Então, hoje para mim foi um dia bem cansativo. Tive que trabalhar por mais de dez horas para terminar vários pontos da minha pesquisa antes das férias, e, infelizmente, as proteínas que estou estudando decidiram não colaborar, então estou fazendo horas extras. Por isso, nesta TOC, irei me concentrar apenas nos pontos mais importantes, não comentando todos os mangás da semana. Já o resumo do segundo dia da Jump Festa não foi postado por dois motivos: o primeiro é que, novamente, o site voltou a ter problemas com o servidor, e tive que resolver isso (em breve faremos uma migração de hosting). E o interesse dos leitores não foi alto o suficiente para compensar postando dois dias atrasado.
Ausentes: Ruri Dragon
Em primeiro lugar, tivemos Jujutsu Kaisen, cujo autor anunciou nesta última Jump Festa que planeja encerrar o mangá em 2024. Eu acredito que Gege Akutami conseguirá sim concluir Jujutsu Kaisen, contudo, no segundo semestre, durante ou depois da estreia de Ao no Hako, que pode vir a se tornar um pilar da revista caso consiga vencer acima de 300 mil cópias. O encerramento de Jujutsu Kaisen será um marco para a revista, que provavelmente restará com somente dois Battle-Shounen vendendo acima de 100 mil cópias… Algo que provavelmente não acontece desde os anos 70.
Em segundo lugar na ordem de leitura, mas primeiro na TOC pura, tivemos Sakamoto Days, que não teve o anime anunciado, como esperado. Sakamoto Days só deve ganhar seu anime em 2025, mas é provável que já tenham escolhido o estúdio que irá adaptar a obra. Eu raramente comento sobre rumores aqui, tirando aquele da CloverWorks com Ao no Hako e algumas outras exceções. Não comento, pois eles erram na maioria das vezes, mas a necessidade de pensar que temos “informações secretas” nos leva a acreditar em muitos desses rumores. E assim, muitos acreditam ainda nos rumores de que Sakamoto Days será da TMS, e mesmo que isso possa acontecer, eu acho improvável agora que Ao no Hako será lançado pela TMS. Eu tenho uma sensação, e é somente uma sensação mesmo, de que Sakamoto Days vai acabar nas mãos da Mappa, e isso justificaria o atraso, já que o Estúdio Mappa está cheio de projetos.
Esse anime de Sakamoto Days seria essencial em 2024, pois ajudaria a compensar o encerramento de ao menos Boku no Hero Academia. O Nakano, Editor-Chefe da Weekly Shonen Jump, precisa de elementos para estimular os leitores casuais a comprarem a revista, e séries com um anime em exibição ajudam muito nisso. Sakamoto Days contudo só começará a ajudar a revista mesmo em 2025, quando tanto Jujutsu Kaisen quanto Boku no Hero Academia PROVAVELMENTE já tiverem terminado.
Em terceiro lugar, tivemos One Piece, que anunciou nesta Jump Festa o seu REMAKE produzido pela Wit Studios e Netflix: O remake se chamará Two Piece “The One Piece”. Eu ainda lembro quando nos anos 2000 e começo dos anos 2010, One Piece era o patinho feio do “Trio” (Naruto, Bleach e One Piece) no ocidente. Era comum ouvir que “One Piece só faz sucesso no ocidente”, mas o tempo premiou os justos, e eu realmente estou muito feliz em saber que irão produzir um remake do mangá. Eu sei que muitas pessoas têm carinho pela série original, e ela não é tão ruim como muitos dizem, contudo este ano eu decidi rever o anime de One Piece. Eu desisti e maratonei o mangá. Para mim, até mesmo os primeiros arcos têm um ritmo lento que chega a ser cansativo.
Não sabemos se “The One Piece” vai melhorar o ritmo, mas uma coisa é certa: será uma porta de entrada para muitas pessoas que não têm paciência de acompanhar a série antiga. Talvez por não estarem acostumadas mais a animes semanais, principalmente se tiverem uma animação de 25 anos atrás. Talvez por terem preguiça quando percebem que a obra tem mais de 1000 episódios. Os motivos podem ser tantos, mas acompanhar novamente One Piece do zero será certamente mais uma porta de entrada importante para uma série que antigamente tinha muita dificuldade em se adentrar no ocidente.
