Chegou o momento da TOC 50 da Sunday, com muitas ausências, mais uma estreia caindo do céu e o retorno do Rei!
- Escrito por DNSS
TOC Weekly Shonen Sunday #50 (8/11/2023)
Capa: Kikuchi Himena
Mizuporo (Página Colorida de Estreia)
02 – Detective Conan c1119
03 – Major 2nd c267
04 – Ryuu to Ichigo c167
05 – Ogami Tsumiki Ki nichijou c05
MAO c207 (Página Colorida)
07 – Last Karte c78
08 – Tonikaku Kawaii c251
09 – Maiko-san Chi no Makanai-san c286
Shusseki Bangou 0-ban c06 (Página Colorida)
11 – Yofukashi no Uta c191
12 – Komi-san wa, Komyushou desu c430
13 – Te no Geka c24
14 – Kimi to Warui Koto ga Shitai c49
15 – Kimi wa 008 c284
16 – Red Blue c86
17 – Tatari c28
18 – Shiroyama to Mita-san c92
19 – Super String: Isekai Kenbunroku c23
20 – Tokachi Hitoribocchi Nōen c283
Ausentes: Sousou no Frieren , Mikadono Sanshimai wa Angai, Choroi, Shibuya Near Family, Aozakura: Bouei Daigakukou Monogatari, Maou-jou de Oyasumi, Ad Astra Per Aspera (hiato), Magic Kaito (hiato).
Weekly Shonen Sunday – Edição #50
Mais uma quinta-feira, mais uma TOC da Sunday. Nosso tempo é curto, a revista tá cheia cheia de mais para enrolações e introduções. Mesmo essa não-introdução acabando por servir exatamente como uma introdução. Para a Toc.
Na primeira coloção da vez temos o novato que caiu do céu, Mizuporo. Desenhado por Naoki Mizuguchi, autor do divertido Saotome-Senshu, Hitakakusu, uma outra historia esportiva com elementos de comédia e romance. O artista está na sua zona de conforto. Mas não será ele o escritor dessa vez, o roteiro ficará nas mãos de Miho Isshiki, e esse admito minha ignorância, não conheço muito de sua carreira fora o fato de ter já lançado um one-shot na sunday-webry (a história que está agora sendo publicada) e que foi também assistente da Shinobu Ootaka, autora de Magi. Infelizmente não tive muito tempo para ler seu primeiro capítulo ou para coletar suas primeiras impressões, encontrei pouquissímos comentarios sobre. O que posso adiantar é que a história é uma comédia com homens bonitos, altos e sarados, ou seja, será um grande sucesso.
Ninguém esperava uma nova estreia tão cedo e tão de repente, e mesmo assim foi o que aconteceu, do dia pra noite, uma nova estreia. Como a revista funciona num sistema de rotações e pausas obrigatórias, acrescentar uma nova série na revista não implica necessariamente a necessidade de cancelar uma outra história, só cria a possibilidade de novas rotações. Então, pouco altera essa nova estréia no organizar da revista, o que realmente vai nos importar nesse caso, como sempre, são as vendas e as colocações na TOC.
Em segundo lugar, temos ninguém menos que ele, o Rei da revista, Detective Conan. Após 9 edições sem sua presença, temos finalmente o retorno do nosso querido detetive. Não faria muito sentido sua ausência se prolongar ainda mais, principalmente considerando que seu último volume foi lançado recentemente, onde alcançou o número de 285 913 cópias em 12 dias de vendas, de acordo com o ranking Oricon. É mais do que necessário que ele dê as caras mais vezes. Conan alimenta famílias, se existe tanta história hoje na revista que vive de brisa e boa vontade com suas míseras 2 mil cópias por volume, cada uma delas deve agradecer ao mestre Gosho Aoyama.
