As linhas estão claramente traçadas, e assim os editores estão se preparando somente para a leve que deve estrear muito em breve.
Eyeshield 21 (Página Colorida, 55 páginas, capítulo especial)
Prévia Weekly Shonen Jump #10 (05/02/2024)
Capa e Página Colorida de Abertura: Witch Watch (Aniversário de 3 anos)
Página Colorida: Kill Ao, Kagurabachi e Haikyuu!! Tokubetsu-hen (16 Páginas, Especial)
Ausente: Boku no Hero Academia e Ruri Dragon
Retornamos ao sistema “ocidental”, pois depois de algumas semanas de testes na semana passada, percebi que era de mais simples entendimento para o público brasileiro. Mas planejo comentar quase todas as posições mesmo assim.
Abrindo a revista, tivemos Nige Jouzu no Wakagimi, também conhecido como Elusive Samurai. A série comemorou três anos de vida nesta semana, venceu a Shogakukan Awards na categoria (agora única) de “Melhor Mangá do Ano” e lançou um novo PV do anime, que na verdade não apresentou muita coisa. O anime de Nige Jouzu no Wakagimi continua sendo um grande mistério, e sinceramente, está me preocupando bastante. Foi anunciado há um ano, e ainda não tivemos nenhum trailer decente e nenhuma data de estreia. Existem duas possibilidades: os editores anunciaram mais cedo do que o devido ou a CloverWorks teve problemas em seu desenvolvimento, atrasando assim a produção.
Em primeiro lugar, tivemos Witch Watch, que conquistou sua primeira colocação do ano uma semana antes de ganhar a capa para comemorar seu aniversário de 3 anos de vida. O mangá continua sendo o quarto mangá mais promissor da revista (entre aqueles em lançamento atualmente), perdendo em vendas somente para Sakamoto Days, Ao no Hako e Akane Banashi. Por isso, os editores estão cuidando bem do mangá. Em segundo lugar, tivemos ONE PIECE, que está sempre entre os primeiros colocados, então nenhuma surpresa nesse sentido.
Com página colorida, tivemos Yozakura-San Chi no Daisakusen, que está apenas esperando seu anime estrear. Os editores decidiram classificar a série melhor que Nue no Onmyouji e Eyeshield 21, mostrando assim o quanto estão ansiosos para esse anime que irá estrear daqui a menos de 3 meses. Em quart lugar, tivemos Ao no Hako (Blue Box), que atualmente está em seu estado de “espera”, simplesmente está esperando chegar outubro para estrear seu anime. Comentei na live que o pessoal tende a subestimar muito Ao no Hako por ser um mangá de romance, mas isso acontece somente no ocidente mesmo, onde se tem uma mentalidade muito “Battle-Shounen centrada”. No Japão, essa mentalidade é diferente, e Ao no Hako, que é o quarto mangá que melhor vende sem anime no mercado, tem o potencial de se tornar um grande mangá de romance, podendo entrar no clube dos 5% de mangás mais vendidos do mercado.
Em quarto lugar, tivemos Boku no Hero Academia, que vai realizar uma pequena pausa na semana que vem. Em quinto lugar, tivemos Boku no Roboco, nossa querida montanha russa ambulante quando o assunto é posição na TOC, continua sempre a variar. Em sexto lugar, tivemos Sakamoto Days, que tem até fevereiro para anunciar um anime que possa estrear este ano. Mas dúvido realmente que aconteça esse anúncio. A Weekly Shonen Jump anuncia um anime com, no mínimo, 8 meses de antecedência. Por isso, para estrear na janela de outubro (o que já seria completamente improvável, já que teremos quase certamente Ao no Hako), Sakamoto Days teria que ter um anime anunciado mês que vem. Mas acho bem provável um anime estreando em abril.
Em sétimo lugar, tivemos Akane Banashi, que deve receber a sua capa de aniversário na edição #11, juntamente com o provável anúncio da nova leva. Se a leva não for anunciada na edição #11, será anunciada na edição #12. Em oitavo lugar, tivemos Kill Ao (Kill Blue), que vai ganhar mais uma página colorida na próxima semana. A promoção editorial em relação à série se deve a dois motivos: é o mangá que melhor vendeu no último ano e meio, por isso os editores querem transformar Kill Ao em um sucesso, e provavelmente a série continua tendo uma boa recepção interna. Lembram de Ichinose-ke no Taizai? Assim que a recepção interna piorou, ainda no segundo volume, os editores passaram a classificar mal a série. Kill Ao muito provavelmente tem um bom suporte quando o assunto é recepção interna.
Em nono lugar, tivemos o primeiro ranqueamento de Green Green Greens, que está tendo uma boa recepção no Japão, mas ao mesmo tempo tem poucos leitores. Os editores sabem que números são tudo. Então, é bem provável que Green Green Greens esteja mais próximo do cancelamento do que da salvação mesmo. Contudo, caso esse bom feedback consiga se converter em mais visualizações nas próximas semanas, o mangá possa conseguir se salvar do cancelamento. A questão é que, pela ausência de páginas coloridas dadas pelos editores (normal em mangás com baixas visualizações), eu diria que reverter essa situação será uma missão árdua. Em décimo lugar, tivemos Undead Unluck, que continua com seu anime em exibição.
Abrindo o Bottom 5, na décima primeira colocação, tivemos MamaYuyu, que apresentou aquela “famosa melhora antes da morte” – o roteiro do mangá já entrou em sua reta final, e a obra muito provavelmente será cancelada na próxima leva. Na verdade, essa posição um pouco mais alta do que o normal é mais uma péssima notícia para os mangás que estão abaixo de MamaYuyu do que realmente uma boa notícia para MamaYuyu.
Em décimo segundo lugar, tivemos Kagurabachi, que ganhou uma posição simbólica que representa muito bem a sua situação. Como comentei no Twitter, os editores, com essa posição, querem transmitir a seguinte mensagem: “Você vai sobreviver à leva de cancelamento de fevereiro, mas vai precisar vender bem e conquistar mais votos para se salvar na seguinte”. A realidade é que Kagurabachi ganhou a primeira batalha, mas ainda não a guerra. O mangá precisa agora convencer em vendas nos próximos dois volumes e conseguir melhorar sua recepção interna, que é o que mais importa para a Weekly Shonen Jump. Mesmo assim, é sempre uma grande vitória vencer a primeira batalha do cancelamento, já que a maioria das séries não consegue.
As últimas três colocações restaram com Two on Ice, Angou Gakuen no Iroha (Cipher Academy) e Asumi Kakeru, respectivamente. Todos esses três mangás estão cancelados juntamente com MamaYuyu. Não vejo salvação para essas obras. Talvez, se um milagre acontecer (os editores estrearem uma leva de três mangás em vez de quatro), podemos ver Angou Gakuen no Iroha se salvando. A próxima leva deve chegar até no máximo 26 de fevereiro e será anunciada muito provavelmente na mesma edição em que Angou Gakuen no Iroha terminar. Depois teremos o encerramento de Asumi Kakeru, MamaYuyu, e vamos concluir a leva de cancelamentos com um adeus para Two on Ice.
ALERTA LIVE:
– TOP 30 Mangás mais Vendidos do Mercado
– O que será da Jump quando Hero e Jujutsu acabarem
– Mostrando Jump raras (minha coleção)
– Respondendo dúvidas sobre o Mercado
SE INSCREVA LOGO NO NOSSO CANAL TWITCH: AQUI