Em quarto lugar, tivemos Ao no Hako, que como comentei acima terá seu anime adaptado pela Telecom Animation Film juntamente com a TMS, e, sinceramente, pelo trailer apresentado (abaixo), estou bem animado pelo que podem nos entregar, já que o estúdio parece estar ciente da atmosfera mágica e de inocência que a obra precisa transmitir. Ao no Hako tem tudo para se tornar um grandíssimo sucesso comercial. Não tivemos data de estreia, mas tudo indica que será em outubro de 2024 mesmo. Em sexto lugar, tivemos Boku no Hero Academia, que também deve terminar este ano, provavelmente entre maio e setembro.
Em nono lugar, tivemos Undead Unluck, que o autor deu uma entrevista muito interessante, que vocês podem ler em inglês clicando AQUI. Um dos pontos mais interessantes é que ele, para conseguir seguir o ritmo semanal, tende a dormir ou jogar Street Fight 6, o que me leva a crer que seja um autor que consegue desenhar muito rapidamente, ótimo justamente para lançamentos semanais. Boichi e Mashima são outros dois exemplos de autores que conseguem concluir rapidamente os capítulos. Esses mesmos autores são ótimos para criar frentes largas também. Normalmente, uma série tem uma frente de 4 a 5 capítulos, mas alguns autores conseguem chegar ao dobro.
Em décimo segundo lugar, tivemos Witch Watch que, como esperado, também não teve seu anime anunciado na Jump Festa, contudo, o autor brincou sobre ter no ano de 2024 um anúncio de um anime com um estúdio tão quanto o de Ao no Hako. Eu acho que os próximos dois que terão seu anime anunciado são justamente Witch Watch e Sakamoto Days, e esses dois serão uma das principais estrelas da Jump Festa 2025. Muitos ignoram, mas Witch Watch continua sendo TOP 10 mangás shonen sem anime que mais vende no mercado, tem um potencial enorme.
Em décimo quinto lugar, tivemos Nige Jouzu no Wakagimi, que teve um trailer bem estranho nesta Jump Festa, sem mostrar nenhuma cena, nem mesmo produzidas para o trailer – e principalmente sem nem dar uma data de lançamento. Em breve, a obra irá comemorar 1 ano do anúncio do seu anime, e não temos praticamente nada anunciado. E mesmo que eu não culpe tanto a CloverWorks em relação à produção da segunda temporada de Yakusoku no Neverland, já que a decisão de encerrar o anime acabou sendo do comitê de produção, é mesmo assim preocupante perceber que talvez Nige Jouzu no Wakagimi termine tendo o MESMO FIM.
Em décimo sexto lugar, tivemos Kagurabachi, que adivinhem? Sim, continua em sua variação de posição entre o décimo sexto e último lugar na TOC, mudando de colocação bem raramente. Algo que Rankings Puros não conseguem transmitir é a constância que algumas séries têm, pois acabam variando muito de acordo com o número de páginas coloridas e novas séries não ranqueadas. Contudo, quando se olha através da ótica de ordem de leitura, você consegue notar que certas posições são quase sempre fixas. Kagurabachi esta semana deu um passo a mais e se colocou acima de Angou Gakuen no Iroha, Asumi Kakeru, MamaYuyu e Two on Ice, respectivamente. Será cancelado somente se os editores decidirem lançar uma leva de cinco mangás, algo que nunca aconteceu na gestão do Nakano.
Kagurabachi também tem uma utilidade comercial nessse período no qual Jujutsu Kaisen e Boku no Hero Academia estão terminando. O Nakano vai continuar utilizando-se da narrativa de sucesso internacional e da expansão da Weekly Shonen Jump pelo globo (o que é verdade), para assim compensar a perda de pilares importantes nesse ano. Kagurabachi se tornou notícia no respeitável jornal Nikkei que mostrou como a Weekly Shonen Jump está alcançando novos mercados, e como no ocidente Kagurabachi chamou mais atenção nos últimos meses que Spy x Family. O próprio jornal fez questão, contudo, de deixar claro que o sucesso da MangaPlus ainda passa longe de trazer um lucro significativo para a Shueisha, que vê no mercado nacional mais de 80% do seu ganho digital.
