É hora de dizer adeus, brevemente. Chega 2023, que venha a última edição (REAL) do ano da Shonen Sunday. Quais são suas últimas novidades?
- Escrito por DNSS
TOC Weekly Shonen Sunday #05-06 (27/12/2023)
Capa: Endo Sakura
MAO c213 (Página Colorida de Abertura)
02 – Sousou no Frieren c120
03 – Major 2nd c270
04 – Ryuu to Ichigo c173
05 – Komi-san wa, Komyushou desu c435
06 – Yofukashi no Uta c197
07 – Te no Geka c30
08 – Mizuporo c06
Last Karte c82 (Página Colorida)
10 – Mikadono Sanshimai wa Angai, Choroi c96
11 – Ogami Tsumiki Ki nichijou c09
12 – Maou-jou de Oyasumi c350
13 – Shiroyama to Mita-san c98
14 – Red Blue c92
15 – Shusseki Bangou 0-ban c12
16 – Kimi to Warui Koto ga Shitai c54
17 – Kimi wa 008 c290
18 – Maiko-san Chi no Makanai-san c351
19 – Tatari c34
20 – Shibuya Near Family c81
Aishiteru Game wo Owarasetai (Capítulo Promossional)
22 – Tokachi Hitoribocchi Nōen c289
Ausentes: Detective Conan, Tonikaku Kawaii, Shibuya Near Family, Aozakura: Bouei Daigakukou Monogatari., Super String: Isekai Kenbunroku, Ad Astra Per Aspera (hiato), Magic Kaito (hiato).
Weekly Shonen Sunday #05-06
Após uma curtíssima semana de descanso, estou de volta com a análise da nossa querida Sunday. Desta vez, sem enrolações introdutórias, para a TOC.
Na última edição do ano, a primeira colocação da vez foi para a nossa querida Rumiko Takahashi e o seu MAO. Prometi tomar vergonha na cara e começar a ler o mangá, pois seria um total desrespeito analisar a revista e continuar ignorando logo a maior e principal escritora da revista. Atualmente, estou no terceiro volume e já me encontro adorando a história. Seguirei tranquilamente me divertindo com a leitura, mais pra frente, talvez pontue minhas impressões.
Agora a parte que sempre me constrange, falar do nosso segundo colocado, Sousou no Frieren. Exaltar Frieren é entregar esmola para um milionário. Frieren teve seu melhor ano, por muito, e encerrou 2023 sendo um dos mangás que mais vendem no mercado de quadrinhos japonês, e essa tendência promete seguir firme. Basta manter seu excelente ritmo nos próximos volumes para poder lutar pela taça que atualmente está nas mãos de Blue Lock.
Na quinta colocação, Komi-san wa, Komyushou desu. Se o nosso querido 6° colocado Yofukashi no Uta se despede no início do ano que vem, eu me questiono, quando será a vez de Komi-san? Uma história que poderia acabar amanhã, ou nunca, indo de encontro ao seu 8º ano de serialização, sem sinais de encerramento. Nossos protagonistas começaram a namorar em 2022, em 2023, se beijaram, o que resta para esses dois aprontarem em 2024? Meia noite eu conto.
Recebendo a última página colorida do ano, Last Karte. O amor que a Sunday tem por Last Karte me deixa orgulhoso, o investimento não para nunca, o retorno veio timidamente, mas certamente veio. Que em 2024 a história se eleve ainda mais. Na décima posição, o mangá mais promissor da revista, Mikadono Sanshimai wa Angai, Choroi. Enquanto Last Karte recebeu um aumento minúsculo nas suas vendas, já sendo o suficiente para considerar uma promoção de sucesso, o que dizer do ano de Mikadono, que duplicou suas vendas e se aproxima cada vez mais das 30 mil cópias mensais? É uma leitura obrigatória para quem busca se aventurar pela revista, um mangá para se observar ainda mais no ano que vem, com possibilidades reais de uma adaptação para anime.
Página Colorida de Laste Karte
E sobre as duas apostas, o conjunto de novatos Ogami Tsumiki Ki nichijou (11º) e Shusseki Bangou 0-ban (15°), o que esperar de cada um deles? Ogami Tsumiki apresenta um bom potencial, sua boa recepção transparece nas suas posições, e também aponta já um certo distanciamento em relação ao seu parceiro Shusseki Bangou. É crucial para a revista encontrar novos sucessos, sejam um deles, ou mangás que ainda nem sequer existem na revista, mas surgirão no ano que vem. A Sunday definitivamente não pode continuar dependendo só de velharia.
Sou daqueles que preferem iniciar primeiro com as boas notícias, depois, encerrar com as ruins. Já glorificamos a lendária Rumiko, já apontei a obviedade do sucesso gigantesco que Frieren representa, comentei dos dois principais mangás em ascensão, dos novatos, e agora, sobra falar do patinho feio da revista, o 16º colocado, Kimi to Warui Koto ga Shitai. Ele tem as vendas ruins, que continuam em queda, ele também tem as posições ruins na TOC, que só pioram. Sobreviver 2024 será uma tarefa duríssima para sua história, tarefa cada vez mais improvável.
Peço perdão pela análise minúsucla, me dói muito mais escrever pouco do que escrever muito, que fique registrado. Necessidades pessoais corroem meu tempo e minam minha disponibilidade, mas como me recuso a descumprir a regularidade da análise (mesmo que com atraso), é preferível fazer algo reduzido do que simplesmente não fazer nada. Não prometo, mas espero poder fazer melhor na próxima edição. Encontro vocês no ano que vem. Boas festas e um excelente fim de ano, cuidem-se.