Por causa da prisão dos “leakers” agora a TOC é lançada de modo inconstante, mas quando SAI, entrega sempre uma classificação emocionante!
WSJ#13 (26/02/2024):
Em primeiro lugar, temos Ao no Hako, sobre o qual me questiono quando irá acabar. Pelo seu ritmo, apostaria entre 2025 e 2026. Se a autora decidir acelerar o ritmo, a série pode acabar sem nenhum problema em 2025. Por outro lado, se optar por um ritmo mais lento, desenvolvendo com calma o último torneio dos protagonistas (mostrando partidas completas), vejo a série chegando em 2026. Assim, se Ao no Hako se tornar um pilar em Outubro de 2024, duraria entre um a dois anos na vaga..
O que classifica um mangá como pilar? Pilar é um mangá que tem popularidade interna e externa, ajudando a sustentar as vendas da revista. São mangás com anime em exibição, que conseguem penetrar o dia a dia de milhares de japoneses através de suas várias adaptações. Caso não tenha anime, deve vender tão bem quanto os maiores sucessos do mercado. A revista não precisa necessariamente ter três pilares; pode ser quatro, dois ou nenhum.
Outra característica necessária para ser um pilar, além de ter alta difusão no território nacional, é ter constância nas vendas, ajudando a revista a vender na maioria das edições de um determinado ano. Antigamente, eu usava como critério para ser um pilar uma duração mínima de dois anos na posição, porém, levando em conta os animes atrasados e a curta duração das séries, um pilar pode durar até mesmo somente um ano na vaga.
Em segundo lugar, temos ONE PIECE, que será a capa da próxima semana. Muitos esperavam Akane Banashi, que recebeu uma página colorida nesta edição, mas existem rumores sérios de que a série vá receber uma capa juntamente com o anúncio do anime, por isso o atraso. Seria algo espetacular, mas ao mesmo tempo irônico, pois significa que o anime de Akane Banashi foi anunciado antes do anime de Sakamoto Days. Mas lembrando, por enquanto são só rumores.
Em terceiro lugar, temos Witch Watch, que teoricamente está na metade do seu roteiro, já que a série completou 3 anos. É possível que termine entre o segundo semestre de 2026 e o primeiro semestre de 2027. Espero então que o anime chegue ainda em 2025, para que a revista extraia o máximo possível do seu sucesso. A realidade é que o sucesso de Witch Watch é uma grande vitória de Shinohara. Ele voltou à revista após quase 10 anos do encerramento de SKET Dance, e por isso a grande maioria dos leitores da revista nem tinham lido sua obra anterior. Somente nós, velhos, realmente lemos SKET Dance, mas o público acima de 24 anos é minoria na revista. É incrível como Shinohara conseguiu se encaixar na revista mesmo não tendo mais seu público presente. Autores como Masashi Kishimoto, Shimabukuro e muitos outros não conseguiram.
Em quarto lugar, temos Jujutsu Kaisen, que continua acelerando na velocidade da luz, podendo até terminar em maio caso o autor continue atropelando o próprio roteiro. Caso decida desenvolver um pouco mais as lutas restantes, deve durar até no máximo agosto. Certamente não passa deste ano. Em quinto lugar, temos Sakamoto Days, que continua sendo maltratado pelos editores. Se Akane Banashi receber um anúncio do anime antes de Sakamoto Days, vou ter certeza absoluta de que esse anime deve estar em algum “Development Hell”, no estúdio TMS, Mappa ou qualquer outro. Provavelmente assinaram com esse estúdio, e depois o mesmo teve problemas de produção, assim se vendo obrigado a adiar a adaptação.
Em sexto lugar, temos Boku no Hero Academia, que também continua sua caminhada lenta para o encerramento. Em sétimo lugar, temos Yozakura-San Chi no Daisakusen, que só está esperando seu anime estrear aqui a um mês e meio. Isso mesmo, meus amigos, após quatro anos, Yozakura-San finalmente vai ganhar a sua adaptação em anime. Em oitavo lugar, temos Nige Jouzu no Wakagimi, que, em compensação, ninguém sabe quando vai ganhar um anime. Anunciaram há um ano esse anime, e ainda não tivemos nenhum trailer decente ou data de estreia. Este sim eu tenho certeza que entrou em “Development Hell” parecido com o anime de Akayashi Triangle.
