Após duas edições de despedidas, uma terceira vítima caminha para seu fim. Muitas despedidas, poucas novidades, até quando, Sunday? Para a TOC iremos.
- Escrito por DNSS
TOC Weekly Shonen Sunday #10 (31/01/2024)
Capa: Hanna
MAO c216 (Página Colorida de Abertura)
02 – Sousou no Frieren c123
03 – Major 2nd c272
04 – Mikadono Sanshimai wa Angai, Choroi c100
05 – Ryuu to Ichigo c177
06 – Komi-san wa, Komyushou desu c438
Ogami Tsumiki Ki nichijou c12 (Página Colorida)
08 – Red Blue c96
09 – Maiko-san Chi no Makanai-san c353
10 – Tonikaku Kawaii c258
Pita & Poro (One Shot)
12 — Kimi wa 008 c294
13 – Te no Geka c34
14 – Tatari c37
15 – Mizuporo c10
16 – Aozakura: Bouei Daigakukou Monogatari c332
17 – Kimi to Warui Koto ga Shitai c57
18 – Shusseki Bangou 0-ban c15
19 – Shibuya Near Family c85
20 – Super String: Isekai Kenbunroku c26
21 – Tokachi Hitoribocchi Nōen c292
Ausentes: Last Karte, Maou-jou de Oyasumi, Detective Conan (hiato), Magic Kaito (hiato), Ad Astra Per Aspera (hiato).
Weekly Shonen Sunday #10
Na primeira posição da Sunday, encontramos MAO, da nossa insubstituível Rumiko Takahashi. Nesta edição, não encontramos nenhuma novidade para a história, as notícias são referentes a semana que vem, onde não teremos capítulo novo. MAO retornará somente na edição #13. Raridade para a autora viciada em trabalho pausar sua série, e ainda mais por duas semanas seguidas; encerra hoje seu streak de 19 capítulos em sequência, era a história com menos pausas da revista.
Nas duas próximas posições, os suspeitos de sempre, Sousou no Frieren e Major 2nd. Você já sabia onde eles estariam, você já os conhece e você sabe porque eles estão nas páginas iniciais da revista. Preciso mesmo explicar?
Página Colorida de Ogami Tsumiki Ki nichijou
Saltando para a sétima posição, recebendo a belíssima página colorida, o único novato que realmente importa da revista, Ogami Tsumiki Ki nichijou. Seu primeiro volume sai somente em março, então temos muito chão pela frente, mas me intriga bastante a questão de como será o seu desempenho nas vendas. A excelente recepção inicial da história bifurcou-se bastante após o ”polêmico” terceiro capítulo, não duvido que tal cena seja modificada no lançamento do seu primeiro volume, ou até apagada, para evitar a principal crítica da série.
O autor sem dúvidas reconheceu os pontos fracos de sua história, e está tentando resolvê-los nos capítulos atuais. Alguns leitores foram convencidos com as mudanças, outros nem tanto, a recepção continua mista, mas pende sempre para o positivo.
Resta-nos observar o quanto dessa recepção vai se converter em compradores, e quantos só irão observar e ignorar seu lançamento. Pessoalmente, espero um bom desempenho, nada assombroso, mas o suficiente para estabelecer o mangá dentro da revista, algo entre as 2-5 mil cópias já seria excelente.
Na décima posição, Tonikaku Kawaii. Com muito esforço do Harada-sensei, o terceiro capítulo SEGUIDO foi entregue. O autor pediu desculpas por tantas pausas ao longo do ano passado, e prometeu consertar isso em 2024. Sem mais pausas, sem mais hiatos por conta de Jujutsu Kaisen, de volta aos trabalhos.
Na décima quarta e décima quinta posição, a duplinha resguardada, Tatari e Mizuporo. O fundo da revista para esses dois serve como um recuo estratégico, já que ambos receberão páginas coloridas na próxima edição. Tatari conseguiu sair de candidato a cancelamento nas minhas análises para queridinho da revista, se duvidar, jajá ganha adaptação para anime. Me perdoe, Tatari, te julguei mal.
Na décima oitava posição, o patinho feio Shusseki Bangou 0-ban. Quem acompanhou o início das análises da Sunday vai lembrar da minha tentativa de coletar dados, na tentativa de melhor observar a recepção de Shusseki Bangou 0. Diferente de seu parceiro Ogami Tsumiki, Student Number 0 teve um início bem ruim, que se intensificava cada vez mais. A área de comentários na principal plataforma online da Sunday (Sunday-webry) estava se inundando com o feedback depreciativo, foi até preciso uma intervenção, a censura e fechamento do espaço dos comentários, que segue até hoje bloqueada.
A recepção foi ruim, as expectativas por parte do editorial ainda pior, as posições na TOC demonstram isso, mas Shusseki ainda assim conseguiu surpreender mais um pouco, entregando uma das piores estreias dos últimos anos da revista. Nos seus primeiros dias de vendas, do seu primeiro volume, a história não foi listada em lugar algum, nem no top 500 do Shoseki o mangá aparece. Não existe dado algum de sua existência, nadica de nada.
O mangá no seu primeiro volume não deve ter alcançado as 800 cópias físicas. E não é de se esperar uma bom desempenho nas vendas digitais também, já que a história reúne um nível microscópico de engajamento, não há interesse por ela. Sabemos que reunir o péssimo apoio interno com as péssimas vendas é uma combinação perigosa. Vender mal até vai, é o que mais tem na revista, agora vender mal e não receber boas posições/divulgações, é o começo do fim.
Junto com Kimi to Warui Koto ga Shitai, Shusseki Bangou 0-ban será muito certamente cancelado. Para a sorte de ambos, o cancelamento da Sunday não vem como um trem desgovernado, ele surge, lentamente, anunciado com antecedência, sempre paciente… as vezes até demais. Então, mesmo no fundo do poço, os dois mangás seguirão na revista enquanto a paciência da Sunday perdurar. E ela costuma durar bastante.
Página Colorida do One-shot Pita & Poro
E pra finalizar com boas notícias, Super String: Isekai Kenbunroku, que retornou mais uma vez do seu mini hiato. Para TODOS os 2 fãs de Super String no mundo, um motivo de comemoração, para todos os seus haters, temos também boas notícias, já que o mangá se encontra na reta final, será encerrado nas próximas semanas. Agora, encerramento natural ou cancelamento?
A resposta curta é: um aparente cancelamento. Mas… acho um pouco complicado definir o encerramento de Super String como um simples cancelamento, de certa forma, é notável que a história foi cancelada, mas somente isso não explica seu caso peculiar. Super String nasceu como uma história atípica para o ambiente Sunday, uma serialização em parceria com uma Webcomic super popular na Coreia, um universo compartilhado de outras histórias.
A questão é, ninguém da revista pediu por isso, o público da revista nunca se importou, suas vendas sempre foram inexistentes, mas a história existiu, e existiu por motivos misteriosos que só engravatados do topo da pirâmide editorial conhecem. Mais do que um cancelamento, o fim de um experimento. Um experimento que ninguém nunca se importou ou fez questão da existência.
Por fim, o fim. Terminamos por hoje, encontro vocês na próxima semana. Até.