Com uma TOC que foi o SUCO DE CAOS, tivemos uma das edições mais épicas dos últimos anos, no qual tenho muito sobre o que comentar. Sem mais delongas, vamos ver a TOC:
Ausente: Jujutsu Kaisen c244, Ruri Dragon c06 (Hiato)
Capa e Página Colorida de Abertura: Sakamoto Days
Página Colorida: Kill Ao, Nue no Onmyouji e Kagurabachi
Páginas Extras: Ruirui Senki (23 Páginas)
Extra: Dr. Stone 4D Science (Capítulo 2/3)
Ausentes: ONE PIECE, Boku no Hero Academia e Ruri Dragon.
A abertura da revista ficou com o rei insuperável da revista, o mangá que mais vende por volume no mercado, o Live-Action de anime do ano, One Piece. Em seu auge (2000 – 2018), somente Nana conseguiu superar One Piece em vendas por volume, uma disputa única que marcou o meados dos anos 2000. Mesmo não estando mais em seu auge, One Piece continua sendo o rei dos mangás.
Em primeiro lugar na TOC, segundo lugar no ranking japonês (no qual o Analyse It segue), tivemos Nue no Onmyouji (Nue’s Exorcist), que está simplesmente sambando na cara dos haters, enquanto as pessoas gritam desesperadas pelo Twitter dizendo o quanto odeiam Nue. O motivo desse primeiro lugar é claramente a promoção do segundo volume lançado nessa segunda-feira, que parece estar vendendo na mesma quantidade que Undead Unluck. Sendo sincero, eu não gosto de Nue no Onmyouji, mas devemos assumir uma coisa: o autor está sendo competente em agradar o seu público-alvo.
E é por isso que o mangá tem a possibilidade real de ser o ÚNICO sucesso do ano de 2023 da Weekly Shonen Jump. Acho válidas as críticas a Nue no Onmyouji, acho válido torcer para que os japoneses parem de ler o mangá, mas não são válidas as críticas à Weekly Shonen Jump por colocar Nue no Onmyouji em primeiro lugar ou dar páginas coloridas: a revista está seguindo o querer popular. Não esqueçam de um detalhe: Nós não somos o público-alvo da Weekly Shonen Jump, são os japoneses, principalmente os adolescentes (Shonen). Reclamar da revista por lançar séries destinadas aos adolescentes japoneses, sendo um adulto ocidental, é no mínimo contraditório. É válida a crítica à série, mas não é válida a crítica à revista por promover um mangá que agrada seu público-alvo.
Em segundo lugar, tivemos Sakamoto Days, que vai receber a capa na próxima semana. Muitos estão teorizando uma possível ANIME, então vamos analisar as informações. Normalmente, quando temos um anúncio de anime, os editores colocam na prévia da revista: “Anúncio Importante”. Porém, Sakamoto Days não tem esse aviso, o que nos levaria a crer que não irá receber um anúncio de anime. Contudo, ao mesmo tempo, eles não teriam motivo para colocar esse aviso, já que a edição será lançada no dia 18 de dezembro, após a Jump Festa, na qual anunciariam o anime de Sakamoto Days. Por isso, não seria uma capa de anúncio, mas de comemoração do anime. É uma situação bem complicada.
Eu pessoalmente acredito mais que teremos um OVA de Sakamoto Days na Jump Festa, por isso nada de anúncio de anime por enquanto, mas espero estar errado – o que não seria uma novidade, já que erro TODAS as minhas previsões de anúncio de anime de Sakamoto Days. Lembrando que é muito provável que o contrato com o comitê de produção e, deste modo, também com o estúdio, já deve ter sido assinado. Mas provavelmente esse estúdio está muito ocupado agora, o que aumenta as chances de ser a equipe principal da TMS ou a Mappa. É improvável que o anime de Sakamoto Days estreie antes de 2025.
