A ‘’última’’ edição do ano chegou, e é claro, para encerrar bem o ano da revista, a TOC da semana tinha que ser totalmente confusa e inusitada. Mas não criemos pânico, absolutamente tudo pode ser explicado através da ciência, ou do achismo. Para a TOC.
- Escrito por DNSS
TOC Weekly Shonen Sunday #52 (22/11/2023)
Capa: Detective Conan
Red Blue c88 (Página Colorida de Abertura)
02 – Detective Conan c1121
03 – Major 2nd c268
04 – Ryuu to Ichigo c169
05 – Tonikaku Kawaii c253
06 – Shibuya Near Family c79
Maou-jou de Oyasumi c347 (Página Colorida)
08 – MAO c209
09 – Komi-san wa, Komyushou desu c432
10 – Mikadono Sanshimai wa Angai, Choroi c92
Mizuporo c03 (Página Colorida)
12 – Last Karte c80
13 – Yofukashi no Uta c193
14 – Kimi wa 008 c286
Shiroyama to Mita-san c94 (Página Colorida)
16 – Te no Geka c26
17 – Ogami Tsumiki Ki nichijou c06
18 – Shusseki Bangou 0-ban c08
19 – Aozakura: Bouei Daigakukou Monogatari. c326
20 – Tatari c30
21 – Kimi to Warui Koto ga Shitai c50
22 – Tokachi Hitoribocchi Nōen c285
Ausentes: Sousou no Frieren, Maiko-san Chi no Makanai-san, Super String: Isekai Kenbunroku, Ad Astra Per Aspera (hiato), Magic Kaito (hiato).
Página Colorida de Red Blue
Na primeira posição da revista, temos ele, perdido na festa, o filho querido, Red Blue. Nada melhor do que encerrar o ano premiando o maior insucesso comercial da revista, atitude totalmente louvável da Sunday. Aquilo que faz sucesso, não precisa de tanto destaque, afinal, ele já é um sucesso. Precisamos divulgar e ajudar aqueles mais carentes, esses precisam um pouco mais de nossa atenção, é o que parece acreditar Kazunori Oshima, atual diretor-chefe da revista, um – aparente – grande leitor de Piaget.
Na nossa segunda posição, o Patriarca, Detective Conan. Não recebeu página colorida, mas está compondo a primeira metade de uma capa conjunta, que será completa na edição #1 da semana que vem. Se formos especificar bem, não é exatamente Conan na capa, é o Kaito Kid, de Magic Kaito. Mas como são histórias do mesmo autor, que se situam no mesmo universo, e o capítulo da semana é exatamente de Detective Conan, acaba dando na mesma.
Saltando para a sexta colocação, Shibuya Near Family, outro que encerra o ano recebendo uma posição bem atípica. A terceira pior história ranqueada da revista não está lançando um volume novo, não está entrando em um arco novo, está apenas, casualmente, se aventurando na parte inicial da revista. É a primeira vez que isso acontece depois de mais de 4 meses seguidos no fundão da TOC, o que particularmente me agrada bastante, pois adoro a história.
Por ser um mangá de comédia, de um autor super consagrado e consolidado, vai seguindo a rotina padrão que vocês tão bem conhecem, onde a posição na revista pouco importa. Fundo, meio, início, tanto faz, vai sobreviver enquanto tiver apoio interno. Aliás, conhecendo o mangaká, o Mestre Kouji Kumeta, a única significância que essa posição tem é de gerar uma oportunidade para o escritor explorar sua comédia dentro do universo de Shibuya Near Family, já que ele gosta tanto de brincar com a metalinguagem em seus quadrinhos. Quem conhece o autor e já leu Joshiraku, Zetsubou Sensei ou principalmente, Kakushigoto, vai entender do que estou falando. Leiam suas histórias.
Página Colorida de Maou-jou de Oyasumi
Logo em seguida, na sexta posição, Maou-jou de Oyasumi. Para quem, por algum acaso, ainda não conhece a história, seu nome é autoexplicativo: ‘’A princesa sonolenta no Castelo Demoníaco’’. É a história de uma princesa, dorminhoca, no castelo do rei demônio. É isso, ela tem sono, ela é uma princesa e ela vive em um castelo demoníaco. Seu último volume (#26) apareceu listado nos 5 primeiros dias nas posições: 17; 35; 53; 21 e 27 do ranking Shoseki. O que isso significa por si só? Eu não faço ideia, mas em comparação às posições do seu último volume, é de se esperar vendas em torno das 12 a 18 mil cópias, nos seus primeiros 5 dias. Uma natural queda, comparada ao seu último volume, que vendeu 22 541 cópias nos primeiros 6 dias. De qualquer maneira, a série deve se manter acima das 30 mil cópias mensais, o que é um saldo bastante positivo para uma história nichada e de longa duração.
