O fim de ano se aproxima e duas queridas séries seguem o fluxo do fim. Só de despedidas vive a Sunday ou encontraremos algum motivo para celebrar?
- Escrito por DNSS
TOC Weekly Shonen Sunday #03-04 (13/12/2023)
Capa: Sousou no Frieren
Last Karte c82 (Página Colorida de Abertura)
02 – Sousou no Frieren c119
03 – MAO c212
04 – Yofukashi no Uta c196
05 – Mikadono Sanshimai wa Angai, Choroi c95
06 – Ryuu to Ichigo c172
07 – Komi-san wa, Komyushou desu c434
Te no Geka c29 (Página Colorida)
09 – Ogami Tsumiki Ki nichijou c8
10 – Tonikaku Kawaii c255
11 – Tatari c33
12 – Kimi to Warui Koto ga Shitai c53
13 – Mizuporo c05
Red Blue c91 (Página Colorida)
15 – Shusseki Bangou 0-ban c11
16 – Maou-jou de Oyasumi c349
17 – Kimi wa 008 c289
18 – Aozakura: Bouei Daigakukou Monogatari c329
19 – Maiko-san Chi no Makanai-san c350
20 – Shiroyama to Mita-san c97
21 – Super String: Isekai Kenbunroku c25
22 – Tokachi Hitoribocchi Nōen c288
Ausentes: Detective Conan, Major 2nd, Shibuya Near Family, Ad Astra Per Aspera (hiato), Magic Kaito (hiato).
Para alegria da nação, e principalmente, para minha alegria, estou de férias!!! Estou no ritmo japonês e já sigo vivendo 2024. Felizmente para poucos, infelizmente para muitos, já posso voltar a escrever sem pressa, sem pressão. Posso ficar enrolando, enrolando, enrolando, enrolando e escrevendo semanalmente, sem estresses, sobre nossa querida Sunday. Isso é algo bom? Algo ruim? Eu decido que sim, portanto, para a TOC.
Página Colorida de Last Karte
A bela e penúltima capa da Sunday no ano foi entregue para a imperatriz Frieren. Mas não se confudam, a capa não é necessariamente a primeira colocação, então, seguremos os comentários de Frieren, já que em primeiro lugar, temos o novo mini/micro sucesso da revista, Last Karte. Teorizei uma fanfic semana passada, sobre a possibilidade de Last Karte ser a capa desta edição. Naturalmente, não foi o caso, uma grande pena, é ainda cedo demais pro pobre coitado.
Não tem problema, capa, sem capa, Last Karte recebeu mais uma página colorida, e melhor ainda, na próxima edição também vai receber uma nova página colorida, duas seguidas. A Sunday investiu, investiu e recebeu um retorno na história, bem pequeno, mas um retorno. Seu crescimento constante proporcionou o maior número de vendas da série, 6 mil cópias em 10 dias, números suficentes para bater as 10 mil cópias em 1 mês, algo inédito para o mangá.
Acho sempre um saco ficar comentando o número de vendas como o único fator relevante, faz parecer que existe alguma correlação entre sucesso comercial e qualidade artística. Longe de ser remotamente verdade, caso fosse, Last Karte não venderia tão pouco. Contudo, como vivemos no mundo em que vivemos, é mais fácil nos adaptarmos a ele, do que ele se adaptar a nós. Seguirei comentando as vendas, é um dado cruelmente necessário.
Agora sim, na lindíssima capa e na segunda colocação, Sousou no Frieren. O anime de Frieren desmantelou os números que antes já eram incríveis, não resta nada há ser feito por nossa elfa, somente a constância. Constância essa que podemos contar com segurança, pois esperar por um capítulo ruim de Frieren é esperar pelo título do Botafogo. 400 mil cópias por volume é um número tão ridículo de grande que a Sunday vai se sentir tranquila para produzir mais e mais histórias suspeitas que não vendem nada. Comida não vai faltar, vida longa Frieren.
Volume #18 de MAO
Na terceira posição, MAO. O mangá da nossa lendária Rumiko Takahashi permanece firme como diamante. Sempre me impressiona ver tantas pausas semanais pra maioria dos mangakás da revista, enquanto a Rumiko, religiosamente, toda semana, lança um capítulo novo. 66 anos e totalmente viciada em trabalho. Eu não tenho inveja. Só do talento.
Um dos meus mil planos pro ano que vem é ler tudo que tiver sendo lançado na revista, e vou começar com MAO. Por enquanto, devido a minha incapacidade linguística, lerei unicamente o que tiver tradução para eng/esp/pt, o japonês vai ter que esperar, mas não se preocupem, até o fim de 2024 já estarei fluente e acompanhando até no idioma original, confiem. Se duvidar até traduzo. Tudo pela Sunday.
Em quarto lugar, pela segunda vez, Yofukashi no Uta. Tá terminando, estarei de luto, e a dor só aumenta cada vez mais, devido a impecável qualidade dessa reta final. Faltam 4 capítulos para o fim e cadê a segunda temporada do anime? Na quinta colocação, nosso novato de 2023, Mikadono Sanshimai wa Angai, Choroi. Mikadono teve um ano maravilhoso, conseguiu duplicar suas vendas em relação ao ano passado, o que promete um 2024 ainda mais promissor. Outro que vai receber um anime no ano que vem, to sentindo.
