A análise tarda, mas nunca falha. Não é terça, não é quinta, é sexta-feira e cá estamos novamente para comentar a penúltima edição do Ano da Sunday. O fim se aproxima e 2023 está dando adeus, temos que aproveitar. Para a TOC.
- Escrito por DNSS
TOC Weekly Shonen Sunday #51 (15/11/2023)
Yofukashi no Uta c192 (Capa e Página Colorida de Abertura)
02 – Detective Conan c1120
03 – Sousou no Frieren c117
04 – Ryuu to Ichigo c168
05 – Te no Geka c25
06 – Maou-jou de Oyasumi c346
Quiz Is! (One-Shot de Tsubasa Fukuchi)
08 – MAO c208
09 – Shusseki Bangou 0-ban c07
10 – Mikadono Sanshimai wa Angai, Choroi c91
11 – Last Karte c79 (Página Colorida)
12 – Mizuporo c02
13 – Kimi wa 008 c285
14 – Shibuya Near Family c78
15 – Tatari c29 (Página Colorida)
16 – Tonikaku Kawaii c252
17 – Komi-san wa, Komyushou desu c431
18 – Red Blue c87
19 – Shiroyama to Mita-san c93
20 – Tokachi Hitoribocchi Nōen c284
Ausentes: Major 2nd,Maiko-san Chi no Makanai-san, Ogami Tsumiki Ki nichijou, Super String: Isekai Kenbunroku, Kimi to Warui Koto ga Shitai , Aozakura: Bouei Daigakukou Monogatari.
Quiz Is! (One-shot de Tsubasa Fukuchi)
Na primeira colocação temos ele, [censurado]. Assim como o lendário Luciano Huck nunca entrega a melhor parte do seu programa de uma só vez, sempre postergando para segurar a audiência, assim eu farei desta vez, copiando os melhores. O mangá da capa dessa semana, Yofukashi no Yuta só será comentado no encerramento do texto. Se você não chegar até lá, quem perde é você.
Na posição número 0 da revista, ocupando a posição dos ausentes, temos nosso novato Ogami Tsumiki Ki nichijou, já que seu autor sofreu um ACIDENTE de carro. Após tantas comparações com Ruri Dragon não é de se surpreender que o autor encontre um destino parecido, desaparecendo da revista. As palavras tem poder, e agora o autor assumirá um ritmo intercalado nos seus lançamentos semanais, enquanto se recupera do acidente. Considerando que na semana que vem teremos um capítulo novo, acredito que não tenha sido um acidente grave, mas de qualquer maneira, e deixando as piadas de lado, desejo melhoras para o autor e uma rápida recuperação. O outro que vai ficar de fora por um tempinho é Super String: Isekai Kenbunroku, BOICHI é uma pessoa só, ou ele assume os novos capítulos de Dr Stone na Jump, ou ele se mata de trabalhar. Vai fazer uma falta IMENSA não ter Super String pelas próximas semanas, muita gente vai ficar triste, mas paciência.
Partido para o que importa, nas primeiras colocações o natural, a rotina, o óbvio: Detective Conan e Frieren. O que há de novo para esses dois? Não muito, mas nosso ladrão Kaito Kid e nossa elfa Frieren se encontram em enrascadas dentro de suas respectivas histórias, como eles sairão desse problemão??? Para a Conan, a resposta sai semana que vem, para Frieren, só na edição número #2 de 2024, já que teremos outra pausa. E que vocês sejam relembrados, que essa edição #2 de 2024 não sai no ano de 2024, sai em dezembro de 2023 mesmo, mas vocês já sabem como funciona, japonês adora contar errado e confundir tudo o que deveria ser simples.
Na sexta colocação, assumindo uma posição não-natural e totalmente compreensível, Maou-jou de Oyasumi. Seu novo volume sai no dia de hoje (17/11), tanto que sua posição de destaque será seguida semana que vem com uma página colorida, para justamente, comemorar o lançamento do seu novo volume. A exata mesma situação se aplica para MAO, na oitava posição, que também lança seu novo volume no mesmo dia, e recebeu página colorida semana passada. Posições e situações semelhantes para histórias que alcançam o mesmo exato sucesso comercial, na faixa das 30 mil cópias vendidas mensalmente.