Em nono lugar, temos Undead Unluck, que deve vender entre 29 ~ 31 mil cópias nesse último volume, confirmando o seu aumento de 2 ~ 4 mil cópias por causa do anime. É um aumento ruim? Mas não importa muito. O nosso leitor Akuma deve estar mesmo assim satisfeito pela série ter tido mais reconhecimento internacional e ter a possibilidade de encerrar sua jornada com calma, provavelmente no próximo ano. Atualmente com essas vendas, Undead Unluck vende mais que Nue no Onmyouji, Kagurabachi, Kill Ao, MamaYuyu e Two on Ice, por isso tem algumas almofadas que dão segurança para a série até 2025.
Em décimo lugar, temos Boku to Roboco, que vende menos que Kill Ao, contudo mais que MamaYuyu. Porém, em séries de comédia tradicional isso realmente não importa, pois a função delas é dar leveza na leitura. Elas normalmente acabam agradando muito o pessoal dentro da revista, mas, por não ter uma continuidade na história, não estimulam o pessoal a comprar os volumes. Contudo, na votação interna tendem a ser bem populares. Em décimo primeiro lugar, temos Kagurabachi, que vendeu já 22 mil unidades em seu primeiro volume, superando a expectativa de todo mundo. O segundo volume deve já vender mais que 30 mil cópias nas primeiras duas semanas. Sim, a série voltou a ser classificada mal, contudo, essa TOC provavelmente foi montada e decidida antes do lançamento do primeiro volume (por causa da frente de 4 ~ 5 semanas).
Abrindo o Bottom 5, temos Kill Ao, que começa a estar em risco. Não vejo ele sendo cancelado na leva de Abril ~ Maio, mas vejo uma possibilidade real do mangá ser cancelado no segundo semestre deste ano. E vou explicar o motivo: Por enquanto, Kill Ao vende bem o suficiente para merecer ser salvo, contudo, em breve somente MamaYuyu e Two on Ice estarão vendendo menos que Kill Ao. Certamente as possíveis vendas baixas de Green Green Greens e Ruirui Senki devem prolongar a vida de Kill Ao e o encerramento de Jujutsu Kaisen e Boku no Hero Academia devem também ajudar, mas a série está realmente com a corda no pescoço, e não sei se o autor é capaz de aumentar as suas próprias vendas.
Em décimo terceiro lugar, temos Green Green Greens, que os editores ainda não querem afundar completamente, mas a situação não é simples. É quase certo que a próxima leva terá ao menos três mangás, por isso é muito provável que Green ou MamaYuyu sejam cancelados, se não ambos (dependendo das vendas de MamaYuyu e sua recepção), mas quais são as chances de Greens conseguir vencer MamaYuyu em vendas? Então, são baixas, mas não inexistentes. A série teve poucas visualizações, indicando um baixo interesse do público em relação à série. Contudo, Greens é bem elogiado. Quem os seus leitores não decidam comprar em massa os seus volumes.
Em décimo quarto lugar, temos MamaYuyu, que voltou ao Bottom 5, e deve restar aqui durante os próximos dois meses, saindo somente em algumas ocasiões especiais. MamaYuyu, querendo ou não, vendeu tão bem quanto Cipher Academy em seu primeiro volume, mas a revista atualmente está mais concorrida, e assim suas vendas são a segunda mais baixa da revista. MamaYuyu precisa aumentar suas vendas urgentemente para assim se salvar. A série continua com a corda no pescoço.
Nas últimas duas colocações, temos respectivamente Ruirui Senki e Two on Ice, ambos os mangás serão cancelados na próxima leva, que deve estrear em Abril-Maio. Ruirui Senki por causa da sua péssima recepção, e Two on Ice por ter sido lançado em uma revista na qual o público alvo não se importa com a série.
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