Em quarto lugar, tivemos o segundo capítulo Ruirui Senki. Vocês podem ler minha crítica sobre a série AQUI – sobre a recepção japonesa, como o interesse tanto no ocidente quanto no Japão não é algo em relação a essa leva, vou esperar esses mangás completarem três capítulos para assim trazer um quadro geral. De qualquer modo, Ruirui Senki teve uma recepção muito ruim, sendo um dos mangás mais odiados que vi nas últimas levas, os principais comentário na J+ são quase todos negativos: Os japoneses acharam o mangá genérico, fraco, sem sal e compararam bastante com Nue no Onmyouji, dizendo que Nue tinha como personagem relevante no primeiro capítulo a Nue e o Zenno, enquanto em Ruirui Senki todos os personagens são ruins. O autor terá que se dedicar para recuperar os votos perdidos. Em quinto lugar, tivemos Ao no Hako, que deve ter seu estúdio anunciado na Jump Festa – traremos atualizações para você aqui no Analyse It, com artigos sobre o evento.
Em sexto lugar, tivemos Boku no Hero Academia, que deve terminar em maio ou julho. Os editores provavelmente irão lançar as próximas levas em: Fevereiro, Maio, Julho e Outubro, podendo variar de um mês pra frente cada um (Abril, Junho, Agosto e Novembro). É improvável que Boku no Hero Academia termine em Fevereiro ou em Outubro, por causa da quantidade de capítulos (em menos ou em excesso). O autor tem duas opções então: terminar em Maio, lançando assim mais 17 a 20 capítulos esse ano. A vantagem seria uma história menos arrastada, já que o mangá terminaria em 2 volumes. A outra opção é lançar mais de 23 a 26 capítulos (dependendo da quantidade de pausas) e terminar exatamente na edição #32, quando a obra estaria completando 10 anos de vida. Uma decisão que iria agradar tanto o Horikoshi quanto a equipe editorial, mas vamos ver qual será mais viável.
Uma coisa é certo, Boku no Hero Academia vai terminar em 2024, por três claros motivos: O primeiro, mais importante, é que a história está realmente próxima ao seu clímax. O segundo motivo é que decidiram não comemorar o aniversário de 10 anos de Boku no Hero Academia, não colocando uma lateral da revista dedicada ao mangá – Provavelmente decidiram de não comemorar com uma lateral justamente por saberem que Boku no Hero Academia não vai durar por todo o ano de 2024. E para concluir anunciaram que na temporada de Primavera deve estrear a Season 7 de Boku no Hero Academia, que se tiver dois cours (como é bem provável) tem grandes chances de concluir a série (com no máximo concluindo o mangá com um filme).
Em sétimo lugar, tivemos Kill Ao, que está em uma situação delicada devido às suas quedas em vendas. Os editores provavelmente irão esperar o resultado do terceiro volume para assim decidirem qual será o destino da série. Por enquanto vão continuar a promovê-lo com páginas coloridas. Em oitavo lugar, tivemos Boku no Roboco, que continua flutuando nas posições da TOC, como é de costume das comédias. Em nono lugar, tivemos Yozakura-San Chi no Daisakusen, com sua página colorida. A série também nessa edição recebeu mais informações sobre o seu anime, que certamente terá sua data de estreia anunciada na próxima semana. Em décimo lugar, tivemos Green Green Greens, que está tendo poucos leitores na J+ (japonesa), mas está tendo uma recepção positiva. É deste modo uma situação parecida com aquela de Two on Ice. Eu irei explicar a sua recepção bem, com os comentários japoneses, quando a série completar três capítulos.
Em décimo primeiro lugar, tivemos Undead Unluck, tema do nosso Podcast quinzenal. O caso de Undead Unluck é bem claro: o mangá tem dificuldades em convencer o público japonês. Não é que ele não tenha alcance, ele tem, pois é lançado em uma revista que tem 2 milhões de leitores, está em todos os principais sites de streaming japoneses, mas o mangá simplesmente não vende: e não deve mudar ao longo da temporada. Normalmente, mangás que recebem boost no meio da temporada, já tinham recebido um boost menor antes. Por exemplo, Kimetsu no Yaiba que, após o primeiro episódio, já estava no TOP 100, mas se tornou aquele fenômeno após o décimo nono episódio.
