A censura chegou na Sunday??? A falta da calmaria antes da tempestade, futuros e incertos encerramentos.
- Escrito por DNSS
TOC Weekly Shonen Sunday #49 (2/11/2023)
Capa: Mirei Sasaki (Idol do Grupo Hinatazaka46)
Tatari c27 (Página Colorida de Abertura)
02 – Sousou no Frieren c116
03 – MAO c206
04 – Mikadono Sanshimai wa Angai, Choroi c90
05 – Ryuu to Ichigo c166
06 – Shusseki Bangou 0-ban c05
07 – Komi-san wa, Komyushou desu c429
Te no Geka c23 (Página Colorida)
09 – Yofukashi no Uta c190
10 – Aozakura: Bouei Daigakukou Monogatari c325
11 – Maiko-san Chi no Makanai-san c285
Ogami Tsumiki Ki nichijou c04 (Página Colorida)
13 – Shiroyama to Mita-san c91
14 – Kimi wa 008 c283
15 – Kimi to Warui Koto ga Shitai c48
16 – Maou-jou de Oyasumi c345
17 – Red Blue c85
18 – Shibuya Near Family c77
19 – Super String: Isekai Kenbunroku c22
20 – Tokachi Hitoribocchi Nōen c?
Ausentes: Detective Conan, Last Karte, Major 2nd, Tonikaku Kawaii (último dia de folga), Ad Astra Per Aspera (hiato), Magic Kaito (hiato).
Weekly Shonen Sunday – Edição #49
Finalmente, mais uma dia de Shonen Sunday, falaremos um pouco sobre a sua última edição do mês de outubro. A revista que se chama Domingo, que na verdade lança toda Quarta-feira, onde na verdade é a nossa Terça-feira, e que sua TOC é postada no site toda Quinta-feira. Confuso? Eu não achei. Vamos para a TOC.
Abrindo a revista, temos dessa vez nosso querido Tatari na dianteira. Sua posição de destaque serve para divulgar seu novo volume, o que é curioso por si só, já que é uma divulgação meio inútil, já que dificilmente vai mudar algo nas suas péssimas vendas. Tatari não está vendendo e não vai vender, não vejo como uma simples página colorida vá reverter o cenário de suas não-vendas, puro simbolismo. Por conta disso, sua página colorida de abertura não serve unicamente como divulgação, serve também como um posicionamento. Como comentado nas duas últimas TOCs, Tatari não vinha recebendo boas colocações, o que indicava uma má popularidade interna. Entretanto, a abordagem do editorial parece ter mudado, decidiram deixar claro que não pretendem cancelar a história, pelo menos por enquanto. Recebeu melhores posições em edições passadas, e nessa semana, lidera a revista com sua bela página colorida, dando um pouco mais de segurança pra história. Mesmo diante de uma nova série lançando na semana que vem, a Sunday não deseja se despedir do pobre Tatari.
Diferente da Jump que não tem piedade alguma com suas histórias impopulares, anuncia em uma edição o clímax dela e em no máximo três capítulos seguintes a história encontra sua morte, a Sunday não, ela não segue a mesma abordagem. A Sunday, sendo a mãe carinhosa e acolhedora que ela é, avisa com mais antecedência o encerramento das suas histórias, e sabendo que caso qualquer mangá caminhe para tal cruel desfecho, seu anúncio virá com antecedência, e mesmo sendo cancelado, recebe um tempo maior para preparar seu final.
Ou seja, não dar indícios HOJE de um cancelamento não garante somente o presente, garante também o futuro. Tatari pode dormir tranquilo por algumas boas semanas, acordando somente em Dezembro para descobrir se poderá voltar a dormir, ou se deve juntar as malas e se preparar para o despejo.
Página do excelente capítulo 116 de Sousou no Frieren.
Na segunda posição temos Sousou no Frieren. Já ouviram falar sobre? Provavelmente não, mas é uma boa história, ouvir dizer até que ganhou um anime. Se possível, leiam ou assistam Frieren. Na Quarta colocação temos o promissor Mikadono Sanshimai wa Angai, Choroi. Seu recém lançado 7° volume vendeu 12 887 cópias em 5 dias de acordo com o Ranking da Oricon. E de acordo com meus cálculos, que não são nada confiáveis, pois sou horrível em matemática, alcançarão – aproximadamente – a marca das 25 mil cópias ao final do mês.
O que é um modesto aumento comparado ao seu último volume que vendeu 23 733 cópias em 10 semanas. Melhor do que especular, é aguardar os dados, que sairão ao longo da semana. Mas já podemos notar que suas vendas iniciais, mais uma vez, superam seus volumes anteriores, o que é um excelente sinal. Em quinto lugar temos Shusseki Bangou 0-ban, que vive uma situação bastante curiosa e talvez até preocupante. Eu comentei duas coisas importantes na semana passada. A primeira era que a Sunday reúne poucos comentários semanais nos principais sites japoneses. A segunda, que a principal fonte de referência para coletar tais “dados de recepção” é justamente a própria plataforma virtual deles, o sunday-webry.
O primeiro problema dessa coleta já foi comentado exaustivamente, é somente um recorte minúsculo e situacional, define muito pouco a opinião geral do público, ainda assim, não seria igualmente justo ignora-lo totalmente. E o segundo problema, esse menor, que o site só disponibiliza capítulos da semana passada, o que sempre atrasa a discussão das massas, misturando opiniões atuais com não atuais.
