Mikadono abrindo a revista em uma edição recheada, os destaques recebendo destaques juntamente com o aguardado último capítulo de Shiroyama to Miita-san. Está acabando a graça da Sunday!!
- Escrito por DNSS
TOC Weekly Shonen Sunday #08 (17/01/2024)
Capa: Fujisaki Yumia
Mikadono Sanshimai wa Angai, Choroi c98 (Página Colorida de Abertura)
02 – Detective Conan c1124
03 – Major 2nd c271
04 – Sousou no Frieren c122
05 – Yofukashi no Uta c199
06 – Ryuu to Ichigo c175
07 – MAO c214
08 – Mizuporo c08
Aozakura: Bouei Daigakukou Monogatari c330 (Página Colorida)
10 – Tatari c35
11 – Ogami Tsumiki Ki nichijou c11
12 – Maou-jou de Oyasumi c352
13 – Tonikaku Kawaii c256
14 – Last Karte c84
15 – Komi-san wa, Komyushou desu c436
16 – Kimi wa 008 c292
17 – Kimi to Warui Koto ga Shitai c55
18 – Red Blue c94
19 – Shusseki Bangou 0-ban c13
Shiroyama to Mita-san c100 (Capítulo de Encerramento)
21 – Shibuya Near Family c83
22 – Tokachi Hitoribocchi Nōen c290
Ausentes: Maiko-san Chi no Makanai-san, Te no Geka, Super String: Isekai Kenbunroku, Ad Astra Per Aspera (hiato), Magic Kaito (hiato).
Weekly Shonen Sunday #08
Mais uma quinta-feira sexta-feira em mãos, é a sina do nosso encontro, às vezes com um triste atraso, mas sempre inevitável. Para a TOC iremos.
Na nossa primeira posição, recebendo uma belíssima página colorida, o queridíssimo Mikadono Sanshimai wa Angai, Choroi. Sempre bom ver o mangá recebendo seu merecido destaque, algumas semanas atrás li um comentário aqui no site de um rapaz que começou a ler o mangá e disse estar se divertindo bastante com a leitura. O feedback foi recebido, a Sunday claramente acompanha o Blog.
E na segunda, terceira e quarta posição, a panelinha que comanda a revista. Detective Conan, Major 2nd e Sousou no Frieren. Redundante falar individualmente de cada um desses, também é redundante falar que é redundante falar bem deles, então, desta vez, como protesto, eu de fato não vou falar nada, uma ação contra a constância eterna de Conan e Major, e pelo sucesso interminável de Frieren.
E a mesma coisa serve para o quinto colocado Yofukashi no Uta, estou triste demais pra ficar falando sobre. Tá acabando, vocês já sabem, não preciso ficar lembrando e nem quero ficar lembrando.
Página Colorida de Aozakura: Bouei Daigakukou Monogatari
A segunda e última página colorida da edição foi para Aozakura: Bouei Daigakukou Monogatari, que esta lançando mais um novo volume. Também sem muito mistério. E o nosso 10° colocado, Tatari, que voltou para a parte central da revista, mas já sabemos o esquema, na semana que vem volta pro fundão. A eterna gangorra de Tatari não tem fim.
Na 11° posição, o ex-novato Ogami Tsumiki Ki nichijou. Seu primeiro volume já deveria estar saindo do forno, mas devido às pausas causadas pelo infeliz acidente sofrido pelo autor, teremos que aguardar mais um pouco, com um provável lançamento saindo no mês que vem. Também não teremos capítulo novo na próxima semana. Na 13° e na 15° posição, os dois especialistas em postergação, Tonikaku Kawaii e Komi-san wa, Komyushou desu. Posições baixas, mas comum demais para valer um comentário específico.
Adentrando já no limbo, na 17° posição, Kimi to Warui Koto ga Shitai. Tirando os dois encerramentos naturais de Yofukashi e Shiroyama to Mita-san, Kimi to Warui parece, cada vez mais, um prospecto interessante a sumir da revista. Com a pequena diferença que enquanto os outros dois se retiraram da festa por vontade própria, Kimi to Warui será expulso dela.
Por fim, Shusseki Bangou 0-ban, na 19° posição. Seu primeiro volume foi anunciado nesta mesma edição, simultaneamente com o mangá sendo pouco comentado e jogado o tempo todo para o fim da revista. O tratamento que Shusseki Bangou recebe é o de um mangá cancelado, se estivéssemos na Jump, seus dias estariam contados. Mas a Sunday tem paciência demais com suas histórias, Student Number 0 vai se abrigar na revista por um bom tempo.
O encerramento de Shiroyama to Mita-san
Eu me considero incapaz de explicar as razões que fazem Shiroyama to Mita-san uma história tão engraçada. Acho absurdamente difícil recomendar comédias, complexo demais descrever o humor, o que considero engraçado. É algo sempre tão relativo que a preguiça se apodera, fico paralisado. Tudo que posso fazer para te convencer, com os meus recursos, é o seguinte: Shiroyama to Mita-san é bem engraçado.
Eu te explico que é engraçado porque é engraçado, eu leio e acho graça, simples e correto. Posso estar sendo indelicado dizendo isso, mas se você quiser descobrir se Shiroyama to Mita-san é realmente engraçado, você vai ter que… ler. Isso mesmo, você vai ler, se quiser, e aí sim, você vai definir se de fato é um mangá engraçado.
Eu me sinto culpado pela minha total incapacidade e peço perdão ao Kusakabe-sensei, sou incopetente e não or não consigo escrever de forma pontual as razões que me fazem curtir tanto sua comédia, mas ei, não estou pedindo nada tão absurdo, até porque o capítulo inicial de Shiroyama é redondinho, é só ler.
Ele demonstra sua arte estranha e o design dos personagens excêntricos que serão mantidos durante toda a série. Ele desenvolve o tipo de humor que será mantido ao longo de toda a série, até o encerramento do mangá é entregue no primeiro capítulo, o planejamento dos exatos 100 capítulos havia sido traçado logo no início. A protagonista viciada em Golgo 13, o protagonista especialista em lavar roupa, a familia ultra grudenta, os amigos obsessivos, as excentricidade que se amontoam.
Infelizmente, numa perspectiva mercadológica, Shiroyama to Mita-san nunca significou muita coisa para a Sunday, mas, pessoalmente, e é o que realmente importa, foi uma história incrivelmente divertida, fofa e memorável. Literalmente, no sentindo literal da literalidade, acabou (uma das) a graça da Sunday.
A conclusão que tiramos é, leiam Shiroyama to Mita-san, leiam a Sunday e até semana que vem. Nela teremos outro encerramento, um ainda mais indesejável.