Página Colorida de Last Karte
Na 11º posição, Last Karte. Mais um que lança seu novo volume no dia 17, mas diferente dos dois citados acima, sua situação financeira é bem distinta, vendendo somente 6 mil cópias por mês. A história vem numa constante crescente a cada volume, mesmo que ínfimo, seu mangá começou com 2 mil cópias nos primeiros dois volumes, e no seu quinto e sexto volume já vendeu 5-6 mil cópias mensais. Faz diferença para a Sunday vender 2 ou 5 mil? Não faz, é entre escolher um chocolate da Garoto ou um da Lacta. Mas não vamos reclamar de tudo, quem é humilde também merece ser feliz. Torço pelas pequenas conquistas do excelente Last Karte.
Na segunda metade da revista, o 12º colocado, Mizuporo. Não é a posição ideal para um novato, mas quando a revista reúne seus maiores nomes e juntamente com isso, precisa divulgar seus novos volumes, o novato precisa simplesmente abaixar a cabeça e se recolher de forma silenciosa. Comparando a recepção inicial de Mizuporo com Student Number 0 e Tsumiki Ogami & the Strange Everyday Life, Mizuporo se destaca levemente sobre esses dois. Seu primeiro capítulo foi super bem recebido e o que mais teve engajamento, destacando-se principalmente por conta de sua comédia, que parece ter se encaixado bem. Quando o idioma é o japonês, eu só sei ler imagens, então não faço ideia se a história é de fato ou não engraçada, mas me parece que parte do público da revista gostou, e é o que importa. Na 15º colocação, o eternamente confuso Tatari. Outro que lançou seu novo volume no dia 17, é desejável que a série receba um aumento nas suas vendas, pois o editorial se esforçou continuamente na sua promoção nas últimas semanas. Forças Tatari.
Página Colorida de Tatari
Na 18º colocação, Red Blue. Red Blue que, em vendas, é basicamente o pior mangá da revista, disparado. Pois diferente de um novato que vende mal e possui chance de retorno, Red Blue está no seu sétimo volume, vendendo menos de 1 700 cópias por semana, isso desde seu segundo volume. Só não é cancelado por que seus editores amam muito a história, amam tanto que vão dar a primeira página colorida da última revista do ano de 2023 na semana que vem.
E por último, Shiroyama to Mita-san. Lembra semana passada que eu mencionei Shiroyama e seu clímax final? Não lembra que eu sei, mas enfim, ainda não obtive minha resposta. É um dos muitos mangás que estará lançando seu novo volume no dia 17/11, mas como suas vendas são baixas, não afeta tanta coisa vender bem ou mal, já que de qualquer forma será uma venda minúscula. O que sustenta Mita-san são outros fatores. O que interessa nesse caso é o direcionamento da história e o planejamento do autor com os editores. Nos últimos dois meses, duas novas histórias de comédia foram lançadas, o que cria uma concorrência direta e coloca um asterisco em Shiroyama. Como a revista prioriza bastante as rotações, não existe necessariamente uma correlação entre novas histórias = novos cancelamentos.
Os editores podem simplesmente rotacionar as séries a cada semana sem muitos problemas, principalmente por serem séries que já vendem pouco, o que não afetaria muita coisa comercialmente. Uma coisa é você ficar pausando inúmeras vezes grandes sucessos, isso afeta o público e seus compradores. Agora, lançamento irregular para uma história que já tem um público reduzido, não é tão sentida assim. Encerramento natural, cancelamento por atrito de nichos com as novas histórias, redução no número de capítulos semanais, são todas opções para Shiroyama to Mita-san. Mais para frente teremos essa resposta.
O FIM DE YOFUKASHI NO UTA
Pagina colorida do Capítulo 192
Se você leu toda a TOC e só agora chegou até aqui, você é uma pessoa de bom coração e agradeço seu esforço. Agora, se você simplesmente leu os nomes em negrito e foi pulando até a parte que te interessa, você é um canalha. Mas eu te entendo, e não tem problema também, todos são bem vindos. Vamos discutir um pouco mais sobre Yofukashi no Uta. A série que se aproxima de seu final vai receber ao longo das próximas edições uma série de anúncios, e o primeiro anúncio desta edição foi INCRÍVEL!! Novos fones de ouvidos personalizados, a série inteira disponibilizada online e de graça, e o mais incrível, FIGURINHAS da série para usar no Line (whatsapp japonês). Era tudo que o público mais queria!! Ignoremos a necessidade de uma segunda temporada do seu anime.
Agora, falando sério. Irei discutir essa reta final de Call of the Night em duas principais partes. Primeiro, a perda geral, o buraco que seu encerramento natural deixará na revista. Em seguida, a perda pessoal, a tristeza imensurável que afetará nossos corações ver o final de uma grande história.