E qual o motivo de toda essa explicação? Para explicar o caso de Shusseki Bangou 0-ban, que atualmente, se encontra totalmente blindado pelas autoridades da Sunday. Sim, é exatamente isso que você imaginou, a área de comentários do mangá se encontra desabilitada e interditada, não é possível comentar nada sobre a obra no principal espaço virtual da revista. Verifiquei outras histórias e percebi que não era erro do meu navegador ou algo parecido, era simplesmente um caso específico desse mangá. Sinta-se à vontade para conferir.
Mangá: Ogami Tsumiki Ki nichijou
Não faço ideia se é prática comum ou não, mas é o que está acontecendo. Aliás, a área de comentários do nosso décimo segundo colocado Ogami Tsumiki Ki nichijou está, nesse momento, aberta e cheia de comentários de japoneses que estão lendo o capítulo 3 (somente agora), se deparando e se revoltando com o polêmico desenvolvimento do capítulo. O simples flerte com tal tipo de história ainda traumatiza muito otaku.
Retomando para Shusseki Bangou 0-ban, posso apontar duas razões para explicar sua CENSURA, que está se desenvolvendo por trás dos panos. A primeira razão é simples, a Sunday não tem propriamente uma área para COMENTÁRIOS, o que ela tem e o que ela define como uma área específica de cada mangá é a área de APOIAR o trabalho e o autor, mandar elogios ou críticas positivas, não é um espaço pra baderna.
Nos capítulos passados, apesar de notar uma recepção mista que pendia para a negativa, o problema principal não era o desagrado, o problema real era o teor das críticas que execrava a história, ou de pessoas que simplesmente estavam usando o espaço para trollar umas as outras, não existia nada de positivo ou de apoio para se tirar dali. A primeira hipótese então seria essa, blindar o autor de comentários negativos que não agregam em nada. Já a segunda explicação é mais sem graça, que seria somente coisa da minha cabeça ou algum bug que será em breve resolvido, datando totalmente minha observação. Não sabemos, mas prefiro acreditar na conspiração.
Na nona colação, recebendo a tinta que estava em falta na semana passada, Te no Geka. A história do doutor das mãos, que não vende bem, mas recebe um apoio interno muito grande. Talvez o editorial acredite no potencial da história, ou o público que vota toda semana avalie bem o mangá, não somos capazes de descobrir, mas seu apoio vem totalmente de fatores internos, já que suas vendas no momento, são “semi-inexistentes”.
Ocupando a decima terceira posição, Shiroyama to Mita-san. Normalmente, não haveria nada a se comentar sobre a posição de Shiroyama, que é totalmente padrão para a história. Todavia, como a tradução da sua história está em dia com o lançamento japonês e eu sou um fã da obra, gostaria de jogar um pedaço de dúvida sobre sua permanência na revista.
O núcleo que move a premissa inicial da sua história, em termos gerais, é: Vamos nos mudar pra Tokyo. A história caminhou (vai completar em breve seus dois anos) por um bom tempo nessa direção, sendo ela a motivação principal dos seus personagens. E no arco atual, eles estão justamente nas preparações finais para tal mudança. E onde eu quero chegar com isso? Que a história pode estar caminhando para sua reta final. A história está no seu clímax natural, próxima de completar 100 capítulos; a revista estará estreando uma nova história na semana que vem; o fato de que o mangá vende abaixo das 10 mil cópias mensais; são acumulações de fatores que possibilitam o fim de uma história.
Infelizmente (para mim e para quem gosta da série, não para a Sunday), encerrar Shiroyama feriria muito pouco o organizar da revista. Já existem inúmeras comédias no plantel, com um possível sucesso de Ogami Tsumiki, seria ainda mais uma concorrente. Sua ausência não seria sentida pelo o bolso da Shogakukan, diria na verdade que é até preferível. Estou ansioso pelo seu desenrolar e pela suas próximas colocações, quero entender se entraremos em um novo arco, ou se encontraremos a conclusão da sua história ao final da realização do grande objetivo. Tenho essa mesma relação com Yofukashi no Uta, mas esse eu vou comentar somente na semana que vem.
Essa edição realmente veio recheada, surgiu a oportunidade de comentar bastante coisa, e ainda deixei muito conteúdo de fora, decisão proposital. Tudo que não foi mencionado será devidamente retomado na edição #50. Estou conservando minhas energias, vou precisar. O retorno de Conan, a volta do preguiçoso autor de Tonikaku e a estreia de um novo manga esporte. E conhecendo o escritor, teremos também bastante romance, afinal, estamos falando sobre a Sunday, a casa do amor. Trazer a TOC dessa semana foi um trabalho danado, meu computador foi pro céu, meu celular queimou, trabalhos da faculdade, prova, uma verdadeira tortura num espaço curto de 48 horas. Mas sobrevivi, e a diversão de escrever sobre a TOC não me impediria de aparecer aqui por mais uma semana, escrevendo sobre o que me diverte. Até quinta que vem, se nenhuma outra calamidade me acometer. Abraços.
Mangá: Ogami Tsumiki Ki nichijou
Prévia da Weekly Shonen Sunday #50: Hina Kikuchi (Capa)
Página Colorida de Abertura: Mizuporo (Nova série)
Página Colorida: Shusseki Bangou 0-ban, MAO
Retorno de Detective Conan e Tonikaku Kawaii.