Pelo menos, vários mangás estão dando errado na revista, o que vai dar uma maior tranquilidade para Undead Unluck.
Em décimo segundo lugar, tivemos Mama Yuuyuu, que recebeu uma página colorida na mesma posição que tinha recebido Asumi Kakeru, e mais ou menos na mesma zona que a página colorida de Two on Ice. É um claro indicio de que os editores estão mesmo em dúvida sobre qual mangá cancelar. Se eu fosse os editores, cancelaria somente Two on Ice na próxima leva – aliás, nem cancelaria, transferiria. Já o outro mangá estrearia no lugar da vaga deixada em aberto por Black Clover. Esperaria assim até maio para estrear uma leva maior, sem precisar cancelar nenhum desses mangás que editores estão dando tantas páginas coloridas.
Em décimo terceiro lugar, tivemos Witch Watch, que eu acho que vai ter uma OVA também na Jump Festa. Os japoneses estão furiosos por Witch Watch e Sakamoto Days não terem recebido um anime ainda – não podemos esquecer que Witch Watch é um dos mangás shonen que melhor vendem no mercado. Por isso, um OVA seria um bom modo de chegar a um compromisso: acalmar os ânimos dos leitores japoneses até anunciarem o anime dessas duas obras. Em décimo quarto lugar, tivemos Akane Banashi, que teve uma posição ruim TEMPORÁRIA, simplesmente porque precisaram classificar melhor outros mangás.
Em décimo quinto lugar, tivemos Nige Jouzu no Wakagimi (The Elusive Samurai), que está constantemente nas últimas colocações, indicando assim que os editores praticamente desistiram da série. Nige Jouzu no Wakagimi não deve ser cancelado, mas vai restar nas últimas colocações até quando estrear o seu anime, recebendo ocasionais boas colocações. Se o anime for um sucesso comercial, vão voltar a divulgar a obra; se não for… Bem, eu acho que o próprio autor vai começar a encaminhar a obra para a sua conclusão para assim evitar um cancelamento em 2026. Em décimo sexto lugar, tivemos Asumi Kakeru (Master Martial Asumi), que muito provavelmente não vai superar o ano de 2024. A questão é quando será cancelado.
Em décimo sétimo lugar, tivemos Angou Gakuen no Iroha (Cipher Academy), que entre os mangás em risco de cancelamento parece aquele mais seguro – por enquanto. Em décimo oitavo lugar, tivemos Two on Ice, que continua tendo uma boa recepção. O problema da série não é uma recepção negativa, mas a quantidade baixa de leitores em comparação aos demais mangás da revista. É um consenso entre os japoneses que Two on Ice é uma boa obra que estreou na revista errada – e é por isso que nesse caso defendo a transferência da mesma. A transferência é usada pelos editores quando uma série tem mais potencial em outra revista do que na revista que está atualmente, e sinceramente vejo mais potencial em Two on Ice na Jump + ou na Ultra Jump.
Em último lugar, tivemos Kagurabachi, para a loucura dos amantes da série. É dedo no cu e gritaria em todos os cantos da internet ocidental: é gente pulando de prédio, é leitor pensando na teoria da conspiração, é fã dando culpa pra Nue no Onmyouji, é twitteiro ameaçando tomar veneno de rato, mas essa é a TOC meus amigos, estamos já acostumados a séries hypados terem uma recepção mais problemáticas. De qualquer modo essa posição vai machucar a minha teoria de que Kagurabachi estava acima das demais séries em risco de cancelamento. Ela ainda é a favorita para ser salvar em comparação a Two on Ice, Mama Yuuyuu e Asumi Kakeru, mas está correndo riscos sérios. Precisa entregar algo que convença o público japonês a votar. Enquanto isso, os editores vão dar mais uma página colorida para a série, como estão dando para todos os mangás que estão em risco de cancelamento. Vamos ver a posição dessa página colorida na próxima semana.
O nosso Podcast quinzenal voltou com mais um episódio, dessa vez para comentar, juntamente com os convidados Nerd Tech e Lhamatorrinco, sobre o anime de Undead Unluck (sem spoilers do mangá). Discutimos as qualidades da série, a adaptação de David Production e principalmente os motivos pelo qual levaram Undead Unluck não conseguir se firmar como um dos mangás mais bem vendidos do mercado japonês.
