Em uma semana no qual muitos se decepcionarem o nã0-anúncio do anime de Sakamoto Days, temos uma boa notícia em relação a Ruri Dragon.
- Escrito por Leonardo Nicolin
TOC Weekly Shonen Jump #03 (18/12/2024)
01 – Sakamoto Days c148 (Capa e Página Colorida de Abertura)
02 – Ao no Hako c130
03 – Jujutsu Kaisen c245
04 – Kill Ao c34 (Página Colorida)
05 – Akane Banashi c91
06 – Undead Unluck c188
07 – Green Green Greens c04
08 – Dr. STONE: 4D Science c02 (47 Páginas)
09 – Nue no Onmyouji c31 (Página Colorida)
10 – Nige Jouzu no Wakagimi c138
11 – Ruirui Senki c03 (23 Páginas)
12 – Kagurabachi c14(Página Colorida)
13 – Witch Watch c137
14 – Yozakura-San Chi no Daisakusen c207
15 – Asumi Kakeru c26
16 – Boku to Roboco c166
17 – MamaYuyu c15
18 – Angou Gakuen no Iroha c53
19 – Two on Ice c13
Ausente: One Piece c1101, Boku no Hero Academia c409, Ruri Dragon c06 (Hiato)
Prévia da Weekly Shonen Jump #04-05
Capa: Grupo
Página Colorida de Abertura: Jujutsu Kaisen
Página Colorida: Undead Unluck, Ao no Hako e Two on Ice
Capítulo Especial: Dr. STONE 4D Science.
O que é a TOC? A TOC (Table of Contents) é o índice da revista Weekly Shonen Jump, no qual são apresentadas as páginas de cada mangá. Contudo, os editores têm o costume de ordenar a revista com base na popularidade das séries, indo da mais popular para a menos popular, utilizando parâmetros como a votação semanal dos capítulos preferidos pelos leitores, as vendas dos volumes e diversos outros fatores. Desta maneira, a TOC se torna um excelente meio de compreender a popularidade de uma série, especialmente as chances de cancelamento, já que os mangás destinados ao cancelamento geralmente ocupam as últimas colocações.
Para entender melhor a TOC, acesse essa matéria AQUI.
Abrindo a revista temos a Capa e Página Colorida de Abertura de Sakamoto Days, que, infelizmente não anunciou seu anime conforme esperado. Normalmente, anúncios de anime são precedidos por um aviso de “anúncio importante”; portanto, não será hoje que teremos o anime de Sakamoto Days. Continuo a sustentar a improbabilidade de ausência de contrato para a produção; esse processo normalmente se conclui muito antes do anúncio, com meses e, em alguns casos, anos de antecedência. No entanto, o estúdio pode encontrar-se com sua equipe principal ocupada, explicando a falta de anúncio para Sakamoto Days. Um erro de planejamento entre a Weekly Shonen Jump, o comitê de produção e o estúdio parece ser evidente.
Em segundo lugar temos Ao no Hako (Blue Box), que conquistou o primeiro lugar na TOC ocidental. A partir de agora, a obra estará continuamente em destaque, pois os editores iniciam o processo de divulgação da série, a qual deve ganhar seu anime no próximo ano. Possivelmente, durante a Jump Festa, será revelado o estúdio responsável pela adaptação da obra, e dependendo do estúdio escolhido, o hype em torno da série no Japão pode aumentar ainda mais. Em terceiro lugar temos Jujutsu Kaisen, que receberá uma página colorida de abertura na edição dupla de natal, provavelmente acompanhada por uma capa especial para a ocasião.
Em quarto lugar, temos Kill Ao, com uma página colorida. A obra conseguiu superar Nue no Onmyouji e Kagurabachi, sendo que o último, contudo, não surpreende. O novo volume de Kill Ao vendeu aproximadamente 26 mil cópias, representando uma queda de 18% em suas vendas. Esta queda é preocupante, visto que indica a perda de quase 1/5 de seu público em apenas um volume. Não temos conhecimento da recepção interna de Kill Ao, mas eu acredito que tenha dito uma redução similar as vendas, já que normalmente vendas e recepção interna caminham juntos (com exceção para as comédias como Boku to Roboco). Eu acredito que o próximo volume venderá menos que Nue no Onmyouji, não justificando mais essa publicidade que estão dando.
