo que provavelmente veremos acontecer poucas vezes na vida da série.
Em quarto lugar, tivemos Boku no Hero Academia, que continua caminhando para seu encerramento. Se a série quiser concluir em seu volume 41, terá que lançar mais 6 a 8 capítulos, contando este 417 que sai segunda. No ritmo que a série está tomando, isso significaria mais 3 a 4 meses de vida. Isso mesmo, Boku no Hero Academia estaria terminando em junho ou julho no ritmo atual do autor. Lembrando que, caso o autor ultrapasse esse número de 8 capítulos, o que acredito ser improvável, teremos a necessidade de compilar um volume 42, e não sei se Horikoshi aguentaria desenhar Boku no Hero Academia por mais 6 meses.
Pode-se argumentar que poderiam lançar um volume 42 com metade dos capítulos necessários, ou seja, 6 ao invés de 12. A questão é que quase todas as séries encerradas naturalmente nos últimos anos respeitaram o número correto de páginas e capítulos por volume, por isso é provável que Boku no Hero Academia siga o mesmo caminho que todas as outras séries da revista.
Em quinto lugar, tivemos Witch Watch, que continua variando de posição. Realmente acho que Witch Watch deve começar a classificar mais vezes na zona intermediária, e um pouco menos entre os cinco primeiros colocados, para dar espaço para mangás como Nue no Onmyouji e Kagurabachi, que demonstraram ser vantajosos comercialmente. Em sexto lugar, tivemos Yozakura-San, que ganhará um anime. Defendo suas boas colocações na TOC.
Em sétimo lugar, tivemos Nige Jouzu no Wakagimi, que poderia ser bem classificado por causa do anime, mas que anime? Já virou uma lenda urbana esse anime. Eu, pelo menos até maio, classificaria a série abaixo de Nue e Kagurabachi.
Em oitavo lugar, tivemos Kagurabachi, que ainda não está na primeira metade da revista, mesmo vendendo 39 mil cópias no primeiro volume (lembrando que o Ranking Oricon-Shoseki registra somente as vendas destinada a endereços e pessoas fisicas japoneses). A gestão de Nakano é tão ridícula quando o assunto é promoção de novas séries que nega o que as gestões precedentes conseguiam fazer bem. Você acha que Black Clover em seu primeiro volume vendia mais que Gintama? Ou mais que Toriko? Vendia muito menos que essas séries, mas era classificado em posições melhores na TOC, e ainda por cima deram duas capas seguidas no lançamento do segundo volume, pois sabiam que era necessário promover a série. O mesmo fizeram com Boku no Hero Academia.
Mas não, Nakano acha que para uma série ser promovida deve se chamar Kill Ao ou vender milagrosamente sozinha. Imagina se os estúdios de cinema começassem a promover os filmes somente após o lançamento nos cinemas, por “mérito”? Somente os filmes que conseguirem ter sozinhos uma boa bilheteria, vão ganhar destaque do estúdio. Isso seria uma estratégia digna de demissão do presidente e resultaria em vários filmes promissores com bilheteria baixa.
A realidade é que a Weekly Shonen Jump, assim que encontra um novo bom sucesso, deve sim promover o máximo possível, utilizando todo o mecanismo possível, e não somente páginas coloridas. Esses mangás devem ganhar CAPA comemorando o sucesso, devem estar no TOP 5 da TOC, pelo menos até o lançamento do segundo volume. Depois disso, concordo em começar a classificar esses mangás em suas reais posições – mas inicialmente devem ser promovidos ao máximo para criar um hype ao redor -.
É isso que deveria ser feito com Kagurabachi, que está merecendo ser tratado melhor. Com Kill Ao, a série recebeu corretamente muita publicidade durante o lançamento do seu primeiro volume, e isso ajudou Kill Ao a vender 32 mil cópias. É uma estratégia correta a se fazer, mas deveriam ter feito o mesmo com Nue no Onmyouji e Kagurabachi. Considero os dois primeiros volumes essenciais para criar essa sensação de “nova grande descoberta”. Hosono, com a Jump Plus, assim que encontra um novo mangá de sucesso, o promove continuamente, e faz com que o público se engaje mais tanto com o mangá quanto com a plataforma. A Weekly Shonen Jump teria muito mais engajamento tendo Kagurabachi e Nue no Onmyouji entre os cinco primeiros colocados. Após esses mangás se estabilizarem em vendas, aí sim poderiam diminuir a publicidade e começar a promover outros mangás.
Falando nesse problema, Nue no Onmyouji teve mais uma página colorida em uma posição abaixo. Qual é o sentido lógico em colocar a página colorida de Nue abaixo de Kill Ao? Talvez a votação interna de Kill Ao seja maior que Nue, contudo, não é que Kill Ao simplesmente venda menos que Nue, estão em situações diferentes. Enquanto Nue está aumentando sua popularidade e vendas a cada volume, Kill Ao está lutando para não ter uma queda em vendas. A promoção de Nue é muito mais importante do que a de Kill Ao, que, na minha opinião, parece um desperdício de esforço.
Não digo isso como um hate a Kill Ao, acredito que a série não merece ser cancelada ainda, e continuarei a defender o apoio que a série teve nos dois primeiros volumes, mas acredito que continuar dando todo esse destaque não irá reverter a queda em vendas, e esse destaque poderia ser destinado a séries que estão tendo um crescimento. Kill Ao deveria continuar recebendo páginas coloridas, mas ganhar as posições que hoje são destinadas a Kagurabachi e Nue.
Em nono lugar, tivemos Undead Unluck, que com o encerramento da sua primeira temporada deve entrar em uma zona de limbo. Os não-leitores irão esquecer da existência da série, que passará a ganhar apenas a capa de aniversários, os leitores estarão seguindo o que é possivelmente a última saga da série, e aqueles que amaram o anime criarão mil teorias para justificar uma esperança em uma segunda temporada. Mas o que realmente acontecerá com Undead Unluck nesse ano? Se não tivermos o anúncio de uma segunda temporada, nada relevante. Algumas páginas coloridas em algumas semanas casuais.
Em décimo lugar, tivemos Boku to Roboco, que continua variando de posições. Em décimo primeiro lugar, tivemos MamaYuyu, que está correndo risco de cancelamento, mas ainda pode se salvar, dependendo de quantos mangás irão estrear na próxima leva (o mesmo vale para Green Green Greens). Caso os editores decidam estrear dois novos mangás de novo, MamaYuyu se salva, mas a possibilidade da série superar o mês de Setembro atualmente é bem baixa. Em décimo segundo lugar, tivemos Ruirui Senki e em décimo terceiro lugar, tivemos Two on Ice, que com certeza serão cancelados.
Em último lugar, tivemos Green Green Greens, que para mim é outra prova de como está sendo frustrante seguir a Weekly Shonen Jump ultimamente. Aceito surpresas na TOC, mas está começando a me incomodar essa classificação ilógica por parte de Nakano. Não basta tratar mal obras como Nue no Onmyouji e Kagurabachi, mas também classificam de modo errático séries como MamaYuyu e Green. Não serve a nada dar uma página colorida para uma série, para depois colocá-la em último lugar. É jogar tinta fora – não estou dizendo que MamaYuyu ou Green deveriam estar no TOP 5, mas se o editor está disposto a dar páginas coloridas para essas séries, que tenha a decência de ao menos continuar apoiando ela nas duas edições seguintes, dando posições ao menos acima de Two on Ice e Ruirui Senki, que são dois mangás que não irão vender nada.