Indo para a 10ª colocação, Mikadono Sanshimai wa Angai, Choroi. Seu recém lançado volume completou 1 mês, e para sua, minha, nossa tristeza, uma leve decepção. O mangá vinha seguindo uma constante crescente em vendas do seu terceiro volume em diante, onde se esperava que o volume #7 fosse seguir o mesmo padrão de crescimento. Não foi o caso, seu sexto volume vendeu 23 733 cópias em 1 mês, enquanto seu sétimo e último volume vendeu 23 330 cópias, no mesmo recorte de tempo. Estagnou. Não é nada ruim e nada alarmante, definiria como natural, principalmente pelo fato de que divulgaram recentemente o número total de cópias em circulação, 700 mil unidades. O que aponta para um número 6 vezes superior ao seu número de vendas registradas, uma discrepância considerável. Quando divulgam esse tipo de informação, o objetivo é sempre esbanjar, então, é um bom sinal por si só. Se tiver vendido metade disso, já vai estar ótimo.
Recebendo a segunda página colorida da edição, o novato Mizuporo, que como vocês podem observar pela página, tá querendo provar que não vai entregar só homem sarado e bonito, vai ter muita mulher sarada e bonita também. Em 13º, Yofukashi no Uta, que entregou outro excelente capítulo e não recebeu nenhum anúncio nesta semana. Faltam 7 capítulos para o fim.
Página Colorida de Mizuporo
Na 15ª colocação, flertando com o Bottom 5, como sempre, Shiroyama to Mita-san. Que recebeu uma página colorida, servindo para relembrar o leitor do lançamento do seu mais novo volume, que deve vender em torno das 2 a 3 mil cópias na primeira semana. Nada muito a comentar que já não tenha sido comentado nas últimas edições, fora mencionar que capítulo dessa semana foi excelente. Quem lê a Sunday e não acompanha Shiroyama to Mita-san está pecando.
Na 17ª e 18ª colações, subsequentemente, Ogami Tsumiki Ki nichijou e Shusseki Bangou 0-ban. Os dois novatos foram chutados para o fundo da revista logo na última edição do ano. Sem muito espaço para garotada nova quando a revista fica tão lotada e com poucos desfalques. Fico feliz pelo retorno de Ogami Tsumiki, o autor já parece bem o suficiente para segurar a caneta, e na semana seguinte teremos outro capítulo, um excelente sinal de que seu acidente não foi tão grave. Sai pra lá, zica de Ruri Dragon.
Para encerrar o ano fiscal da Sunday e a análise da semana, em perfeita ordem e concordância, Tatari em 20º e Kimi to Warui Koto ga Shitai em 21º. O amor que sobra para Red Blue faltou para esses dois. Como já comentado ao longo das últimas TOCs, são as duas histórias com as menores prioridades na revista. O novo volume de Tatari, de acordo com suas posições no ranking Shoseki, deve vender mais uma vez abaixo das 2 mil cópias, o que é péssimo, visto que a revista gastou recursos divulgando o mangá nas últimas semanas.
Já Kimi to Warui sangra mais ainda, seu último volume vendeu somente 1 389 cópias em 5 dias de venda, o que indica para um numero inferior as 2 mil cópias mensais. Lançar um Action Figure de um figurante qualquer de Conan renderia mais dinheiro para a Sunday do que as vendas desses dois juntos. Tatari, novamente, corre um certo perigo, mas é Kimi to Warui que está brincando com a morte. Nada certo, nada definitivo, mas onde há fogo, há fumaça. Seguiremos observando atentamente ambos, a qualquer momento, pode não haver um amanhã para um deles.
Por hoje é só, nos vemos na semana que vem. Abraços.
Página Colorida de Shiroyama to Mita-San
Prévia da Weekly Shonen Sunday #1 (2024): Detective Conan (Capa 2/2)
Página Colorida de Abertura: Ryuu to Ichigo
Página Colorida: Maiko-san Chi no Makanai-san.