Em quinto lugar Akane Banashi continua sendo o terceiro mangá sem anime que melhor vende na revista, ficando atrás apenas de Sakamoto Days e Ao no Hako, respectivamente. Em sexto lugar temos Undead Unluck, agora disponível na Star+ no Brasil. Em sétimo lugar Green Green Greens, apesar de receber boa recepção, enfrenta sérias dificuldades em conquistar leitores no Japão, colocando o mangá em uma situação complicada. Em oitavo lugar mais um capítulo do epílogo de Dr. Stone. Aguardo ansiosamente o retorno de ambos os autores à revista.
Em nono lugar Nue no Onmyouji, que deve vender um pouco menos que Undead Unluck, conforme indicado pelo Ranking Shoseki. O crescimento de popularidade de Nue no Onmyouji é um tanto mais lento do que muitos esperavam, mas é crucial observar que a série está aumentando suas vendas. A dúvida agora é até quando essas vendas continuarão a aumentar, uma vez que muitas séries se estagnam já no terceiro ou quarto volume.
Em décimo lugar Nige Jouzu no Wakagimi (The Elusive Samurai) aguarda o lançamento de seu anime. Em décimo primeiro lugar Ruirui Senki (Shadows Eliminators) continua a enfrentar uma recepção desfavorável no Japão. A série teve poucos leitores, e para piorar também teve muitos comentários negativos na 2ch e Jump Matome, por isso eu acredito que as chances de cancelamento de Ruirui Senki atualmente são bem altas.
Em décimo segundo lugar Kagurabachi que recebeu uma página colorida na mesma posição que a de MamaYuyu. Parece evidente que os editores estão tratando as três séries de maneira semelhante, possivelmente dando um pouco mais de prioridade a Kagurabachi nas últimas semanas, para assim salvá-lo. Os editores ainda não escolheram exatamente o que fazer com cada um desses mangás, existe uma chance de que todas essas séries sejam canceladas na próxima rodada (Fevereiro-Março) ou na subsequente (Maio-Junho), dependendo da quantidade de novos mangás que os editores planejam lançar, mas também podem salvar uma delas, como Kagurabachi. Já que mesmo usando a mesma estratégia de páginas coloridas, Kagurabachi na média de posições está um pouco melhor que as demais séries.
Em décimo terceiro lugar Witch Watch recebeu uma posição mais baixa, mas nada alarmante; é provável que retorne às primeiras colocações em breve. Em décimo quarto lugar Yozakura-San não deve ser motivo de preocupação quanto a essa posição mais baixa; a série está entrando em seu último arco, e acredito que naturalmente chegará ao seu fim entre o segundo semestre de 2024 e o segundo semestre de 2025. Em décimo quinto lugar Asumi Kakeru está competindo com Angou Gakuen no Iroha, Kagurabachi, MamaYuyu e Two on Ice. Acredito que as vendas dessas séries serão tão pequenas (no máximo cinco mil cópias) que não influenciarão na decisão de cancelamento. Explicarei mais detalhadamente:
As vendas para nós seguidores da revista é muito importante, essencial em qualquer análise, pois é o modo mais próximo que temos de ver numericamente a popularidade de uma série, já que a TOC acaba tendo uma grande influência dos editores, contudo para a Weekly Shonen Jump eles também tem os dados números dos leitores da revista.
A Weekly Shonen Jump teve 2 milhões de compradores por edição em 2022, o mesmo número de 2016. Portanto, acredito que a quantidade ainda permaneça a mesma em 2023. Se 2% desse público votar em Asumi Kakeru toda semana, isso representará 20 mil pessoas priorizando Asumi Kakeru na compra da Weekly Shonen Jump, gerando um faturamento trimestral de 3.480 ienes por pessoa, aproximadamente 70 mil ienes no total. Obviamente, isso não significa que esses compradores deixarão de adquirir a revista se Asumi Kakeru for cancelado, mas podemos considerar esse valor trimestral virtual de Asumi Kakeru dentro da revista. Além disso, Asumi Kakeru ainda vende 8 mil cópias trimestrais, gerando 4.2 mil ienes trimestrais. É possível notar uma diferença significativa de faturamento? Exato. Isso elevaria simplesmente o faturamento virtual da série para 74 mil ienes por pessoa.