Para ouvir, acesse um dos agregadores preferidos (Spotify, Apple Podcasts, Overcast, Castbox, Podbean e muitos outros). Caso você não escontre, espera um pouco que provavelmente sairá em poucas horas. Abaixo o Link do Podcast em vários agregadores:
Spotify
Apple Podcast
Castbox
Podbean
E em seu preferido agregador, é só procurar por AnalyseCast!
Prévia do Podcast abaixo (no Spotify):
Você pode ouvir ele inteiro também aqui pelo site:
Avalie os capítulos da Weekly Shonen Jump #01 de 2023 (Lançada nesse domingo)
AQUI
Dê uma nota, de 3 a 10, aos mangás que você lê: Por favor votar SOMENTE e UNICAMENTE naqueles mangás que você leu o capítulo da semana, não votar contra um mangá só porque você não gosta dele ou dar 3/4 em várias séries só para aumentar o voto da sua série preferida. Todos os votos são conferidos manualmente antes de serem computados. Lembrando você não é obrigado a votar em todas as opções, é só não avaliar os mangás que você não lê. Avalie somente aqueles que você lê.
O resultado será publicado domingo ou segunda com a abertura da votação #02 de 2024.
RESULTADO DA VOTAÇÃO DA WSJ #52 (Analyse It)
1 – One Piece: 8.72
2 – Angou Gakuen no Iroha: 8.43
3 – Akane Banashi: 8.27
4 – Mama Yuuyuu: 7.72
5 – Sakamoto Days: 7.69
6 – Jujutsu Kaisen: 7.63
7 – Witch Watch: 7.50
8 – Ao no Hako: 7.42
9 – Nige Jouzu no Wakagimi: 7.33
10 – Boku to Roboko: 7.25
11 – Green Green Greens: 7.17
12 – Undead Unluck: 7.15
13 – Yozakura-san Chi no Daisakusen: 7.00
14 – Two on Ice: 6.50
15 – Asumi Kakeru: 6.37
16 – Kagurabachi: 6.27
17 – Nue no Onmyouji: 5.29
18 – Kill Ao: 4.50
Capítulos Favoritos:
1. One Piece (50%)
2. Jujutsu Kaisen, Mama Yuuyuu (42,3%)
3. Sakamoto Days (34,6%)
4. Akane Banashi (15,4%)
Essa semana não tivemos a tabela “bonita”, pois estive muito ocupado trazendo todos os conteúdos que vocês viram nos últimos dias, contudo, próxima semana teremos sim o retorno da tabela bonita. De qualquer modo tivemos mais uma vitória de One Piece, que novamente está conseguindo conquistar os seus leitores com um Flashback espetacular e revelador. Os leitores estão tendo várias das respostas que estavam procurando, e mesmo que ainda tenha muitas perguntas para serem respondidas, o Flashback sem sombras de dúvidas está sendo o ponto alto do arco atual.
Mama Yuuyuu depois de algumas semanas em posições ruins, conseguiu melhorar bastante, voltando assim para o TOP 5 – A obra é um dos mangás preferidos dos leitores do Analyse It e constantemente está entre os dez primeiros colocados -. Em décimo primeiro lugar tivemos Green Green Greens, que teve uma estreia abaixo do esperado. Os votantes do site acharam simplesmente a obra mediana ao ponto de não conseguir se configurar entre os dez melhores capítulos da semana.
Então pessoal, se você gosta da votação, reserve um tempinho para votar, são menos de cinco minutos. A grande maioria de vocês respondeu no questionário do site que gosta da votação, contudo não vota, por isso se vocês querem que ela continue, melhore cada semana, vamos votar. Já chegamos no passado a ter mais de 80 pessoas votando semanalmente, mas a grande maioria meio que “cansou” de votar, por isso tivemos uma importante redução.
Venha participar da votação dos capítulos da Weekly Shonen Jump #01 de 2023 (Lançada nesse domingo):
AQUI