Yofukashi no Uta não é simplesmente uma história de meio de revista, por mais que suas posições sejam justamente no meio da revista, ela sempre foi uma história que VENDE, uma história preciosa para a Sunday. Certo, como isso afeta nós, pobres leitores, leitores aliás que em alguns casos, sequer contribuem financeiramente no andamento da revista, comprando suas edições ou volumes, sentirão essa falta?
De forma direta e pessoal, pouca coisa muda, mas de forma indireta, há inúmeros problemas. Por mais que, obviamente, lucro nenhum seja repassado para o leitor, todo mundo sabe bem que a revista existe para vender, lucrar, e que suas vendas refletem diretamente no andamento da revista, e por consequência óbvia, isso afeta diretamente suas histórias e seus leitores. Então, ao se preocupar ou não se preocupar com as vendas de cada história dentro da revista não simboliza um ato performático, trivial e inútil, é uma observação ativa e crítica, que serve justamente para verificar tendências e o futuro de cada série. Há um sentido por trás disso tudo. E no caso de Yofukashi no Uta, seu fim não se encerra em si mesmo, não afeta somente Yofukashi no Uta, afeta todas as outras séries da Sunday.
Se você possui uma casa, e dentro desta casa temos uma família grande, com muita gente vivendo junta, os mais velhos costumam trabalhar mais, receber mais, para sustentar os menores que ainda não sabem cuidar de si mesmos. É a organização natural de uma família idealizada. Agora, o que acontece com o balanço dessa família quando um dos irmãos mais velhos se retira dessa casa, deixando os pais sozinhos para cuidar de tanta criança pequena? Vai ficar ainda mais apertado financeiramente, vai aumentar a responsabilidade dos mais velhos. Esse é o cenário da Sunday atual.
Temos Frieren e Conan como os pais dessa casa, eles provêm o sustento para a casa, para si próprios e para seus filhos pequenos, sendo mais direto, o fundão da revista, mangás que vende menos de 20 mil cópias mensais. Yofukashi não é uma série qualquer para a Sunday, é a terceira série que mais vende na revista, sem sua presença, nenhuma série fora Conan e Frieren ultrapassam as 100 mil cópias mensais, o que é um grande problema. Isso sem mencionar outro problema que encontramos diretamente em Frieren e Conan, que são séries de lançamento irregulares, com poucos volumes anuais. Conan lançou 2 volumes no ano de 2022 e 2 no ano de 2023. Frieren a mesma coisa. Enquanto isso, Yofukashi lançou 4 volumes por ano.
Se o sustento da revista vem das suas vendas, e seus principais mangás constantemente se revezam em longas pausas ao longo do ano, fazendo com que seus volumes sejam lançados poucas vezes ao ano, como fica as despesas dessa casa, considerando ainda que um dos principais membros dela está se mudando? É o nascimento de uma possível e futura crise, se não surgir um irmão de sucesso para ajudar essa casa.
Perfeito. Foi entendido o principal problema, pelos menos para a Sunday, que perder Yofukashi significa. Agora, vamos para a parte final que mais machuca o nosso coração, pois não somos máquinas de dinheiro, e eu não sou morador dessa tal ‘’casa‘’ que eu citei ali em cima, ela que se vire para resolver seus próprios problemas. Eu gosto dela, mas não sou dono dela, não posso fazer muita coisa.
O verdadeiro drama que o leitor de Yofukashi no Uta encontra é visto puramente no seu próprio encerramento, pois despedidas nunca são divertidas, é sempre uma atividade dolorosa, e ver uma história que conseguiu conciliar tão bem um sucesso comercial, de público, com um sucesso artístico, é sempre algo impressionante. Definir a qualidade ou a falta dela dentro de uma história se torna uma atividade sempre limitada ao campo das subjetividades, mas dentro da minha subjetividade, eu sempre considerei Yofukashi como uma das melhores histórias da revista, quando não a melhor.
Seu encerramento é melancólico, mas é também a coroação de uma história tão especial, que conduziu-se bem do início ao fim, e vai terminar na sua melhor fase, o que acho mais do que justo. Portanto, resta-nos celebrar e aproveitar essa reta final, ainda faltam 8 capítulos, mas já agradeço de antemão ao mestre Kotoyama. Que retorne o mais brevemente, pela terceira vez, para sua casa, que é a Sunday.
Um abraço e até quinta-feira – se tudo der certo – que vem.
Prévia da Weekly Shonen Sunday #52: Detective Conan (Capa 1/2)
Página Colorida de Abertura: Red Blue
Página Colorida: Mizuporo, Maou-jou de Oyasumi, Shiroyama to Mita-san.