Na sétima colocação, Last Karte. Chega assustar o quão querido Last Karte é para a revista, está sempre recebendo boas colocações, é um dos que mais recebem páginas coloridas, recebendo uma na semana retrasada, e receberá outra já na próxima semana. É uma história que possui um tratamento divino, de mangá de alta prioridade, uma grande pena que suas vendas não correspondem nem a metade da sua popularidade interna. De qualquer maneira, uma excelente história, e a Sunday e seus leitores parecem apreciar bastante isso, mesmo que não de forma financeira.
Logo em seguida, na 8º colocação, aquele que estava tirando uma folguinha, Tonikaku Kawaii. Kenjirou Hata é um cara que DOMINA a arte da enrolação, ele domestica a procrastinação e não se separa por nada, está expandindo para fora da sua história o que ele tão bem faz dentro dela. O mangá está numa eterna reta final que na verdade não é tão final assim, o autor simplesmente escreve o que sentir vontade naquele dia e vai brincando com os personagens dentro do seu universo. O que desagrada uns, agrada outros – eu -, mas principalmente, não incomoda em nada a Sunday. Portanto, teremos ainda muito Tonikaku Kawaii pela frente, enquanto o Hata quiser, claro. Excelente capítulo o dessa semana, vale mencionar.
Recebendo a última página colorida da edição e no centro da revista, com sua 10º colocação, Shusseki Bangou 0-ban. Tudo o que foi dito na semana passada sobre sua recepção retorna e se solidifica, uma desaprovação misturada com desinteresse de boa parte dos leitores, junto com a impossibilidade de comentar sobre a série no principal site da Sunday. Sua página é colorida é puramente formulaica, trocou de lugar com o quinto colocado da semana, Ogami Tsumiki Ki nichijou. Na passada um ficou com a página colorida e no centro da revista, enquanto o outro no top 5, hoje invertem seus papéis. Como sempre, nos resta aguardar, mas da próxima semana em diante já começaremos a ter uma ideia mais aproximada da intenção da Sunday com a história e da sua popularidade, ou a falta dela.
Em 11º lugar, a história mais desrespeitada da revista, Yofukashi no Uta. Se cada edição não fosse lançada já informando sobre a edição seguinte, eu estaria me estressando. Como eu venho reclamando seguidamente, Call of The Night se encontra no seu clímax, em um dos melhores e mais importantes arcos de sua histórias, o mangá se encerrará muito provavelmente no início do ano que vem, seria um desrespeito continuar entregando posições intermediárias e sem destaque para sua história.
Mas como agora eu sei que na semana seguinte ela não receberá somente uma página colorida, mas será a capa da revista em si, meu descontentamento se desvanece um pouco. Daqui em diante imagino que a história vá receber um pouco mais de atenção da Sunday, não necessariamente com boas posições, mas sim com novos anúncios e quem sabe uma merecida segunda temporada do seu anime. É a terceira história da lineup atual que mais vende, sua ausência será bastante sentida, não acredito de forma alguma que irão perder a oportunidade de honrar a história e exprimir o máximo dos lucros que a série ainda pode entregar.
E para encerrar, na décima sétima colocação, que considerando os mangás que estão após ele, equivale a última posição, a história que faz questão de ser comentada toda semana por conta do seu comportamento esquizofrênico, Tatari. Recebeu uma página colorida de abertura na semana passada, hoje se encontra no limbo da revista, para na semana que vem… ganhar outra página colorida? Certas decisões me fazem crer que Tatari é sorteado toda semana pelos editores, simplesmente vivendo na aleatoriedade e na imprevisibilidade para chamar atenção. Só sabemos que nada sabemos, diria o editorial da Sunday.
Por hoje é só, escrevo essa TOC a 30 minutos de começar minha aula, então, preciso correr. Um abraço e até semana que vem. Teremos Frieren e Conan JUNTOS na edição #51, qual foi a última vez que isso aconteceu? Tem tempo.
Mangá: Mizuporo
Prévia da Weekly Shonen Sunday #51:
Capa e Página Colorida de Abertura: Yofukashi no Yuta
Página Colorida: Last Karte, Tatari, Quiz Is! (One-shot de Tsubasa Fukuchi)