De qualquer modo, essa expansão da Weekly Shonen Jump é uma vitória importante para a gestão de Nakano, que demonstrou-se problemática e divisiva entre os seguidores da revista. Entretanto essa narrativa só pode se mantida caso Kagurabachi tenha um leitores que justifiquem um sucesso também nacional, e só poderemos ter uma ideia de quanto grande é o sucesso de Kagurabachi quando forem reveladas as vendas do primeiro volume.
Em décimo oitavo lugar, tivemos Yozakura-san Chi no Daisakusen que teve a data do seu anime anunciada para Abril de 2024, juntamente com um trailer que nos deixou ver um pouco a qualidade da animação da obra, produzida pela Silver Link. Não é nada espetacular, mas é uma qualidade boa, indicando assim que a adaptação terá seus momentos de brilhar. Contudo, para mim, a principal notícia é seu horário, sendo no horário da tarde, logo após as crianças voltarem da escola. Um horário perfeito para atrair ainda mais o público infantil, que se demonstrou ser um dos principais leitores da Yozakura-San nos últimos anos. Os editores assim demonstram uma visão correta da demografia da série, e ao invés de lançar na madrugada, sendo visto somente por jovens adultos ou adolescentes através do streaming, Yozakura-San vai poder também conquistar o coração das crianças japonesas. Pode ter uma maioria censura? Sim, mas eu não vejo um grande problema nisso.
Contudo Yozakura-San ainda vai sofrer com um grande mal: Uma temporada complicada, que mesmo sendo menos concorrida que essa de Outubro 2023, terá o lançamento de várias obras importantes, como a nova temporada de Kimetsu no Yaiba e Kaiju no.8. Vamos ver se Yozakura-San vai conseguir brilhar e assim aumentar ao menos de vinte mil cópias as suas vendas com essa adaptação. Será complicado, mas não impossível.
Em relação aos últimos três colocados, Mama Yuyu, Asumi Kakeru e Angou Gakuen no Iroha, eu acredito que eles ainda estão no mesmo barco afundando, contudo, mesmo esta semana estando na última colocação, Angou Gakuen no Iroha está levemente melhor que os outros dois (e Two on Ice), o que não duvido porém que os editores escolham lançar em breve uma leva de quatro mangás, cancelando assim todas essas séries de uma vez só. O encerramento de Boku no Hero Academia e Jujutsu Kaisen está chegando, a gestão de Nakano vai terminar com um buraco gigantesco em comparação ao começo da mesma – Nakano quando assumiu a revista tinha na revista: One Piece, Gintama, Haikyuu!!, Black Clover, Boku no Hero Academia, PSI Kusuo Saiki, Yakusoku no Neverland, Boruto, Kimetsu no Yaiba, Boku-tachi wa Benkyou ga Dekinai, Kimetsu no Yaiba, Yuragi-Sou no Yuuna-San, Shokugeki no Souma, Dr. STONE, Isobe Isobee Monogatari e Hunter x Hunter.
Nakano, em 7 anos de gestão, lançou séries que ganharam anime: Jujutsu Kaisen, que ainda tinha o dedo da gestão precedente. E depois Chainsaw-man, Mashle, Undead Unluck, Ao no Hako, Yozakura-San e Nige Jouzu no Wakagimi. Contudo, Nakano conseguiu realizar uma boa expansão para um mercado internacional, que porém ainda é longe de ser lucrativo como o nacional, e também realizou uma boa transição para o digital no Japão, fazendo assim que a revista continuasse a ter o mesmo número de leitores mesmo com a perda de vários mangás importantes. A incapacidade de Nakano de encontrar grandes novas séries – e de gerir novos autores – acabou sendo compensada pela sua correta gestão da propaganda e expansão da Weekly Shonen Jump.