Página Colorida de Te no Geka
Pulemos para a oitava posição, de Te no Geka. Outra história que não acompanho, e mais complicada que MAO, pois exigirá o meu aperfeiçoamento na língua nipônica. Te no Geka não só se assemelha muito com Last Karte estruturalmente e tematicamente, como também vem recebendo o mesmo tratamento. A revista segue dando capas coloridas com esperança de promover a série, apostando num futuro (e pequeno) sucesso. Com Last Karte vem dando certo. Vai funcionar com Te no Geka? Na próxima semana seu novo volume será lançado, e teremos uma prévia dessa resposta. Meu palpite? Sucesso improvável, seguirá abaixo das 2.000 cópias.
Na nona posição, o já querido Ogami Tsumiki Ki nichijou. O tempo que você passa lamentando a saudade por Ruri Dragon poderia ser gasto lendo seu primo pobre. Ogami Tsumiki Ki nichijou surgiu justamente para DESTROÇAR Ruri Dragon, vai conseguir? A chance é maior que zero. Em 11º, Tatari, que não mais considero ameaçado, conquistou seu devido respeito na atual lineup. Por enquanto.
Logo em seguida, na 12ª posição o nosso Kimi to Warui Koto ga Shitai, que recebeu uma grande notícia, de forma indireta, o fim de Shiroyama to Mita-san. Como já cansei de falar, cada mangá da revista possui uma certa prioridade, e Kimi to Warui é, atualmente, o de pior prioridade.
Agora, você sabe o que é pior do que ter a pior prioeridade e estar lá no fundo banco? É se aposentar. O reserva um dia pode entrar em campo, já o aposentado encerra sua carreira para nunca mais ir pra jogo. Kimi to Warui comemora o fim de Yofukashi e de Shiroyama, pois a ausência desses dois compra tempo. São duas novas estreias que chegarão não para ameaçar sua vida, mas para substituir outras. Kimi to Warui agradece.
Página Colorida de Red Blue
A última página colorida foi para o 14º colocado, Red Blue, que também vai lançar seu novo volume na próxima semana. Pra esse, a expectativa não é 0, é menos 0. Diferente do 15º Shusseki Bangou 0-ban, que também terá seu primeiro volume lançado na mesma data, definindo os seus próximos passos. Terrível posição para a história novata com o primeiro volume prestes a sair. Sem páginas coloridas, nem nesta nem na próxima semana, sem boas posições, comentários mornos/negativos ao longo de seus capítulos, somente uma grande surpresa entregaria para Student Number 0 um bom número de vendas, já que por enquanto, tudo aponta para mais um fracasso.
Para encerrar, o 20º colocado Shiroyama to Mita-san. Tivemos no capítulo desta edição o anúncio de que a história vai acabar, restando somente mais 3 capítulos antes do fim. Para alguns, uma surpresa, para quem vinha acompanhando as TOCs, ou simplesmente lendo o mangá, tava aparente. As posições no fundo da revista e as quedas nas vendas podem parecer fatores decisivos no encerramento da história, e de certa maneira, são mesmo. Mas não se enganem, Shiroyama não está sendo cancelada, está se encerrando naturalmente. A história tinha um objetivo final, e esse objetivo final foi intencionalmente e continuamente prolongado até o ponto em que estamos hoje. A história poderia ter seguido outra direção, para um novo arco meses atrás, mas o autor fez a escolha de seguir no seu ritmo, para o seu objetivo.
Como você deve saber, e se não sabe, deveria, não existe uma separação entre a obra e seu meio. É óbvio que se Shiroyama fosse um grande sucesso comercial a chance da história ser encerrada no seu segundo ano seria bem menor. Teríamos mais arcos, mais capítulos, mais conteudo, mas não foi o que aconteceu, e o que aconteceu, foi o que aconteceu. O importante é aproveitar o que foi entregue, não a possibilidade inexistente. Na próxima TOC, prometo entregar uma mini-mini-review de sua história, ver se consigo preparar uma propaganda minimamente interessante, demonstrando os pontos fortes do mangá e tentando convencer pelo menos um de vocês a acompanhar esse maravilhoso mangá. Outro que deixará saudades.
Por enquanto, terminamos. Semana que vem, NÃO teremos mais, já que a atual edição conta por duas, e na semana seguinte a revista pausa, retomando na outra semana, dia 27, para lançar sua última edição do ano. Minha próxima análise será – provavelmente – sobre a Afternoon, estão convidados. Um abraço e até. E votem na enquente!!!
AJUDE O ANALYSE IT A MELHORAR E DÊ TEU FEEDBACK:
Esse questionário é MUITO importante para melhorarmos a qualidade do site e do conteúdo entregue. Você pode reservar 5 minutinhos do seu tempo para responder algumas perguntas que ajudariam MUITO o Analyse It a entender a tua satisfação em relação ao site, e também qual estrada seguir a partir de 2024?
*No momento da criação do questionário o escritor da Jump SQ era o Júlio, agora sou eu Leonardo Nicolin, responder a pergunta sobre a Jump SQ baseado nos textos passados e não no último.
Para responder o formulário clique AQUI.