Se Kagurabachi, por exemplo, vender 12 mil cópias, mas tiver 15 mil votantes semanais, ele ainda traria menos faturamento virtual à Weekly Shonen Jump do que Asumi Kakeru. A decisão de cancelamento, se baseada no lucro, deve levar em consideração tanto o número de votantes quanto o número de compradores, sendo o número de votantes sempre mais importante. Quanto maior o número de votos semanais de uma série, maior deve ser a venda do adversário para compensar esse número de votos. No entanto, é mais provável que uma série com muitos votos também tenha mais compradores (excluindo as comédias, como Boku to Roboco). Portanto, vejo as vendas mais como um indicativo da votação do que como algo decisivo por si só. Quando há uma grande discrepância entre os dois, como aconteceu com Honomieru Shounen, a votação, por representar um lucro maior, acaba sendo mais importante.
A questão crucial é que a decisão nunca se baseará apenas no lucro imediato; também levará em conta o potencial de crescimento de cada série e o público-alvo. Ou seja, os editores avaliarão quais dessas séries, além do lucro atual, têm mais chances de atrair mais compradores no futuro. E também avaliarão quais dessas séries agradam a um público que talvez seja mais propenso a abandonar a série se ela for cancelada.
Talvez os leitores de Kagurabachi e MamaYuyu não abandonem a revista, já que têm outros Battle-Shounen que acompanham semanalmente. Por outro lado, os leitores de Asumi Kakeru, que apreciam apenas mangás de esporte ou de luta, podem abandonar a série. De qualquer forma, considerando o cenário geral, é possível que o cancelamento de todas essas séries não faça diferença nas vendas atuais e futuras da revista. Talvez seria mais vantajoso investir em novas séries que talvez alcancem um novo grande sucesso em vendas. Não temos dados suficientes para determinar qual decisão é melhor, mas os editores os possuem.
E repito, isso não é um texto contra análise das vendas, e sim uma explicação que enquanto para nós as vendas são a única guia numérica (essencial para nosso entendimento da revista), para os editores a quantidade e qualidade dos votantes acaba sendo mais importante. De qualquer modo, voltando para a TOC, em décimo sexto lugar temos Boku to Roboco, que continua a variar de posição.
Em décimo sétimo lugar temos MamaYuyu, que parece destinado ao cancelamento; não consigo visualizar mais uma saída para a série, especialmente agora com o possível retorno de Ruri Dragon. Sim, é hora de comentar o elefante branco na sala. O autor de Ruri Dragon postou uma imagem (acima) agradecendo pela nona colocação na votação popular de melhor mangá, afirmando que está bem de saúde e se esforçando para trazer boas notícias em 2024. Provavelmente, os editores já estão planejando o retorno da série. Suspeitava que Ruri Dragon ocuparia o lugar de Black Clover, como comentei semanas atrás, e acredito que seja essa a estratégia. Seria uma jogada de mestre trazer de volta Ruri Dragon na mesma semana que Boku no Hero Academia, transformando o sentimento amargo em algo positivo.
O retorno de Ruri Dragon seria uma notícia espetacular, pois o mangá se tornaria imediatamente a obra sem anime que mais vende na revista, e um dos maiores sucessos imediatos da revista desde Ansatsu Kyoushitsu, que vendeu quase 1 milhão de cópias já no primeiro volume. É bem provável que os editores estão deixando livre a vaga de Black Clover justamente para ser ocupada por Ruri Dragon quando retornar.
Em décimo oitavo lugar temos Angou Gakuen no Iroha, que até receber uma última colocação na TOC, continuará sendo considerado menos propenso ao cancelamento que Asumi Kakeru, Kagurabachi, MamaYuyu e Two on Ice. Suas páginas coloridas de aniversário obtiveram posições bastante elevadas, indicando que os editores ainda apoiam a série. Contudo, uma venda decepcionante do novo volume junto com uma estagnação nos votos podem levar os editores a reconsiderar, indicando que talvez seja mais sensato apostar em uma nova série do que continuar investindo em Angou Gakuen no Iroha. Concluindo, em último lugar temos Two on Ice, que recebeu uma última colocação antes de sua página colorida, aparentemente inútil (como aconteceu com Kagurabachi e MamaYuyu).
CORRIDA CONTRA O CANCELAMENTO:
1. Angou Gakuen no Iroha (menos propenso ao cancelamento)
2. Kagurabachi
3. Asumi Kakeru
4. MamaYuyu
5. Two on Ice
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