Mas agora que sua gestão está acabando, é o momento de terminar com últimas levas realmente chocantes, de marcar a história, e não terminar sua gestão com uma sensação amarga com o encerramento de Jujutsu Kaisen e Boku no Hero Academia. A volta de Ruri Dragon seria incrível para dar alguma vitória mais palpável, contudo eu acredito que precisa de mais. Agora em Fevereiro aposto em uma leva de três ou quatro mangás, mas também não duvido de uma leva de cinco mangás chegando em algum momento de 2024, se este realmente for o ano da despedida do Nakano (será este ou o próximo), é o momento de jogar as principais cartas que tem à disposição. O problema é se não tiver nenhuma.
Avalie os capítulos da Weekly Shonen Jump #03 de 2023 (Lançada nesse domingo)
AQUI
Dê uma nota, de 3 a 10, aos mangás que você lê: Por favor votar SOMENTE e UNICAMENTE naqueles mangás que você leu o capítulo da semana, não votar contra um mangá só porque você não gosta dele ou dar 3/4 em várias séries só para aumentar o voto da sua série preferida. Todos os votos são conferidos manualmente antes de serem computados. Lembrando você não é obrigado a votar em todas as opções, é só não avaliar os mangás que você não lê. Avalie somente aqueles que você lê.
O resultado será publicado domingo ou segunda com a abertura da votação #04-05 de 2024.
RESULTADO DA VOTAÇÃO DA WSJ #52 (Analyse It)
Agora, irei comentar os principais resultados – sem dar nenhum spoiler crucial, mas mesmo assim, darei informações sobre o estado atual da série, como a presença de personagens, de modo genérico o que um arco está desenvolvendo, acontecimentos sem contexto sobre capítulos precedentes e outras informações que podem ser sensíveis para aqueles que não gostam de saber nenhuma informação sobre o capítulo que ainda não leu. Quem tem sensibilidade média ou baixa para essas informações não terá nenhum problema em ler, já que as informações não entregam a leitura.
Em primeiro lugar, tivemos One Piece, que como vocês podem ver, está sendo muito bem recepcionado no arco de Egghead, principalmente esse Flashback relacionado ao Kuma, alguns outros personagens secundários e de várias organizações presentes na série. Os leitores de One Piece sempre gostam muito desses capítulos mais focados no passado, e não é à toa que desde que começou o Flashback, One Piece está vencendo quase todas as semanas. Eu pessoalmente estou gostando bastante da série.
Em segundo lugar, tivemos Green Green Greens, que mesmo com um ritmo calmo, parece estar agradando bastante os leitores do Analyse It. Esses capítulos mais introspectivos parecem ser essenciais para a série ter conquistado a segunda colocação. Em terceiro lugar, tivemos Witch Watch, que está entregando capítulos mais voltados para a comédia, nos quais temos a protagonista Nico como uma criança (não vou dizer o motivo para não tirar a surpresa de quem vai ler a história). É aqui que vemos a maturidade dos leitores do Analyse It, que conseguem muito bem apreciar a melhor qualidade de Witch Watch, que é a sua comédia. Pensei que após o encerramento do arco de Battle-Shounen os votos de Witch Watch cairiam, mas isso não aconteceu, continuou bem alto. E como os leitores do site, eu também estou me divertindo com esse arco.
Kagurabachi, depois de apresentar um grupo de heróis e ter um capítulo mais voltado para o vilão, também melhorou bastante a sua nota. Porém, quem não está indo bem de novo é Nue no Onmyouji e Kill Ao, que continuam sendo muito odiados pelo público do Analyse It – eu também não gosto dos dois mangás, mas acho Kill Ao ainda mais insuportável. Os capítulos nos quais ele adicionou mais uma personagem infantil para gostar do protagonista me deixaram tremendo de vergonha. E os capítulos atuais continuam sendo muito sem graça. Contudo, o grande perdedor da noite é justamente Ruirui Senki, no qual os leitores tanto do Analyse quanto japoneses estão simplesmente odiando, achando a série extremamente genérica e ruim. Se depender dos leitores do Analyse It, com certeza os cancelados da próxima leva seriam: Nue no Onmyouji, Kill Ao e Ruirui Senki.
Venha participar da votação dos capítulos da Weekly Shonen Jump #01 de 2023 (Lançada nesse domingo):
AQUI